placardpt
    Na Minha Secreta Área
    Luís Rocha Rodrigues
    2017/07/14
    E6
    O Na Minha Secreta Área é um espaço de opinião do jornalista Luís Rocha Rodrigues. Nas gavetas, há sempre um bloco de notas e uma caneta para se anotar o futebol.

    Correu pela internet a imagem de Francisco Geraldes esta quinta-feira, antes do jogo com o Valência, sentado no banco de suplentes e agarrado a um livro, enquanto, a seu lado, Matheus Pereira se entretinha a passear o polegar pelo telemóvel, de auriculares ligados. Quantos dos que estão a ler encarnariam o papel de Geraldes? E o de Matheus? Eu apontaria para 2 por cento o primeiro e 98 o segundo.

    Atenção, longe de mim estar a fazer juízos de valor. Pelo contrário, é este o decurso atual da sociedade - eu mesmo estou a escrever este artigo no telemóvel, imagine... Isso não é o ponto que importa.

    O que motiva esta abordagem é a postura fora da caixa de Francisco Geraldes. Acho que só uma ou outra vez falei com ele, mas sigo-o regularmente nas redes sociais e há ali qualquer coisa de diferente. Tal como no campo.

    O Francisco é refém da ditadura do físico no futebol. Faltou-lhe espaço em Alvalade, depois de tanto espaço ter abrangido na equipa B. Acompanhei-o aí alguns jogos, mas foi no Algarve, na final four da Taça CTT (num nível superior), que me apercebi realmente da sua peculiar qualidade quando atrás de si tem dois médios de trabalho e raça (eram Cauê e Fernando Alexandre). Ou, por outras palavras, quando a ele lhe era dada liberdade em campo para pensar, arquitetar, construir, manipular todo o jogo da equipa. É um talento maravilhoso. Tem futebol de sobra. Futebol arrumado num livro que ainda não se leu em Alvalade. Nem vai ler.

    Jorge Jesus tem a sua linhagem. Bernardo Silva bem o sabe. E não estou, de todo, a criticar o treinador do Sporting.

    O futebol português tem a sua linhagem. E não estou, de todo, a condenar o estilo do nosso campeonato (isso fica para outra vez).

    Simplesmente, não se coaduna com a literacia de Francisco Geraldes vê-lo assim, num banco com um livro na mão. Um menino que tem de andar de livro aberto em campo precisa de um relvado que o acolha. Há uns tempos, escrevia neste espaço que Rúben Neves padecia precisamente deste problema. O futebol português não está para rapazes de pantufas. Está para armaduras de ferro, que ricocheteem bolas, e para cavalgantes velocistas. Sempre foi um pouco assim. Há por cá doutores da bola, médicos do campo, elites da sabedoria e da criatividade. Que pena é vê-los abafados pela febre resultadista.

    No Brasil, com apogeu nos anos 80, o Doutor Sócrates foi um génio que interligou o futebol e o intelectual. Brindou o Mundo com uma série de sábias declarações. Chegou a entrar em campo com uma camisola de apelo ao voto. Opinou sobre política, sociedade ou mesmo logística de estádios. E jogava... deslumbrava. Bom, não é um caso comparável (nas causas... e no físico de cada um, diga-se), mas há algo em Geraldes que me sugere o paralelo.

    Impera que surja uma oportunidade para Francisco Geraldes. Temo que ela não apareça em Alvalade. Receio que seja um caso como foram Bernardo Silva ou Rúben Neves. E acho um ultraje que portugueses tão talentosos precisem de saltar a fronteira, qual tempo de ditadura, para que possam escrever livremente os seus livros, impreterivelmente bons!



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    . . .
    2017-07-17 06h16m por xithombo
    JJ devia treinar rugby ou futebol americano, onde se da primazia ao fisico. Coitado dos putos pequeninos.
    Tantoscasos Not really
    2017-07-14 17h36m por FinalFantasy
    Potenciar Adrien e William ?
    Eles já eram "beasts" e já jogavam de olhos fechados.
    O resto é com prática, não tem nada a haver com potenciação do JJ ( rir )

    Aliás. . Dizia quando ele ainda estava no Benfica. .
    Ele é um treinador ultrapassado, e por ser teimoso e por vezes parvo/burro, ainda mais se nota o quão ele ficou para trás em relação a outros tantos.

    Ainda se quisesse aprender, se se disponibilizasse a querer perceber certas coisa...ler comentário completo »
    Engraçado que o título fala em Sócrates
    2017-07-14 15h20m por daniel_fcporto
    E são vários users a falar em crimes xD
    FR
    Jesus
    2017-07-14 11h11m por Frost24
    Estas a cometer crimes muito graves! Paulo Oliveira, iuri Medeiros, Francisco Geraldes, podence, mane, etc
    Até esgaio e outros!!!!
    TA
    Francisco Geraldes
    2017-07-14 10h57m por Tantoscasos
    Bom jogador, mas pronto como não dá muito nas vistas, e apesar de o JJ ter valorizado o Adrien o WC, penso que continua a pecar em relação a jovens como Podence, Geraldes, Iúri e até mesmo o P. Oliveira. Parce que ainda não aprendeu com os erros.
    Francisco Geraldes
    2017-07-14 10h24m por track194
    É um crime o que estão a fazer a este jogador, a ele e ao Pulo Oliveira.

    Foi de uma cretinagem o que fizeram com ele na época passada, ele estava a brilhar no Moreirense e tiram-no assim de lá para deixar de jogar, parece que lhe estão a cortar as pernas.

    Muito sinceramente espero que este jogador saia do Sporting para poder espalhar a sua magia e na sua verdadeira posição, a de médio centro.

    Dos jogadores mais talentosos, inteligentes e carismáticos que vi nos últimos anos, um crime o que lhe está a ser feito!

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Costumo dizer, de forma nitidamente parcial, que não há sítio mais completo que o zerozero. No que respeita ao tradicionalismo de um órgão de ...
    14-08-2020 13:10E3
    Andei um largo período sem aqui escrever e, de repente, faço-o no espaço de apenas dois dias. Tinha de ser. Porque Casillas a isso obriga. Não foi propriamente uma ...
    05-08-2020 00:17E8
    Alto! O FC Porto ganhou o campeonato. Alto aí! O FC Porto ganhou a Taça. A um ritmo alucinante, em tempos ímpares, confusos e inquietantes, vamos atropelando acontecimentos, ...
    02-08-2020 17:21E1
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa