placardpt
    2016/12/24
    E0
    Um espaço de opinião livre, em que os grandes holofotes “já eram”. O que está a dar e a crescer é sentir o Domingo no Peão, o futebol que prende multidões e fértil em emoções! Neste mundo redondo, há futebol em todos os cantos.

    O Futebol está a atravessar uns dias de prendas e rabanadas, basta ver os auto-golos que andam por aí, os golos nos últimos minutos, os jogadores que caem na área e é penalty, portanto tudo ao estilo solidário. Isto mostra também que vamos ter um ano 2017 quentinho, vamos vamos.. mas como é Natal até é confortável que assim o seja.
    O melhor Natal é sempre o que nos apaixona, o que nos preenche, o que nos dá conforto e uma excelente companhia.
    Pois... mas isso são teorias. O melhor Natal é o que marca mais golos ou o que que corta mais bolas, depende da função em campo.
    Vamos por isso fazer um pequeno exercício Natalício para escolhermos o melhor Natal de sempre!

    Internacionalmente falando , temos no topo Antonio Di Natale
    Com ele era cada tiro cada rabanada certeira! A carreira deste excelente jogador foi baseada na Udinese onde deixou uma prenda impagável, a excelente marca de mais de 300 golos . Um Natal(e) Feliz portanto.
    Passando para o melhor Natal em Portugal, saltam à vista 2 hipóteses para o melhor :
    António Natal Campos Rebelo
    Preparador Físico que acompanha o Rei Mago do Boavista, Jaime Pacheco de seu nome. Atualmente no Teda Tianjin (santinho) na China. Este é por isso o Natal que mais preparação física dá porque todos os que eu conheci até hoje.. só vão dando açúcares, gorduras, e não se pára de comer durante 2 dias.
    Como somos um país com altas tradições natalícias e solidárias com os Palop, não podiamos deixar de assinalar o seguinte familiar do Natal:
    Natalino de Jesus Fortes Nascimento
    Está à vista de todos que este é um Natal diferente. Um Natal que não deixa dúvidas. Basta captar no nome! De base é Natalino, adiciona-se depois o Jesus para dar mais corpo ao Natal e ainda se reforça com o Nascimento, o grande acontecimento desta quadra.
    Não está mal mas se eu tivesse sido o criador do nome, acho que ficava melhor: Natal Forte do Nascimento de Jesus.
    Para ajudar o Natalino, atualmente joga no Caldas onde este ano está a maior árvore de Natal portuguesa e nos anos anteriores jogou sempre no Óbidos, onde continua a fazer furor o Óbidos Vila Natal.
    Natalino, o Óscar de melhor Natal vai para... Ti ! Merecido.

    Mas o espírito Natalício nao se esgota nesta palavra tão amada por todos mas tão genérica. O Natal é feito de personagens míticas, como os 3 Reis Magos. Vamos por isso entrar no espírito natalício e imaginar a viagem destes 3 Reis, que tal como uma equipa de futebol também têm os seus suplentes para garantir que na viagem nada acontece:

    Belchiores:
    Belchior - Jogador já conhecido por jogar na areia, qual rei mago sobre o deserto! É mesmo uma boa homenagem que o Belchior faz ao seu antepassado.
    Para iluminar o caminho temos o Sandro Manuel Sobral Candeias Belchior. 25 anos de idade, joga no Panóias, na localidade desse nome que pertence a Ourique – Beja.
    Belchior Papa – Sinceramente nao poderia haver melhor para Belchior porque tem logo a seguir a benção do Papa. Ou então significa que o Belchior come muito. Ficamos pela dúvida, mas desejamos um Feliz Natal a este Rei Mago.

    Baltazares:
    Diogo Manuel Passos Guerra Baltazar - Baltazar em Guerra, ou Guerra no Baltazar. Este médio do Estoril está por Lisboa , não sai do Estoril a não ser para rodar no Sintrense. É portanto um Rei Mago caseiro este.
    Bruno Baltazar: Também ja experimentou e testou viagens ao mundo árabe para se aperceber dos riscos e problemas que poderia ter. Foi adjunto de Lamouchi no El Jaish do Qatar este ano de 2016. É por isso uma boa ajuda para o Baltazar da Linha de Sintra ter alguem que conhece o terreno.

    Gaspares:
    Gaspar Santoalha - Com este frio, um Gaspar Santoalha é uma boa opção para se habituar às baixas temperaturas. Quando for necessário e já difícil de aguentar, de certeza que pede uma toalha ou uma camisola e prossegue viagem.
    José Gaspar: Nao podia falhar o tão conhecido Gaspar. O verdadeiro Rei Gaspar! Um defesa central que foi decisivo em tantos clubes por que passou, com destaque para o FC Porto onde marcou alguns golos importantes e foi campeão nacional.

    E o que ofereciam os 3 Reis Magos? Ora facilmente a resposta aparece nestes 2 3 jogadores:
    Rita Incenso Latas: Jogadora do Futebol Benfica , no sector Feminino . Mais uma vez as Latas estão no fim, acho que ficava melhor Rita Latas de Incenso ... mas os pais é que sabem.
    Mirra - Um mítico jogador do Famalicão, valioso certamente naquele concelho.
    Ouro – Apenas com 17 anos, o Ouro estará a valorizar-se de dia para dia.Depois de uma experiência no Cacém em 2013, consta-se que irá entrar para o Belenenses . Seria mesmo uma situação de Ouro sobre Azul...

    O futebol é rico em surpresas e descobertas, aqui estão algumas.
    Por fim , deixo os meus desejos de um Feliz Natal, com uma quadra festiva próxima de quem mais gostam e antecipo desde já que o 2017 seja positivo. Se quiserem ter boas entradas em 2017, cuidado porque se forem fortes podem dar vermelho.

    E assim foi o Domingo no Peão! 



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Há quem diga que nasceu em Viseu. Ou que Afonso Henriques nasceu em Viseu e por isso o Berço de Portugal é outro. Mas história e lendas à parte, ...
    13-12-2017 09:45E5
    A nota de maior destaque deste domingo de fecho da época 2016/2017 vai para o Tondela. Três anos consecutivos. O Tondela decide o seu destino nos últimos minutos do campeonato, ...
    22-05-2017 10:49E2
    Estou indignado. Estou indignado! Esta semana estou mesmo indignado. 17 chicotadas, 17 mudanças de treinador este ano. Só quatro clubes não tiveram mudanças de ...
    24-03-2017 10:41E14
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa