placardpt
    Domingo no Peão
    Pedro Simões
    2017/05/22
    E2
    Um espaço de opinião livre, em que os grandes holofotes “já eram”. O que está a dar e a crescer é sentir o Domingo no Peão, o futebol que prende multidões e fértil em emoções! Neste mundo redondo, há futebol em todos os cantos.

    A nota de maior destaque deste domingo de fecho da época 2016/2017 vai para o Tondela. Três anos consecutivos. O Tondela decide o seu destino nos últimos minutos do campeonato, pelo terceiro ano consecutivo! É obra e digno de registo. O Tondela é o MacGyver do futebol português. Lembram-se daquela cena do MacGyver a passar um portão mesmo um segundo antes de ele fechar? É o Tondela. Parabéns e que para o ano possa ser tudo decidido duas jornadas antes de acabar, ok? Só para não aumentar o risco cardíaco em Tondela e arredores de Viseu.

    Incrivelmente, o europeu Arouca caiu. Já não é a primeira vez que isto acontece. Um clube que começa na Europa e que depois cai cai cai cai cai cai ... e afunda-se mesmo. Um exemplo a não seguir.

    Por falar em cidades do interior, Viseu teve no seu velho Fontelo cerca de 4000 pessoas a assistir ao último jogo do ano. Ou melhor... o penúltimo, porque, como baixou para a zona de play-off, ainda vai jogar em casa contra o Merelinense ou o Praiense. Mas o que queria transmitir é que vi realmente as imagens das bancadas muito compostas e a fazer lembrar os verdadeiros Domingos no Peão português. Agora é esperar pelo play-off e perceber se mais um clube do interior sai dos campeonatos profissionais ou não. O outro é o Leixões, que irá tentar a salvação no derradeiro fôlego.

    Uma palavra para o Canelas... quer dizer, uma palavra não, três ou quatro! Se digo só uma ainda me arrisco a ter problemas. Parabéns pela subida. Três palavras, está bem assim? Agora a sério. Só em Portugal é que isto aconteceria mesmo. Um clube sobe a um campeonato nacional, repito, a um campeonato nacional, porque os outros se recusam a jogar contra eles e tudo continua como se nada fosse??! Fica para os anais do futebol em Portugal. Fica nos anais e infelizmente nos narizes, pernas e cabeças de algumas pessoas...

    Para acabar em beleza este período de futebol total com muito público, vamos ter a Final da Taça, no Jamor, já no próximo domingo. Vai cheirar a chouriça assada mais um ano e vamos ver muito garrafão de vinho compartilhado entre benfiquistas e vimaranenses. A bem do futebol, que ganhe o melhor e que o melhor seja o vídeoárbitro! Curioso por ver o resultado. Conhecendo Portugal há 36 anos como conheço... vem aí muita polémica durante uns dois ou três anos! Se antes o problema era o árbitro, agora o problema vai ser o árbitro do vídeo e o câmara man... e o homem que ligou o cabo HDMI ao aparelho retransmissor. A culpa vai ser sempre de alguém e suspeita-se sempre que várias pessoas jantaram com várias outras e está tudo comprado. E... não será que está mesmo...? Fica a dúvida!  



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Domingo no Peão
    2017-05-23 14h56m por antoniocarvalho
    Valeu a pena esperar dois meses, veio com ideias frescas e renovadas. Este artigo está muito bem conseguido, os meus parabéns. Gostei.

    PS: Não sei é se com a chuva vai dar para assar a chouriça.
    L_
    cuidado com as Canelas!
    2017-05-22 11h49m por L_Peres
    . . . vai ser necessário um video-enfermeiro e um video-comissário full time no campeonato de Portugal 2017/2018.

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Há quem diga que nasceu em Viseu. Ou que Afonso Henriques nasceu em Viseu e por isso o Berço de Portugal é outro. Mas história e lendas à parte, ...
    13-12-2017 09:45E5
    Estou indignado. Estou indignado! Esta semana estou mesmo indignado. 17 chicotadas, 17 mudanças de treinador este ano. Só quatro clubes não tiveram mudanças de ...
    24-03-2017 10:41E14
    Vem aí uma semana importante para o Sporting, com eleições que podem criar uma ruptura com a direção atual ou dar mais 4 anos para a estratégia de Bruno ...
    24-02-2017 14:37E8
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa