placardpt
    História
    Clubes

    Tondela

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E1

    A tradição futebolística no Distrito de Viseu é antiga e remonta às primeiras décadas do século XX, mas a verdade é que durante muitos anos, com a pontual exceção do Académico de Viseu, que marcou presença no Campeonato Nacional nos anos 80, nenhum clube do distrito se destacou no panorama nacional.

    Contudo, no novo milénio, esse papel coube a um clube que até então não captara a atenção do comum adepto do futebol nacional:o Clube Desportivo de Tondela.

    Situado no coração da Região Dão-Lafões, Tondela é uma cidade em crescimento que há muitos anos aposta no desporto e que tem no seu principal clube um símbolo que muito orgulha a gente tondelense. 

    O início de um campeão em Viseu

    Foi já no distante ano de 1933 que alguns dos mais apaixonados desportistas de Tondela juntaram forças para fundir os dois clubes que então existiam na terra: o Tondela Futebol Clube e o Operário Atlético Clube. 

    As forças vivas de Tondela decidiram fazer da união bandeira e procedeu-se à fusão dos dois grandes clubes de então na localidade.

    Inscrito na AF de Viseu o CD Tondela começou a disputar as provas locais. Nesses anos o domínio do Campeonato de Viseu era monopólio dos três grande clubes da Cidade de Viriato: o Académico, o Lusitano (de Vildemoinhos) e o Viseu e Benfica.

    Em 1939/40, com o mundo a entrar em Guerra o futebol viseense também sofreu uma pequena revolução com o título do Campeonato a fugir para Mortágua, com o clube local a sagrar-se campeão. Mas a verdadeira revolução seria nas duas épocas seguintes, com o Tondela a cimentar a revolução dos pequeninos e sagrando-se bicampeão distrital.

    O Viseu e Benfica e o Académico voltariam a retomar o monopólio dos títulos, mas o Tondela deixara o aviso...

    Lento crescimento

    A partir de 1947 o futebol nacional sofreu uma profunda reorganização e os principais clubes dos diversos distritos passaram a disputar a Segunda Divisão e anos mais tarde a Terceira Divisão. 

    Nas décadas seguintes, e apesar do título distrital em 1950 o Tondela não conseguiu manter-se nos Campeonatos Nacionais, acabando por atravessar um longo período com despromoções e subidas nas provas da AF Viseu.

    Com títulos da Segunda Divisão Distrital e da Primeira, o clube foi engrandecendo o seu palmarés, mas seria só no fim dos anos 80 e durante os 90 que o clube passaria a marcar presença habitual nos campeonatos nacionais da Terceira e Segunda Divisão. A estreia num campeonato organizado pela FPF seria em 1989... e o clube auriverde tomou-lhe o gosto.

    Segunda divisão, queda e renascimento

    Cinco épocas depois o Tondela ascende pela primeira vez à Segunda Divisão B, o então terceiro escalão do futebol português, onde se manteria até 1997. Mas o sucesso teria o seu preço e o clube não parecia estar preparado para estes voos, acabando por voltar aos distritais em 1999.

    A sorte do começa a mudar com a chegada de um novo projeto do presidente Gilberto Coimbra. Um ano após tomar posse do clube o novo presidente vê o CDT fazer uma inédita dobradinha e vencer a Primeira Divisão Distrital e a Taça da AF Viseu.

    Após quatro épocas de crescimento, o clube conquista o título de Campeão Nacional da 3.ª Divisão.

    Durante três épocas o Tondela "namora" sempre com a ideia de subida, acabando sempre nos primeiros lugares da classificação, mas a tão almejada promoção ao futebol profissional só chegou em 11/12, quando o CDT garante a subida à Segunda Liga, batendo o Varzim e o Fátima.

    O caminho da profissionalização e o sucesso

    A história de sucesso continua nos anos seguintes com o clube assumindo-se com um clube ambicioso e de sucesso, exemplo para outros clubes do interior, confirmando o seu novo estatuto de clube revelação, conquistando a Segunda Liga em 2014/15 e garantindo uma inédita promoção à Primeira Liga. 

    A subida competitiva ao primeiro escalão foi um passo muito largo para os beirões, que encontraram muitas dificuldades, mas que mesmo assim conseguiram garantir a manutenção graças a uma impressionante série de resultados no fim da época, com 16 pontos nas últimas 7 jornadas a valerem a permanência.

    O CD Tondela passou sete anos na Primeira Liga, marcados por vários altos e baixos, onde oscilou entre a luta pelo meio da tabela e a luta pela manutenção constantemente. O melhor registo foi um 11º lugar em 2017/18, sob o comando de Pepa.

    O ano de 2022 acabaria por marcar a fatídica descida ao segundo escalão, numa luta que durou até à última jornada do campeonato. Contudo, curiosamente, foi nesse mesmo ano da descida que os beirões alcançaram a primeira final da Taça de Portugal na história, superando o recorde anterior, que era apenas os oitavos de final.

    No Jamor, estádio mítico, os beirões acabaram derrotados pelo FC Porto por 3-1. Uma vez que os azuis e brancos também se sagraram campeões nacionais, o CD Tondela garantiu a sua primeira participação na Supertaça Cândido de Oliveira, tornando-se na terceira equipa a fazê-lo enquanto disputava o segundo escalão, depois de Beira-Mar (1999) e Leixões (2002). Perdeu esse jogo por 3-0, em Aveiro.

    Comentários (1)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    UD
    Tondela
    2015-07-21 15h58m por UDScampeao
    Um verdadeiro exemplo de crescimento sustentado que permitiu a chegada do clube aos campeonatos profissionais e, nesta época, à Primeira Liga. Nos tempos que correm, isto não é nada fácil, e só posso dar os parabéns pela boa gestão do clube até ao momento. Rumo à manutenção, vamos Tondela :)
    Tópicos Relacionados