placardpt
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    2019/04/17
    E5
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.
    No futebol, grandes, são os jogadores.
     
    Quando muito também os treinadores, que conjuntamente com os jogadores são quem ganha jogos, competições, troféus e assim contribuem para que os clubes que representam tenham um palmarés que vá fazendo a diferença entre eles.
     
    É certo que em Portugal há um gosto, mesclado de subserviência, de chamar “grandes” a uns clubes em detrimento de outros, mas a expressão prática disso apenas resulta no favoritismo de que esses clubes gozam a todos os níveis e ajuda a empolar diferenças que a realidade das coisas devia fazer como se fossem bem menores.
     
    Vamos ao que interessa.
     
    Os grandes jogadores.
     
    Escrevendo isto na noite em que os dois maiores da actualidade tiveram sortes bem diferentes na Liga dos Campeões, com Messi a seguir em frente e Ronaldo a ficar pelo caminho, parece-me oportuna uma pequena reflexão sobre o que têm sido os grandes jogadores da história do futebol e a velha polémica (em que nunca entrarei) sobre quem foi o melhor de sempre ou quem é o melhor da actualidade.
     
    Mais de cem anos de futebol, mas com enfoque nos últimos sessenta, dizem-nos que houve um número razoável de jogadores de excepcional qualidade mas muito pouco ao nível da genialidade pura aquela que permite fazer a diferença com absoluta regularidade.
     
    Falo dos que vi jogar.
     
    Nunca vi Di Stéfano jogar mas todas as opiniões convergem no sentido de o declarar como um dos melhores de sempre o que ,aliás, o seu palmarés individual confirma na plenitude.
     
    Génios que vi jogar?
     
    Pelé, Eusébio, Maradona, Cruyff, Beckenbauer, Ronaldo, Ronaldinho, Messi, Cristiano Ronaldo e Zico.
     
    Para mim os dez melhores jogadores que vi num relvado.
     
    Infelizmente, boa parte deles (Pelé, Maradona e Zico) muito menos vezes do que gostaria porque nos seus tempos as transmissões televisivas não eram tão frequentes e diversificadas como nos tempos que correm.
     
    Aos brasileiros vi-os apenas nos Mundiais (Pelé vi uma vez ao vivo no estádio das Antas num Portugal-Brasil) e o argentino pouco mais do que isso, embora o seu tempo já tenha sido na altura das televisões.
     
    Foram os melhores que algumas vez vi. E dois deles, Messi e Ronaldo, ainda vejo e espero ver por mais alguns anos.
     
    O melhor dos dez?
     
    Nem me atrevo a dar opinião porque jogadores tão diferentes, em tempos tão diferentes, não permitem que se façam comparações justas dadas as diferenças abissais em termos de qualidade dos relvados, qualidade dos equipamentos e especialmente das botas; diferença das bolas, dos métodos de treino, da medicina desportiva e dos próprios conceitos de profissionalismo.
     
    Imagino, por vezes, onde teria chegado Maradona sem o vício da droga que lhe arruinou os últimos anos de carreira.
     
    Imagino o que seria Pelé nos tempos de hoje.
     
    Mas imagino, essencialmente, até onde chegaria Eusébio com os métodos de treino actuais, com bolas e botas muito mais leves, com uma medicina desportiva que lhe teria evitado sete operações aos joelhos, sem ter de jogar em pelados, sem alinhar infiltrado em jogos particulares porque o cachet para o clube seria menor se ele não jogasse, com uma consciencialização bem maior dos árbitros para defenderem os grandes jogadores do jogo “sujo”, tendo oportunidade de fazer carreira num grande clube europeu onde pudesse ganhar a Liga dos Campeões.
     
    Nunca saberei, e em bom rigor pouco me interessa, qual dos dez em igualdade absoluta de condições e atuando no futebol atual seria o melhor de sempre.
     
    Mas não me custaria a crer que fosse Eusébio.


    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sempre bairrismos-
    2019-04-20 21h32m por joaolourenco33
    Defender sua terra, eu ate compreendo. Mas, dai a só enxergar os seus?
    Pele e incontestável!!
    Colocar Eusébio e Cristiano Ronaldo entre os 10 maiores. eu ate ficaria calado(apesar de já ser bairrismo), mas concluir dizendo que Eusébio poderia ser o maior. . . é demais.
    Não nominarei quais os 10maiores. . . não tenho esse discernimento!
    Mas te afirmo, sem contestação. . . Pelé é o maior de todos. . . Dito por Beclembauer, Cruif, Zico, Rivelino, Gerson, . . . . e outro...ler comentário completo »
    Concordo
    2019-04-17 18h23m por asbaka
    Que não é justo fazer a comparação entre tempos tão diferentes.
    Mas tbm não concordo de uma certa visão que por vezes circula aí que antigamente era tudo mais difícil.

    Concordo com todos os exemplos que foram descritos lá em cima mas ainda acrescento mais na direção oposta.
    Pois hj em dia as distrações são muito mais, o futebol muito mais competitivo, o calendário muito mais apertado e a pressão muito maior.

    Dito isto, creio que qualquer um d...ler comentário completo »
    xithombo
    2019-04-17 18h10m por asbaka
    "Galileu calculou a velocidade da luz e a distancia ao sol a olho nu, assim como descobriu que a terra é redonda estando na terra. "

    Calado tbm eras um génio, nem tens noção do que dizes.
    Bonito
    2019-04-17 17h52m por xithombo
    Boa reflexão. Imaginemos o que teria feito Galileu ou Da Vinci nos tempos atuais. Galileu calculou a velocidade da luz e a distancia ao sol a olho nu, assim como descobriu que a terra é redonda estando na terra. Um Eusébio ou Pele com as condições atuais. . .
    Excelente. . .
    2019-04-17 17h23m por adeptuga
    . . . este artigo do Sr. Carvalho. Já escrevi exactamente as mesmas opiniões. . . parabéns, concordo a 100%
    Porquê?
    2019-04-17 17h13m por otario007
    "É certo que em Portugal há um gosto, mesclado de subserviência, de chamar “grandes” a uns clubes em detrimento de outros, mas a expressão prática disso apenas resulta no favoritismo de que esses clubes gozam a todos os níveis e ajuda a empolar diferenças que a realidade das coisas devia fazer como se fossem bem menores. "

    Ou então os clubes com mais adeptos/titulos. Os maiores de Portugal. . .
    Porquê sempre a mesma coisa com este "jornalista"? Porque é que não consegu...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Devem ter rejubilado, FPF e patrocinadores da prova, quando constataram que as meias-finais da Taça de Portugal iam ser disputadas pelos quatro clubes com maior número de adeptos, o que ...
    04-04-2024 14:50
    O jogo da passada quinta feira, em Guimarães, e o da próxima terça feira, na Eslovénia, serão as últimas oportunidades para Roberto Martinez tirar algumas ...
    24-03-2024 19:50E3
    Fica já o alerta  para os leitores deste texto de que ele apenas compara realidades e não é nenhum tipo de crítica a ninguém pese embora os ...
    07-03-2024 18:03E5
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa