placardpt
    Na Minha Secreta Área
    Luís Rocha Rodrigues
    2017/04/26
    E4
    O Na Minha Secreta Área é um espaço de opinião do jornalista Luís Rocha Rodrigues. Nas gavetas, há sempre um bloco de notas e uma caneta para se anotar o futebol.

    Um resultado algo desnivelado, é verdade. Mas os vencedores fizeram por isso. É verdade que a arbitragem teve dualidade de critérios, permitiu toda a liberdade a uns e quase nenhuma a outros. É verdade que as táticas de uns são de ataque e de outros são de defesa com linhas baixas. O que explica este resultado sem contestação. E, por agora, não há muito que se possa fazer para contrariar esta enorme superioridade da equipa da casa.

    Estamos a falar de declarações, de comunicação. De intervenções mediáticas no pós-dérbi, um jogo que até nem teve grande qualidade futebolística, mas que foi, como é hábito, de enorme intensidade, pressão, incerteza e emoção. Muita coisa boa, várias más durante aqueles 90 minutos. No final, minuto e meio para cada interveniente na flash interview, treinadores na conferência de imprensa com perguntas contadas e... é tudo.

    Tudo? Tudo não. Depois foi Luís Filipe Vieira à zona mista tratar de se demarcar de alguns assuntos e aproveitar para deixar indiretas constantes, embora todas sem nomes próprios e a apontar aos jornalistas a responsabilidade de saber de quem falavam e do que se falava (não era difícil). A seguir foi Bruno de Carvalho, cliente habitual das redes sociais, ripostar um assunto cada vez menos coletivo e mais pessoal. No dia seguinte, Pinto da Costa também enviou a sua posta, com a eterna menção ao «contra tudo e contra todos». Um filme visto e revisto, de qualquer um dos três. Todos recheados de razão, todos inocentes de culpas.

    Mas, calma lá... Eu queria era saber o que o Ederson tinha a dizer sobre aquele disparate a abrir. Queria saber o que sente o William nesta altura em que está a estagnar (parece-me) e a desesperar em surdina por mudar de ares. Queria saber o que sentiu o Carrillo neste regresso a Alvalade. Queria saber o que Pizzi e Gelson me teriam a dizer sobre mais um soberbo jogo de ambos e as ambições para uma seleção onde cada vez mais justificam uma real oportunidade. Queria saber o que pensa Bas Dost (Jonas safou-se porque não jogou) de tremer mais nos jogos mais a sério. E qual a explicação de Rafa para ainda não ter atinado. Queria saber... Grimaldo, Podence, Paulo Oliveira, Fejsa. Queria ouvir e questionar todos.

    E não era para benefício próprio. Era para esclarecer os adeptos que também têm estas perguntas na cabeça, mas que cada vez mais assimilam que nem sequer há hipótese de estas obterem resposta. Aliás, o subconsciente vai tratando de educar que um jogador nunca responda a temas destes em tempo útil (ouvir Rúben Amorim no Maluco Beleza explica muita coisa).

    «Não conheço nenhum jornalista que prefira escrever uma notícia a partir de algo que Cristiano Ronaldo escreveu no Twitter do que a partir de uma conversa com o próprio. Se houver, sublinhe-se, não é jornalista», diz o João Tiago Figueiredo no seu artigo de opinião "Digam o óbvio que nós escrevemos". Um texto que merece ser lido e que também encarna nesta problemática.

    A comunicação dos clubes é, por estas alturas, um assunto de enorme relevância e para o qual existem muito poucas respostas. A comunicação social teve e tem enorme responsabilidade nesta questão, pela forma como se recusa a uma ação conjunta ou a medidas de bater o pé. Mas não terá mais responsabilidade que os próprios clubes, os dirigentes que os comandam e que fazem do uso da palavra uma arma em vez de uma dádiva.

    Talvez já esteja na altura de uma troca de protagonistas. Ou, vá lá, que se reúnam condições para que o jogo fique pelo menos empatado. 3x0 é pesado.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Presidentes 1 Cronista 0
    2017-04-27 12h28m por ZeVitoralho
    Muda o titulo e baza do cargo que ocupas pois a vergonha tem limites
    Cronica da tanga
    2017-04-27 12h27m por ZeVitoralho
    E barda [. . . ] ? E acusar os outros de corrupcao sem provas?

    Foi o teu bruninho nao venhas falar dos outros dirigentes
    Tu devias era despedir te
    2017-04-27 12h25m por ZeVitoralho
    Mais um hipocrita lagarto escolhido pelo ZZ para mandar areia para os olhos.

    Dirigentes??
    2017-04-27 12h24m por ZeVitoralho
    O LFV e o P da Costa, estao no futebol ha muitos anos sem este clima de incendio clubistico.

    Ora quem é que chegou recentemente ao futebol?

    Es claramente sportinguista e usas a cronica para por a farinha no mesmo saco como o BdC que só acalma o discurso quando perdeu tudo e tem tudo contra ele. HIPOCRITAS

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Costumo dizer, de forma nitidamente parcial, que não há sítio mais completo que o zerozero. No que respeita ao tradicionalismo de um órgão de ...
    14-08-2020 13:10E3
    Andei um largo período sem aqui escrever e, de repente, faço-o no espaço de apenas dois dias. Tinha de ser. Porque Casillas a isso obriga. Não foi propriamente uma ...
    05-08-2020 00:17E8
    Alto! O FC Porto ganhou o campeonato. Alto aí! O FC Porto ganhou a Taça. A um ritmo alucinante, em tempos ímpares, confusos e inquietantes, vamos atropelando acontecimentos, ...
    02-08-2020 17:21E1
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa