placardpt
      Sporting e Vitória FC empatam sem golos

      Um bocejo em forma de jogo de futebol

      Um jogo para esquecer e um empate que não decide nada, mas que deixa o Vitória FC a depender apenas de si para assegurar a manutenção, claramente o objetivo de uma equipa que se deslocou a Alvalade sem qualquer intenção de jogar futebol e que encontrou no Sporting o parceiro ideal para essa dança. Os leões tiveram a bola tempo suficiente para vencerem a formação sadina, mas sentiram enormes problemas para criar ocasiões de perigo e com isso não conseguiram sentenciar a luta pelo pódio, ficando à espera da última jornada para decidir essa questão. Que jogo pobre!

      A história do costume

      A boa sequência de resultados até ao jogo com o FC Porto tinha causado vários elogios à equipa de Rúben Amorim, mas dentro de campo o futebol não estava a ser convincente. O próprio treinador admitiu que este Sporting ainda sente muitas dificuldades para criar ocasiões de golo e Lito Vidigal, experiente nestas andanças, aproveitou bem esse facto e montou um Vitória FC completamente de tração atrás. A fase é delicada e o técnico sadino não se importava de prolongar a série de jogos sem vencer para 15, desde que isso significasse a conquista de um ponto.

      Com Éber Bessa a fazer de falso avançado e Zequinha e Mansilla mais laterais do que extremos, a equipa sadina encostou-se cedo no seu meio-campo enquanto via os jogadores leoninos trocarem a bola entre si. Uma espécie de treino com bola ou um jogo de pré-época, pouco intenso, pouco interessante e com as balizas a servirem apenas como adereço. Claro que a bola andava sempre no meio-campo sadino, mas o Sporting foi completamente inofensivo e dava uma imagem negativa já antes vista. 

      De um lado era um Sporting sem qualquer remate enquadrado à baliza do Vitória FC, do outro era um Vitória FC sem sequer conseguir chegar à área de Maximiano. Portanto, condições para quem está em casa adormecer a ver esta partida. Dava a sensação que nem Sporting, nem Vitória FC tinham objetivos para este jogo, mas era precisamente o contrário. Os leões tinham visto o SC Braga perder e com uma vitória selavam o último lugar no pódio, mas nem isso foi suficiente para trazer ideias à equipa de Rúben Amorim, sempre dependente dos rasgos de Wendel e de uma ou outra movimentação de Francisco Geraldes, titular pela primeira vez nos leões, que na primeira meia hora esteve ligado a uma corrente muito ténue de um jogo praticamente sem eletricidade.

      Depois de um bocejo que durou 45 minutos pedia-se muito mais para esta segunda parte, mas havia poucas esperanças que tal fosse acontecer. Claro que o Sporting ia começar a acelerar o jogo - Amorim lançou Vietto ao intervalo e tirou Ristovski -, mas a equipa sadina nunca se viu incomodada com o futebol leonino, sempre com posse, mas com poucas ideias para chegar à baliza contrária.

      Aos 65', uma tentativa de acordar os jornalistas e fotógrafos presentes no estádio. Foi Vietto a fazer o primeiro remate a uma baliza, no caso a do Vitória FC. Foi mesmo preciso esperar mais de uma hora para que isso acontecesse e num jogo normal a fraca tentativa do argentino não seria mencionada nesta crónica, mas sem lances de registo aquela bola que chegou lentamente às mãos de Makaridze foi uma espécie de ponto alto num jogo que o Sporting tentou jogar à sua maneira e no qual o Vitória FC nunca mostrou qualquer interesse em participar.

      Sadinos festejaram ponto conquistado ©Carlos Alberto Costa

      Com a frustração a ser cada vez mais evidente na equipa sportinguista, não apenas nos jogadores mas também em Rúben Amorim, que deu várias pancadas no banco de suplentes, o Vitória FC procurou enervar ainda mais as hostes e tentou fazê-lo de duas maneiras - com a entrada de Heriberto, que trouxe mais vontade para atacar a baliza leonina, e com constantes paragens de jogo por alegadas lesões. Só para os jogadores do Sporting o tempo pareceu passar depressa. Os sadinos, que tiveram o primeiro remate à baliza já nos descontos, desesperavam a cada minuto, mesmo sem que o sufoco dos leões fosse intenso, e quem assistia à partida estava seguramente à espera que ela acabasse.

      O apito de Nuno Almeida (que estava com tanta pressa para acabar o jogo que deu apenas quatro minutos quando se pediam pelo menos oito) veio acabar com o sofrimento, mas não com as dúvidas que ainda persistem quanto à classificação final destes dois clubes. O Sporting ganhou um ponto ao Sporting de Braga, mas ainda tem a questão do pódio para resolver e um jogo com o Benfica na última jornada, enquanto o Vitória FC ultrapassou o Portimonense na classificação, mas vai ter ainda uma final na última jornada com o Belenenses SAD, sabendo, no entanto, que com este jogo de sofrimento e muito pouco (mesmo nenhum) futebol vai ficar a depender apenas de si para continuar na Liga NOS. 

      U Terça, 21 Julho 2020 - 19:00
      Estádio José Alvalade
      Nuno Almeida
      0-0
      Estádio José Alvalade
      Lotação50 095
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 33
      A Chave

      O apito final de Nuno Almeida pôs fim a um jogo sem qualquer motivo de interesse e acabou por fazer soltar o festejo da equipa sadina. Antes disso não houve mesmo nada a registar.

      O Árbitro

      Jogo fácil para a equipa de arbitragem, sem erros a registar. De assinalar apenas os quatro minutos de compensação numa segunda parte que teve paragens que justificariam pelo menos o dobro.

      O Melhor
      O ponto que soube a Vitória

      A fórmula não foi bonita, não merece um elogio em particular, mas a verdade é que foi eficaz. Sem tentar jogar e com muito recurso a antijogo, o Vitória FC conseguiu sair de Alvalade com um ponto e depende apenas de si para garantir a continuidade na Liga.

      O Pior
      O jogo em si

      Sabemos que estamos a meio de julho e que por norma esse é o período de pré-época, mas nem na pré-época costumamos ver partidas tão desinteressantes. Ritmo lento, uma partida jogada apenas em meio-campo e duas equipas completamente inofensivas, a do Sporting sem conseguir definir bem o que fazer com bola e a do Vitória FC sem interesse em procurar algo mais do que o empate sem golos.

      Forma
      Sporting
      2019/2020
      47J
      25V
      6E
      16D
      71-57G
      V. Setúbal
      2019/2020
      39J
      8V
      15E
      16D
      34-52G
      Sabia que...by playmaker stats
      O Vitória FC depende apenas de si para garantir a manutenção na Liga: se vencer o Belenenses SAD na última jornada, os sadinos continuam no 1.º escalão
      Sporting ainda não garantiu o 3.º lugar: precisa de um empate na última jornada, na Luz, para assegurar o pódio (ou que o SC Braga não ganhe ao FC Porto)
      Vitória FC sem vencer em 15 jogos consecutivos:
      1994/95
      2015/16
      2018/19
      2019/20
      15.º jogo consecutivo do Vitória FC sem vencer na Liga NOS: igualou o seu pior registo de sempre na competição
      Vitória FC volta a pontuar, depois de 6 derrotas consecutivas
      9 anos depois, o Vitória FC volta a não perder em Alvalade:
      2010/11: 0x1
      2019/20: 0x0
      2.ª vez que o Sporting não marca em Alvalade esta época:
      Benfica, 0x2
      Vitória FC, 0x0
      Sporting não marca pelo 2.º jogo consecutivo e só marcou um golo nos 4 últimos jogos
      Sporting não ganha pela 1.ª vez em Alvalde desde que Rúben Amorim é o treinador

      Fotografias(21)

      Liga NOS: Sporting x V. Setúbal
      Liga NOS: Sporting x V. Setúbal
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SPORTING
      EMPATE
      VITÓRIA FC

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      RN
      Jogo
      2020-07-23 11h24m por RN123
      Resultado que compromete, sem qualquer dúvida, as ambições do Portimonense.
      Não estava nada à espera que o Tondela vencesse o Braga e que o Vitória de Setúbal empatasse com o Sporting. . .
      Os "Alvinegros", infelizmente, não dependem apenas de si para alcançarem a manutenção. . .
      VI
      Pois. .
      2020-07-22 13h40m por Vilanova1
      Não é só o aves a ser investigado. O portimonense nao diz nada. . ??
      JorgeSantoSLB_I B
      2020-07-22 11h50m por rmhmp
      Do Rui Patrício também todos diziam isso.
      Max já é melhor que Patrício, tendo em conta as mesmas idades.
      Só há um Gr que poderá a ser melhor que Max, Diogo Costa.
      Por isso coça o cotovelo as vezes que quiseres.

      Max, Coates, Acuna, Wendel e Vietto são únicos que acrescentam algo à equipa, fazem a diferença. Jovane, Mattheus Nunes, Nuno Mendes e Quaresma estão no bom caminho mas é preciso mais. O resto tem de vir de fora.
      Pede-se. . .
      ler comentário completo »
      LI
      Bdc
      2020-07-22 11h42m por lionpride
      Já me viste a apoiar o varandas ? Cria outra conta bdc ou Alex Godinho
      Jogo
      2020-07-22 10h46m por JorgeSantoSLB_IB
      De aflitos, jogo sem ataques, sem perigos, um jogo chato, jogado a meio campo, muito faltoso e muita lenha os 90 minutos. Faltou o penalty da prache para se dizer que o Rúben é o melhor treinador de Portugal. No penalties nonfun n é zbordingue?
      Max é um gr infantil, muito nervoso e trapalhão, a sua incapacidade de um à vontade reflete-se na defesa que tem, pois nem eles confiam no Max. O jogo de ontem viu-se mesmo isso. Jogo fraco a nível de distrital
      LI
      Bdc
      2020-07-22 10h26m por lionpride
      Na posição em que estás só vês umbigo do burnout
      E ninguém quer a tua opinião clacada também
      LI
      Os Burnistas
      2020-07-22 10h01m por lionpride
      Estavam mortinhos . . . não são do Sporting!!
      Bora VFC
      2020-07-22 00h36m por RicardoFranco
      Dependem de si próprios para ficar, vão jogar em casa contra uma das piores equipas q já só joga para cumprir calendário.
      VI
      Enorme Vitória
      2020-07-21 23h51m por Vitorrria
      Falcom5ever é m até morrer
      Acontecer o que acontecer
      2020-07-21 23h43m por falcom5ever
      Vitória FC é m até morrer
      DU
      Vergonha
      2020-07-21 23h33m por Dumars
      Este jogo resume-se facilmente com uma palavra: Vergonha.

      Vergonhosa exibição do Sporting que continua sem saber atacar o último terço.

      Vergonhosa exibição do Setúbal com o anti-jogo que praticou durante todo o jogo.

      Mas mais vergonhosa foi a exibição do árbitro que dá 4 minutos de descontos, quando a certa altura 15 minutos teria sido pouco.

      Não sei qual o foi o tempo de jogo efetivo mas não deve ter chegado nem aos 60 minutos. ...ler comentário completo »
      VI
      Enorme Vitória
      2020-07-21 23h19m por Vitorrria
      Os frustrados fotocópias de Guimarães, Tondelas, Farenses e Feirenses que tenham calma porque ainda vão levar com o enorme VFC durante muitos anos. Todos juntos não valem nem metade da nossa história e currículo. Os demais Sportinguistas esperavam mesmo que este Vitória moribundo e a precisar de pontos fosse a Alvalade jogar aberto para levar 6 no saco? Sejam honestos e assumam a incompetência do vosso treinador e jogadores, porque não foram capazes de marcar a uma equipa que não ganha desde Janeiro.
      Jogo
      2020-07-21 23h12m por Um_portista_qualquer
      Foi entediante como tudo, não sei como consegui não adormecer
      GONÇALOOO
      2020-07-21 23h07m por ReturnoftheEagle
      Número dois! Com assistência do Dyego, quem diria. . .
      BestInTheWRLD
      2020-07-21 23h06m por ReturnoftheEagle
      Sim, foi um belo golo. Não só pelo toque mas pelo sentido posicional. Espero que jogue nos próximos jogos e que para o ano seja um suplente regularmente utilizado.
      Como disse, para o ano haverá classe. Este ano não houve e perdemos a época à custa disso. É tarde demais para fazer algo. Para o ano haverá classe, a classe que nos faltou este ano (também perdemos Félix e Jonas num só verão, há que lembrar).
      ReturnoftheEagl e
      2020-07-21 23h03m por BestInTheWRLD
      viste agr o golo do Gonçalo Ramos? Na 1a vez que tocou na bola na equipa A mostrou mais classe que o Chiquinho e o Seferovic juntos na epoca inteira

      isto sim, isto é de elogiar. Que grande golo
      Conquistador17
      2020-07-21 23h00m por Kurika
      Estás sempre a malhar no V. Setúbal por causa das questões financeiras e nem digo que estejas errado.
      Mas deixo-te só a pergunta: o teu clube não esteve também numa situação financeira muito complicada, aí por 2012 ou assim? Não estavam também numa crise muito grave em que foram quase obrigados a virar-se para a equipa B e formação? E conseguiram superar isso e estabilizar, não foi?
      Não poderá o V. Setúbal também superar estes problemas, com uma nova direcção, mais séria, ...ler comentário completo »
      BestInTheWRLD
      2020-07-21 22h53m por ReturnoftheEagle
      Claro que esse tem de ser o 'standard'. Por isso é que Jesus vem treinar o Benfica. Porque é um treinador que valoriza a qualidade e que mete as suas equipas a jogar um futebol de qualidade.
      Esta época, porém, já não dá para pedir isso. O 'standard' esteve longe de ser o ideal e agora só peço que se esforcem para não levar quatro ou cinco.
      Reflexão para Theodoro Fonseca.
      2020-07-21 22h40m por desdePequeno
      A administração da SAD não está isenta de culpa nesta descida. Foram cometidos vários erros de gestão que levaram a este desfecho. Ainda assim, há coisas que não se podem controlar nem dependem daquilo que se faz. E o futebol português está cheio de manhas. Por isso desafio Theo Fonseca a pensar muito bem na sua continuidade como investidor no futebol português. Ou, pelo menos, avaliar melhor os seus avultados investimentos e os seus ambiciosos planos para o clube. Afinal, para vencer ...ler comentário completo »
      Zmarding
      2020-07-21 22h37m por falcom5ever
      Olhem eles a ajudar ali embaixo.
      O derrotas de stubol não ganhou nenhum jogo pós COVID, mas já sabemos que os 3 pontos contra o Belém estão garantidos.

      Sempre “milagres” ao último minuto e o lamaçal do futebol português continua.
      Newone21
      2020-07-21 22h35m por mikinhasrota
      mas tambem nao me interessa se descem ou nao sinceramente
      Luta pela manutenção
      2020-07-21 22h24m por jatt95
      Tondela garante a manutenção se:
      - não perder com o Moreirense
      - se perder mas pelo menos um dos seus dois adversários diretos não ganhar o seu jogo

      Setúbal garante a manutenção se:
      - vencer o Belenenses
      - empatar com o Belenenses e o Portimonense não ganhar ao Aves

      Portimonense garante a manutenção se:
      - vencer o Aves, o Setúbal não ganhar o Belenenses e/ou o Tondela perder com o Moreirense
      - empatar com o Aves e o Setúba...ler comentário completo »
      Newone21
      2020-07-21 22h22m por mikinhasrota
      o espanhol pelo que li nao ia de acordo com ideias do clube. E o lito senao recebesse nao voltava. E caso consiga a manutenção p prémio dele é 100 mil euros. É porque confia no clube
      JC
      Mais do mesmo. . . .
      2020-07-21 22h12m por JCVA
      Ainda bem que o campeonato está bem entregue, ao GRANDE CAMPEÃO FCPORTO!!!
      O resto já todos sabem como funciona, final de campeonato com os arranjos do costume e de várias espécies, sem comentários. . . . .
      Quanto ao Portimonense, já o dizia há muito tempo que iria ser a vitima da descida, ainda para mais quando se entregou de mão beijada a subida do "Sport Carnide de Faro". Mas alguém acredita nestas competições nacionais, onde impera a total promiscuidade e arranjinhos e ...ler comentário completo »
      . . .
      2020-07-21 22h07m por mikinhasrota
      nos últimos 2 ou 3 anos alguém tem ouvido falar em dívidas do Setúbal? Deixem o clube em paz
      12

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Andebol
      Apito inicial marcado para as 19h30
      Portugal volta a entrar em ação, desta vez para disputar a primeira mão de qualificação para o Mundial 2025. O adversário? A Bósnia e Herzegovina. A ...