placardpt
    Biografia
    Jogadores

    José Águas: O Grande Capitão

    Texto por António Ferreira Dias com João Pedro Silveira
    l0
    E0

    Natural de Angola, avançado centro do Benfica, por cinco vezes «coroado» como o melhor marcador do Campeonato Nacional da Primeira Divisão, 288 golos em 281 jogos, uma marca impressionante. Marcava golos de toda a forma e de todo lado, mas as suas cabeçadas é que ficaram na retina, pois talvez tenha sido o mais elegante a marcar de cabeça da história do campeonato português.

    Aos centros de José Augusto ou de Cavém, José Águas elevava-se aprumado, com um sorriso fitando a bola, como quem diz: «Esta já está!», e é que estava mesmo.
     
    Águas tinha sempre um lugar marcado na área. Com a noção exata do melhor momento para o salto, fugia aos defesas e aparecia no lugar certo para dar a «estocada final.»
     
    Não havia no seu tempo (teria havido alguma vez?) avançado centro tão perfeito e elegante a faturar de cabeça. Peyroteo tinha a força nos pés, José Águas a arte na cabeça.
     
    Cinco vezes Campeão Nacional, duas vezes Campeão Europeu, vinte e cinco jogos na Seleção Nacional com 11 golos marcados. Estreara-se na Seleção B, no Portugal 3x1 França, com os três golos da sua autoria.
     
    O segundo jogo oficial pelo seu Benfica fora no Campo Grande com o Braga (8x2). Águas marcou quatro golos. Foi a 1 de outubro de 1950, José Águas ia fazer 20 anos a 9 do mês seguinte.
     
    Findada a carreira no Benfica, foi convidado pelo Áustria FK de Viena. Tinha 33 anos, uma honra. Na cidade do Danúbio jogou ainda uma época antes de «pendurar as botas.»
     
    Regressado a Portugal, era o treinador do Atlético, campeão nacional da 2ª Divisão em 1967/68.
     
    Cumprir o dever era o lema de José Águas. Com a mesma dedicação com que servia um escritório no Lobito, era o mesmo dentro da camisola nº 9 do Benfica: leal com os adversários, prestigiado capitão de equipa, exímio finalizador como ponta de lança.
    D

    Fotografias(4)

    José Águas levanta o troféu de campeão europeu de clubes

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TH
    grande jogador
    2016-01-07 18h59m por The_Golem_2
    como o filho, mas infelizmente o neto, martim aguas nao seguira as pisadas dos seus ascendentes
    Tópicos Relacionados
    Jogador
    Equipa