placardpt
    A análise tática ao adversário do Benfica

    Fluidez de um campeão nato

    2024/03/19 11:35
    E0

    Atual bicampeão francês, o Lyon tem sido a grande referência do futebol feminino europeu nas últimas duas décadas. A equipa, além de dominar a realidade interna - com 16 campeonatos conquistados nas últimas 18 edições -, é também a maior detentora de títulos europeus, tendo conquistado oito (!) Ligas dos Campeões nas últimas 13 edições.  

    Com nomes como Wendie RenardSelma BachaSara DabritzMarozsnánCascarinoLe Sommer ou Ada Hegerberg (sendo que esta última estará fora das opções na primeira mão diante do Benfica, tal como Danielle van de Donk), esta é uma equipa que impõe respeito e que certamente vai criar muitas dificuldades ao Benfica. 

    Treinado por Sonia Bompastor - técnica francesa de origens portuguesas -, o Lyon privilegia o sistema de 4x2x3x1, mas, sendo opções como Ada Hegerberg ou Van de Donk, o mais expectável é que alinhe num 4x3x3 a que o plantel também já se encontra bastante habituado.

    Na baliza, há uma guarda-redes que dispensa qualquer tipo de apresentação. Christiane Endler, internacional chilena, já foi nomeada por diversas vezes para melhor jogadora na posição que ocupa, tendo, inclusive, vencido por uma ocasião, sendo que esteve presente no onze do ano em três. Com muita segurança e agilidade, é dona da baliza do Lyon.

    Numa linha de quatro defesas, Vanessa Giles e Griedge Mbock ocupam a zona central, com Ellie Carpenter e Selma Bacha a serem as laterais de serviço. Rápidas na pressão e muito verticais na ala, é também por esta zona que as gones se podem mostrar mais atrevidas em campo.

    O meio-campo, esse, já pode ser mais variável. Sendo que Danielle van de Donk não irá alinhar na primeira mão, será expectável que o Lyon alinhe com um setor constituído com três jogadoras, mas com muito apoio do setor mais avançado. Damaris Egurrola, Sara Dabritz e Dzsenifer Marozsán demonstra uma grande capacidade técnica que pode causar vários problemas ao setor intermédio do Benfica, igualmente pela velocidade.

    Na frente, opções não faltam. Não só por serem máquinas de golos, mas também pela entrega que dão a cada jogo. Ada Hegerberg é um dos grandes nomes deste Lyon (e do panorama mundial) - sendo até a segunda melhor marcadora da Liga Francesa, mas não é só dela que se faz este ataque. Eugénie Le Sommer e Delphine Cascarino são prata da casa e, aliadas a Kadidatou Diani, são outras das valências poderosas da ofensiva gaulesa. Com velocidade, criatividade e muito bom entrosamento, são um verdadeiro pesadelo para as defesas adversárias.

    Este é o onze-tipo do Lyon:

    U Terça, 19 Março 2024 - 20:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Ewa Augustyn
    1-2
    Andreia Faria 43'
    Delphine Cascarino 63'
    Sara Däbritz 79'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseQuartos-de-Final
    Mão1ª Mão
    Ponto Forte
    Capacidade nos cruzamentos

    É uma equipa conhecida e reconhecida pelo ataque organizado. Para além das ofensivas fluídas, há outro ponto em que o Lyon se mostra muito forte: as bolas paradas. Com posicionamento eficaz, o emblema francês toma, normalmente, grande partido do físico de grande parte do plantel nos duelos no ar e os cruzamentos podem ser mesmo fatais para as balizas adversárias.

    Ponto Fraco
    Ataque frente a bloco baixo

    Mesmo sendo uma equipa com grande estatuto ofensivo, o Lyon revela várias dificuldades em atacar frente a equipas que pretendam defender num bloco mais baixo ou, simplesmente, algo compacto. Este pode ser um triunfo utilizado pelo Benfica para travar as supercampeãs da prova, sendo que lhes é muito difícil passar de uma muralha defensiva bem construída e organizada.

    Lyon
    2023/2024
    28J
    24V
    4E
    0D
    109-16G
    História
    A referência

    Atual bicampeão francês, o Lyon tem sido a grande referência do futebol feminino europeu nas últimas duas décadas. A equipa, além de dominar a realidade interna - com 16 campeonatos conquistados nas últimas 18 edições -, é também a maior detentora de títulos europeus, tendo conquistado oito (!) Ligas dos Campeões nas últimas 13 edições. 

    A Estrela
    Ada Hegerberg

    É uma das grandes estrelas desta equipa. Ada Hegerberg é das jogadoras mais renomeadas deste plantel - apesar de não defrontar o Benfica na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Muito influente, é das melhores armas que o Lyon tem disponíveis nas ações ofensivas.

    O Técnico
    Sonia Bompastor

    Depois de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de treinadora principal no Lyon, a técnica luso-descendente tornou-se na primeira pessoa a vencer a Liga dos Campeões como jogadora e treinadora [n.d.r: desde que a prova se denomina UEFA Women's Champions League], ao levantar o troféu em 2022. Privilegia o 4x2x3x1 (sendo que, em caso de necessidade, adapta um 4x3x3) e um futebol de troca de bola consistente, algo bem representado no emblema francês.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    CDMxOLI em direto!
    Já há onze do UD Oliveirense: Nuno Macedo, Diogo Casimiro, Kelechi John, Guilherme Soares, Vasco Gadelho, Schürrle, Filipe Alves, João Paulo, Michel Lima, Jaime Pinto, Anthony Carter Acompanhe aqui o ...