placardpt
    Informação do Relatório e Contas consolidado

    Otávio, Tomás Esteves e até (mais) Samuel Portugal: FC Porto detalha compras e vendas

    A SAD do FC Porto apresentou, esta quarta-feira à noite, o Relatório e Contas consolidado relativo ao 1º semestre da época 2023/24, onde detalha ao pormenor as operações de venda e aquisições de jogadores realizadas ao longo dos últimos seis meses.

    As vendas

    Comecemos pela venda de ativos. Como esperado, o grande destaque no período em análise é a do internacional português Otávio para o Al Nassr, confirmando o Relatório e Contas a informação previamente adiantada pelo zerozero de que dos 60 milhões de euros pagos pelo Al Nassr do valor da sua cláusula de rescisão, o FC Porto teve «apenas» direito a receber 39,6 milhões, após deduzidas «responsabilidades com o mecanismo de solidariedade», «valor líquido contabilístico do “passe” à data da alienação», «proporção do valor de venda do “passe” detidas por terceiros» e o «valor da atualização financeira.»

    Ora, além de Otávio, a SAD portista esclareceu ainda que a venda do passe do lateral Tomás Esteves aos italianos do Pisa, da Série B, foi feita por 1,1 milhões de euros, tendo esta gerado ao clube mais-valias de 800.677 euros, após a dedução do «valor líquido contabilístico do “passe” à data da
    alienação», «custos de intermediação» e «valor da atualização financeira.»

    Feitas as contas, no 1º semestre de 2023/24, o FC Porto teve mais-valias, com a venda de ativos, na ordem dos 41,159 milhões de euros.

    As compras

    Além das vendas desses dois ativos, o FC Porto detalhou ainda os vários negócios relativos à compra de jogadores. Aqui, os principais destaques foram as aquisições dos passes de Ivan Jaime, Fran Navarro, Alan Varela e Nico González, agora detalhados ao pormenor.

    Assim, Ivan Jaime custou aos cofres da SAD portista 10 milhões de euros por 90% do seu passe, junto do Famalicão, ao passo que os seus compatriotas Fran Navarro e Nico González custaram, respetivamente, sete (para o Gil Vicente) e 8.437.052 (para o Barcelona) milhões de euros - ambos por 100 por cento do passe -, sendo que no caso do segundo há ainda encargos adicionais de 1,1 milhões de euros, fazendo subir o custo total do seu passe para 9,537.052 milhões de euros. Alan Varela, por sua vez, custou aos cofres portistas 9,2 milhões de euros, por 100 por cento do passe, junto do Boca Juniors.

    A nota mais curiosa ao nível das aquisições até tem que ver com o guarda-redes Samuel Portugal. O guardião brasileiro chegou ao FC Porto na época passada, mas os dragões reforçaram a detenção do passe do jogador e adquiriram, junto do Portimonense, mais 35 por cento dos direitos económicos do atleta por 1,5 milhões de euros. Quer isto dizer que o FC Porto gastou quatro milhões de euros na aquisição de 90 por cento do passe de Samuel Portugal. Nota que o guardião ainda não fez qualquer jogo pelos dragões neste ano e meio.

    Portugal
    Otávio
    NomeOtávio Edmilson da Silva Monteiro
    Nascimento/Idade1995-02-09(29 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    PosiçãoMédio (Médio Ofensivo)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    lvrs1
    2024-03-01 07h54m por tiger1974
    Mas não foi isso que eu perguntei.
    O ROC ainda não validou o estudo que permitiu a reavaliação do património, mas as contas já reflectem esse o impacto desse estudo.
    No entanto, certificam as contas, mesmo sem terem avaliado o estudo que mudou significativamente as contas.

    Para além disso, o ROC pode contestar o estudo, se não concordar com ele, e não certificar as contas (recentemente, há cerca de 1 ano penso, no Montepio - AM, houve uma situação semelha...ler comentário completo »
    tiger1974
    2024-02-29 20h23m por lvrs1
    Infelizmente estas revalorizações patrimoniais, quando efetuadas por peritos certificados para tal, são legais. Há várias empresas que utilizam este método para valorizar os seus ativos. Por vezes os valores são questionáveis, porque como podes ver no link da ordem abaixo "O justo valor é definido como sendo a quantia pela qual um ativo pode ser trocado ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras e dispostas a isso, numa transação em que não exista relacionamento entre elas. ", e ...ler comentário completo »
    lvrs1
    2024-02-29 19h30m por tiger1974
    Mas já que é especialista, será que me pode explicar, como é que se publicam contas auditadas e certificadas por ROC sem que o estudo que levou à reavaliação do estádio tivesse sido avaliado pelo ROC, mas ao mesmo tempo certifica as contas com base num movimento que não está auditado pelo ROC, e que deu os resultados que sabemos.
    lvrs1
    2024-02-29 19h28m por tiger1974
    Curiosamente os 173 milhões são basicamente os capitais próprios negativos a 30 de junho de 2023.
    Quanto à redução dos capitais próprios negativos é ir ver o balanço, e pedir aos minoritários que se cheguem à frente na hora de pagar os passivos!!!
    Ah espera, isso não funciona assim!!!
    tiger1974
    2024-02-29 18h29m por lvrs1
    "31 de dezembro de 2023, o capital próprio encontra-se negativo e o passivo
    corrente é superior ao ativo corrente em 176 milhões de euros. . . . "
    Então, se a SAD diz que reduziu os capitais próprios negativos para cerca de 8 milhões, como é que o ROC diz que os capitais próprios a 31 de dezembro de 2023 são negativos em 176 milhões?"

    Ativo corrente e passivo corrente são negativos em 176 milhões, não o capital próprio.

    Ativo corrente é o ativ...ler comentário completo »
    ZH
    Porto e Portimonense
    2024-02-29 10h58m por zhar
    As compras ano após ano do porto ao portimonense não teem nada a haver com o futebol dentro de linhas. . . tem a haver com a ligação do porto ao BMG (banco de minas gerais) que na ultima decada e meia investiu fortemente no porto. . . por exemplo pagou o museu do clube e deu linhas de credito em alturas criticas e a ligação do theodoro ao BMG. . . as compras dos jogadores são a contrapartida. . .
    tiger1974
    2024-02-29 10h39m por davidazenha
    Correto, a grande maioria vem do ano passado (2023) o que eu quero dizer é que sao contas de coisas que ja aconteceram a meses e nao apenas esta semana porque o porto tem jogo com o Portimonense.
    Pinto da costa
    2024-02-29 10h26m por Ronaldinho-gaucho
    É esse a transparencia da que ele fala
    JS
    Os valores revelados
    2024-02-29 09h43m por jsilva77
    Pelo FCPorto não são nada fora do expectável, destacaria talvez a discrepância de valores entre Alan Varela, um jogador extraordinário e acima da média, claramente, em relação aos valores de Ivan Jaime ou ate Navarro . . . De qualquer forma, os valores desses dois também não me parecem descabido, estamos a falar daquele que foi considerado o melhor jogador fora dos grandes e um dos melhores avançados fora deles.

