placardpt
      O meu mundo aos quadrados
      José Pedro Pais
      2017/10/20
      E1
      "O meu mundo aos quadrados” é uma coluna de opinião que pretende fugir ao império comunicacional dos três grandes, sob a perspetiva de um adepto do futebol pela positiva, profissional e transparente, que por acaso é boavisteiro.

      No Domingo o Boavista caiu com estrondo em Vila Verde contra o Vilaverde, uma equipa que milita no Campeonato de Portugal (antigo Campeonato Nacional de Séniores).

      Não há como atenuar esta estrondosa derrota, apenas sobra felicitar o Vilaverdense e as suas gentes pela sua histórica vitória e refletir sobre as causas da derrota, sem qualquer dramatismo.

      Terá sido infortúnio concretizador como disse Jorge Simão na conferência de imprensa esta semana?

      Terá sido falta de atitude competitiva decorrente da falta de motivação de jogar contra um adversário de menor dimensão?

      Terá sido apenas um mau resultado fruto do “azar”, pese embora a boa exibição – nas palavras do treinador - da equipa?

      Seja qual for o verdadeiro motivo, que terá sido certamente escalpelizado a fundo pela equipa técnica e direcção após o jogo, não será válido para justificar uma derrota que é em toda a linha, inaceitável.

      A derrota do Boavista em Vila Verde não honra os pergaminhos deixados na Taça de Portugal por jogadores como Taí, João Alves, Salvador, Júlio Augusto, Moinhos, Ricky, João Pinto, Sanchez e tantos outros que nos ajudaram a vencer 5 Taças de Portugal.

      Se olharmos à luz da história dos resultados, não é habitual o Boavista ser eliminado por equipas de divisões inferiores e isso, apesar de tudo, é um conforto.

      De acordo com o PlayMakerStats, o Boavista nem sequer aparece no TOP 5 de clubes eliminados mais vezes por equipas de divisões inferiores, sendo esse ranking liderado pelo Vitória de Guimarães (17 vezes), Académica (15), Belenenses (14), Marítimo (11) e Vitória de Setúbal (10).

      O Boavista acaba então o mês de Outubro eliminado precocemente das duas competições “extraordinárias”, restando-lhe apenas 26 jogos até ao fim da temporada.

      O nosso objetivo para a presente temporada era conseguir igualar ou superar a posição alcançada na época anterior, e neste momento estamos perfeitamente em linha com esse objetivo.

      O principal responsável na minha opinião por esta estabilidade é o atual treinador Jorge Simão e merece a nossa total confiança.

      Bem entendo que todos os jogos são importantíssimos para um adepto de futebol pelos mais variados motivos, mas o jogo de hoje contra o Estoril é verdadeiramente importante por dois motivos:

      - É importante porque os jogadores devem querer limpar a má imagem que deixaram na Taça de Portugal;

      - É fundamental porque é uma grande oportunidade de todos estes jogadores, técnicos, funcionários do clube e adeptos poderem dedicar a vitória ao seu ex-colega e nosso capitão Bernando Tengarrinha.

       

      Foi recentemente diagnosticado ao Tengarrinha um linfoma de Hodgkin, uma doença com sintomas parecidos aos da Leucemia.

      O mundo do futebol ficou em choque e uniu-se numa onda de solidariedade em volta da recuperação do jogador.

      Para todos nós Boavisteiros, esta terá sido a nossa maior derrota de que temos memória, ao ver um eterno capitão nosso passar por uma situação destas.

      O nosso coração está com o Tengarrinha, e todos hoje quereremos dedicar esta vitória ao nosso capitão.

      Força Tenga! Força Boavista!



      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Excelente dedicatória
      2017-10-21 14h26m por Manita
      O nosso capitão Bernardo Tengarrinha, habituou-nos a reconhecer nele um lutador e um vencedor; ele fez parte da equipa que lutou contra tudo e contra todos, conquistando com grande mérito e união de grupo (grupo esse do qual o Tengarrinha foi um dos seus capitães), a manutenção na primeira liga, a quatro jornadas do fim de um campeonato onde tivemos que lutar com todas as desigualdades de condições e, após o regresso ao lugar que por mérito era nosso (mas que nos tinha sido sonegado por um ...ler comentário completo »

      OPINIÕES DO MESMO AUTOR

      O mundo dá muitas voltas.    A forma das equipas varia significativamente ao longo da temporada, de mês para mês ou até mesmo de semana para semana....
      14-06-2020 15:17E6
      Terminou o ano e, como sempre, é altura de fazer uma reflexão sobre o ano (civil) axadrezado. O Boavista entrou em 2019 na 13ª posição do campeonato, ...
      09-01-2020 11:01E1
      Lito Vidigal foi despedido do Boavista sem grandes surpresas após quatro derrotas nos últimos cinco jogos. No futebol, como na vida, o que hoje é verdade, amanhã ...
      17-12-2019 22:02E8
      Opinião
      Oitava Arte
      Álvaro Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa