placardpt
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    2017/07/10
    E6
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    Este assunto não é novo, diria que quase tão antigo como o futebol português, mas infelizmente repete-se ano após ano e por isso creio que são poucas todas as vozes que se levantem contra este estado de coisas.

    O assunto é, evidentemente, a proteção que desde sempre é dada por todas as instâncias do nosso futebol, mais a generalidade da comunicação social a três clubes que são uma espécie de “donos disto tudo” na versão desportiva.

    Esses clubes são o Benfica, o Porto e o Sporting.

    São tantos e tão variados os exemplos que nem vale a pena estarmos a referir-nos a um passado recheado de “fretes” (na versão mais moderna chamam-lhe “colinho” ) a esses clubes que lhes valeram inúmeros triunfos e alguns títulos em prejuízo da verdade desportiva das competições e de todos os outros clubes.

    Sempre assim foi.

    Sempre!

    Contudo, nos últimos anos, face à impunidade, que é a característica maior do nosso futebol face a esses três clubes, de que gozam, o descaramento chegou ao ponto de esses favorecimentos serem patrocinados pela própria Liga face ao deleite dos três e a um silêncio tão incompreensível quanto cobarde de todos os outros que assistem a esta pouca vergonha sem tugirem nem mugirem.

    Vou dar o mais concreto dos exemplos.

    O sorteio do campeonato.

    Uma prova profissional, que envolve somas elevadíssimas em salários e transferências (que levaram alguns clubes à quase ruína), que tem espectadores pagantes que merecem respeito e que se supõe igual em direitos e deveres para todos os dezoito clubes que nela participam.

    Supõe...mas não é!

    Porque numa inaceitável, vergonhosa e inqualificável política de “filhos” e “enteados”, é a própria LPFP que logo no sorteio da prova faz questão de dizer alto e bom som, com uma desfaçatez que só não envergonha porque a vergonha há muito que desapareceu do nosso futebol, que o campeonato não é de dezoito clubes mas sim de três mais quinze!

    Porque há três - Benfica,Porto e Sporting - que têm direito a condições especiais no sorteio de modo a melhor protegerem os seus interesses, enquanto todos os outros têm de sujeitar a esses condicionalismos como se fossem filhos de um deus menor.

    Detalho:

    No ponto um, define-se que esses três clubes não podem jogar entre eles nas duas primeiras jornadas.

    Porquê? O campeonato não é uma prova de regularidade em que todos jogam com todos aos longo de 34 jornadas?

    No ponto três, que não podem jogar entre eles em duas jornadas consecutivas e que nenhum deles pode defrontar os outros dois em casa na primeira volta.

    Porquê? Tem medo que os meninos se cansem?

    E depois há um caricato ponto seis, invenção deste ano, que define que nas duas primeiras jornadas os clubes que disputam a supertaça (Vitória e Benfica) não podem jogar com o Sporting devido a este disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

    Simplesmente ridículo.

    Desde logo, porque o Benfica e Sporting nunca poderiam defrontar-se nessas duas primeiras jornadas face ao aberrante e vergonhoso ponto um.

    Depois, porque fica claro que há uma intenção clara de defender o Sporting de jogos mais complicados porque ao Vitória não lhe daria seguramente transtorno nenhum jogar com o Sporting numa dessas duas primeiras jornadas.

    Ironicamente o sorteio destinou um Vitória-Sporting na...terceira jornada.

    Dir-me-ão que a Liga quis defender os interesses de um clube português nas competições europeias.

    Era, mesmo assim, um fraco pretexto, mas que ainda podia ser aceite se fosse verdadeiro e visasse a defesa global do nosso futebol.

    Mas visa apenas a defesa de um dos “donos disto tudo”.

    Provas?

    Simples.

    Se a LPFP quisesse realmente defender os interesses do futebol no seu todo, incluiria então uma clausula a impedir que o Sporting de Braga e o Marítimo, que também vão disputar pré eliminatórias europeias, tivessem de jogar nas duas primeiras jornadas com os clubes que se classificaram à sua frente na Liga de 2016/ 2017.

    Mas a Liga não quis saber disso para nada e por isso na primeira jornada teremos um Benfica-Braga, jogo que certamente os bracarenses prefeririam noutra altura por razões óbvias.

    Mas é o futebol que temos.

    De “filhos “ e “enteados”.

    Em que uns mandam a seu bel prazer, põem e dispõem, fazem do nosso futebol uma coutada dos “donos disto tudo”, enquanto os restantes de forma servil são incapazes de levantarem a voz para defenderem os seus direitos e exigirem verdade desportiva de principio a fim em todas as competições.

    Porquê?

    Ou porque estão à espera das “migalhas” (leia-se jogadores emprestados) que os outros (SLB/FCP/SCP) vão deixar cair da “mesa”, ou porque acham que, estando caladinhos e bem comportados, ainda vão ter alguma sorte por não incomodarem os “donos disto tudo”, ou porque neste ou naquele casos são dirigidos por pessoas que lá no fundo são mas é benfiquistas,portistas ou sportinguistas e colocam isso à frente dos interesses dos clubes que dirigem, ou por qualquer outra razão a verdade é que calam.

    E calando, consentem.

    Depois, com a prova a decorrer, vamos ouvi-los a queixarem-se dos árbitros, dos castigos, da disciplina , das multas.

    Nessa altura, deviam era lembrar-se que foram eles próprios, através do silêncio cúmplice, a permitirem que desde o sorteio a LPFP determinasse que há “filhos “ e “enteados”, que as provas são de três mais quinze, que há clubes que tem regras especiais a pautarem a sua participação nas competições.

    Arbitragem e Disciplina limitam-se a seguirem as orientações superiores!

    É a vida...



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Doutor Cirilo, já agora,
    2017-07-25 00h22m por carlos_batuta
    . . . desde sempre houve condicionamentos nos sorteios. . .

    . . . Benfica e Sporting (brrrr!) não jogarem em casa na mesma jornada; a exemplo de Porto e Boavista; ou até Marítimo e Nacional, ou Marítimo e União na década de 90.

    . . . sem consultar, estou certo de que acontece o mesmo noutros campeonatos. . . nomeadamente no italiano, onde os grandes (que horror!) de Roma e Milão partilham o mesmo estádio

    . . . em relação ao desfasamento de c...ler comentário completo »
    Doutor Cirilo, eu explico. . .
    2017-07-25 00h14m por carlos_batuta
    Supertaça, Sábado 5 de Agosto (V. Guimarães e Benfica)

    1ª Jornada
    Agendada para 3ª-4ª feira 8-9 de Agosto, acabará esplanada de 6 a 10 de Agosto

    2ª Jornada
    Agendada para o fim de semana12-13 de Agosto, acabará esplanada de 11 a 14 de Agosto

    Play-Off Liga dos Campeões
    15 ou 16 de Agosto (3ª ou 4ª feira)

    3ª Jornada
    Agendada para o fim de semana de 19-20 de Agosto
    Play-Off Liga dos Campeões
    22 o...ler comentário completo »
    Concordo
    2017-07-14 18h38m por SOEU99
    Como adepto de um dos estarolas concordo que estas situações não deveriam acontecer , mas os restantes clubes têm medo de se impor ao Grandes que é pena .

    Só um aparte que se esqueceu de colocar . . .

    "Nenhuma equipa pode ter dois jogos consecutivos contra o SL Benfica, FC Porto ou Sporting CP"

    também não faz sentido e aqui é mais para favorecer os ditos pequenos .
    Luís Cirilo Carvalho
    2017-07-10 15h47m por Benlhevai
    Você devia ter cuidado. . .
    Qualquer dia você é assassinado.
    Não se esqueça que em Portugal o regime político é a ditadura ( não só no futebol mas o resto são outras conversas ).
    Belenenses
    2017-07-10 13h35m por nookie
    O sorteio devia ser puro, sem qualquer tipo de condicionantes. . .
    EL
    O sorteio deveria ser incondicional
    2017-07-10 11h30m por El_Brujo
    Não se percebem as vantagens para 3 clubes

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Devem ter rejubilado, FPF e patrocinadores da prova, quando constataram que as meias-finais da Taça de Portugal iam ser disputadas pelos quatro clubes com maior número de adeptos, o que ...
    04-04-2024 14:50
    O jogo da passada quinta feira, em Guimarães, e o da próxima terça feira, na Eslovénia, serão as últimas oportunidades para Roberto Martinez tirar algumas ...
    24-03-2024 19:50E3
    Fica já o alerta  para os leitores deste texto de que ele apenas compara realidades e não é nenhum tipo de crítica a ninguém pese embora os ...
    07-03-2024 18:03E5
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa