placardpt
    Azul do céu como o futuro
    Sebastião Barata
    2018/08/16
    E7
    Coluna de opinião, batizada pelo belo verso de Pedro Barroso, que irá acompanhar a nova realidade do Clube de Futebol os Belenenses, sem por isso deixar de olhar para o futebol português no seu todo.

    Tinha apenas 9 anos de idade e breves meses como sócio do Clube de Futebol os Belenenses quando participei no meu primeiro momento de associativismo e comunhão belenenses. Era o dia 1 de outubro de 2006, uma semana depois de o Estádio do Restelo cumprir 50 anos de alegrias, tristezas, suores, lágrimas e muitas lutas. Para assinalar o meio centenário, organizou-se uma caminhada das Salésias ao Restelo, e os sócios corresponderam com uma forte presença.

    São muitos os momentos que guardo com carinho desse dia: o tê-lo passado com o meu pai e o meu avô (este último que nem belenense é, mas que quis vir recordar um estádio – as Salésias – cuja magnificência e imponência de outrora ultrapassava qualquer clubismo e rivalidade); as fotos que tirei com Marco Aurélio, ídolo da altura, e Vicente, ídolo de sempre; os passos que dei pelo relvado do Restelo pela primeira vez; e o mar de azul a preencher as ruas que nos levaram de um campo ao outro.

    Mas há uma imagem de que me tenho vindo a lembrar muitas vezes nos últimos meses: um sócio que levava um cartaz com as palavras “BELÉM – quanto mais sofres, mais gosto de ti”. Sei que no dia não percebi o que o cartaz queria dizer. Parecia apenas uma piada inocente, uma forma de dizer que o carinho pelo clube se mantém apesar dos dissabores. Ao longo dos anos, ao aprender sobre a nossa história e à luz de acontecimentos recentes, apercebi-me e, mais importante, identifiquei-me com o verdadeiro significado da mensagem: é precisamente pelos dissabores, ou melhor, pela forma como ultrapassamos os dissabores, que é impossível não amar o Belenenses.

    A caminhada desse dia assinalava o aniversário da inauguração do Estádio do Restelo, um complexo desportivo construído pelos sócios após o clube ter sido expulso do Estádio das Salésias para que lá se fossem fazer obras públicas – obras essas que nunca se fizeram, tendo ficado o terreno ao abandono durante décadas. Quando se diz que o Restelo foi construído pelos sócios, é mesmo isso que significa: os custos foram assegurados pelos fundos do clube e pela massa associativa, sem ajudas do Estado ou do município. As dívidas contraídas neste ato levariam a que no início dos anos 60 perdêssemos o estádio para a Câmara de Lisboa, que chegou a encaixotar os troféus do clube na rua, desrespeitosamente. Recuperámos o Restelo no final da mesma década, mas os resultados desportivos não seriam mais os mesmos, e em 1982 acontecia o impensável: uma dolorosa descida de divisão.

    Dolorosa, mas que não afastou a família belenense, pelo contrário: os sócios uniram-se em torno da equipa e, sete anos depois da descida, o Belenenses triunfava no Jamor e vencia a sua terceira Taça de Portugal, curto número para tão grande emblema. Como se pode ver, o clube passou por muitas dificuldades nos seus quase 99 anos de história (as aqui enunciadas são apenas uma breve amostra), mas soube sempre ultrapassá-las de uma maneira ou de outra, e sempre com o suor e o esforço de uma massa associativa leal e inabalável.

    É por isso que o novo capítulo da história do clube que se inicia esta época a partir das distritais não me demove. A quem fez as contas no primeiro parágrafo, percebeu que tenho apenas 21 anos: não vi a equipa a ganhar o campeonato de 45/46 e a perder o de 54/55 a quatro minutos do fim; não vi os capitães que levantaram as nossas três taças; não vi grandes noites europeias com o Barcelona ou o Bayer Leverkusen. Mas terei todo o orgulho em ver, com todos os sócios e adeptos no Estádio do Restelo, esta longa caminhada, mais longa que a que dista as Salésias do Restelo. Pois é de um Belenenses sofredor que surge um Belenenses vencedor, e um Belenenses de que gosto cada vez mais.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JO
    Tenham mas é juízo
    2018-08-17 20h37m por josempcosta
    Faz lembrar as situações em que há tanta gente com uma doença muito grave e a lutar pela própria vida e em contraponto aparece alguém que se quer suicidar. É o que me ocorre cada vez que se fala neste absurdo. Tomara muitos clubes terem a sorte do Belém. Enfim.
    Parabéns
    2018-08-16 19h45m por davidmamen
    É bonito ver o teu fanatismo saudável, inculcado desde idade vulnerável. Mas sem Tiago Caeiro nas distritais vai ser difícil :/
    Perfeito
    2018-08-16 19h05m por AzulMais
    Perfeito, mas uma situação não invalida a outra. Foi gerido pelas Direcções do Clube que o Belenenses chegou a 2011 (a bater no fundo - milhões de dividas) e sem ninguém aparecer (vejam artigos da época).

    Querem fazer crer que os adeptos portugueses são diferentes dos Ingleses.
    A CS deveria esclarecer que hoje em dia, o futebol é uma Indústria que deve ser gerida profissionalmente e com responsabilidade (que infelizmente não aconteceu no Belém nos últimos 20 anos). Co...ler comentário completo »
    DA
    Belém até Morrer
    2018-08-16 15h28m por davide_belem
    Aqui está espelhado um sentimento de um verdadeiro Belenense.
    Que continues a escrever e obrigado.
    AZ
    Obrigado
    2018-08-16 14h41m por AzuldoMar
    E é isto. . . Isto mesmo. Aqui fica para aqueles que falam ainda em dois belenenses. O Belenenses está de volta. Unido e de cabeça levantada.
    Clube de Futebol “Os Belenenses”
    2018-08-16 14h14m por 1919Belenenses
    Muito grato ao ZZ e ao Sebastião pela partilha deste artigo de opinião que é uma lufada de ar fresco que funciaona como uma espécie de feixe de luz num espaço de escuridão quase total em que alguns pretendem transformar o mundo do futebol.

    Quanto mais o Belenenses (clube) sofre, mais sofrem os belenenses (adeptos). O amor, que pode de facto nascer a partir do sofrimento, deve igualmente renascer e fortalecer-se a partir da paixão.

    «Às vezes o homem prefere o s...ler comentário completo »
    TI
    Belém até morrer!
    2018-08-16 13h55m por Tiago_Pastel
    Grande texto, que simboliza bem o que a maioria dos Belenenses pensa neste momento, e que demonstra bem a nossa alma. Por mais obstáculos que surjam, ressurgiremos sempre e cada vez mais fortes! Belém até morrer! Tenho todo o orgulho, sou Belém até morrer!

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    É particularmente saboroso celebrar o centenário do Belenenses dada a quantidade de vezes que foi anunciada a nossa morte. Estes 100 anos de vida são, obviamente, anos de ...
    24-09-2019 11:25E5
    Imaginemos o seguinte cenário: uma equipa da Primeira Liga termina a temporada em 9.º lugar, cria numa só época os seus escalões de formação e ainda ...
    23-06-2019 10:29E14
    Após o apito final, durante o habitual cumprimento aos jogadores, um senhor agita a sua camisola em frente aos atletas que por ele passam. Diz-lhes que veio de propósito de Leiria ...
    17-06-2019 08:52E1
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa