placardpt
      Pormenor Profundo
      Leandro Monteiro
      2019/01/04
      E0
      Nesta coluna um treinador e analista de futebol pretende alcançar os pormenores mais profundos, vislumbrando o despercebido, dando mote sobre uma visão mais alargada da modalidade, promovendo a arte do futebol.

      Este artigo tem o propósito de antever quais os comportamentos a esperar de um remodelado Benfica. O nome e percurso de Bruno Lage circula pelos media, mas pouco se conhece das suas ideias e como as operacionalizará.

      Centramo-nos sobre a vertente ofensiva, pois será o capítulo mais instigado pelo Benfica que passará a maior parte do tempo, em organização ofensiva.

      Identificamos um jogo de paciência na procura do espaço certo para desequilibrar. A primeira fase de construção será com saídas pacientes, procurando com progressão entrelinhas (elemento oferecendo linha de passe interior) ultrapassar vários opositores para no último terço decompor-se em duas essenciais variantes:

      1. A envolvência interior, através de movimentos na profundidade com combinação (52 segundos);
      2. Pela superioridade numérica numa circulação exterior, insistindo num 2x1 perante o ala adversário e consequente ação de cruzamento para finalização (12 segundos).

      Os cruzamentos tenderão a aumentar e a sua zona alvo situar-se-á entre o segundo central e lateral contrário (minuto 3:27).

      Registe-se que em qualquer destas nuances há a exigência para a equipa estar em amplitude, ocupando os corredores laterais de modo a ter maior abrangência no terreno de jogo (minuto 1:04).

      Outro dado, é a insistência para a procura dos médios jogarem nas costas da linha média adversária (minuto 1:12), explorando as costas destes e ultrapassando-os com passes entrelinhas. Inclusivamente, o avançado baixa no nível espacial, permitindo a subida de linhas na posse de bola ofensiva.

      É um treinador que valoriza essencialmente o treino e daí esperar-se as réplicas do vídeo no remodelado Benfica.

      Foi um dos protagonistas na lapidação de jogadores como Bernardo Silva, Ederson, André Gomes, Gonçalo Guedes, João Cancelo, Rony Lopes, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa, Bruno Varela, Bruno Gaspar, Ricardo Horta, David Simão, entre tantos outros.



      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...

      OPINIÕES DO MESMO AUTOR

      O que por muitos era apelidado de jogo do título deu um novo líder ao nosso campeonato. Numa maior personalização benfiquista, a eficácia e a dominância ...
      03-03-2019 10:27
      A equipa técnica comandada por Francisco Chaló, com a coadjuvação de André Mota e Miguel França, tem tido um impacto incrível na Argélia, ...
      10-02-2019 10:26
      Novo derby num contexto ímpar, uma eliminatória e a duas mãos, o que obriga a reajustes de planeamento, é imperativo não se pensar só em 90 minutos, mas, ...
      07-02-2019 09:50E2
      Opinião
      Oitava Arte
      Álvaro Costa
      O Melhor dos Jogos
      Carlos Daniel
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa