placardpt
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    2019/09/03
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    O futebol português, mesmo para aqueles que por ele se interessam e fazem por o seguir com toda a atenção, está cada vez mais difícil de perceber e de aceitar face a tudo aquilo que se vai vendo de norte a sul e de este a oeste.

    Três exemplos ilustrativos do que acabo de escrever.

    O pobre campeonato que vamos tendo, especialmente pobre na verdade desportiva, ainda vai na quarta jornada e com um jogo (adiante falaremos dele) adiado da primeira jornada pelo que nem se pode falar em quatro jornadas completas.

    Pois, a verdade é que mesmo com elas incompletas já vamos na segunda mudança de treinador com as saídas dos técnicos de Paços de Ferreira e Sporting, numa altura em que nada está, evidentemente, decidido seja em que perspectiva for.

    O caso de Marcel Keizer é especialmente incompreensível.

    Porque ganhou dois troféus na época passada, porque teve um defeso horrível em que a sua entidade patronal tudo fez (e conseguiu) para se livrar de um dos melhores jogadores do plantel que, ainda por cima, garantia golos em número muito satisfatório.

    Com essa turbulência, mais a de Bruno Fernandes que vai durar (muito se engana quem pensar o contrário), a verdade é que na passada semana o Sporting liderava o campeonato ex aequo com o Famalicão.

    No fim de semana depois de uma derrota sui generis, com três golos sofridos na sequência de penáltis cometidos pelo mesmo atleta, o treinador é sumariamente despedido como se a culpa fosse dele.

    Só em Portugal!

    Outro caso sui generis, mas de extrema gravidade, foi a enésima miserável arbitragem de Carlos Xistra, um árbitro que anda a fazer mal ao futebol há já demasiado tempo.

    Quis o destino que o lance do FC Porto-Vitória, em que inacreditavelmente expulsa Tapsoba, num lance que nem falta era (são a maioria dos críticos de arbitragem quem o afirma), se tenha desenrolado mesmo à minha frente pelo que não precisei de imagens televisivas para ter a certeza do tamanho do disparate de um árbitro que parece especialista em prejudicar, e muito, o Vitória.

    Mas porque de Xistra nem vale a pena falar interrogo-me para que serve o VAR numa situação destas?

    Quando um árbitro, aos quarenta e oito segundos de jogo (nunca tinha visto em mais de cinquenta anos a ver futebol), num lance dividido em que o avançado não ia ficar isolado, mostra um vermelho directo que evidentemente iria condicionar todo, literalmente todo, o jogo.

    Pois, que se saiba nem o VAR recomendou a Xistra que visse as imagens nem Xistra mostrou qualquer interesse em o fazer.

    O seu único interesse foi em expulsar o jogador do Vitória!

    Aliás, a exemplo do que tinha feito poucas semanas atrás no Feirense-Vitória a contar para a Taça da Liga, em que aos doze minutos de jogo (muito gosta ele de expulsar rapidamente jogadores do Vitória...), tinha expulso Rochinha num lance que a carga do jogador vitoriano ao seu adversário foi igual a várias registadas no Dragão a jogadores do FC Porto, que no limite levaram o amarelinho da ordem.

    Árbitros destes só em Portugal!

    O terceiro e último caso tem a ver com o adiamento do tal jogo da primeira jornada entre Rio Ave e Vitória devido a uma vistoria dois dias antes que decidiu, por razões de segurança, encerrar a bancada nascente do estádio dos Arcos.

    Embora se estranhe que, a apenas dois dias do início da Liga, a bancada tenha sido vistoriada é evidente que nem se discute o seu encerramento se era a segurança dos espectadores que estava em risco.

    Embora se possa questionar há quanto tempo essa segurança estava efectivamente em causa.

    Adiante.

    Perante essa contingência o jogo foi adiado para 8 de setembro com desgosto dos milhares de vitorianos, muitos deles emigrantes em férias, que não puderam assistir à estreia da sua equipa no Campeonato, que se viram obrigados a devolver os bilhetes contrarreembolso do mesmo.

    Foi, então, o jogo marcado para oito de setembro no mesmo estádio na presunção de que a bancada já estivesse em condições de albergar espectadores e pudesse assim satisfazer a procura de bilhetes por parte dos milhares de vitorianos interessados em acompanharem a sua equipa.

    Pelos vistos não.

    O jogo será no estádio dos Arcos, mas com a bancada nascente encerrada pelo que todos os espectadores terão de se acantonar na bancada poente, sabe Deus como, sem que exista para a falange adepta do Vitória o número de bilhetes suficiente nem nada que se pareça.

    Quando o que o bom senso impunha, para um jogo desta responsabilidade, era ele realizar-se noutro estádio em que as bancadas fossem suficientes para os espectadores que nelas quisessem estar.

    Quando se lamenta, e com razão, haver tantos lugares vazios na maioria dos estádios (incluindo o dos Arcos, excepto em dois ou três jogos por ano) é caricato que se deixem sem acesso milhares de espectadores que queriam ver o jogo.

    Só em Portugal...



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Este senhor. . .
    2019-09-15 21h30m por vassili
    . . . desde que veio para aqui lamentar-se pelo facto de os adeptos do Guimarães apanharem chuva num jogo em Vila das Aves (coitadinhos. . . ), que não percebo porque lhe continuam a dar tempo de antena.

    Acho que a sua análise desportiva está a ser desperdiçada por estes lados, já que era melhor aproveitada no tasco nas traseiras do Castelo de Guimarães.
    LE
    Obrigado ZZ
    2019-09-08 11h43m por legion
    Já fazia falta, a bola tem o barba e cabelo, o record a pancada central e o jogo o sistema.

    Aqui temos este coiso que nos leva às lágrimas de cada vez que gatafunha.
    AN
    blufouro
    2019-09-06 19h07m por antoniomsbessa
    Deve ter percebido que sou adepto do Vitória. Por isso, se me pergunta pelo histórico dos jogos das outras equipas, nomeadamente as mais beneficiadas em todo o contexto do futebol português, prefiro nem comentar porque, na realidade, nem perco tempo em ver esses jogos se a minha equipa não for interveniente. Sou adepto de um clube que disputa a liga portuguesa, acompanho os jogos da minha equipa e basta. Se não fosse este "fanatismo" restar-me-ia ver futebol da liga inglesa, onde todos...ler comentário completo »
    antoniomsbessa
    2019-09-06 14h37m por bludouro
    Estou farto de ser mal interpretado (ou então o faz de propósito)! O que pretendia afirmar e que o caso (facto) do VAR ter estado avariado não teve o mínimo de influência "a favor" do Porto - visto que o Porto acabaria por perder os 3 pontos na mesma. O Porto "IA ganhando" como escreves mas o Porto "NÃO ganhou"! Ora, o resultado em sim teve importância pelas razões que como tu descreves mas não foi pelo VAR avariado que se deixou de haver justiça no mesmo. . . Agora, julgas "normal" haver um...ler comentário completo »
    AN
    bludouro
    2019-09-05 21h27m por antoniomsbessa
    Com o VAR avariado nesse jogo lá ia o Porto ganhando por 2-0. Um roubo daqueles, sem comentários. Depois, o Vitória marcou 3 golos e já não foi roubo foi humilhação.
    E esse jogo no dragão e o jogo do Porto no D. Afonso Henriques tiveram muita influência na tabela, ao contrário do que afirma. Ao Vitória deu o apuramento para a liga Europa e ao Porto retirou-lhe um título e um apuramento para a liga dos campeões.
    antoniomsbessa
    2019-09-05 14h36m por bludouro
    . . . e continuamos a insistir a comentar sobre o VAR avariado do jogo Porto-Vitória no [D]ragão da época passada? O antoniomsbessa não se lembra que esse mesmo jogo terminou com a derrota do Porto e que por consequente não teve o mínimo de influência na tabela classificativa? Deve de sofrer de amnesia! A diferença é que quando o Porto jogava mal geralmente perdia pontos, e enquanto os seus adversários faziam o mesmo lá se conseguiam safando, conquistando os 3 pontos na mesma - e vamos lá sab...ler comentário completo »
    AN
    da_ni82
    2019-09-05 01h09m por antoniomsbessa
    O da_ni82 não se lembra do jogo do Vitória no dragão na época anterior? Aí sim, foi um roubo daqueles que até o VAR avariou. Só em Portugal como diz o Sr. Luís Cirilo.
    Referiu que na época anterior o Porto no D. Afonso Henriques teve um adversário que soube fechar a baliza e critica isso porquê? O Benfica no mesmo estádio marcou apenas 1 golo e o Sporting nenhum. Será que os adeptos desses clubes também se podem queixar de a baliza não ter sido escancarada?
    Outra ideia que re...ler comentário completo »
    MI
    O VAR
    2019-09-04 03h30m por mib
    Tenho visto o VAR no campeonato Brasileiro e é completamente diferente, protocolo diferente, raramente tem havido erros.
    MI
    VAR
    2019-09-04 03h28m por mib
    Em Portugal o VAR não funciona porque somos o pais mais corrupto do mundo no futebol, também porque o protocolo português não funciona, e porque os árbitros sentem que nunca serão castigados quando prejudicam uma equipa.

    Tenho visto o VAR e é completamente diferente, o protocolo é diferente e raramente tem havido erros.
    Mais uma. . .
    2019-09-03 23h30m por bludouro
    . . . pérola deste senhor e um total desperdício de 10 minutos que dediquei à sua leitura (e sei lá porquê - ou talvez até sei: talvez pela paródia?).

    O caso do Keiser: no meu entender o afastamento do técnico holandês foi cirúrgico e muito bem atempado ou será que o Sr. Luis Carvalho não tem estado atento aos péssimos resultados do Sporting na pré-época e no arranque da temporada? Eu bem sei que é raro o autor do artigo ver o seu Vitória conquistar taças ou comandar o liga, m...ler comentário completo »
    Uma mentira contada várias vezes. . .
    2019-09-03 21h37m por Voorhees
    Pode não ser totalmente correcto dizer que não existe falta de Tapsoba (nunca para vermelho) mas também não é verdade que ficaram por marcar 2 penaltis contra o Vitória. Isso é falso. Existe um lance sobre Marcano que deixa algumas dúvidas, admito que até pode ter ficado por marcar um penalti, agora 2, nem pensar, aí já entramos na fantasia dos adeptos dos 3 grandes de que tudo o que cai (desde que seja a seu favor) é falta. Desde o fim do jogo que os portistas andam a fazer um enorme esfo...ler comentário completo »
    SE
    NEM FALTA ERA???
    2019-09-03 19h53m por SEMFANATISMOS
    FOI FALTA CLARISSIMA, se aquilo nao é falta os jogadores vao começar a empurrar a toda hora.

    Falta para vermelho, claro que nao, pq ainda havia outro defesa ao lado, logo nao estava isolado.

    "Só em Portugal"
    2019-09-03 17h43m por da_ni82
    Só em Portugal insistimos em nos fazer de vítimas quando as coisas não são decididas a nosso favor. . .

    O Sr. Luís Cirilo Carvalho reclama deste jogo, mas só fala de um lance, esquece os outros onde o Vitória SC foi claramente beneficiado ao ver serem-lhe perdoadas 2 grandes penalidades evidentíssimas. . .

    Mas agora vamos falar do critério dos árbitros? No jogo do ano passado no D. Afonso Henriques entre o Vitória SC e o Porto, numa altura onde o Porto lutava...ler comentário completo »
    Coluna
    2019-09-03 17h28m por jorgegroj
    Não se fala do segundo penalti do Rio Ave? Vai dizer que o Sporting de Keizer praticava um bom futebol? O Vitória foi prejudicado sim, mas é mais do mesmo, não se pode olhar com uns olhos para uns e com outros para outros, tem de se combater mas têm de ser os 16 clubes juntos dado que quem costuma beneficiar são sempre os azuis e os vermelhos

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Devem ter rejubilado, FPF e patrocinadores da prova, quando constataram que as meias-finais da Taça de Portugal iam ser disputadas pelos quatro clubes com maior número de adeptos, o que ...
    04-04-2024 14:50
    O jogo da passada quinta feira, em Guimarães, e o da próxima terça feira, na Eslovénia, serão as últimas oportunidades para Roberto Martinez tirar algumas ...
    24-03-2024 19:50E3
    Fica já o alerta  para os leitores deste texto de que ele apenas compara realidades e não é nenhum tipo de crítica a ninguém pese embora os ...
    07-03-2024 18:03E5
    Opinião
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha