placardpt
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    2018/02/15
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    Em semana do mais antigo, mais importante e mais “clássico" dérbi do futebol português, que é aquele que se trava entre Vitória Sport Clube, de Guimarães, e Sporting Clube de Braga, de Braga, importa aqui deixar aqui algumas palavras sobre a rivalidade entre os dois clubes, mas também sobre a rivalidade em geral.

    Eu sei que, para aqueles que acham que o centro do mundo está na segunda circular de Lisboa ou na avenida Fernão de Magalhães no Porto, as palavras anteriores devem fazer muita confusão, mas a verdade é que a rivalidade quase centenária entre Vitória e Braga é apenas a versão mais recente de uma rivalidade milenar entre Guimarães e Braga, pelo que qualquer dérbi à beira deste é muito recente e de importância relativa!

    A rivalidade faz parte da própria essência do futebol.
    Nela, ao longo dos anos, assentou o crescimento, a popularidade, a divulgação do jogo como a modalidade desportiva mais apaixonante de todo o planeta.
    A rivalidade não tem dimensão única.
    Existe em todos os tamanhos.
    Desde as turmas da escola, passando por ruas vizinhas, colectividades populares da mesma comunidade, até atingir a dimensão máxima que lhe é dada pelos grandes clubes de futebol.
    Em que muitas das vezes a rivalidade atinge picos entre clubes da mesma cidade, de que o melhor exemplo que conheço é a existente entre os dois maiores clubes de Sevilha.
    O Bétis e o Sevilha.
    Mas há muitas outras conhecidas a nível europeu e mundial.
    Manchester United - Manchester City, Arsenal -Tottenham, Liverpool - Everton, Milan - Inter, Flamengo - Fluminense, River Plate - Boca Juniores, Juventus- Torino, Barcelona-Espanhol, Lazio-Roma, Benfica-Sporting, Porto-Boavista, Corinthians-Santos e por aí fora.
    Depois, há as rivalidades entre polos opostos no mesmo país.
    Barcelona – Real Madrid, Liverpool – Manchester United, PSG- Marselha, Porto-Benfica, Milan-Juventus entre tantas outras.
    São rivalidades assentes na competição desportiva mas a que não escapa, em muitos dos casos, uma componente política normalmente associada ao facto de um dos clubes ser da capital do país e o outro de uma grande cidade que se considera injustiçada face aos privilégios da capital.
    Barcelona, Porto e Marselha são três casos claros de que a rivalidade desportiva tem uma forte componente de reivindicação regional!
    Mas a rivalidade que quero aqui hoje falar é outra.
    A existente entre Vitória e Sporting de Braga.
    Ou entre Guimarães e Braga, se quisermos ser mais abrangentes.
    É uma rivalidade entre duas comunidades, que nos últimos quase 100 anos se reflectiu e alcançou expressão máxima na disputa desportiva entre os dois clubes, que ao longo da História sempre reclamaram uma primazia de importância de uma face à outra.
    Tem Guimarães e Braga bons argumentos, é indiscutível, para cada uma delas se reclamar mais importante do que a outra face aos indicadores que lhe dão jeito.
    Uma é no comércio e serviços, a outra na indústria.
    Uma na sua importância histórica enquanto berço da nação e a outra o seu significado religioso face à importância da Igreja na construção de Portugal ao longo dos séculos.
    Guimarães foi a primeira capital de Portugal.
    Braga é capital de distrito e o seu arcebispo é primaz de Portugal e das Espanhas conforme o seu título.
    Vitória e Braga não escapam a esse confronto de “importâncias”.
    O Vitória tem a seu favor a posição no ranking de todos os campeonatos, nos quatro terceiros lugares que já alcançou, nas inúmeras vezes que se superiorizou ao seu rival nos antigos campeonatos do Minho, no facto de ter muito mais participações na 1ª divisão do que o seu oponente.

    Mas também no facto de ter um estádio, um pavilhão e um excelente complexo desportivo seus, enquanto o Braga nem uma sala tem para fazer as suas assembleias gerais.
    Tendo, o Vitória, como cereja em cima do bolo, uma massa associativa incomparável em dimensão, entusiasmo e dedicação exclusiva ao clube que lhe permitem ser, de forma consistente, o quarto clube português em médias de assistência, apenas atrás dos do “costume”.

    Curiosamente, o Vitória B é também o quarto clube em média de assistências na II Liga, depois de, em anos anteriores, ter chegado a liderar essa estatística e ter entrado no ranking dos vinte clubes com mais espectadores, à frente de algumas equipas da primeira Liga.
    Entre muitas outras coisas.
    O Braga esgrime com as “suas” duas taças de Portugal, o seu vice campeonato, a participação na final da Liga Europa,a taça CTT, o crescimento sustentado ao longo dos últimos quinze anos, a crescente fidelização de uma nova geração de adeptos ao clube, ultrapassando a tradição de muitos anos do biclubismo que os caracterizava.
    Creio que hoje, friamente analisado, o Braga vai desportivamente à frente do Vitória.
    Fruto do tal crescimento sustentado, das boas opções desportivas, da escolha correcta de aliados.
    Mas o Vitória, esse, mantém o seu maior trunfo.
    Uma massa associativa que é do clube, só do clube, e que no seu pior momento dos últimos 50 anos (a passagem pela II liga) deu uma resposta espantosa de dedicação e amor à instituição.
    Os vitorianos provaram, e provam todos os dias,que são do Vitória.
    Falta os bracarenses provarem que são do Braga e não das vitórias e troféus que o Braga tem alcançado nos últimos anos.
    Concluo com duas notas:
    A primeira para dizer que não trocaria nunca a nossa História pela História do Sporting de Braga.
    Tenho muito orgulho em o Vitória ser como é, e ser o que é.
    A segunda para constatar o belo desafio que se põe à direcção vitoriana que sair das eleições de 24 de Março:
    Com base num trabalho racional e sustentado, em estreita ligação com a massa associativa, devolver o Vitória ao seu lugar de quarto clube português em termos desportivos.
    Porque no resto, e é muito esse resto, nunca deixou de o ser!



    Comentários (11)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    OO
    Enjoativo
    2018-02-19 19h25m por oorgulhodominho
    Para variar ainda mais quando tenta tapar o sol com a peneira mais pequenina que conseguiu encontrar.

    Como já vi que abaixo muita gente já lhe fez reparos acrescento apenas este.

    Esquece talvez o ilustre humilhado que o estádio e a academia do Guimarães lhe foram oferecidas pela câmara municipal (nos anos 60 e 90 do século passado). Pelo menos a nossa fomos nós que a pagamos.

    Quanto ao resto, enfim.

    O vosso sonho é a nossa realidade.

    Da cá mais 5 parceiro. . .
    DA
    Sanpaoli
    2018-02-18 19h24m por DarkSideOfTheMoon
    se fores ao site oficial da uefa, a terminologia que eles utilizam é exatamente a de "vencedor da taça intertoto". . . não é q seja a taça mais importante do mundo obviamente, mas o braga foi o VENCEDOR da última edição. . .
    não é só o site oficial da uefa, podes ir a qualquer base de dados/site de notícias, a terminologia utilizada é sempre a mesma
    superbraga
    2018-02-16 19h57m por Sanpaoli
    Caro SuperBraga, mostra um desconhecimento sobre provas. Os Campeonatos de Braga eram uma coisa, os do Minho eram outras (contemplavam jogos com o Vencedor da AF Viana do Castelo).
    O Vitória ai foi tricampeão nesta prova (nas 3 edições ganhou sempre). Depois, o Vitória já em 42 (por ganhar de forma ininterrupta o Campeonato da AF Braga), disputava a Liga, já o Braga só começou a disputar em 47.
    Depois temos mais Taças de Honra (4-3) e também Taça A. F. Braga (1-0).
    ...ler comentário completo »
    Umas correcções e outras verdades
    2018-02-15 22h35m por superbraga
    Caro Sr. Cirilo

    Relativamente aos Campeonatos do Minho, o SC de Braga tem 10 campeonatos de 1922/23 a 1926/27 e de 1931/32 a 1935/36.
    O V. Guimarães tem 9 campeonatos de 1936/38 e de 193940 a 1945/46.
    Relativamente ao Vosso estádio, se a autarquia Bracarense vendesse por 1€, conforme foi vendido o Vosso, provavelmente também o SC de Braga teria um estádio.
    Relativamente ao património, o SC de Braga também tem um complexo desportivo pago pelo clube c...ler comentário completo »
    DA
    LOL
    2018-02-15 18h58m por DarkSideOfTheMoon
    péssima escrita deste indivíduo. . . texto sem estrutura nenhuma, frases com tamanho de camiões e um discurso tão enviesado que dava para fazer snowboard (desculpem XD).
    eu respeito bastante o vitória, aliás, n há nenhum jogo q me cause tanta ansiedade como os jogos do braga com o vitória. . . mas daí a tentar colocar os dois clubes no mesmo saco desportivamente é absurdo.
    o vitória teve sem dúvida tempos em que esteve por cima do braga, mas em primeiro lugar isso acabou. ...ler comentário completo »
    Luis
    2018-02-15 18h38m por Onil
    Corinthians-santos não é uma rivalidade entre clubes da mesma cidade, sendo que santos fica a mais de uma hora de distância de São paulo. A rivalidade que está à procura deve ser as que existem entre os clubes do trio de ferro de sp: corinthians, são paulo e palmeiras.
    EN
    Sanpaoli
    2018-02-15 14h46m por EnormeSCB
    Desculpe, erro meu, não foi um euro foram 1000 contos. . . . "O PS afirma que a possibilidade do retorno do recinto para a propriedade municipal - foi vendido ao Vitória de Guimarães em 1991 pelo preço simbólico de mil contos - ainda não foi levantada nos órgãos competentes, e garante que, a existir negócio, não haverá verbas envolvidas. ". Portanto uma pechincha que todos nós (contibuintes) fizemos ao seu clube.

    Para quem ostenta com orgulho como o sr. Luis Cirilo ter ...ler comentário completo »
    EnormeSCB
    2018-02-15 12h40m por Sanpaoli
    Diga lá onde o VSC comprou o Estádio por 1 euro? Mentira.

    Quanto ao resto, últimos 20 anos não fazemos cócegas? Em 2002, 2003, 2008 e 2017 o VSC ficou à frente do SCB. Em 2005, 2011 e 2014 e 2015 os percursos são muito similares no Campeonato (diferenças de três e quatro pontos). É certo que o Braga esteve melhor na última década e meia sem dúvida, mas isso é como o Vitória ter estado por cima do seu Clube na década de 80 e 90, pois também ai o Braga estava bem atrás do V...ler comentário completo »
    EN
    Discurso enviesado
    2018-02-15 11h13m por EnormeSCB
    Discurso enviesado de quem sabe que está a léguas de um rival, até porque rivalidade competitiva francamente não há muita à mais de 20 anos (excepto o ultimo e o do Cajuda, nos restantes nem nos fazem cócegas). Quanto a patrimonio é para rir e o Sr. caracois_07 já tudo disse. . .

    "Venha visitar a Cidade Desportiva do Sporting Clube de Braga e depois comparar com o decadente "complexo desportivo" do Vitória. Depois quero ver se ainda diz "o Braga nem uma sala tem para fazer a...ler comentário completo »
    Este anormal
    2018-02-15 09h32m por daniel_fcporto
    Nem sabe onde fica o Estádio do Dragão! Vai pentear macacos, débil mental!
    CA
    Convite
    2018-02-15 01h42m por caracois_07
    Convido o Sr. Luis Cirilo a visitar a Cidade Desportiva do Sporting Clube de Braga e depois comparar com o decadente "complexo desportivo" do Vitória. Depois quero ver se ainda diz "o Braga nem uma sala tem para fazer as suas assembleias gerais". .

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O jogo da passada quinta feira, em Guimarães, e o da próxima terça feira, na Eslovénia, serão as últimas oportunidades para Roberto Martinez tirar algumas ...
    24-03-2024 19:50E2
    Fica já o alerta  para os leitores deste texto de que ele apenas compara realidades e não é nenhum tipo de crítica a ninguém pese embora os ...
    07-03-2024 18:03E5
    Naturalmente que uma derrota caseira com o Casa Pia, a quem o Vitória nunca ganhou nos quatro jogos que com ele disputou para o campeonato, logo a seguir a um empate mal digerido com o ...
    25-02-2024 14:28E3
    Opinião
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa