placardpt
    Domingo no Peão
    Pedro Simões
    2017/03/24
    Um espaço de opinião livre, em que os grandes holofotes “já eram”. O que está a dar e a crescer é sentir o Domingo no Peão, o futebol que prende multidões e fértil em emoções! Neste mundo redondo, há futebol em todos os cantos.

    Estou indignado. Estou indignado! Esta semana estou mesmo indignado.

    17 chicotadas, 17 mudanças de treinador este ano. Só quatro clubes não tiveram mudanças de coach: os três grandes e o V. Guimarães.

    Até o Inácio, que ganhou a histórica Taça da Liga, passou de bestial a besta. Em dois meses!

    O que se passa em Portugal? Ser treinador é ter que ganhar os jogos todos?

    Já não se admite fases menos boas a quem comanda uma equipa. Ser treinador começa, isso sim, a ser descartável. Estou a ver que por esta velocidade e não havendo travão, mais cedo ou mais tarde os presidentes contratam um treinador diferente para cada jogo! Se a moda pega os presidentes astutos adequam o perfil do treinador semana a semana, conforme as necessidades da equipa perante o próximo adversário.

    Não se riam com esse ar de “Ei, que exagero, pá”. É que já esteve mais longe. Não se admirem de um dia destes o treinador ser não mais do que alguém que presta um serviço a um clube, recebe por cada jornada e pode andar a saltar de clube em clube, semana após semana.

    O diabo esfrega um olho e um treinador muda de clube.

    Estou indignado! Então em ano de Papa e do Centenário das aparições não é o Fátima que lidera a sua série rumo à Segunda Liga? Não está certo. Se havia forma de promover e aumentar ainda mais o momento histórico da visita do Papa e o comércio à volta de Fátima era mostrar que também no desporto há milagres e que o clube subiria à Segunda Liga.

    E afinal como está este Fátima, alguns anos após andar pelos campeonatos profissionais, com a obra e graça da mão divina de Rui Vitória?
    Este ano terminou no primeiro lugar da Série E, o que é um bom prenúncio. Tem oito nacionalidades além da portuguesa, sendo por isso multi cultural e multi religioso.
    Para começar, tem três brasileiros, um russo de nome Dzhamal, um tunisino chamado Hamza Jouini, dois senegaleses - tendo um deles 20 anos, o Mamadou Thiaw, goleador a manter debaixo de olho. Até um italiano, coisa rara em Portugal, pois na baliza têm um tal de Valerio Vimercati, titular da baliza dos “crentes”.
    E ainda... Um costa marfinense, um nigeriano e um ucraniano. Uma autêntica reunião de nações aquilo que ocorre nos treinos diários neste clube.

    Ora, sendo o presidente da SAD o senhor Abdulmouti Kaaki, e sendo o diretor geral de futebol de nacionalidade tunisina, facilmente Fátima vira um autêntico centro espiritual de diferentes nações. O que não combina é o Fátima ser presidido na SAD por um árabe. No futebol pode de facto acontecer de tudo.

    Estou indignado. Estou indignado! O Sporting, o clube português...eclético... abrangente... com história de dirigentes bem burgueses e bem portugueses... Que defende, e bem, a nação ao mais alto nível. Mas logo no seu principal nome, a principal marca do clube, a primeira palavra nem é portuguesa. Sporting?! Sporting é um nome português? No meu dicionário não vem lá a palavra.
    Proponho, por isso, uma nova ordem de trabalhos numa próxima AG leonina: mudar o nome do Sporting Clube de Portugal para “A Fazer Desporto Clube de Portugal”.

    E é isto, pronto, agora já me passou a indignação. Escrever faz mesmo bem!  



