placardpt
Portugal está fora das meias-finais

Vitória e golos. Só faltou mesmo a pontinha de sorte

2017/06/23 21:42

Portugal bateu a Macedónia por 4x2, mas isso não chegou. A equipa de Rui Jorge despede-se assim de um campeonato em que, numa fase de grupos sempre competitiva, fez o mais normal. Venceu dois jogos, mostrou qualidade, mas o resultado da Eslováquia diante da Suécia deitou por terra o bom trabalho da seleção nacional. A seleção de esperanças não morreu na praia, como em 2015, mas voltou a morrer de forma inglória. 

Avalanche ofensiva antes do golo sofrido

Foi um começo de jogo absolutamente intenso, em que Portugal entrou forte. A equipa de Rui Jorge atacou muito, e bem, pelo lado direito do seu ataque. Nessa zona, a capacidade técnica de João Cancelo, Podence e Iuri – o jogador do Sporting jogava no meio, mas ia aparecendo naquelas zonas - ia criando muitos problemas à estrutura defensiva da Macedónia. A equipa de Milevski respondia como podia à avalanche atacante de Portugal. 

Portugal começou a assumir o comando do jogo com Bruma a assumir o protagonismo. O jogador do Leipzig marcou um grande golo e, depois de mais uma jogada individual, ofereceu outro a Gonçalo Paciência, que atirou para defesa de Shishkovski. Portugal ia dominando, mostrava qualidade no seu futebol, mas o resultado mantinha-se num chato 2x0.

À entrada dos 10 minutos finais do primeiro tempo, a turma de Rui Jorge começou a perder intensidade – era impossível manter aquele ritmo – e a Macedónia aproveitou para fazer o golo, num remate de fora de área. Nada mudava. Portugal tinha que ir em busca de mais golos. 

Oportunidades, mais oportunidades e (muito) cansaço

Portugal voltou a entrar mais forte e Iuri Medeiros começou por ficar perto do golo. O extremo do Sporting, o mais esclarecido à altura, ofereceu um passe magistral que Podence soube transformar em golo. Tudo em aberto e o objetivo à distância de apenas um golo.

Só que depois veio o inevitável. O cansaço apoderou-se da seleção de esperanças e o discernimento, daí em diante, não foi o melhor. Portugal começou a atacar à pressa, com muitos jogadores – Ricardo Horta entrou…para jogar a médio – e a Macedónia, com maior ou menor dificuldade, foi anulando o ataque luso.

A vontade era muita, mas, à entrada dos 10 minutos finais, a Macedónia aproveitou para dar um murro no estômago dos portugueses, com o golo de Markovski. A equipa de Rui Jorge ainda tentou, voltou a falhar mais oportunidades – foi a eficácia que nos tirou o sonho -, mas já era tarde. Despedida inglória para uma geração que promete. 

U Sexta, 23 Junho 2017 - 19:45
Stadion Miejski w Gdyni
Ivan Kruzliak
2-4
Enis Bardhi 40'
Kire Markoski 80'
Edgar Ié 2'
Bruma 22' 90'
Daniel Podence 57'
Stadion Miejski w Gdyni
Lotação15 139
Medidas105x68m
Inauguração1938
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo B
Onzes Iniciais
Lances Capitais
GOLO Portugal!
Edgar Ié marca
Edgar Ié marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
22´
GOLO Portugal!
Bruma marca
Bruma marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
39´
GOLO Macedónia!
Enis Bardhi marca
Enis Bardhi marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
56´
GOLO Portugal!
Daniel Podence marca
Daniel Podence marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
80´
GOLO Macedónia!
Kire Markoski marca
Kire Markoski marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
90´
+1
GOLO Portugal!
Bruma marca
Bruma marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
A Chave
Golo de Markovski: Portugal tentava ir à procura do quarto e decisivo golo, quando a Macedónia aproveitou o balanceamento português para reduzir o marcador. O sonho ficava mais difícil. 
O Árbitro
O árbitro passou ao aldo do jogo, tendo conduzido o mesmo com tranquilidade. Antes do final, contudo, foi demasiado rigoroso na expulsão de Diogo Jota. 
O Melhor
Avalanche ofensiva portuguesa
Portugal está eliminado da competição. Ainda assim, a equipa de Rui Jorge fez mais do que o suficiente para vencer por muitos golos de vantagem. Muitos ataques, bom futebol e uma grande ambição. Faltou a pontinha de sorte. 
O Pior
Desperdício luso
Portugal criou muito. Mas, diga-se, desperdiçou também muito. Uma seleção que tinha de vencer por muitos golos não podia ter desperdiçado tantas oportunidades. A única mancha negativa de uma exibição muito positiva. 
Forma
Macedónia
2016/2017
3J
0V
1E
2D
4-11G
Portugal
2016/2017
5J
4V
0E
1D
11-6G
Sabia que...by playmaker stats
Portugal "morre na praia" e está afastado do Europeu na fase de grupos 2 edições depois (2007 José Couceiro)
Portugal marcou tantos golos (7) nesta edição (2017) como no Euro U21 2015 quando foi finalista vencido (Suécia)
Portugal sofreu 5 golos em 3 jogos; se somarmos as edições 2015, 2007 e 2006, a seleção nacional sofreu 6 em 12 partidas
Melhores marcadores de Portugal (Euro Sub-21):
3 Bruma
1 Gonçalo Guedes
1 Bruno Fernandes
1 Daniel Podence
1 Edgar Ié
Totalistas do Euro Sub-21 (Portugal):
Bruno Varela
João Cancelo
Edgar Ié
Rubén Neves
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MACEDÓNIA DO NORTE
EMPATE
PORTUGAL

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
BlankSpace
2017-06-24 13h34m por ZRAUGUS
Será que sou apenas o único a achar que a arbitragem não foi assim tão má? Tive oportunidade de rever a repetição do lance que resulta na expulsão do Jota e na verdade há um pé em riste com os pítons a acertarem no tornozelo do adversário - não intencional, podia perfeitamente ter dado apenas o amarelo, mas creio que o vídeo árbitro é obrigado a verificar as imagens, certo?

Porém, não me parece justo estar a responsabilizar a arbitragem pela falta de eficácia na concretização...ler comentário completo »
Tenho pena do Rui Jorge
2017-06-24 09h33m por Triper
A Selecção até nem é má (está carregada de qualidade) mas foi forçado a usar o cepo do Sanches em vez do Geraldes e deu nisto. . . jogar com 10. Ele até pode ser novo mas a cabeça não existe (e a qualidade também mas isso são outras contas). Ou começa do zero numa equipa mais fraca ou já era.

Ideia com que fiquei desta Selecção:
Pontos bons - temos extremos e médios de qualidade para uns bons anos.
Pontos maus - PL e DC vão ser duas posições de sofrimento na A s...ler comentário completo »
pedro98fcp
2017-06-24 08h34m por ZRAUGUS
Eslovaco. Esta nomeação revela muito amadorismo por parte da UEFA.

Por acaso não achei que a arbitragem tenha prejudicado Portugal, tirando a expulsão do Diogo Jota. Não percebo como é que o vídeo árbitro não pode intervir nessa situação?

Concordo completamente que merecíamos mais sorte e principalmente que não podemos ser injustos com este grupo de jogadores e treinadores. O futebol é isto, um jogo imprevisível em que nem sempre ganha quem mais merece. Poré...ler comentário completo »
AZ
Já vi tudo
2017-06-24 06h29m por azulado
Todas as nossas seleções estão recheadas de jogadores jeitosos. . . mais nada.
Não temos a capacidade técnica e organizadora das outras grandes seleções.
Assim nunca vamos muito longe, o que é o normal (o Euro to ano passado foi um milagre graças ao Ronaldo). Foi e vai ser sempre assim. . . mas temos fé eternamente.
A única excepção é que somos abençoados com a presença do Ronaldo na seleção.
RJ
GloriosoEncarna do
2017-06-24 03h50m por RJAR8
Penso que és um pouco contraditório.
"devia se procurar fazer o onze conforme foi a epoca de cada jogar e o clube que representa"
E depois escolhes um 11 em que entra o Renato. . .
E deixas no banco o Geraldes que fez uma época excelente no Moreirense? Já para falar no Iuri. . .
Realmente, e bem como disseste. . . "agora fácil falar".
#apaguemtudo
Más escolhas de Rui Jorge
2017-06-24 02h41m por GloriosoEncarnado
Agora é fácil falar, mas desde o inicio que a formação tática e o onze inicial não parecia ser o melhor, devia se procurar fazer o onze conforme foi a epoca de cada jogador e o clube que representa, o melhor onze teria sido esse:
B. Varela
Cancelo
R. Semedo
T. Figueiredo
Rebocho
R. Neves
R. Sanches
Bruma
D. Jota
G. Guedes
G. Paciencia
iSmurf
2017-06-24 02h20m por senhor-doctor
Ha 3 grupos, passa os venderes e o melhor segundo classificado, para as meias finais. Inglaterra, Espanha e penso que a Alemanha deve vencer o grupo C (ainda falta um jogo, um ponto chega). O melhor segundo neste momento é a Eslováquia, graças a goleada que deram a Suécia. Penso que serão eles a passar.
Duvida
2017-06-24 01h19m por iSMURF4
Estou completamente de fora)

Quais as seleçoes q já se qualificaram e as que ainda se podem qualificar para as meias?
Golden Boy
2017-06-24 00h16m por senhor-doctor
O jovem que esteve em mais capas de revistas de sempre, conseguiu ser o pior em campo por Portugal, sendo substituido ao minuto 55. Nos outros jogos, igual (apenas fez uma assistência decente). Vendido logo, enquanto o Sporting por exemplo luta com tudo, as vezes indo contra a vontade de jogadores, para o manter. Mas isso é o Benfica, um esquema/negocio, não uma equipa de futebol.

Muito bom jogo por acaso da selecção, faltou maturidade, pois queriam apressar tudo, m...ler comentário completo »
Headhunter
2017-06-23 23h03m por qwer80
Esperemos para ver (no meu caso espero que nao. . . ), tenho 100% de certeza que nem num braga tinha qualidade para jogar.
Headhunter
2017-06-23 22h56m por qwer80
Vira a boca para lá. . . deixa lá estar o bruno fernandes que no sporting não tem lugar
Coisas muito estranhas. . .
2017-06-23 22h56m por dani321
JOGO- Os jogadores pecaram em demasia na finalização, podíamos ter boa oportunidade de passar se tivéssemos finalizado melhor, jogadores acabaram um pouco com demasiada bola no pé, pouca velocidade na variação de jogo, o que é compreensível devido ao cansaço. Mas fomos claramente superiores e merecíamos estar nas meias finais.
JOGADORES E RUI JORGE- Tenho uma questão, o Rafa era ilegível para estar nesta competição? Não consigo compreender a titularidade do Renato Sanches. Ele dis...ler comentário completo »
Renato nos sub 19?
2017-06-23 22h47m por Sotkio
Acham que entrava bem nos sub 19? Teria lugar? Ridículas estas tentativas de salvar jogadores através da selecção. Já é um clássico com Portugal. . . O Renato, se realmente lhe querem bem, devia ser protegido de mostrar em campo como caiu a pique de forma e capacidade. No banco a ver o europeu passar estava Geraldes, que ganhou uma taça da liga com o Moreirense e que no Sporting mostrou que tem qualidade muito acima da média. E falo no Geraldes mas certamente haverá mais dois ou três joga...ler comentário completo »
PA
Grande seleção!
2017-06-23 22h46m por parita
Já começa a ser clichê: o português, assim que há resultados menos bons, dispara que o treinador não presta, os jogadores não jogam, tudo tem que mudar, e que sempre foi dessa opinião.
É ridículo culpar o Rui Jorge e os jogadores por termos sido eliminados. Jogamos contra uma das melhores seleções sub21 de sempre (Espanha), pelo que a derrota seria difícil de evitar, e acabamos por ter azar quando a Eslováquia ganha 3-0, e quando sofremos o segundo golo da Macedónia (que é o gol...ler comentário completo »
Portugal
2017-06-23 22h21m por qwer80
Só tenho uma coisa a dizer, a escola do sporting é que demonstra ser a grande espinha dorsal das seleções (das que jogsm bem claro). Vejam o jogão do bruma, do podence e do iuri
PI
Sub-21
2017-06-23 22h19m por Pinho352
Depois ainda vêm falar de falta de sorte. Quem cria tantas oportunidades e não as marca, ou é por azelhice ou por mérito do guarda-redes adversário. Falta de sorte só se bater na trave, acertar por tabela em outro jogador quando a bola vai entrar, o que não foi o caso.
Esta selecção não mereceu passar, foi bem derrotada pela Espanha e perante selecções medianas conseguiu cumprir e vencer mas não chegou.
Rui Jorge já mostrou que não tem qualidade para comandar a equipa, pod...ler comentário completo »
Sub-21 - Rúben Neves
2017-06-23 22h12m por TheFCPorto
Para mim o que fica desta competição:
- temos uma defesa fraquinha, mas mesmo assim Ié sai claramente valorizado, pode ser se bem trabalhado um defesa para equipas grandes, tem qualidade de passe e uma velocidade impressionante;
- Rui Jorge não deve ser contestado, a equipa pratica um futebol de qualidade;
- Renato Sanches vai ter um ano decisivo de afirmação ou não, decaiu muito nesta temporada;
- Bruma a demonstrar que se tivesse cabeça e tivesse planeado melho...ler comentário completo »
Macedonia
2017-06-23 22h07m por Joroba_Belem
Que grandes filhos da p_t_, desculpem lá dizer. Não tinham absolutamente nada a ganhar, mas anti-jogo e jogo sujo não faltou. O arbitro no final expulsa o Jota de forma completamente ridícula! Assustou-se com o 4-2 ali no final e fez das suas, foi o que foi.

Enfim, graças a Deus os Sub-21 estão recheados de grandes jogadores para o futuro. Podemos estar confiantes nos próximos 10 anos termos jogadores bons e preparados para a Selecção A. Grande jogo da equipa e mereciam m...ler comentário completo »
zecarlos_slb
2017-06-23 22h06m por RQ7T
Uma coisa é dizeres que a Espanha esteve melhor outra é dizeres que esteve avassaladora. Para mim a Espanha com Portugal foi pouco ou nada superior e não teve o jogo tão bem controlado assim, só a partir do 2-0 e com a seleção que têm deviam ter feito mais assim como Portugal podia ter feito um pouco melhor.
ZE
Ruben neves
2017-06-23 22h05m por zecarlos_slb
Queria apenas destacar a classe que este rapaz tem! Que qualidade, a bola sai sempre redondinha! Claramente o jogador que mais gosto de ver desta selecção!
ZE
RQ7T
2017-06-23 22h01m por zecarlos_slb
Porque para mim não é por portugal ter rematado mais que acho que foi melhor que a espanha! Para mim a espanha contra portugal teve praticamente sempre o jogo controlado, foi a melhor equipa, troca melhor a bola, tem claramente uma ideia de jogo solida e eficaz, tem claramente os 2 melhores jogadores em campo!
Mas isso claro é a minha observação
SUB-21
2017-06-23 21h58m por Griezmann27
epá calem-se lá, até parece k não passaram por causa do árbitro, a gente não sabe é defender e único k parece saber fazer um remate à baliza é o bruma. . . . agora toca a renovar com o Peixe e Rui Jorge k com 2 boas seleções não fizeram nadinha!
Portugal
2017-06-23 21h57m por edmur_ribeiro
Merecíamos ter goleado mas só não o fizemos devido ao nervosismo dos jogadores e da arbitragem que esteve péssima, um penalti por assinalar sobre o Paciência e a expulsão do Jota foi no mínimo ridícula.

Uma pena esta selecção com enorme qualidade ficar pelo caminho, o formato está muito mal feito não haja dúvida. Há dois anos foi o que foi na final e agora isto, ainda bem que a selecção A ganhou o Europeu senão ainda hoje seríamos os "orgulhosamente perdedores".
Jokky
2017-06-23 21h57m por 4lfredo
Sem dúvida. Também me meteu nojo ver a outra seleção a fazer anti jogo quando estava a perder.
Enfim
2017-06-23 21h55m por Jokky
Fazer anti jogo a perder é algo estranho e a expulsão do Jota ainda mais estranha foi. Falharam muito e isso paga-se mesmo assim mereceram claramente passar.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Ancelotti, em conferência de imprensa
O Real Madrid conseguiu salvar um empate (2-2) de uma visita a Munique em que até esteve a vencer, mas que permitiu uma reviravolta. Carlo Ancelotti, treinador dos espanhóis, fez a ...