    10
    7
    8, 5
    9, 2

    O que per...ler comentário completo »
    BenficaMundial
    2024-02-29 09h05m por PortimonDesdePiqueno
    Outra vez as teorias da conspiração?
    Dois pontos; este valor pago agora pela SAD do FCP já estava contratualizado desde o início. O ser pago agora é apenas uma mera coincidência.
    Segundo ponto; mas alguém com dois dedos de testa acredita que esta equipa da Portimonense Futebol SAD pode fazer frente a este Porto? Mesmo estando a jogar de forma miserável, o FCP não precisa de presentear o seu adversário com estímulos extra para que eles não oponham grande resistência. A "briosa" ...ler comentário completo »
    zerozero
    2024-02-29 07h56m por tiger1974
    Mais interessante que as compras e vendas, porque essas estão espelhadas e todos podem ver, e a única coisa que o R&C faz é clarificar os valores dos negócios com alguma informação deixada fora, é porque é que o auditor diz
    "Incerteza material relacionada com a continuidade
    Na sequência de prejuízos incorridos, em 31 de dezembro de 2023, o capital próprio encontra-se negativo e o passivo
    corrente é superior ao ativo corrente em 176 milhões de euros. . . . "
    Então...ler comentário completo »
    davidazenha
    2024-02-29 07h48m por tiger1974
    Se como diz a noticia é do relatório e contas consolidado que foi divulgado é referente a. . . contas do 1º semestre da época em curso 2023/2024.
    Aliás, bastava ter pensado que o Otávio foi vendido no mercado de verão que aparece nas contas deste ano, não da época passada.
    Quanto ao Samuel Portugal, não li o R&C e se o mesmo informa se o negócio foi no verão ou agora no mercado de janeiro/2024.
    Mente curta Lingua afiada
    2024-02-29 06h50m por davidazenha
    Voces entendem que estes valores e compras sao do passado certo? nao sao desta semana. o que tem o porto ir jogar com o Portimonense esta semana se estes resultados sao relativos ao ano passado? haja paciencia para tanta lingua afiada.
    e já agora um aparte, samuel ja se estreou pelo FC Porto, simplesmente nao é opcão.
    Compras
    2024-02-29 06h18m por moumu
    Nem foram mal pensadas mas prontos o Varela e o Nico valeram a pena agora Fran Navarro e Ivan Jaime para já não deu grande resultado, Samuel Portugal OK mas para 3º GR!
    BE
    Stelio_Kontos
    2024-02-29 01h44m por BenficaMundial
    O mesmo que os confrontos contra o Porto - vitória do Benfica. A diferença é que não há acionistas nem financiamentos de offshores metidas ao barulho.
    BE
    InfamousFC
    2024-02-29 00h30m por BenficaMundial
    Mesmo que não tivesse sido tudo plantado por vós, não servia como justificação para a desvirtualização do campeonato que atualmente fazem, já que começam com 6 pontos garantidos face aos restantes. Outra curiosidade é que o Portimonense perdeu todos os jogos oficiais contra vocês. Coincidentemente recebem 1, 5M por um jogador antes de se defrontarem. Será que já estava previsto na negociata? Eu sei, eu sei. . . O problema é o Braga ser o Benfica B.
    FC Porto, meu GRANDE AMOR
    2024-02-29 00h22m por InfamousFC
    e o porta 18? padres e missas
    Toupeiras ide mas é olhar pelo vosso buraco que tem mais porcaria que todo o resto
    BE
    Era descer ao nível deles
    2024-02-28 23h45m por BenficaMundial
    E arranjar um FJM só para as negociatas que têm com algarvios. Escreve-se que compraram mais 35% do passe do GR (+1. 5M), que ainda nem se estreou. Vindo de uma equipa que até já antecipou receitas das próximas épocas. Detalhe. . . Jogam daqui a uma semana. O esquema está à vista de qualquer um. A palhaçada só acontece porque somos mansos.
    10M
    2024-02-28 23h39m por sporting99
    Pelo ivan jaime e ele nem calça!
    Samuel Portugal
    2024-02-28 23h25m por Minnowkr
    Mas ninguém investiga estes negócios entre o Porto e o Portimonense? É que é mesmo à descarada, nem o escondem. Simplesmente ridículo.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga dos Campeões
    Crónica
    Bayern e Real Madrid empatam na primeira mão
    Arrancaram, esta terça-feira, as meias-finais da atual edição da Liga dos Campeões e o jogo esteve à altura da ocasião! Bayern München e Real Madrid ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    CupGameMerchant 30-04-2024, 22:19
    O_Pestinha666 30-04-2024, 22:07
    O_Pestinha666 30-04-2024, 22:02
    CupGameMerchant 30-04-2024, 21:59
    OJaime_Pacheco 30-04-2024, 21:52
    AfonsoDosSantos 30-04-2024, 21:39
    TI
    tink 30-04-2024, 21:12
    O_Pestinha666 30-04-2024, 21:05
    O_Pestinha666 30-04-2024, 20:57
    O_Pestinha666 30-04-2024, 20:51
    fcpinvicta 30-04-2024, 20:29
    JS
    jsilva77 30-04-2024, 20:14
    carpatilhoaslo 30-04-2024, 19:48
    carpatilhoaslo 30-04-2024, 19:45
    ES
    Esi 30-04-2024, 19:00
    ricardocunha251 30-04-2024, 18:49