placardpt
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    2017/06/26
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    Agora que Portugal já cumpriu os “serviços mínimos” na Taça das Confederações ao apurar-se para as meias-finais como vencedor do seu grupo, em que era aliás favorito, podem colocar-se algumas questões sobre critérios das quais não virá mal ao mundo nem beliscam a nossa seleção como principal candidata a ganhar a prova.

    Seleção, tal como o seu nome indica, é o apuramento daqueles que em cada momento dão as melhores garantias de poderem representar uma equipa no topo da forma e, assim, contribuírem para que essa equipa tenha sucessos nas provas que disputa.
    Selecionar, tarefa que nada tem de fácil porque, por mais justo que cada selecionador procure ser, acaba por neste ou naquele caso ser...injusto, significa isso mesmo, escolher os melhores a cada momento e para cada jogo/competição sem olhar a idade, clube ou...empresário, que parece ser um critério não assumido destes tempos modernos!

    Naturalmente, para que essa escolha seja criteriosa, justa, o mais defensável possível, isso implica que o selecionador, durante um período de tempo razoável, observe jogadores em diferentes momentos de competição, avalie o seu estado de forma físico, técnico e psicológico em cenários diversos e depois escolha em função dessas observações e do tipo de jogo/competição para que necessita dos jogadores.

    Por aqui começam , então, as interrogações sobre alguns dos selecionados que Fernando Santos levou para a Rússia a fim de disputarem esta Taça das Confederações.
    Desde logo pelos guarda-redes. Como avaliou o selecionador o estado de forma de Beto e José Sá se pura e simplesmente não jogaram durante toda a época no campeonato? Ou os três jogos de Beto e o jogo único de José Sá permitiram avaliar de forma consistente o seu estado de forma? Foram convocados por quê? Palpite?
    Sem me querer imiscuir minimamente no trabalho do selecionador, não deixo de lembrar que muitos outros guarda-redes portugueses competiram assiduamente durante toda a época.

    Depois, Eliseu. Suplente do Benfica, que apenas jogava nos impedimentos de Grimaldo, que foi sempre primeira escolha de Rui Vitória, foi convocado por quê? Quando é patente para (quase) todos que o seu prazo de validade como jogador da seleção está ultrapassado já há algum tempo. Por que não Antunes, ou até Tiago Pinto a quem nunca foi dada uma oportunidade, que são titularíssimos nos seus clubes, mais novos que Eliseu e com rendimento seguramente melhor do que este lateral benfiquista? Por quê? Por ser benfiquista? É que não encontro outra explicação.

    O mesmo pode dizer-se de Nélson Semedo, que é um jogador de talento, com um futuro prometedor (embora dificilmente tanto como alguns jornais desportivos lisboetas gostam de vaticinar...) mas que em nada tem demonstrado, neste final de época, merecer mais a convocatória do que, por exemplo, João Cancelo, que foi “relegado” para os sub-21 quando, em boa verdade, quem lá devia estar era Nélson Semedo e Cancelo na seleção A.
    Isto para já nem falar de Bruno Gaspar, que fez uma grande época e a terminou num momento superior de forma, mas que, jogando no Vitória e não tendo o empresário “certo”, obviamente que não podia ser opção para a seleção… É que no seu caso, como em tempos no de André André, pôr-se-ia logo o problema do “...e quem tiro?...” que é um tipo de problema que nunca afeta as convocatórias de jogadores de Benfica, FC Porto e Sporting, como é sabido.
    Voltando a Nélson Semedo, e tal como em Eliseu, não duvido que o peso da camisola clubística pesou mais que o momento de forma.

    Se as interrogações quanto à convocatória são estas, outras ficam quanto às opções tomadas durante os jogos até agora efetuados.
    Creio que Fernando Santos tem estado bem na escolha das equipas e na rotação inteligente que tem feito dos jogadores com vista a poupá-los ao desgaste de muitos jogos em poucos dias, mas é precisamente por compreender e aplaudir essa lógica que não consigo entender algumas opções feitas neste último jogo face à Nova Zelândia, o mais fraco dos adversários que Portugal encontrou e encontrará nesta competição, e que poderão ter influência nos próximos jogos.
    Essencialmente as opções por Pepe e Ronaldo. Pepe tinha feito os dois primeiros jogos completos, tem 34 anos, tinha visto um cartão amarelo. Será que para ganhar à Nova Zelândia era indispensável Pepe jogar? José Fonte ou Luís Neto não dariam conta do recado? O que aconteceu? Pepe, que é física e tecnicamente muito forte, mas mentalmente nem tanto, fez uma falta absolutamente estúpida, a meio campo e num lance sem qualquer perigo para a nossa baliza, e viu um amarelo que o impedirá de jogar as meias-finais. Sendo certo que contra a Nova Zelândia nunca faria falta, é muito provável que face ao próximo adversário possa fazer. Por que jogou?
    E Ronaldo? Claro que ter um jogador desta categoria e sentá-lo no banco até deve “doer” e percebo isso, mas era essencial ele jogar de início para ganharmos à Nova Zelândia? Não seria preferível tê-lo poupado e levá-lo ao relvado só se fosse absolutamente indispensável ao invés de lhe pôr em cima mais uma hora de jogo e sujeitá-lo a uma lesão que tudo complicasse? É que nas meias-finais, e depois desejavelmente na final, Ronaldo será certamente essencial.

    É por Portugal estar a ganhar, ter-se apurado para as meias-finais e ser o principal favorito a ganhar a prova, que deixo aqui estas interrogações quando seria certamente mais fácil alinhar no coro nacional de aplausos. Mas acredito que, nalguns casos, perguntar ajuda mais que aplaudir.

     

    P.S.: Para não complicar, nem falei de William Carvalho. Sempre convocado, quase sempre titular, coqueluche da imprensa desportiva lisboeta que o coloca todas as semanas nos maiores clubes do mundo e nos melhores campeonatos da Europa, mas que continua no Sporting ano após ano.
    Talvez porque nesses campeonatos e nesses clubes se exija que um jogador tenha boa técnica (e William tem) mas também que tenha velocidades diferentes do parado e do devagar. E isso William não tem.
    Mas tem lugar cativo na seleção. E isso é tão estranho que só desfarei a minha curiosidade do porquê no dia (se esse dia acontecer) em que ele seja transferido e gere as mais-valias para os habituais beneficiários que há muito as esperam.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TI
    Pequenez
    2017-06-27 12h55m por ti_maria_69
    Este "opinador" é o reflexo do vsc e seus adeptos nos últimos tempos:
    Quanto maiores querem ser, mais pequenos são!!!!
    E voltamos ao mesmo. . .
    2017-06-27 08h23m por daniel_fcporto
    Cirilo, és um cancro! És mau dirigente, mau cronista e mau na política. ZeroZero, pedia-se mais no que toca aos comentadores residentes.
    Uma coisa é opinião, outra coisa é destilar ódio a tudo o que mexe. Qualquer dia o Unidos da Rua 17 faz qualquer coisa e lá vem este criticar. Toma Rennie pá, e reforça porque vem aí outubro e a azia vai voltar.
    Zerozero
    2017-06-26 23h57m por lipovski
    As crónicas são lidas e analisadas antes de serem publicadas?
    Mais uma vez estou estupefacto com a baixa qualidade de algumas crónicas que aqui aparecem. Infelizmente já li aqui piores que esta.
    Tudo bem que são artigos de opinião e não temos de ter todos a mesma opinião, mas esta opinião é sustentada em quê? A mim parece-me que em ser do contra e com muita azia à mistura, tal é o chorrilho de disparates sem nexo que aqui li.

    Julgo que este site que muito gosto...ler comentário completo »
    RS
    ZZ
    2017-06-26 17h36m por Rsoares67
    A julgar pelo ridículo desta crónica, parece que vocês foram à vossa própria secção de comentários, contactaram um gajo qualquer e contrataram-no para escrever as mesmas alarvidades mas de forma mais chique.

    Eu sei que esta opinião pertence exclusivamente ao seu autor, mas visto que o vosso site está a ser usado para difamar o Fernando Santos, acusando-o de corrupção ativa e de tráfico de influência, gostaria de saber se se revêm nesta opinião.

    Ou pelo menos,...ler comentário completo »
    CA
    Nélson Semedo e William Carvalho
    2017-06-26 16h55m por Carrega_Marrazes
    Não concordo com a generalidade das opiniões do autor deste artigo, especialmente quando a propósito do Nélson Semedo diz "que em nada tem demonstrado, neste final de época, merecer mais a convocatória do que, por exemplo, João Cancelo". O Nélson Semedo foi, apenas e só, o jogador mais influente (a par de Jonas) e o verdadeiro desiquilibrador do Benfica esta época!

    Em relação ao William Carvalho, considero que é um jogador com melhor toque de bola que o Danilo, mas não é...ler comentário completo »
    Semedo e Cancelo
    2017-06-26 16h47m por man_in_the_box
    "João Cancelo, que foi “relegado” para os sub-21 quando, em boa verdade, quem lá devia estar era Nélson Semedo e Cancelo na seleção A".

    Bem, quando nem sequer se sabe que o Semedo já não é convocável para os sub21, por ser de 93, está tudo dito quanto à 'opinião' deste senhor. De facto, parece ter algo contra os jogadores de Benfica e Sporting. Mais um opinador comum num site cada vez mais cheio de nada, o zerozero.
    Luís Cirilo Carvalho
    2017-06-26 16h27m por Benlhevai
    Mais um artigo de opinião pelo qual concordo na íntegra por parte do senhor.
    Continue a escrever as verdades todas que eu vou me rindo com os comentários dos Glory Hunters que por aqui andam.
    PS: Só existem 2 clubes em Portugal que são o Vitória e os cancros do futebol português.
    ui ui tocou na ferida
    2017-06-26 13h08m por 1King
    Os estarolas convivem mal com a verdade. Não retiro uma vírgula ao que escreveu e quando leio alguns comentários a falar da azia da dimensão do clube, alago-me a rir, é estarolismo básico.
    RS
    Correção
    2017-06-26 12h47m por Rsoares67
    desafio-te*
    RS
    antoniocarvalho
    2017-06-26 12h47m por Rsoares67
    Tretas. Antes de mais, eu não estou exaltado, se te referias a mim falhaste redondamente.

    Segundo, podes repetir essa ideia o que quiseres, mas essas convocatórias NÃO SÃO influenciadas por empresários, e se achas que sim desafia-te a apresentares provas cabais de que isso acontece.
    Cirilo
    2017-06-26 12h34m por antoniocarvalho
    É pena não conseguir colocar de lado a aparente dor de cotovelo que sente pelos clubes maiores que o seu em geral.

    Desta vez, os alvos da "Ira do Cirilo" foram o Benfica e o Sporting, mas outras ocasiões há, em que em vez de apontar as baterias aos clubes lá do Centro, aponta aos clubes mais próximos, como o FCPorto e o Braga. Clubes maiores que o seu, repito.

    Não fosse isso, em que claramente fez uma crónica clickbait de forma a fazer exaltar os ânimos às...ler comentário completo »
    RS
    Discordo por completo da crónica. (3)
    2017-06-26 12h02m por Rsoares67
    4) Questão do William Carvalho

    -Antes de mais, porque acrescentou essa do "coqueluche da imprensa desportiva lisboeta"? Está agora a afirmar que o FS não só se influencia por clubes e por empresários mas também pela imprensa? Jesus, para quando uma denúncia na PJ por tráfico de influências contra o selecionador? Diga aqui diretamente e com todas as letras, Luís, considera o Fernando Santos uma pessoa corrompida?

    - e um segundo "antes de mais": para não complicar...ler comentário completo »
    RS
    Discordo por completo da crónica. (2)
    2017-06-26 11h54m por Rsoares67
    2) Questão do Eliseu

    Essa opinião sobre o Eliseu é uma completa contradição. Na parte dos guarda redes, diz que é importante fazer jogos para o FS poder avaliar o jogadores. O Eliseu faz 20 jogos, que o FS terá certamente analisado, mas não contam porque foi enquanto o Grimaldo esteve lesionado. Mas então se o Grimaldo não fizesse parte do plantel já era tranquilo ter chamado o Eliseu? Isso não tem lógica nenhuma. . . O Eliseu não é um jogador de topo, mas não é tão mau c...ler comentário completo »
    N_
    Última vez
    2017-06-26 11h42m por N_Shadow19
    Só li dois parágrafos e serão os últimos que lerei deste senhor. Foi a gota de água.

    É mais uma prova de que só existem mesmo dois clubes em Portugal. Diz-se vimaranense, mas a maioria das suas opiniões são apenas e só a destilar ódio ao Benfica. Se é jogador do Benfica, não presta. O lateral do Vitória é que é bom, o do Benfica não presta. Desde que esteja relacionado com o Benfica, é logo mau.

    Diz-se contra a ditadura dos grandes, mas parece que há um ...ler comentário completo »
    N_
    Última vez
    2017-06-26 11h39m por N_Shadow19
    Só li dois parágrafos e serão os últimos q
    RS
    Discordo por completo da crónica.
    2017-06-26 11h37m por Rsoares67
    Aliás, diria mesmo que esta crónica é feita de um ponto de vista completamente ingénuo e revela muito desconhecimento acerca do futebol de seleções. Para além de levantar aquela suspeita completamente INFUNDADA e CONSPIRATIVA (sejamos diretos, sem papas na língua) que as influências clubísticas e empresariais condicionam as convocatórias da seleção.

    Vamos por partes:

    1) "Seleção, tal como o seu nome indica, é o apuramento daqueles que em cada momento dão as me...ler comentário completo »
    Cirilo
    2017-06-26 11h30m por slb_pride
    Mais uma crónica carregada de azia. Este deve achar que um Guimarães é alguma coisa comparado ao Benfica, por exemplo.

    Enfim

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Devem ter rejubilado, FPF e patrocinadores da prova, quando constataram que as meias-finais da Taça de Portugal iam ser disputadas pelos quatro clubes com maior número de adeptos, o que ...
    04-04-2024 14:50
    O jogo da passada quinta feira, em Guimarães, e o da próxima terça feira, na Eslovénia, serão as últimas oportunidades para Roberto Martinez tirar algumas ...
    24-03-2024 19:50E3
    Fica já o alerta  para os leitores deste texto de que ele apenas compara realidades e não é nenhum tipo de crítica a ninguém pese embora os ...
    07-03-2024 18:03E5
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa