placardpt
    O meu mundo aos quadrados
    José Pedro Pais
    2017/07/25
    E2
    "O meu mundo aos quadrados” é uma coluna de opinião que pretende fugir ao império comunicacional dos três grandes, sob a perspetiva de um adepto do futebol pela positiva, profissional e transparente, que por acaso é boavisteiro.

    Não é minha intenção personalizar demasiado este espaço com histórias da minha vida, mas sim com textos que contribuam para o enriquecimento do leitor quanto à maravilhosa história do Boavista. Certos acontecimentos, esquecidos por muitos, nunca conhecidos por outros, mas que por qualquer motivo merecem ser relembrados, contribuíram para a formação do ADN tão característico do Boavista.

    Este texto é um pouco dos dois.

    É um pouco dos dois porque espera contribuir para o reconhecimento de alguém que teve muitíssima importância na história do Boavista, apesar de ter vivido longe dos holofotes, mas também porque, felizmente, tive o privilégio e a honra de ser seu amigo, pelo que não posso deixar de prestar a devida homenagem.

    Faz esta semana 6 anos que faleceu Vitor Nóvoa.

    Vitor Nóvoa, como todos sabemos, foi um bom guarda-redes português.

    Enquanto jogador fez grande parte da sua carreira na Académica de Coimbra entre 83/84 e 89/90. Parte do seu coração ficou logo aí, por Coimbra, cidade e clube pelo qual sempre foi apaixonado.

    Posteriormente, transferiu-se para o Chaves onde esteve durante três temporadas até atingir o auge da sua carreira enquanto jogador no FCP, antes de terminar a sua carreira no Vitória de Guimarães.

    Enquanto treinador treinou o Boavista, o Mallorca, o Vitória de Guimarães, o Belenenses e o Al-Shabab. Em todos estes lados deixou muitos amigos.

    Eu tive a felicidade de me cruzar com ele já na sua etapa de treinador-adjunto no Boavista.

    Vitor Nóvoa foi treinador adjunto do Boavista, membro integrante da equipa técnica de Jaime Pacheco, e ficará na história para sempre associado aos melhores anos da nossa história.

    Pese embora sempre ter sido uma pessoa reservada e que fugia do mediatismo, não resta qualquer dúvida quanto ao seu papel absolutamente fundamental na conquista do nosso título de 2000/2001.

    De uma competência técnica inquestionável, fez do seu carácter benévolo uma mais-valia para os jogadores que treinou e com os quais criou fortes amizades.

    Foi um treinador de grande sucesso e merece que lhe seja feita a digna homenagem.

    No entanto, são as suas características enquanto ser humano que mais são dignas de serem homenageadas, porque o Vitor Nóvoa era, de facto, um homem extraordinário.

    O Vitor era uma pessoa muito boa e quem o conheceu não esquece o seu amor pela vida e pelas suas coisas boas. O seu bom humor, a sua simpatia e a sua plena disponibilidade para ajudar os outros.

    Por ele nutri sempre uma imensa admiração, ternura e respeito pela forma como sempre lutou pela suas paixões, inclusive pela vida.

    Deixou-nos a todos nós, seus amigos, muito mais pobres.

    Os jantares no “21” após os jogos do Boavista nunca mais foram iguais..

    Temos todos saudades tuas, Vitor.

    O Vitor foi um grande homem e, apesar de não ter nascido boavisteiro, morreu Boavisteiro.

    Até já, Amigo.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    IS
    Linda homenagem
    2017-07-31 13h48m por Isentoqb
    O ADN de um clube faz-se desde o mais pequeno simpatizante até a qualquer elemento da estrutura dentro e fora do campo. Justo e bonita a homenagem a um dos elementos que ajudou a afirmar o Boavista como um dos maiores clubes de Portugal.
    Parabéns
    2017-07-25 21h35m por Manita
    Parabéns por mais um excelente artigo; belo tributo e reconhecimento de um dos nossos campeões, contribuindo mais uma vez para cimentar a memória, a alma e o ADN Boavisteiro!

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O mundo dá muitas voltas.    A forma das equipas varia significativamente ao longo da temporada, de mês para mês ou até mesmo de semana para semana....
    14-06-2020 15:17E6
    Terminou o ano e, como sempre, é altura de fazer uma reflexão sobre o ano (civil) axadrezado. O Boavista entrou em 2019 na 13ª posição do campeonato, ...
    09-01-2020 11:01E1
    Lito Vidigal foi despedido do Boavista sem grandes surpresas após quatro derrotas nos últimos cinco jogos. No futebol, como na vida, o que hoje é verdade, amanhã ...
    17-12-2019 22:02E8
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa