placardpt
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    2017/12/10
    E0
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    Num cada vez mais incontornável sinal dos tempos, em que a componente comercial se impõe tantas vezes à componente desportiva, é normal que a atribuição de prémios ao desempenho desportivo se venha multiplicando, porque cada evento de entrega do respetivo troféu é a oportunidade de mais uns bons negócios.

    Televisivos, de imagem, de marcas e tudo o mais que se proporcione.

    Talvez por isso, talvez por outras razões, a FIFA e a revista France Football, depois de durante alguns (poucos) anos terem unificado as respectivas escolhas do melhor jogador mundial de cada ano, atribuindo-lhe a desejada Bola de Ouro, voltaram a separar as escolhas, organizando cada instituição a respetiva gala de entrega do troféu com os respetivos e nada depreciáveis proventos económicos.

    Correndo-se o risco de um destes anos mais próximos as escolhas recairem sobre jogadores diferentes, porque o universo eleitoral também é diferente.

    Mas para já não aconteceu, pelo que os papa-troféus Ronaldo e Messi vêm açambarcando em simultâneo os dois prémios, não dando a minima hipótese de qualquer outro jogador ser distinguido.

    Devo dizer, por coerência, que não tendo qualquer dúvida que nestes últimos dez (!!!) anos o português e o argentino foram os melhores jogadores do planeta continuo a entender que há sempre um enorme grau de subjetividade na escolha do «melhor», porque os júris olham com mais atenção para determinados aspetos - os golos, por exemplo - do que para outros, o que torna virtualmente imposssível um guarda-redes repetir o feito de Yashin e vencer o troféu de melhor do mundo, seja na versão FIFA seja na versão France Football.

    É verdade que o sal do futebol é o golo e que o objetivo de qualquer equipa, em qualquer jogo, é marcar mais golos do que o adversário, mas o futebol não se esgota nessa componente e há outras que merecem mais atenção do que aquela que normalmente lhes é dada.

    E não tomando as já referidas dores de nomes grandes do futebol como Gianluigi Buffon, Peter Schmeichel, Manuel Neuer, Iker Casillas ou Michel Preud´homme, que nunca ganharam (nem ganharão, para os que ainda jogam) um desses troféus porque jogam do lado errado da baliza e a sua função é impedir golos, custa-me ver que jogadores soberbos como foram Maldini, Xavi, Pirlo, Roberto Baggio ou Francesco Totti, entre outros, passaram ao lado dessa distinção individual que bem mereciam.

    E se a questão se põe desta forma em relação àquele que todos os anos é eleito o «melhor do mundo» (pois é, só pode ser um) há uma outra eleição em que não entro, nunca entrarei, nem sequer concordo que se faça, que é a do melhor jogador de todos os tempos.

    Pela simples razão de que os tempos não são comparáveis.

    E se os melhores do mundo da atualidade têm bases de comparação porque jogam nos mesmos estádios, nas mesmas competições, com idênticas formas de preparação, com bolas, equipamentos e botas equiparáveis, com medicina desportiva igual para todos, já essa comparação é impossível de fazer quando se quer escolher entre jogadores que tiveram o seu tempo em épocas muito diferentes em todos os aspetos.

    Não se podem comparar os tempos de Di Stéfano e Kubala com os de Pélé e Eusébio, os destes com os de Cruyff e Beckenbauer, os de Maradona e Van Basten com os de Ronaldo e Ronaldinho e os destes com os de Messi e Cristiano Ronaldo, entre outros exemplos possíveis. E por isso, do meu ponto de vista, nunca será possível dizer com rigor quem foi o melhor de sempre.

    Mas os melhores da última década, isso pode-se: Ronaldo e Messi. 

    Cinco Bolas de Ouro para cada um, cinco distinções da FIFA de «melhor do mundo» igualmente para cada um deles e a certeza de que estes dois génios ficarão na História do futebol como dois dos melhores de sempre (quanto a isso creio que ninguém tem duvidas) a pisarem relvados de futebol.

    E a certeza de que dificilmente o futebol voltará a assistir a uma década em que dois jogadores prodigiosos mantenham semelhante disputa por troféus individuais, ainda por cima com uma divisão entre eles irmamente feita.

    Não sei se a quinta Bola de Ouro de Ronaldo encerra este ciclo fabuloso de disputa entre eles, com largo benefício de quem gosta de futebol, ou se o futuro ainda trará mais conquistas individuais para um e outro, enriquecendo palmarés já de si tão ricos.

    Em qualquer das circunstâncias, creio que todos quantos gostam de futebol têm boas razões para se sentirem gratos por tudo o que estes dois jogadores nos têm proporcionado ao longo desta década extraordinária e boas razões para terem uma expectativa bem positiva por tudo quanto ainda nos poderão dar nos próximos anos.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Devem ter rejubilado, FPF e patrocinadores da prova, quando constataram que as meias-finais da Taça de Portugal iam ser disputadas pelos quatro clubes com maior número de adeptos, o que ...
    04-04-2024 14:50
    O jogo da passada quinta feira, em Guimarães, e o da próxima terça feira, na Eslovénia, serão as últimas oportunidades para Roberto Martinez tirar algumas ...
    24-03-2024 19:50E3
    Fica já o alerta  para os leitores deste texto de que ele apenas compara realidades e não é nenhum tipo de crítica a ninguém pese embora os ...
    07-03-2024 18:03E5
    Opinião
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa