placardpt
    História
    À volta do jogo

    Os Portugueses de Fall River

    Texto por Álvaro Gonçalves
    l0
    E0

    Cada nação tem uma História muito própria na forma como o futebol começou a popularizar-se e a enraizar-se na sociedade. A dos Estados Unidos está intimamente ligada a Portugal, ou mais concretamente aos emigrantes portugueses que nos primeiros anos do século XX decidiram deixar o seu país para trás e procurar uma vida melhor em terras do Tio Sam.

    Fall River, cidade industrial do estado de Massachussets, acolheu muitos portugueses em busca de uma vida melhor, sendo que a maioria era proveniente dos Açores. À semana trabalhavam horas a fio em fábricas e aos domingos, juntamente com outras comunidades de países europeus, o futebol passou a ser o principal entretenimento. Dos jogos entre trabalhadores, sempre com elevada assistência, ao fenómeno da fundação de várias equipas amadoras foi um instante, equipas essas que na maioria dos casos tinham o nome da região da qual os fundadores eram oriundos.

    Dia em que o Ponta Delgada conquistou a primeira National Challenge Cup, em 1947 @DR
    Foi neste contexto de dinamização do futebol amador que em 1915 nasceu o Ponta Delgada Soccer Club, fundado pela comunidade portuguesa proveniente dos Açores (S. Miguel) que residia em Fall River. Durante alguns anos foram inúmeros os torneios entre as várias equipas fundadas num processo semelhante ao do Ponta Delgada, mas foi nos loucos anos 20 que o soccer, sempre amador, se tornou num autêntico fenómeno com milhares de pessoas a assistir aos jogos.

    O crash da Bolsa de Wall Street em 1929 e a consequente Grande Depressão provocou uma onda enorme de desemprego nos Estados Unidos e por causa disso o soccer perdeu espaço e foi esquecido durante alguns anos, levando, sem surpresa, ao encerramento de portas de muitos clubes. O Ponta Delgada Soccer Club, contudo, conseguiu resistir e graças a isso viveu os momentos de maior glória na década de 40, apesar do primeiro grande título ter surgido em 1938, com a conquista da National Amateur Cup, um campeonato nacional de amadores, ao vencer na final o Pittsburgh Heidelberg por 2x1.

    Nesta altura, a National Amateur Cup e a National Challenge Cup (atual Taça dos Estados Unidos) eram as principais competições do futebol ainda amador e o Ponta Delgada Soccer Club, sempre representado na maioria por lusodescendentes, fez história em 1946 ao tornar-se no primeiro clube a chegar à final das duas provas no mesmo ano, tendo ganho a National Amateur Cup ao vencer o Castle Shannon of Pittsburgh por 5x2 e perdido a National Challenge Cup por 2x1 frente ao Chicago Vikings.

    Filho de pais portugueses, John Souza é um dos melhores jogadores da história dos Estados Unidos @DR
    Um ano depois, em 1947, o clube fundado por portugueses repetiu a presença nas finais e voltou a fazer história ao tornar-se no primeiro a conquistar as duas competições no mesmo ano, tendo ganho na final da National Amateur Cup ao Saint Louis Carondelets por 10x1 e na final da National Challenge Cup, disputada a duas mãos, ao Chicago Sparta. Na primeira mão o Ponta Delgada venceu por 6x1 e na segunda voltou a ganhar mas por 3x2.

    Em 1948, o Ponta Delgada voltou a conquistar a National Challenge Cup mas uma das maiores páginas de glória do clube foi escrita após a dobradinha de 1947. Perante tão bons resultados alcançados nesse ano, a federação (United States Soccer Federation) convidou todos os jogadores do clube a representar a seleção no North American Football Confederation ##Championship, competição que antecedeu a atual Gold Cup, pelo que a seleção dos Estados Unidos foi composta exclusivamente por futebolistas do clube com raízes portuguesas.

    O resultado na prova que se disputou em Cuba não foi brilhante, pois os Estados Unidos perderam com o México, que viria a vencer a a competição, por 5x0 e foram derrotados pelos cubanos por 5x2. Ainda assim, em 1948, ano de Jogos Olímpicos em Londres, o Ponta Delgada Soccer Club cedeu uma mão cheia de atletas à seleção que foi eliminada logo na primeira eliminatória após ser goleada por 9x0 pela Itália. Os cinco jogadores eram lusodescendentes e pelos respetivos nomes facilmente se percebe isso: Joseph Rego-Costa, capitão da seleção, Manuel Martin, Joe Ferreira, John Souza e Ed Souza.

    De 1948 em diante, o Ponta Delgada Soccer Club não voltou a viver dias de tanta glória, mas ainda manteve as portas abertas por mais 60 anos, tendo acabado em 2008 com o nome Patriot's Bar and Grille, depois de ter alterado a designação em 1985.

    John Souza e Billy Gonsalves: os descendentes lusos mais famosos da história do soccer

    A vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra no Mundial de 50 é uma das mais saborosas da história do país e entre os norte-americanos havia dois lusodescendentes: John Souza e Ed Souza
    Um dos jogadores mais famosos do futebol dos Estados Unidos chama-se John Souza. Filho de pais açorianos, o lusodescendente que tinha a alcunha de Clarkie por causa das parecenças físicas com um ator mediático da altura, fez parte da carreira de futebolista amador no Ponta Delgada Soccer Club, conciliando-a com o trabalho que tinha numa fábrica em Fall River. Ao serviço do clube «português» conquistou os títulos acima já referidos, tendo mudado de clube em 1951 para passar a representar o New York German-Hungarians, pelo qual voltou a vencer uma National Amateur Cup e uma National Challenge Cup. Mais tarde, antes de deixar de vez o futebol, voltou ao Ponta Delgada.

    Internacional pela seleção dos Estados Unidos, John Souza representou o país em duas edições do North American Football Confederation ##Championship (1947 e 1949), em duas edições dos Jogos Olímpicos (Londres 48 e Helsínquia 52), tendo, mais importante que tudo, atuado no Campeonato do Mundo de 1950, no Brasil.

    A participação no Mundial do Brasil lançou definitivamente John Souza para a fama. O lusodescendente fez parte da equipa norte-americana que conseguiu surpreendentemente derrotar a favorita Inglaterra na tarde de 29 de junho de 1950, em Belo Horizonte, e apesar dos Estados Unidos apenas terem ganho esse jogo e perdido os outros dois diante da Espanha e do Chile, Clarkie terminou a prova com dois golos marcados e foi eleito para o 11 ideal da competição, numa distinção levada a cabo pela revista Mundo Esportivo.

    O goleador Ed Souza, que fez toda a carreira no Ponta Delgada, é um dos três lusodescendentes que fazem parte do Hall of Fame, além de John Souza e Billy Gonsalves @DR
    Foi, de resto, o primeiro jogador da seleção dos Estados Unidos a conseguir figurar no 11 ideal de um Campeonato do Mundo, distinção que apenas Claudio Reyna conseguiu igualar em 2002, 52 anos mais tarde.

    Ainda sobre John Souza, que integrou os serviços da marinha dos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial, é de realçar a sua presença no Hall of Fame do soccer, onde também pontificam os lusodescendentes Ed Souza, goleador que fez toda a carreira no Ponta Delgada Soccer Club e que esteve na histórica vitória sobre a Inglaterra no Mundial de 1950, e Billy Gonsalves.

    Billy Gonsalves nasceu a 10 de agosto de 1908 em Portsmouth, Rhode Island, dois anos depois de os pais terem deixado Portugal para rumar aos Estados Unidos. Cresceu em Fall River, Massachussetts, mas nunca vestiu a camisola do Ponta Delgada Soccer Club. Ainda assim, foi o primeiro lusodescendente a representar os Estados Unidos ao mais alto nível, tendo estado em dois Campeonatos do Mundo.

    O jogador filho de pais portugueses esteve presente nas duas primeiras edições do Mundial, tendo em 1930, no Uruguai, jogado os três jogos que os norte-americanos jogaram e, quatro anos mais tarde, em Itália, alinhado na única partida disputada nessa edição.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...