placardpt
    19:45
    Duarte Monteiro
    2017/03/11
    E0
    O "19:45" é um espaço de opinião do jornalista do zerozero Duarte Monteiro. À flor da relva e do coração, com os filtros puros do futebol.

    Tiro-lhes o chapéu, a Manuel Machado e a Jorge Jesus - Ironicamente, duas personalidades que nunca esconderam as suas divergências, o que acaba por ser também uma das consequências distintivas de ambos. 

    Os dois "personagens" mais impactantes do futebol português (na minha opinião) tiverem esta sexta-feira dois momentos que engrandecem, democratizam, embelezam e melhoram o «produto» em Portugal.

    Comecemos por Manuel Machado. O professor cometeu um excesso opinativo na quinta-feira, quando visou Tiquinho Soares e a sua suposta ingratidão em relação ao Nacional da Madeira e à sua pessoa. Uma tirada em falso - e infeliz -, traída por um certo vaidosismo e falta de informação. 

    Mas tão célere como foi na crítica, foi-o no retratamento. Ainda antes do Arouca x FC Porto pediu desculpa como deve ser, pessoalmente e olhos nos olhos. Mais tarde, fê-lo aos jornalistas e ao país. Admitiu o erro, assumiu-o abertamente e, com isso, não só colocou um pedra sobre o assunto como deu uma mostra de enorme personalidade e caráter que podiam muito bem alastrar-se a outras paragens.

    Agora, Jorge Jesus. Tal como Manuel Machado, mas num tom mais popular e menos académico, tem tendência para o egocentrismo e não raras vezes estica a corda para lá do desejável. Mas se há coisa em que o atual treinador do Sporting dá lições é no à-vontade com que fala de futebol.

    Numa era de amarras arcaicas e dispensáveis por parte dos departamentos de comunicação dos clubes, Jorge Jesus diz o que pensa, sem que outros lhe ditem as regras da sua interação com os jornalistas. Na sexta-feira, JJ dissertou sobre a Liga dos Campeões, o futuro dos clubes portugueses e as qualidades dos seus treinadores. Falou e falou bem, proporcionando um momento tão raro hoje em dia: discutiu-se futebol.

    No final da intervenção, o assessor de comunicação dos leões pediu aos jornalistas que as perguntas fossem apenas e só sobre o jogo em Tondela. Jorge Jesus olhou para ele e disse: «Ai é? Estamos a falar sobre futebol...», antes de um elucidativo «fo**-**.» Já que os clubes não ouvem (porque não querem) os jornalistas, que ouçam pelo menos os seus treinadores. E sabem quem é que iria ganhar com isso? Os adeptos.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O dia não podia ter sido menos favorável. A hecatombe dos homens em pleno Dragão, à noite, surripiou as atenções e reclamou exclusividade emocional no ...
    04-03-2024 15:49E4
    A FIFA anunciou que vai distribuir 20 mil bilhetes gratuitos para os encontros do Campeonato do Mundo feminino de futebol realizados nas quatro cidades da Nova Zelândia. O argumento apresentado ...
    13-07-2023 16:23E16
    Portugal perdeu o sexto lugar do ranking UEFA para os Países Baixos. Objetivamente, essa queda diz-nos que em 2024/2025 vamos ter apenas um clube apurado diretamente para a Liga dos ...
    14-04-2023 12:25E16
    Opinião
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa