placardpt
    Portugal volta a golear o Liechtenstein

    Qualidade, profissionalismo e reflexão

    Não foram os 11 de Vizela, mas nada a apontar do profissionalismo e entrega de Portugal esta terça-feira. Já apurados para o Europeu após o deslize da Grécia, os Sub-21 lusos aproveitaram as debilidades do Liechtenstein e voltaram a golear nesta fase de qualificação (0-9), com o adversário a não conseguir marcar um golo em uma dezena de partidas disputadas,

    Deu para quase tudo e também para alguma reflexão. Até que ponto é benéfico estes desníveis competitivos e os poucos jogos verdadeiramente competitivos que as duas seleções tiveram neste apuramento, seja pela enorme qualidade lusa ou os poucos argumentos da equipa do principado. Criação de divisões, algo que a UEFA faz na Liga das Nações e escalões mais baixos? Fica o repto para os comentários...

    A repetição do filme

    De forma expectável, Rui Jorge promoveu grande rotação e apenas Rafael Rodrigues seguiu no onze, com as estreias de Gonçalo Tabuaço e Rodrigo Conceição neste escalão. A resistência adversária durou muito pouco e num canto Fábio Silva faturou cedo na partida. Boa oportunidade para o avançado recuperar confiança, após uma época de pouco brilho no seu clube.

    Com mérito pelo profissionalismo apresentado, a equipa lusa seguiu ativa e dinâmica na procura de aumentar a vantagem, enquanto o Liechtenstein mal conseguiu sair do seu meio-campo. Na pior notícia desta partida, Francisco Conceição - estava bastante ativo - lesionou-se depois de uma entrada durinha de um adversário e acabou por ceder o seu lugar a Vasco Sousa, que deu nas vistas neste seu batismo nos Sub-21.

    Até ao descanso, futebol de muita qualidade e de olhos na baliza. Em mais um canto, Fábio Silva bisou após desvio de Eduardo Quaresma. O médio Paulo Bernardo fez o gosto ao pé - grande passe de Vasco Sousa -  e depois serviu Vitinha para o 0-4, num lance que nasceu num passe longo de David da Costa. O médio/extremo radicado em França voltou a mostrar qualidade e Rui Jorge parece ter ganho mais uma opção forte nesta geração.

    É assim o respeito pelo adversário

    Na segunda parte, o jogo não mudou de figura e o Liechtenstein continuou a mostrar muitas debilidades, mesmo nas raras oportunidades em que encontrou espaço para sair em contra-ataque. Portugal não baixou o ritmo e Fábio Silva chegou ao hat-trick, revelando mais tarde enorme sentido coletivo na assistência para Vitinha no 0-6. Tempo para as alterações de Rui Jorge.

    Acabados de entrar, Fábio Carvalho, Henrique Araújo e Gonçalo Ramos colocaram também os seus nomes na lista de marcadores e aproximam o registo da dezena de golos. Segue-se a Grécia no próximo sábado, num teste mais competitivo para os jovens talentos portugueses.

    jogos históricos
    U Terça, 07 Junho 2022 - 19:45
    Rheinpark Stadion
    Denis Shurman
    0-9
    Fábio Silva 2' 27' 57'
    Paulo Bernardo 43'
    Vitinha 45' 65'
    Fábio Carvalho 78'
    Henrique Araújo 83'
    Gonçalo Ramos 90'

    ESTÁDIO

    Rheinpark Stadion
    Lotação7 838
    Medidas105x68
    Inauguração1998
    Lances Capitais
    GOLO Portugal!
    Fábio Silva marca
    Fábio Silva marca o seu 4º golo na prova (7 jogos)
    27´
    GOLO Portugal!
    Fábio Silva marca
    Fábio Silva marca o seu 5º golo na prova (7 jogos)
    43´
    GOLO Portugal!
    Paulo Bernardo marca
    Paulo Bernardo marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    45´
    GOLO Portugal!
    Vitinha marca
    Vitinha marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    57´
    GOLO Portugal!
    Fábio Silva marca
    Fábio Silva marca o seu 6º golo na prova (7 jogos)
    65´
    GOLO Portugal!
    Vitinha marca
    Vitinha marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
    78´
    GOLO Portugal!
    Fábio Carvalho marca
    Fábio Carvalho marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    83´
    GOLO Portugal!
    Henrique Araújo marca
    Henrique Araújo marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
    90´
    GOLO Portugal!
    Gonçalo Ramos marca
    Gonçalo Ramos marca o seu 11º golo na prova (9 jogos)
    Positivo
    Palmas pelo comportamento

    As oportunidades de competir pela seleção não abundam e vários jogadores mostraram vontade de aproveitar os minutos. Com respeito pelo adversário, Portugal jogou sempre a um nível sério e de forma natural construiu mais uma goleada. Água na boca para o Europeu que esta geração pode realizar. 

    Negativo
    Zero golos marcados, 63 sofridos

    É este o registo do Liechtenstein no encerrar da qualificação para a equipa orientada por Michael Koller. Um caso que não é único neste escalão e que devia ser protegido de outra forma pela UEFA, que já tem tido este preocupação em idades mais baixas. Ninguém evolui a cheirar a bola durante noventa minutos...

    Forma
    Liechtenstein
    2021/2022
    10J
    0V
    0E
    10D
    0-63G
    Portugal
    2021/2022
    9J
    8V
    1E
    0D
    39-2G
    O Árbitro

    Ficou a faltar castigo para a entrada dura que Francisco Conceição sofreu. De resto, o jogo foi calmo e de arbitragem fácil.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    LIECHTENSTEIN
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sub21
    2022-06-08 02h53m por moumu
    Jogo treino para a Grécia, aí poderemos ver um teste mais a sério.
    neymarsantos
    2022-06-08 01h31m por Sir_jaof
    É como eu disse. . . QUEM VIU O JOGO. . .
    . . . Quem viu, viu as movimentações sem bola, viu a qualidade da receção de bola, viu a qualidade de condução da bola, viu a qualidade da leitura de jogo, viu a qualidade de passe e viu também as finalizações. . .
    . . . Quem NÃO VIU, compara Belenenses a Arsenal, ou que jogar com a equipa instalada no ataque é como ficar fechado na defesa, do ponto de vista de um ponta-de-lança. . .

    . . . Há quem veja os jogos...ler comentário completo »
    Richard
    2022-06-08 01h21m por Avalanche27
    Podiam criar as tais divisões, mas que não dessem acesso direto ao europeu, mas sim a play-offs com seleções menos bem classificadas na “1a divisão” dos apuramentos. Assim muito dificilmente encheriam o saco, porque só as melhores entre as piores se apuravam, e muito dificilmente contra seleções de topo.
    Fabio Silva
    2022-06-07 22h50m por neymarsantos
    fez 3 golos numa seleção inqualificável e virou craque

    nos jogos a serio , ja sabemos como é. . . o belissimo registo de 0 golos
    Destaques
    2022-06-07 22h11m por Sir_jaof
    Quem VIU o jogo, facilmente viu que o melhor avançado é o mais novo, Fábio Silva. . . Quem não viu, continuará a ter as suas "certezas".

    Os irmãos Conceição, já no FCP B tinham mostrado fazer uma dupla temível na 2ª Liga, hoje mostraram isso novamente, pena ter saído lesionado o Conceição mais novo, quando estava a ser um dos destaques da partida. . .
    . . . Vasco entrou e deixou certamente todos os que não o conheciam de queixo caído à perguntar PORQUÊ QUE A 1 MÊ...ler comentário completo »
    Jogo
    2022-06-07 22h05m por MantoEnlameado_
    Grande fábio silva estes jogos é que contam ahahah Nao mas agr a serio o liechenstein andar por aqui é um bocado ridiculo. Arranjem maneira para eles ao menos tentarem ser competitivos pelo menos um golinho.
    JS
    Anda o FCPorto a pensar em médios e . . .
    2022-06-07 22h00m por jsilva77
    Este Vasco Sousa, que já tinha ouvido falar, é cá um jogador, acho que poderia fazer parte dos planos do FCPorto para a próxima época, em vez de estarmos a gastar dinheiro em estrangeiros quase da mesma idade . . . centrais e laterais serão a prioridade . . .

    Quanto ao jogo, aquilo que se previa, mesmo com as inúmeras alterações promovidas por Rui Jorge, de realçar o belo jogo ofensivo da equipa, muita qualidade individual, mas também um grande espírito entre todos, se...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Chegou a última jornada da Liga Portugal Betclic
    O fim está próximo, mas ainda há um antes do adeus - em jeito de antónimo à reconhecida canção de Paulo de Carvalho.