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Pedro Simões
    2017-03-30 16h19m por Ahly
    Como já vem sendo habitual, venho ler o seu artigo, no entanto, este deixou-me pouco desiludido! Como já o referi anteriormente, aprecio bastante quem se dedica a escrever artigos que não seja dos grandes casos do futebol português, a quem se dedica a escrever da Segunda Liga para baixo! Por isso mesmo, achei esta referência ao Sporting escusada (se calhar uma piada que não lhe correu tão bem, suponho eu), achei interessante a referência as danças de cadeiras na liga, no entanto houve u...ler comentário completo »
    Multi religioso?
    2017-03-24 15h52m por Matheorist
    A estreiteza de conteúdo e pobreza de estilo é demasiado evidente, não necessita de comentários. Mas pergunto-me o que conhece o autor dos jogadores do Fátima para afirmar que é um clube multi religioso. Acaso andou a perguntar que religião professa cada um dos jogadores?
    C0
    Mais um péssimo artigo. . .
    2017-03-24 15h23m por c0ca_e_v0uchers
    Abri este artigo pelo título e pensei logo que me ia arrepender quando verifiquei quem o tinha escrito.
    O ZZ está assim tão mal que isto é o melhor que conseguem apresentar em artigos de opinião?
    Para além de mais uma vez só escrever banalidades ao longo do texto (e meter os pés pelas mãos em alguns pontos), vem ainda dar a bicada habitual no nome do Sporting Clube de Portugal, esquecendo-se que o seu clube carnidense também possui no nome uma palavra inglesa.
    É o que dá ter a mania que se é comediante e, pior, jornalista.
    NU
    Quanto ao artigo
    2017-03-24 15h20m por NunoPonces
    Dizer que esteve infeliz é pouco. Sem falar na questão que fala no Sporting e como já disse a um user em baixo não tem nada de feliz, aliás nem percebo o que tem a ver. Começo por o maior erro no que toca a sua indignação com o Moreirense já que a decisão de sair foi de Inácio, logo aí peca, e mostra grande ignorância ao não estar informado a fundo, é caso para dizer que: "é o que dá falar sem saber". Depois na parte do Sporting enfim nem vale a pena falar mais, basta ter como exemplo Sa...ler comentário completo »
    NU
    track194
    2017-03-24 15h09m por NunoPonces
    Assim como Sporting também não, com a diferença que o Benfica é tratado por Benfica, uma palavra Portuguesa em que no seu nome sim tem uma palavra Inglesa, Sport. Mas o Sporting é tratado por Sporting palavra essa também não Portuguesa. Mas é algo que não vale a pena debater, porque quem esteve infeliz em referir tal coisa foi quem escreveu o artigo que parece não saber muito. Faz-lhe bem escrever mas a nós fez mal ler este artigo.
    Pois. . .
    2017-03-24 14h25m por bludouro
    Esqueci de me pronunciar sobre o "o glorioso" nome do Sport Lisboa e Benfica: a palavra inglesa "sport" neste contexto é tratada como um substantivo comum; e jamais como um adjectivo ou verbo, como no caso do termo "sporting". Essa primeira palavra é logo sucedida por outro substantivo - nomeadamente um substantivo próprio (Lisboa). Assim sendo, e por se evidenciar dois substantivos consecutivos, não há lugar à regra geral da inversão da ordem do adjectivo e do substantivo que se opera ao t...ler comentário completo »
    LO
    17 Mudanças, 15 Chicotadas, 12 Clubes
    2017-03-24 14h04m por lonis
    Para além do Couceiro já referido noutros comentários, há outro pormenor: das 17 mudanças de treinador, 2 não forma chicotadas: Jorge Simão do Chaves e Lito Vidigal do Arouca. Enquanto que em Arouca acabou por haver chicotada numa 2ª mudança, o Chaves é o 6º clube em que não ocorreu chicotada esta época. Portanto, 1 terço dos clubes não chicotearam. De resto, o artigo pare-me ser mais humorístico, que sério.
    Ja agora
    2017-03-24 13h53m por track194
    Não sabia que Sport era uma palavra Portuguesa, é que o seu clube chama-se SPORT Lisboa e Benfica.

    Haja paciencia para aturar estas aves raras.
    Sr. opinador
    2017-03-24 13h47m por track194
    Sr. opinador, quandoe screver um artigo de opinião consulte o zerozero para não dizer barbaridades. . .

    "Só quatro clubes não tiveram mudanças de coach: os três grandes e o V. Guimarães. "

    O Vitória de Setubal deve ter trocado de treinador de Couceiro para. . . couceiro e ninguem deu conta. Haja paciencia. . .
    Mas que pessimo artigo!
    2017-03-24 13h43m por bludouro

    Vejamos: o seu autor está indignado, indignado . . . Pois bem, estaria ele mais indignado pelas constantes chicotadas psicológicas no futebol português, ou pelas influências estrangeiras exercidas sobre o mesmo? Entre alhos e bagalhos, confesso que fiquei algo confuso . . .

    Comentários que expõem a sua visão pessoal do autor, que pouco ou nada tem a ver com o mundo de futebol, do tipo " . . . [o] Fátima vira um autêntico centro espiritual de diferentes nações. O ...ler comentário completo »
    N_Shadow19
    2017-03-24 11h36m por antoniocarvalho
    Sim, eu já conheço o site desde 2006, estou perfeitamente ciente desse facto.

    Agora, epá, o meu comentário era para ser entendido de forma sarcástica, não se estás a ver?
    N_
    antoniocarvalho
    2017-03-24 11h29m por N_Shadow19
    Epa, isto é o zerozero, é um site de estatísticas e notícias sobre futebol. Porque raio se haveria de falar no que um tipo qualquer lá fora falou sobre vinho?
    NI
    Vitoria Setubal
    2017-03-24 11h16m por nightwish2001
    Que eu saiba o Vitoria de Setubal tambem nao mudou de treinador!!!
    Indignação
    2017-03-24 11h15m por antoniocarvalho
    Estava plenamente convencido que ia falar sobre o assunto do momento: as palavras do Presidente do Eurogrupo. E ao fim e ao cabo bem que o podia ter feito, falar sobre meninas e vinho verde seria tão útil e proveitoso como este artigo que escreveu.

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Há quem diga que nasceu em Viseu. Ou que Afonso Henriques nasceu em Viseu e por isso o Berço de Portugal é outro. Mas história e lendas à parte, ...
    13-12-2017 09:45E5
    A nota de maior destaque deste domingo de fecho da época 2016/2017 vai para o Tondela. Três anos consecutivos. O Tondela decide o seu destino nos últimos minutos do campeonato, ...
    22-05-2017 10:49E2
    Vem aí uma semana importante para o Sporting, com eleições que podem criar uma ruptura com a direção atual ou dar mais 4 anos para a estratégia de Bruno ...
    24-02-2017 14:37E8
    Opinião
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês