placardpt
    FC Porto derrota Chelsea

    Dragão Imbulado para uma noite de gala!

    Talvez até seja injusto, quando coletivamente uma equipa faz um jogo tão bom, destacar apenas um jogador. Porque, na verdade, se não fosse Casillas na fase inicial, se não fosse a atitude de Maxi, se não fosse o combate de Aboubakar ou o virtuosismo de Brahimi, nada de relevante seria possível. Só que Imbula brilhou mais, às vezes de forma visível, outras vezes de forma visível. Mas foi ele o grande impulsionador do Dragão para uma noite fabulosa da equipa de Lopetegui, a derrotar o Chelsea.

    Um FC Porto diferente

    Indi foi a surpresa
    Lopetegui, como era esperado, lançou um meio-campo reforçado e André na direita. Surpreendeu do lado esquerdo da defesa, onde colocou Martins Indi em vez de Layún.
    Simplicidade de processos, um toque na bola, velocidade na circulação e boa variação de flancos. Era este o FC Porto inicial, muito menos mastigado do que costuma ser e com paciência suficiente para verificar a circulação inofensiva do Chelsea na sua zona recuada. Esse era o processo primordial do desafio. E os dragões pareceram confortáveis com isso.

    Mesmo que não o estivessem, eram obrigados a isso, pois deixar uma equipa como esta, de Mourinho, com espaço para contra-ataques, é erro crasso. Os azuis e brancos viram-no duas vezes e não gostaram. Em ambas, valeu Casillas. Por isso, tinha que ser assim. Dar bola ao adversário para chamar o Chelsea e esperar pelo espaço.

    André André abriu o ativo ©Vítor Parente
    Pelo meio, Lahoz ainda decidiu ser protagonista. Critério demasiado apertado e, muito cedo, lado esquerdo da defesa amarelado, com Indi e Marcano limitados por causa disso. Apostou o Chelsea num jogo mais direcionado para aí, mas sem grandes efeitos. A disciplina tática do FC Porto fechava bem os espaços e crescia depois, com bola, quando Neves (que jogador!) pegava na bola e quando André vinha ao meio aumentar as linhas de passe e dar liberdade a Maxi na linha.

    Na direita nasciam mais investidas, mas da esquerda viria o golo. Brahimi, amante deste palco, mostrou-se mágico, driblou a segurança inglesa e deixou a baliza à mercê de André. Golo!

    Lei da bola parada

    Não se contava era com o empate. Com um FC Porto sereno após o golo e confiante, perante um Chelsea numa crise emocional invisível, o tiro de Willian, num livre direto, arrefeceu o Dragão na ida para os balneários.

    Quem sorriu foi Lopetegui ©Vítor Parente
    Só que houve tudo menos depressão por parte dos azuis e brancos na palestra de Lopetegui. Ou assim se pode deduzir, já que, se na primeira parte, existiu alguma tremideira inicial, na segunda os índices de concentração foram máximos. O golo de Maicon, logicamente, ajudou, mas não foi só isso. A identidade do FC Porto esteve mais presente que nunca, do relvado à bancada.

    Simbiose perfeita

    A comunhão entre adeptos e equipa esteve, depois, nos píncaros. As bancadas até se poderão ter contido quando Hazard entrou, mas nada que alterasse o rumo crescente da equipa, explosiva na pressão a um adversário que não conseguia ter bola.

    O segundo quarto de hora foi de assombro. Que grande prestação portista! Impulsionados por um enorme Imbula, os dragões foram em busca do terceiro e estiveram bem mais perto do que o Chelsea de empatar.

    No fim, foi preciso sofrer, mas, mais uma vez, o 12.º jogador fez-se notar. A simbiose perfeita para uma grande noite!

    U Terça, 29 Setembro 2015 - 19:45
    Estádio do Dragão
    Mateu Lahoz
    2-1
    André André 39'
    Maicon 52'
    Willian 45'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo GJornada 2
    Lances Capitais
    39´
    GOLO FC Porto
    André André marca!
    45´
    +2
    GOLO Chelsea
    Willian marca!
    52´
    GOLO FC Porto
    Maicon marca!
    62´
    Chelsea
    Eden Hazard por John Obi Mikel
    73´
    Chelsea
    Kenedy por Pedro Rodríguez
    73´
    Chelsea
    Nemanja Matić por Ramires
    78´
    FC Porto
    Evandro por Rúben Neves
    80´
    FC Porto
    Miguel Layún por André André
    86´
    FC Porto
    Pablo Osvaldo por Yacine Brahimi
    A Chave
    Intervalo: Não se sabe o que Lopetegui disse aos jogadores, mas o FC Porto voltou para a segunda parte com muito mais identidade e, ao invês de esperar pela bola, não deixou que essa estivesse nos pés do adversário. E isso fez a diferença.
    O Árbitro
    Muito quezilento, demasiado rígido e com vontade de ser protagonista. Podia perfeitamente ter passado mais despercebido. No fim, parece ter havido penálti na área portista.
    O Melhor
    Meio-campo portista
    Que grande jogo do tridente ao meio! A começar por Imbula, que fez o melhor jogo de dragão ao peito, passando por Rúben Neves, que parece um veterano tal a maturidade que apresenta, e acabando no cerebral Danilo, que ainda atirou ao poste.
    O Pior
    Atitude doente
    Este Chelsea não está, claramente, num bom momento. Demasiado preso à necessidade de uma individualidade resolver, a equipa chama pouco os laterais a subir e, acima de tudo, está sem alma, como se viu depois do 2x1.
    Forma
    FC Porto
    2015/2016
    8J
    5V
    3E
    0D
    16-7G
    Chelsea
    2015/2016
    11J
    4V
    2E
    5D
    20-18G
    Sabia que...by playmaker stats
    13 jogos sem perder por parte do FCP, o melhor registo da equipa desde 2012/13.
    5 derrotas do Chelsea em 11 jogos: desde que Abramovich chegou ao clube, é o pior registo (antes: 5:ª derrota ao 19.º jogo).
    Lopetegui está a apenas uma vitória de igualar Mourinho, o treinador do FCP c/ + vitórias consecutivas em casa nos últimos 20 anos (19V).
    No ano civil de 2015, o FC Porto venceu TODOS os jogos que fez no Dragão, em todas as competições: 17 jogos.
    Em casa, o FCP de Lopetegui marcou pelo menos 2 golos em 5 dos 6 jogos realizados.
    18 golos sofridos pelo Chelsea em 11 jogos: na época, o 18.º golo sofrido surgiu apenas ao 23.º desafio...
    Nas 3 vezes anteriores que o Chelsea tinha 3 ou menos pontos à 2.ª jornada, qualificou-se sempre.
    Nas 6 vezes anteriores que tinha 4 ou + pontos à 2.ª jornada nos grupos da UCL, o FCP só não se qualificou uma vez (95/96).
    5.ª derrota do Chelsea orientado por Mourinho na fase de grupos na UCL, 2 delas frente ao FCP.
    5 anos (3 jogos) depois o FCP volta a vencer um adversário inglês.
    Mourinho continua sem vencer em casa do FCP como adversário (4J 3V 1E).
    Nos últimos 7 jogos na Champions, o FCP só não sofreu golos num (4x0 ao Basel).
    11 jogos sempre a marcar do FCP em casa nas provas europeias. Última vez em branco: 0x1 com Zenit.
    O FCP marca há 7 jogos consecutivos no Dragão na Champions.
    Com Lopetegui, o FCP marcou em todos os jogos europeus (14) que realizou.
    O FCP marca há 20 jogos consecutivos nas competições europeias.

    Fotografias(57)

    FC Porto v Chelsea Champions League J2 2015/16
    FC Porto v Chelsea Champions League J2 2015/16

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RA
    Ridículos alguns adeptos do porto
    2015-09-30 12h00m por raguar via mobile
    Enfim, é incrível como alguns adeptos do Porto se deixam levar pela campanha contra o treinador do Porto. . Se calhar o se tivessem algum outro português dos grandes estariam aqui a ser enxovalhados pela humilhação, até parece que esses tais ganharam sempre em Moreira de cónegos com goleadas e tranquilos. .
    Essas avaliações são de meninos de escola que querem chegar a escola e vangloriar pelo seu clube não perder nenhuma vez. . Enfim. . Até o vilas boas foi criticado e empat...ler comentário completo »
    porto
    2015-09-30 11h46m por vmjs
    ganhou bem. . . foi mais eficaz que o Chelsea até o 2º golo e a partir daí tirando a bola à barra e o lance duvidoso no final do jogo não houve mais Chelsea. . .

    O Imbula é um jogador tipo Matic. . . defende bem e tem boa leitura e passada larga. . com mais confiança ira de certeza dar alegrias aos adeptos portistas. . Ruben Neves é enorme e não se percebe uma aposta mais consistente neste miúdo. . . . se tem talento tem que jogar para se afirmar.

    Lopetegui. . . c...ler comentário completo »
    Imbula e Ruben
    2015-09-30 11h29m por cest
    O Imbula pode fazer muito mais do que fez ontem. Ele esconde-se muito do jogo mas quando aparece faz diferença. Tem de ser mais interventivo nas transições do Porto pois ele é o médio que falta, se é que me faço entender.

    Ainda assim ontem, o Ruben Neves foi o melhor em campo para mim. Não foi tão virtuoso como tantos outros. Se calhar dá pouco nas vistas mas tacticamente, defensivamente no apoio aos laterais e ao Danilo, e sobretudo na transição ofensiva, esteve imperia...ler comentário completo »
    EX
    Adeptos
    2015-09-30 11h18m por Exterminador_Divinal
    concordo chief quando encostamos o chelsea as cordas o publico galvanizou a equipa e mais uma vez a mostrar que em casa o porto nao me preocupa tem e de ser mais pragmatico fora de casa apesar do empate com o moreirense o lopetegui fez o que devia fazer para ganhar o jogo simplesmente o moreirense soube aproveitar as oportunidades que teve
    BP
    Porto
    2015-09-30 10h49m por bpinto79
    Para ser sincero, quando vi a Equipa Inicial não fiquei nada contente com o 11 eleito pelo Lopetegui, pois a mim pareceu-me que estava a adotar um modelo bastante defensivo, no entanto com o desenrolar do jogo e principalmente após as 2 defesas importantíssimas do Casillas o Meio Campo do Porto soltou-se e pressionou muito forte o que fez com que o Chelsea não conseguisse trocar muito a bola, gostei bastante de ver o Imbula (que grande jogador) para os mais cépticos ficou aqui um cheirinho d...ler comentário completo »
    InvictusFCP
    2015-09-30 10h38m por Talmeida89
    As razões da derrota em Munique não foram as invenções do treinador, mas sim as suspensões dos 2 laterais de classe mundial e a falta de soluções de banco (Indi tem qualidade, Reyes não e Ricardo nem lateral era) e um GR sem psicológico para a dimensão para o momento. Penso que em relação ao primeiro ponto perdemos os 2 laterais de classe mundial mas temos mais soluções de banco (pelo menos em quantidade. . . ) mas não há dúvida que Casillas vale todos os cêntimos pela segurança que confere. ...ler comentário completo »
    NA
    Grande Porto sim sr!
    2015-09-30 10h36m por Napz91
    Quero felicitar o FC Porto e os seus adeptos pela grande exibicao, um grande jogo de se ver e tempo muito bem investido para ver futebol! Grande espectaculo!
    Imbula foi espantoso, assim como o Casillas (q ate teve culpas no golo do Chelsea).

    Saudacoes Leoninas
    IN
    tripeiro666
    2015-09-30 10h26m por InvictusFCP
    Da mesma maneira que achas correto numa próxima falha crucificarem o Lopetegui, o oposto também se aplica, não é uma boa exibição que apaga as [. . . ] das que fez nos ultimos 13 meses. Gostei do jogo de ontem, mas no passado, também fizemos um jogo brutal contra o bayern e depois este treinador inventou e deu no que deu, logo, vamos com calma!
    Grande Vitória merecida
    2015-09-30 09h34m por tripeiro666
    Toda a gente diz que o FCPorto jogou muito bem e estão todos de parabéns! VERDADE!
    Mas para a proxima jornada da liga, o FCP empata e depois. . . toda a gente vai dizer: Lopetegui- Rua!!!! Sejam coerentes e não bipolares! Adeptos de sofá!!!
    PE
    chieffkeef
    2015-09-30 03h46m por pedrosousafcp
    Óbvio que é, e aposto que só dura uma ou 2 épocas no Porto (caso venha mesmo) e depois sai por mais de 30 milhões. . . Tenho é mesmo pena por o tello nao conseguir se afirmar
    PE
    correçao
    2015-09-30 03h30m por pedrosousafcp
    nao vem em junho mas sim em julho
    PE
    chieffkeef
    2015-09-30 03h29m por pedrosousafcp
    Apesar de que se vier só virá em junho.
    LU
    Grd Porto. . .
    2015-09-30 01h48m por Luis79
    Apenas para dar os parabéns à equipa. . .
    ZE
    nem vou dizer nada!
    2015-09-30 00h42m por Zeus via mobile
    A exibição do grande porto fala por si! Apenas tenho de mencionar o ruben neves que me deixa orgulhoso e deliciado cada vez que toca na bola!

    ps: Quem me dera que o brahimi e imbula dessem continuidade ao jogo de hoje, do melhor que há!
    Jogo!!
    2015-09-30 00h18m por blackdragon
    Foi um grande jogo de futebol, uma grande vitória é muito sapo engolido por aí. De resto é conversa da treta e clubite aguda. De longe o melhor jogo da noite e secalhar da jornada e não sou eu nem a imprensa portuguesa que o diz.
    Quem não viu o pênalti em Danilo é porque não viu o jogo. Deveriam era agradecer pela excelente noite de futebol. Só espero que amanhã tenha a mesma dose é que vençam os melhores. Saudações desportista.
    principedosbrux inhos
    2015-09-30 00h02m por Nonnenmacher
    Deves estar a confundir-me, nitidamente andas por aqui há pouco tempo para dizeres que sou parcial. Há um penalti para o Porto e outro para o Chelsea e não é questão de opinião.
    principedosbrux inhos
    2015-09-30 00h00m por Nonnenmacher
    A partir do momento em que falas do lance do Marcano é indiscutível e o do Danilo é uma opinião estamos conversados.

    Bairrista 666
    2015-09-29 23h54m por JHendrix
    Gostas do Carnaval da minha terra? Ainda bem. . .

    Nós em Fevereiro cá te esperamos, para te ver a ti e os teus amigos ai do bairro desfilarem as vossas cabeças no corso, ao som dos tambores.

    Afinal de contas são gente da capital, gente muito importante, por isso merecem tratamento especial, e por serem muito mais inteligentes que saloios, como eu, têm umas cabeças maiores que o habitual.

    Abraço e cuidado com as portas e as ruas estreitas. . .
    FCPORTO
    2015-09-29 23h44m por porto_sempre11
    Mais uma vez a mostrar ser o Melhor clube português e um dos top8 da europa. . . . se ha algo que valha a pena ter orgulho é ser portista
    principedosbrux inhos
    2015-09-29 23h43m por Nonnenmacher
    Isso da grande penalidade do Chelsea também és tu que dizes como adepto do Benfica, é normal. Vem aqui um portista e diz que houve um penalti para o Porto, vem cá um do Chelsea que diz que houve um para o Chelsea e vem cá um do benfica dizer o mesmo que os adeptos do Chelsea.
    principedosbrux inhos
    2015-09-29 23h37m por Nonnenmacher
    O que o outro user diz terás que dialogar com ele.

    Desonesto é só falares no que te convém no que toca a arbitragem e estares calado quando te falei no lance do Danilo. E vou parar por aqui porque nem adianta dialogar contigo, já no outro dia andavas para aqui numa de anti Porto e não tenho paciência para te aturar.
    Porto
    2015-09-29 23h31m por JHendrix
    O Porto a jogar em casa fez o seu papel, embora o Casillas tenha salvo duas bolas de golo, e o Diego Costa ter atirado espectacularmente à trave, mas o Chelsea mete dó. Aquela defesa é uma catástrofe. Cahill é um cepo do tamanho do Big Ben, o Ivanovic está numa forma lastimável.
    PORTO_INVICTUS
    2015-09-29 23h29m por Nonnenmacher
    Pode ser que sim, já houve um jantar no capa negra há uns dias mas também se fala que pode ir para o Valencia.
    LA
    FCP
    2015-09-29 23h29m por Lacerdex
    Isso de certos benfiquistas dizerem que o Astana está ao nível de D. Kiev já nem me espanta, desde que vi o Pedro Guerra dizer na TVI24 que o SLB tem melhor plantel que o FCP, já acredito em tudo.
    AN
    Nonnenmacher
    2015-09-29 23h26m por AndreERF
    What ??? Eu cá gostava de ter visto isso sobre o Astana, que coisa ridícula de se dizer. . . fanatismo desmedido. . .

    A Federação é que já deve estar a contar os trocos para ir ao Cazaquistão, já não me admiro mesmo se preferirem esse destino mais "exótico" a uma capital europeia como Londres. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...