placardpt
    Sporting junta-se a Benfica, Braga e FC Porto

    Leão não quis estragar a tendência de 18/19

    Benfica, FC Porto e Braga já estavam na decisão da Taça de Portugal e o Sporting, para não quebrar a tendência de 18/19, está também. Os leões carimbaram o apuramento para as meias-finais da Taça depois de baterem (0x2) o Feirense, em Santa Maria da Feira. Os quatro primeiros do campeonato vão discutir o título e as duas Taças.

    Num jogo em que a equipa de Marcel Keizer teve duas caras, uma em cada parte, valeu o intervalo milagroso, valeram os grandes golos (especialmente o de Wendel) e ainda deu para estrear o avançado Luiz Phellype. 

    Do lado do Feirense, viu-se a estreia de Aly Ghazal (dá qualidade), viu-se a continuação do azar no que diz respeito a lesões (Babanco lesionou-se no aquecimento) e viu-se mais uma derrota, depois de três empates para Liga. A última vitória da equipa do distrito de Aveiro já data de 25 de novembro.

    Muito ataque, pouca qualidade

    Bas Dost esteve apagado ©Catarina Morais / Kapta +
    Sem conseguir colocar um ritmo muito alto na partida, o Sporting até conseguia encontrar espaços perto da área do Feirense. Com Wendel muito ativo em roturas e com os laterais a aparecem muito por dentro, havia algumas jogadas promissoras, mas pouco mais do que isso...

    O Feirense não tinha problemas em ver jogar os dois médios mais criativos do Sporting, porque quando a bola chegava à entrada área o espaço desaparecia. Com um duplo-pivot (Marco Soares e Ghazal) a jogar muito perto dos centrais, não havia nenhuma «nesga» para servir Bas Dost, ou para as combinações.

    Era quase sempre o jogo exterior que colocava o Sporting a criar perigo. Raphinha, lançado por Coates, até conseguiu picar por cima do guarda-redes, mas a defesa cortou. Foi até a equipa de Nuno Manta que criou a primeira oportunidade clara de golo, com Salin a negar o golo a Valencia. Por seu lado, a equipa verde e branca apenas  perto do intervalo esteve verdadeiramente perto do golo, mas Brígido defendeu o remate de Bruno Fernandes e depois a recarga de Dost, quando já se gritava golo.

    Muita bola, muitos passes, mas pouca velocidade e objetividade...podia assim ser resumida a primeira parte leonina. O Feirense defendia, apostava na bola parada e tentava sair sem grande critério.

    A objetividade muda tudo

    Nani foi crescendo ©Catarina Morais / Kapta +
    O segundo tempo trouxe um Sporting diferente, para melhor. Menos obcecado com as tabelas à entrada da área e a explorar mais o flanco esquerdo, os leões estavam mais objetivos. Wendel aparecia mais aberto na esquerda e isso dava espaço a Acuña para encontrar espaços (nota ainda para Nani que melhorou muito no segundo tempo). Foi assim que nasceu a primeira oportunidade dos segundos 45 minutos, com o internacional argentino a oferecer o golo a Bas Dost, mas este a falhar de forma nada normal.

    Com o meio-campo mais esticado, a equipa do Feirense começou a abrir espaços. Nani por duas vezes e Raphinha ficaram perto de marcar, mas o golo só apareceu mesmo num momento de génio. Wendel livrou de dois defesas e rematou em arco para o 0x1. Pouco depois surgiu o 0x2, com Bruno Fernandes a passar das ameaças às ações. A bola sobrou para o médio à entrada da área após um canto e foi rematada com muita força para o segundo golo.

    O segundo golo dos leões abriu mais o jogo, mas também pareceu tirar alguma concentração à equipa lisboeta. Apareceram oportunidades para o Feirense devido a erros e a faltas de concentração e com maior calma e, especialmente com mais confiança, o jogo poderia ter sido relançado. Valeu Salin a negar isso por duas vezes, apagando fogos criados por erros de André Pinto (entrou tão mal...)

    Até ao final o destaque vai para a rotação que Marcel Keizer fez, lançando alguns jogadores para dar descanso a titulares. Foi nesta ideia que vimos a boa estreia de Luiz Phellype, que esteve 13 minutos em campo, teve alguns bons pormenores e ainda atirou uma bola ao poste de fora da área.

    Não foi brilhante, com não tem sido nas últimas partidas, mas Keizer tem razão: o Sporting ainda está em todas. Depois de tudo o que foi acontecendo ao clube leonino, alguém acreditava que em janeiro ainda ia estar viva em todas as provas? E até com fase de brilhantismo...Seguem-se agora dos dérbis com o Benfica. 

    U Quarta, 16 Janeiro 2019 - 20:45
    Estádio Marcolino Castro
    Fábio Veríssimo
    0-2
    Wendel 64'
    Bruno Fernandes 66'
    Estádio Marcolino Castro
    Estádio Marcolino Castro
    Portugal
    Santa Maria da Feira
    Lotação5 401
    Medidas102x65
    Inauguração1962
    FaseQuartos-de-Final
    Lances Capitais
    34´
    BAS DOST marca... mas não conta! Lance anulado por falta, já que o avançado se apoiou em Bruno Nascimento ao cabecear. Foi na sequência de um canto.
    64´
    GOLO Sporting!
    Wendel marca
    Wendel marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    66´
    GOLO Sporting!
    Bruno Fernandes marca
    Bruno Fernandes marca o seu 4º golo na prova (4 jogos)
    A Chave
    O golo de Wendel acaba por abrir a janela das meias-finais para o leão. Na melhor fase do Sporting no jogo surgiu um momento de inspiração e um grande golo.
    O Árbitro
    Fábio Veríssimo anulou bem um golo a Bas Dost, por falta sobre Bruno Nascimento. Foi a decisão mais complicada de um jogo fácil de apitar.
    O Melhor
    Wendel
    Há jogos em que se nota que determinados jogadores estão em crescimento claro e este caso foi notório em Wendel. O médio foi o jogador que mais procurou a bola durante todo o tempo que esteve em jogo e mesmo quando errava, notava-se que estava ligado à corrente. Teve o seu grande momento com o primeiro golo e, novamente, mostrou a Keizer que a sua capacidade de jogar entrelinhas é essencial para o novo sistema do leão.
    O Pior
    Primeira parte
    O Feirense estava confortável, o Sporting lento e sem soluções. Aliás, o Sporting tinha uma ou outra solução, mas foi sempre em exagero a exploração disso. Duas oportunidades em 45 minutos foi muito pouco.
    Forma
    Feirense
    2018/2019
    25J
    7V
    8E
    10D
    26-37G
    Sporting
    2018/2019
    30J
    21V
    3E
    6D
    67-29G

    Fotografias(28)

    Taça de Portugal: Feirense x Sporting
    Taça de Portugal: Feirense x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FEIRENSE
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RN
    "Grandes"
    2019-01-17 14h16m por RN123
    A presença dos ditos "Grandes" nas meias-finais das Taças em simultâneo é algo que não me lembro de ter acontecido. . .
    Sporting
    2019-01-17 11h27m por gvg177
    Foi um jogo muito positivo e isso deveu-se também ás mudanças que houve no onze, Salin esteve imperial na baliza e na minha opinião merecia a titularidade na Liga, só a perdeu devido à lesão que teve. Stefan Ristovski está visto que tem de ficar no onze, Bruno Gaspar farta-se de cometer erros e já há muito que merece o banco. Diaby não é mau jogador mas Raphinha está num momento de forma melhor que o maliano. São estas coisas que Marcel Keizer devia ver e não só os mudar quando têm lesões....ler comentário completo »
    10A
    2019-01-17 00h31m por senhor-doctor
    Keizer está a aprender sim com a Liga Portuguesa. . . Mas Salin só jogou pois é jogo da taca, penso que B. Gaspar e Diaby estejam lesionados.

    Raphinha e Ristovski têm de aproveitar e mostrar que eram muito melhores (Keizer chegou depois da época começar e eles estavam lesionados, por isso conhecia a qualidade tão bem). Bas Dost esta num momento mais pobre (coincidindo com falta de golos do Sporting e resultados), mas estará de volta brevemente.
    Keizer em modo de Aprendizagem
    2019-01-17 00h17m por 10A
    Finalmente sem Bruno Gaspar, Sem Diaby e sem os tremelicos do Renan que apesar de defender não transmite confiança e sofria todos os jogos.
    Gostei da substituição do Bas Dost. Os nomes não jogam à bola. Se o Bas Dost não faz nada o jogo todo e falha golos de baliza aberta só tem é que sair e dar o lugar a outro.
    O 11 de hoje foi o 11 ideal do Sporting e é assim que temos de jogar nos jogos difíceis, começando já pela meia final da TL.
    j-f-fuite
    2019-01-16 23h57m por pedroneves
    é muito simples, são faceis de esconder, (maço de tabaco, ex) e são facilimos de arremessar no meio da multidão sem se perceber bem que o atirou. . .
    Bruno Fernandes
    2019-01-16 23h53m por O_Imparcial_Justo
    Claramente merece mais do que o Sporting, com todo o respeito que tenho pela equipa. Sempre o vi como um jogador ao estilo do Coutinho, com a devido distância claro.
    Para receber o estatuto de craque/jogador feito falta finalmente impor-se na seleção nacional. A partir daí é só a subir. Excelente remate, drible, visão, intensidade. Fantástico.
    Ispeakshit
    2019-01-16 23h50m por Pedro3KSCP
    Verdade mas até acho que ta mais calmo, acho que ja teve uma conversa com o varandas por causa disso e tudo
    Jogo
    2019-01-16 23h47m por Pedro3KSCP
    Sporting mt superior, perdi a conta às oportunidades de golo, se tivessem sido eficazes era uma goleada à antiga, o feirense também teve duas ou 3 oportunidades de golo.
    Gostei mt de wendel, Acuna e BF. Nota positiva para luiz phellype. Bas Dost desinspirado hoje.
    Bxtw
    2019-01-16 23h44m por Pedro3KSCP
    Aquela "chapada" nao dava suspensão em lado nenhum, o gajo ta a ser agarrado ta a usar os braços pra sair daquele "abraço" e dá com a mão ou o braço na cara do outro sem intenção.
    Pedroneves
    2019-01-16 23h39m por senhor-doctor
    Para eles topo é as 10 melhores equipas do mundo. Mas a reação deles é infantil.

    Jogava no Sampdoria, hoje joga numa equipa com muito mais ambições. E pode ser que deia um salto para essas equipas de elite.
    . . .
    2019-01-16 23h38m por pedroneves
    percebi o que voces queriam dizer, não me estou a fazer de parvo, mas lá que eu recusava qualquer clube do mundo para ser formado e fazer carreira pelo sporting nem pensava duas vezes. . :)
    Sporting
    2019-01-16 23h36m por senhor-doctor
    Grande Vitória. Segundo jogo sem golos sofridos. Penso que Keizer, que traz futebol positivo, vai evoluir em Portugal.

    Vamos ter dois jogos muito difíceis contra o Benfica, seria bom ganhar esta competição tal como a Taça da Liga. Mas acho prioritário o segundo lugar (o Porto já pode celebrar)
    arshavin, Ultras-__FCP
    2019-01-16 23h36m por pedroneves
    bem, se voces estão assim tão convictos, se calhar eu é que estou errado, fazer carreira em qualquer um dos tres grandes não é uma carreira de topo hoje em dia, as coisas mudaram bem então. .

    pedroneves
    2019-01-16 23h16m por Ultras-__FCP
    Só se for no topo do quase.
    arshavin. . .
    2019-01-16 23h02m por pedroneves
    rapaz, ele já está numa equipa de topo