placardpt
    Vantagem do FC Porto na eliminatória

    Também há noites épicas com sabor amargo

    A perfeição não existe, mas há momentos que se aproximam. A melhor forma de descrever o jogo da primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões é que o FC Porto saiu do Dragão com a vitória, mas com uma sensação áspera na boca, pois merecia mais. A equipa de Sérgio Conceição teve um comportamento soberbo, apenas manchado no golo de Chiesa, podia ter conseguido um resultado melhor, mas segue viva e com ambições para a viagem a Turim.

    Os portistas entraram muito bem em jogo, repetiram-no no segundo tempo e, como já vem sendo habitual nos seus jogos, a Juventus apenas despertou na parte final do encontro, o que não chega para dizer que podia ter conseguido mais - no fundo, o resultado beneficiou-a, tendo em conta a exibição. Pirlo levou goleada tática de Sérgio Conceição.

    Num jogo em que, finalmente, a pressão era bem menor para a equipa de Sérgio Conceição, houve muito bons indicadores.

    Sem pressão... usou-se a pressão

    Que melhor maneira de começar a eliminatória do que com um golo? Pode ser argumentado que tudo correu bem ao FC Porto, mas a estratégia mereceu a felicidade. Muito se falou da possível utilização de três centrais, mas Sarr ficou no banco e Diogo Leite (tal como Fábio Vieira) na bancada. A opção foi de jogar com os melhores e mais rotinados. Resultou de forma supersónica: na primeira posse da Juventus, o FC Porto ficou atrás, contido, a dar um sinal de muito respeito. Na segunda, pressionou a fundo, surpreendeu e... golo! Taremi aproveitou um passe curto de Bentancur para o guarda-redes e foi eficiente na abordagem, entrando de carrinho praticamente até à baliza.

    Pressão deu golo ©Catarina Morais / Kapta +
    O momento, precoce no jogo, até podia sugerir pronta reação da Juventus. Mas não, nem lá perto. A equipa de Pirlo, amarrada ao seu 4x4x2 estático (Kulusevski vou, surpreendentemente, o acompanhante de Cristiano na frente), esteve sempre dessa forma: parada, desligada, sem rasgo.

    A equipa de Sérgio Conceição conseguia, ao longo do jogo, um excelente misto sem bola: ora pressionava alto e tentava criar distúrbios, e aos poucos, a Juve percebeu como lidar com isso; ora recuava linhas e obrigava o adversário a ter de pensar em ataque continuado - aí, só as subidas de De Ligt com bola e a condução de Bentancur criavam algum burburinho.

    Era uma organização defensiva exemplar, que não permitiu um milímetro a Cristiano e que não trouxe qualquer oportunidade à Juventus.

    Os dragões não se limitaram a ser exemplares no primeiro tempo, continuaram a sê-lo no segundo, em que houve receita idêntica: um golo no primeiro minuto, desta vez com Manafá a explorar o lado direito e a servir Marega.

    Cristiano foi muito mal servido ©Catarina Morais / Kapta +
    Boca aberta? Só se for por se pensar na longevidade de títulos da Juve, ou nos milhões que passeavam em campo. Tirando os que se investiram em Cristiano... que pobreza geral.

    Pirlo era o espelho da inércia. Incapaz de encontrar novas ideias, esperava que um rasgo individual colocasse o resultado mais favorável do que o perigoso 2x0, só que, tirando tentativas de fora da área, não houve uma luz sequer. E, com melhor definição, o FC Porto (foi mesmo!) podia ter conseguido ainda melhor - veja-se o lance em que Sérgio Oliveira conduziu até à área e rematou em excelente posição.

    Aguentar, sem parar de tentar

    Só ficou mais complicado quando Morata entrou em campo. A propósito, porque terá ficado no banco? O espanhol foi bem mais capaz de incomodar a defesa contrária e, ao mesmo tempo, tirou a Cristiano o foco exclusivo da defesa contrária, abrindo alguns espaços.

    Danilo e bentancur falham segunda-mão, por castigo ©Catarina Morais / Kapta +
    Os dragões respondiam com confiança. O jogo era propício a isso e nada fazia prever o contrário. Só que, de repente, Rabiot apareceu na esquerda com espaço e encontrou Chiesa, que acertou na baliza. Marchesín estava a começar a ter trabalho, mas num registo demasiado curto para se poder dizer que tal golo vinha dar justiça ao marcador.

    Não veio, e a prova foi que a equipa portista continuou à procura da baliza contrária, já sem a mesma frescura, se bem que com idêntica intenção. O 2x1 foi um mal menor... e haverá melhor forma de elogiar o FC Porto?

    U Quarta, 17 Fevereiro 2021 - 20:00
    Estádio do Dragão
    Del Cerro Grande
    2-1
    Mehdi Taremi 1'
    Moussa Marega 46'
    Federico Chiesa 82'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseOitavos-de-Final
    Mão1ª Mão
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto!
    Mehdi Taremi marca
    Mehdi Taremi marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    46´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    82´
    GOLO Juventus!
    Federico Chiesa marca
    Federico Chiesa marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
    A Chave

    Entrada de Morata: acabou por dar finalmente alguma cor à Juventus, que conseguiu respirar de alívio com uma das poucas oportunidades que dispôs. Uma cartada bem jogada (para a qual não era preciso nenhuma ciência) e que equilibrou muito mais a eliminatória.

    O Árbitro

    Arbitragem com critério largo, alguns lances mal ajuizados (De Ligt devia ter visto amarelo logo na primeira parte), mas globalmente coerente. Apenas dúvidas no último lance do encontro, onde Cristiano pareceu travado em falta na área portista.

    O Melhor
    Pressão portista

    Que grande abordagem dos dragões ao jogo, do ponto de vista do momento sem bola. O primeiro sinal foi dado logo na escolha do onze, com tração à frente, e teve com píncaro a forma de pressionar, que variou entre o sufoco e a retração atrás, o que confundiu a Juventus, deu um golo e aniquilou o jogo seguro dos italianos desde o começo.

    O Pior
    Pirlo impreparado

    Claramente, houve um vazio de ideias notório, do qual a responsabilidade tem de se atribuir ao treinador. O mérito do FC Porto é muito grande, mas uma equipa com estes valores individuais tinha de jogar muito mais em termos coletivos. Assim, vai de certeza ser mais um ano de insucesso europeu, o tão ambicionado sonho.

    Forma
    FC Porto
    2020/2021
    34J
    23V
    7E
    4D
    71-32G
    Juventus
    2020/2021
    33J
    21V
    7E
    5D
    67-28G
    Sabia que...by playmaker stats
    Juventus a perder 2-1 fora na 1.ª mão de uma eliminatória europeia: aconteceu 6 vezes, 4 qualificações e 2 eliminações
    5.ª vez que o FC Porto vence na 1.ª mão de uma eliminatória europeia - 2 qualificações e 2 eliminações
    FC Porto voltou a sofrer um golo na Champions, 5 jogos depois
    FC Porto vence a Juventus pela 1.ª vez na história, aos 6.º jogo

    Fotografias(38)

    Liga dos Campeões: FC Porto x Juventus
    Liga dos Campeões: FC Porto x Juventus
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    JUVENTUS

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FCP 2 x 1 Juventus
    2021-02-18 16h51m por PeevesThePoltergeist
    O que pensava antes deste jogo? Que equipa iríamos ter? Como seria a atitude? Será que os nossos jogadores iam sentir o cansaço dos últimos jogos? Iam quebrar física ou mentalmente?
    As respostas a todas estas perguntas apareceram logo nos primeiros segundos de jogo. Bastou a bola entrar no meio campo da Juventus que a pressão exercida pela nossa equipa foi tão forte que só acabou com a bola lá dentro! Taremi… Mehdi! O nosso goleador não se fez rogado e da pressão fez ouro. 1-0 antes do ...ler comentário completo »
    Orgulho
    2021-02-18 12h29m por Gund0gan
    Não sou Portista mas é com grande orgulho que vejo esta exibição frente à Juve! Quem anda atento ao futebol italiano sabe o quão previsível e lento o futebol desta Juve é, e o Porto estudou isso muito bem e entrou em campo com uma atitude vencedora!
    Tenho muita pena do golo do Chiesa, nada merecido a meu ver, mas pode ser crucial na eliminatória.
    Falta agora a outra metade, espero um Porto igual a si mesmo e com esta raça e querer! A Juve provavelmente aprendeu a lição e vai...ler comentário completo »
    PR
    Perfeição existe!
    2021-02-18 12h09m por present69
    Permitam-me discordar, mas a perfeição existe! Basta vermos a assistência para o primeiro golo do Porto
    VAMOS PORTO!
    2021-02-18 11h53m por tcb9277
    Pena aquele golo a acabar, completamente injusto tendo em conta o que foi o jogo.

    É claro que o FC Porto não fez uma exibição perfeita e as limitações são evidentes, mas o que é certo é que conseguiu anular (quase) por completo esta equipa da Juventus que tem obrigação de jogar bem melhor.

    Aquele golo a acabar pode vir a estragar as contas para o apuramento, o 2-0 seria bastante melhor, no entanto acredito que o FC Porto consiga marcar um golo em Itália e depois aguentar o resultado.

    RUMO AOS 4º's!
    Halibut
    2021-02-18 11h26m por azul_e_branco96cnls
    Se o porto jogar para o empate em Turim vai ser eliminado. Temos que marcar, se possível primeiro tal como disse o MÍSTICAENCARNADA. Jogo muito difícil nos espera em Italia
    FCP
    2021-02-18 11h24m por azul_e_branco96cnls
    Que orgulho. . Que jogo incrível que fizemos contra a JUVENTOS. .
    Ver Manafa, zaidu e marega a brilharem nos oitavos das Champions contra uma equipa 9 vezes campeã Italiana, que nos últimos 6 anos chegou a 2 finais da champions era algo impensável para mim (principalmente zaidu que há 2 épocas jogava no MIRANDELA!!)
    Isto só é possível no FCP e com um grande treinador, apesar de pecar por muitas reações que não são admissíveis numa equipa como o Porto, conseguiu encontrar a mística portista, obrigado por isso.
    Vamos Porto
    HA
    Juventus
    2021-02-18 11h18m por Halibut
    Pior coisa que lhes aconteceu foi o Allegri ter saído, com ele praticavam melhor futebol. .

    Em Itália se conseguirmos estar focados, basta o empate, seria muito importante estar nos quartos.
    ReidosFiados
    2021-02-18 11h07m por MisticaEncarnada
    Sim, marcar primeiro era importante. Eu não estou a conceber que a Juventus não marque golos, por isso, importante mesmo é marcar. Se possível primeiro. Se fosse ao primeiro minuto então, podia enervar os jogadores e de que maneira!
    SO
    CarracaFCP
    2021-02-18 10h31m por SomosPorto1989
    Pudera, depois dos "laterais de CNS" terem posto apenas o Ronaldo no bolso durante o jogo todo praticamente e de o 2º golo ter sido do Marega com assistência de Manafá pode-se dizer que engoliu uns 3 sapos de uma só vez e nem sabe muito bem por onde deitar abaixo ahahah a não ser que critique o golo sofrido mas aí toda a gente critica (e o Zaidu também poderia ter feito melhor apesar de ter estado impecável o resto do jogo) apesar de ter sido um grande golo mas mais justo seria um 3-0 que mesmo...ler comentário completo »
    PO
    Jogo
    2021-02-18 09h53m por Porto-My-Home
    Grande grande jogatana do Porto
    Lição tática do SC ao Pirlo
    Estivemos sempre muito mais perto do 3-0 do que eles do 2-1 que acaba por ser ingrato
    Quanto ao "penalty" sobre o Ronaldo é ouvir os comentários da BT Sport
    Não há absolutamente nada
    Uma lição de vontade
    2021-02-18 09h03m por wantorp
    O melhor do jogo do Porto da época. Uma lição tática de SC a Pirlo, uma pressão alta sem deixar a Juventus sequer pensar, um jogo directo, simples e facil e ententer. Pena foi aquele golo perto do fim.
    TR
    Porto
    2021-02-18 08h36m por tranquilissimo
    Espero que este resultado não embale o Porto no campeonato, o que é provável, mas também pode ser que uma gestão do cansaço na Madeira ou excesso de confiança resulte num empate
    franscisquinho3 42
    2021-02-18 08h23m por fmn_69
    Nesta fase só ganhas dinheiro passando as eliminatória. . Esta vitória valeu 0€. Se passarmos sim ganhamos e mais do que isso. . .
    Porto e Juventus
    2021-02-18 07h39m por luisFilipe791
    Ate voltarem se a confrontar, ambos tem 3 jogos pela frente, Juventus joga com Crotone, Hellas Verona, e caso ainda venha a realizar esse jogo antes do jogo com o Porto, joga com o Spezia, já o Porto, vai ao Marítimo para o campeonato, recebe o Sporting para o campeonato, e recebe o Braga para a Taça de Portugal, olhando para os jogos, tarefa mais complicado para o Porto, mas a Juventus também como joga, perde qualquer jogo na liga Italiana, mas pronto
    Gomesobibota
    2021-02-18 06h06m por DepoisPago
    Infelizmente tudo o que e comunicacao social resume se ao Ronaldo sendo mais importante para eles a conquista de um pessoa que de uma instituição neste caso o Porto ate podia ser qualquer outro clube português a história seria a mesma
    GomesOBibota
    2021-02-18 01h09m por baetatomskaSCP
    O Porto também ainda vai à Luz, mas curiosamente o meu maior medo são os outros jogos todos ahhhahhha
    CA
    Porto
    2021-02-18 01h05m por Carago10
    Bom jogo de Champions, em que o resultado é pior que a exibição aquele golo sofrido deixou-me muito aziado).

    1a parte do Porto muito competente a nível defensivo, com uma pressão muito bem aplicada na saída de bola da Juve. Faltou segurar um pouco mais a bola quando a tinhamos, mas fazia parte da estratégia deixar a Juve ter bola, obrigá-los a recuar e pressionar ainda mais na zona da grande área doa Italianos.

    2a parte bem diferente. O Porto já não fez tant...ler comentário completo »
    Porto vs Juventus
    2021-02-18 01h03m por MisticaEncarnada
    Durante bastante tempo o jogo foi um pouco parado e chato. No entanto, o Porto defensivamente foi competente. Mais competente do que aquilo é muito difícil, anularam completamente o ataque e o meio campo da Juventus, excepto em 3 ou 4 ocasiões.
    Julgo que para o que se passou em campo o mais adequado era o empate mas o Porto soube ser eficaz. A Juve entrou em ambas as partes adormecida e foi muito inteligente por parte da equipa do Porto, principalmente na segunda parte, pois já ...ler comentário completo »
    Parabéns pela Magnífica Vitória
    2021-02-18 00h39m por Tacuara_Cardo7o
    Detesto o FCP, mas como Tuga desejo que façam o mesmo que nós SL Benfica fizemos há 7 anos contra a Velha Senhora na Liga Europa!

    E além do SL BENFICA cá, em Itália torço pelos nossos amigos do Torino
    Pirlo
    2021-02-18 00h35m por baetatomskaSCP
    Já parece um treinador cá da tugalândia a queixar-se da falta do penaltizinho ahhhahha eu sou fã do Ronaldo mas aquilo seria muito forçado no mínimo, pareceu-me malandrice do tio Ronaldo. . .
    Os cães ladram
    2021-02-18 00h25m por FCP_18
    E a caravana passa.

    Vamos Porto!
    TomPen94
    2021-02-18 00h24m por baetatomskaSCP
    Sim ahhhahha também pensei nisso da galvanização XD Até pq o Porto contra nós de certeza que vai fazer um jogo cheio de raça e no máximo espero um empate (não tenho ilusões), o que já nos garantiria quase o título sobretudo animicamente. . . Se perdemos tenho sempre medo da típica queda a pique à Sporting e 10 pontos não é rigorosamente nada. . . são 3 derrotas e 1 empate. Agora mais seriamente primeiro há que ganhar ao Portimonense e esperar por uma ajudinha do Marítimo tal como na 1ª volta ahhhaha
    Grande jogo
    2021-02-18 00h11m por anyone
    Grande jogo do porto. Ainda vai ser complicado passar esta eliminatória mas provaram que tem capacidade de lutar por um resultado positivo em Turim. . . Quanto a Juventus nao tem estalica para ganhar nada
    BR
    joaosousa367
    2021-02-18 00h06m por Brick_SCP
    Na cacetada violenta por trás que deu no adversário? Amarelo bem mostrado :D
    Jogo
    2021-02-18 00h04m por baetatomskaSCP
    Parabéns aos portistas pelo grande jogo que fizeram contra uma equipa que, independentemente da comparação com anos anteriores, chama-se Juventus! Pena aquele golo sofrido na única vez que os italianos lá foram. . . Agora é sofrerem um bocado em Turim, mas acredito que com nova exibição como a de hoje possam seguir em frente! tinha a sua piada esta Juventus este ano perder o campeonato (é provável, se o Inter/Milan mantiverem o folgo, embora aposte mais no Inter) e ser logo eliminada nos o...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...