placardpt
    Visão de jogo
    Pedro Silva
    2018/09/24
    E5
    Espaço de análise da actualidade desportiva, onde o comportamento, a emoção e a razão têm lugar privilegiado. Uma visão diferente sobre o jogo, para que o jogo seja diferente.

    O estranho caso de Benjamin Button é um conto de F. Scott Fitzgerald escrito nos anos 20 do século passado, adaptado ao cinema em 2008 por David Fincher, no qual Brad Pitt interpreta o papel de Benjamin Button, um bebé que nasce com a aparência e doenças físicas de um homem idoso, para quem o tempo parece correr ao contrário: nasce velho, morre novo.

    Quem conhecia Benjamin, via nele alguém estranho: a aparência não condizia com a imaturidade, os comportamentos não se adaptavam à idade, as relações eram diferentes e não teria uma vida comum.

    O estranho caso de José Mourinho é um conto dos dias de hoje e narra a história de um homem que nasceu, cresceu, aprendeu, amadureceu, viveu para o futebol e o revolucionou. É um filme interpretado pelo próprio, cuja história começa antes de ser revelada e que fomos conhecendo no início deste século. Neste filme, as principais cenas transmitem todas o mesmo: rutura metodológica no processo de treino, liderança impactante na relação com os jogadores, inovação e carisma na relação com a imprensa. E vitórias, muitas vitórias, dentro de campo e fora dele.

    Quem conhecia José Mourinho, via nele alguém estranho: tendo nascido e crescido no futebol, desde pequeno, pela mão do pai, Mourinho era um ser estranho ao próprio futebol e os seus comportamentos surpreendiam, eram uma lufada de ar fresco; a sustentação metodológica dos seus processos fazia escola; as suas relações, principalmente com a imprensa, eram assentes na confiança e numa pontinha de arrogância que, bem gerida e alicerçada em vitórias, até lhe assentava bem. Era evidente: José Mourinho não era um treinador comum.

    Desde os anos em que se afirmou a nível nacional e internacional, nomeadamente em 2004 com a conquista da Liga dos Campeões, a transferência para o Chelsea e a mítica frase “I’m a special one!” a carreira de Mourinho ganhou uma dimensão mundial e os seus resultados consolidavam-no como o melhor do mundo. Ganhou em Inglaterra, em Itália e em Espanha, Campeonatos, Ligas dos Campeões e muito mais: ficou na história do futebol.

    Contudo, os últimos anos revelam um treinador que não é o mesmo que conhecemos no passado e por quem nos apaixonamos, é cada vez menos o treinador que temos a certeza de continuar a idolatrar no futuro.

    Quando surgiu, Mourinho sabia tudo de futebol e certamente não desaprendeu. Escolheu um caminho e fê-lo de forma única. Marcou uma era, revolucionou o futebol, fez com que muitos jovens passassem a querer ser treinadores em vez de quererem ser jogadores.

    Contudo, atualmente basta olhar profundamente para o homem José Mourinho, além do treinador, para perceber que há algo perdido. Basta ouvi-lo com atenção, escutar o que está explícito e o que está implícito, para perceber que há nele um contentamento descontente.

    Sábado, após o jogo com os Wolves, disse: “Eles jogaram como eu gosto de jogar, que é como se fosse a final do Mundial. Essa é a atitude que gosto que as minhas equipas tenham em todos os jogos. E nós não a tivemos. Essa atitude faz a diferença. É difícil ganhar jogos quando não estás neles com tudo o que tens (…) É difícil de explicar.”

    Esta e outras tiradas, nesta e noutras conferências de imprensa, se forem analisadas profundamente, são reveladoras. Quando José Mourinho pede respeito fora de campo porque o está a perder dentro dele, algo se perdeu. Quando José Mourinho identifica nas outras equipas aquilo que fez dele, e das suas equipas, únicas e vencedoras, algo mudou. Quando isso é evidente e o próprio tem dificuldade em explicá-lo, e ainda mais dificuldade em mudá-lo, algo aconteceu. É tudo pior.

    Não, não é memória curta. Eu vi bem como Mourinho ganhou e conquistou o Mundo, como vejo bem agora que há algo de muito errado. Mesmo o estatuto que ganhou não invalida que seja criticável. Vendo jogar este Man Utd, mesmo que se identifique a intenção de a equipa jogar melhor além do puro «resultadismo», falta-lhe aquilo que as suas equipas mais marcantes tinham de forma evidente: alma vencedora, ambição, fome de vencer. Esta equipa é tudo menos isso. Neste momento, nem o próprio é a imagem disso.

    Mourinho tornou-se no melhor treinador português e um dos melhores do Mundo. De sempre! Mas, pensemos friamente: hoje, ainda é o treinador cujas equipas gostamos de ver jogar e ganhar, por quem os portugueses torcem também um pouco?

    No futebol de hoje, ainda alguém quer ser José Mourinho?



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    O futebol evoluiu, Mourinho não!
    2018-10-01 13h13m por nextstep
    O problema para JM é que hoje em dia com a concentração de grandes jogadores em poucos clubes, a luta já não chega para ganhar jogos. É preciso jogar futebol de muita qualidade. E no Manchester United acresce o problema de muitos jogadores estarem acomodados e ganharem demasiado dinheiro para serem os cães de fila que o futebol de combate necessita. Mourinho devia ter percebido isso e optado por uma de duas soluções: limpeza total dos jogadores acomodados e caros e começar de novo ou contrat...ler comentário completo »
    DA
    Carreira de Mourinho
    2018-09-24 23h13m por Darth_Kenobi
    Subscrevo a analogia com Benjamin Button, do nascimento do "special one" até à transformação em "not so special":

    BENFICA
    2 001: despedido em 6º lugar, à 14º jornada, a 7 pts do 1º, depois de ganhar 3-0 ao Sporting e exigir melhor contrato.

    U. LEIRIA
    2002: 4º lugar na U. Leiria à 19ª jornada, depois levou FCP do 5º ao 3º lugar.

    FC PORTO
    2003: ganhou Liga, Taça, e UEFA.
    2004: ganhou Liga, Supertaça, e CHAMPIONS. ...ler comentário completo »
    JO
    Mourinho e o passado
    2018-09-24 20h51m por joaots
    Gestão é a palavra chave para o sucesso do United.
    Desde a saída do Ferguson aquele clube é um caos.
    2013:Tentaram muitos jogadores e no final tiveram Fellaini( que tinha aumentado a cláusula de rescisão á menos de um mês)
    2014:Veio o Mata em Janeiro mas o Van Gaal no verão falhou em algumas contratações(Falcão e Di Maria), deixou sair jogadores que não deviam ter saído(Evra) e contratou jogadores medianos para serem titulares(Herrera e Rojo)
    2015:Deixaram Jonny ...ler comentário completo »
    José Mourinho
    2018-09-24 16h36m por MisticaEncarnada
    Eu penso que quando a direcção e o próprio Mourinho meterem a mão na consciência e chegarem à conclusão que neste momento não há equipa para lutar pela Premier League e que não se pode exigir que o United vença títulos no imediato então talvez cheguem à conclusão de que com tempo o United pode chegar lá. Infelizmente, hoje em dia, as pessoas querem que tudo aconteça no menor espaço de tempo possível mas devem lembrar-se que a grande parte da equipa do United é composta por jovens e como tal, ...ler comentário completo »
    SO
    Mourinho
    2018-09-24 15h28m por sofintas
    2018-08-28 02h57m


    Sim, agora há dualidade de critérios, muitos dos que gostavam (nunca foi o meu caso, também não gostava do futebol implementado e da figura quando ganhou) agora rasgam. O treinador é o mesmo, mas o futebol tem componente aleatória (é um jogo. . . ) e, por outro lado, o poder de "auctoritas", crença e "sedução" junto dos jogadores vai-se esvaziando à medida que os sucessos vão mingando. É errado e injusto, mas deixam de acreditar nas ideias....ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Poderiam identificar-se 21 razões para o Futebol Português ser uma vergonha, mas também poderíamos identificar 21 razões para que não seja. Tudo depende do ...
    15-10-2018 10:11E10
    Há uma frase de José Ortega y Gasset que diz que “nós somos nós e a nossa circunstância.” Talvez por isso, no futebol de hoje em geral, e num contexto ...
    28-09-2018 16:41E7
    Na semana passada escrevi neste mesmo espaço que ‘o Vitória tem tudo a ganhar!... vencer o campeão em título em pleno Dragão, seria o quebrar de um ...
    28-08-2018 17:17
    Opinião
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha