placardpt
Escolhas zerozero.pt

Dez anos, dez jogos: Estrangeiro

2013/10/21 17:18

E agora é a vez do «top ten» dos jogos estrangeiros mais votados pela redação do zerozero.pt. Diversas escolhas que incluem jogos das competições europeias, Campeonatos do Mundo e as ligas de Inglaterra e Espanha.

Seguem-se os dez mais, que afinal são onze, pois houve um empate entre o Barcelona x Inter das meias finais da Liga dos Campeões em 2010 e um jogo dos quartos-de-final do mundial sul africano:

10.º lugar: FC Barcelona 1x0 Inter (Liga dos Campeões, 2010)

Como o zerozero.pt titulava nessa noite, a «Teia de Mourinho segura Barça». Contra todas as expectativas, os nerazzurri aguentaram a avalancha blaugrana e seguraram a vantagem (3x1) que traziam da primeira mão em Itália.

Mourinho, com toda a sagacidade que se lhe reconhece, montou uma armadilha que "amarrou" os catalães, incapazes de furarem a muralha transalpina, por mais que uma vez. 

No fim, Mourinho festejou sem pejo a vitória conquistada no relvado de Camp Nou, enfurecendo os adeptos da casa e os donos do campo, que ligaram o sistema de rega. 

Encharcados, os italianos saborearam ainda com mais prazer a histórica vitória, um passo decisivo para a conquista da Champions, consumada poucas semanas depois em Madrid. 

10.º lugar: Uruguai 1x1 Gana (Campeonato do Mundo, 2010)

Emoção, drama, incerteza até ao fim, o duelo entre sul americanos e africanos será um dos mais épicos confrontos da história dos mundiais. O gana saiu na frente, mas os uruguaios não desistiram e Forlán repôs a igualdade no segundo tempo. No último minuto do tempo suplementar, os ganeses estiveram muito perto da vitória, mas Luis Suárez defendeu com a mão o cabeceamento (com selo de golo) de Adiyah.

Suárez foi expulso e abandonou o campo em lágrimas, mas a sua equipa sobreviveu ao lance, pois Asamoah Gyan falhou a grande penalidade e o árbitro apitou para o fim da partida. Na «lotaria» das grandes penalidades, a sorte voltou a bafejar a Celeste Olímpica e o Gana perdeu a possibilidade de se tornar a primeira equipa africana a jogar uma meia-final de um Campeonato do Mundo. Por sua vez, o Uruguai voltava às meias-finais, quarenta anos depois da última presença.

9.º lugar: AS Monaco 8x3 Deportivo (Liga dos Campeões, 2003)

5 de novembro de 2003, o Estádio Louis II no Mónaco, presenciou uma verdadeira chuva de golos sem igual na competição. Os monegascos dizimaram os galegos com oito golos contra três. O Croata Dado Prso foi a grande figura, apontando quatro - metade - dos oito golos da sua equipa. 

Monegascos e deportistas chegariam bem longe na competição, acabando ambos por se cruzar com o FC Porto. Primeiro os espanhóis, eliminados na meia-final, culpa do golo de Derlei no Riazor, depois os monegascos, derrotados por 3x0 em Gelsenkirchen.

8.º lugar: Itália 1x1 França (Campeonato do Mundo, 2006)

O Estádio Olímpico de Berlim assistiu ao renascimento da Squadra Azzurra. Contra todas as expectativas - a Itália vivia o escândalo do calciopolis - os transalpinos chegaram à final, depois de eliminarem os anfitriões nas meias finais (0x2).

No encontro decisivo, franceses e italianos entregaram-se a um jogo muito táctico, que acabou por ser decidido no desempate por grandes penalidades. Para a história, ficou a famosa cabeçada de Zinedine Zidane em Marco Materazzi, que valeu a expulsão do craque francês, no último jogo da sua inesquecível carreira.

7.º lugar: Manchester United 8x2 Arsenal (Campeonato de Inglaterra, 2011)

Que história haverá num jogo que termina com o score de 8x2? Os mancúnianos dizimaram o rival londrino, que saiu de Old Trafford com uma das mais pesadas derrotas da sua história secular. Walcott e van Persie marcaram os golos londrinos, enquanto pelos red devils marcaram Rooney (3), Young (2), Nani, Welbeck e Park. No fim, Wenger reconhecia que a tarde de Manchester fora o pior pesadelo da sua carreira, enquanto por sua vez, Alex Ferguson desvalorizava o resultado, lembrando que umas vezes se ganha, e outras vezes se perde...

 

6.º lugar: Espanha 1x0 Holanda (Campeonato do Mundo, 2010)

A maioria dos que votaram na final de 2010 para fazer parte do nosso top, recordam que este foi o momento decisivo para a ascensão do futebol de nuestros hermanos ao topo do Mundo.

A final jogada no Soccer City foi um jogo calculista - um pouco à imagem da final de 2006 - que nenhuma das equipas parecia ser capaz de resolver.

Sem surpresa, chegou-se ao prolongamento, onde Iniesta apontou o merecido golo da vitória espanhola, que acabou com a resistência de uma anormalmente agressiva e defensiva «Laranja Mecânica».

5.º lugar: Manchester City 3x2 QPR (Campeonato de Inglaterra, 2012)

Se houve jogo que se destacou mal se começou a contagem dos votos, foi o encontro entre o Manchester City e o Queens Park Rangers, da última jornada da edição de 2011/12 da Premier League. O City precisava de vencer se o United também vencesse. Os rivais não falharam e desde cedo se colocaram na frente em Sunderland.

A emoção estava reservada para o Ethiad, onde o City permitiu a reviravolta já na segunda parte, pondo em perigo a conquista do tão ambicionado título.

As bancadas já estavam quase no desespero, quando já em período de descontos, o bósnio Dzeko empatou o jogo. A explosão de alegria chegou dois minutos depois, quando no último lance do encontro, o argentino Kun Agüero apontou o 3x2 final que dava o título aos citizens, enquanto em Sunderland, os jogadores do United tinham esperado em vão (no centro do relvado) pelo fim do jogo em Manchester, para se sagrarem campeões. Poucos queriam crer que o City perdia 1x2 quando o jogo acabara em Sunderland, e que em menos de quatro minutos tinham conseguido dar a volta ao resultado...

4.º lugar: Manchester United 1x6 Manchester City (Campeonato de Inglaterra, 2011)

Nunca uma equipa de Sir Alex tinha sofrido tamanha derrota em casa. Os red devils receberam uma das maiores humilhações da sua história, perante os seus adeptos, e às mãos do vizinho e rival. 

Era preciso recuar a 1926 para ver o United sofrer seis golos em casa do City. Balotelli (2), Dzeko (2), Silva e Agüero foram os responsáveis pela hecatombe do United. Ferguson, tal como fizera no jogo contra o Arsenal, voltou a defender que ora se ganha, ora se perde, mas lá confessou que esta era a mais dolorosa das derrotas...

3.º lugar: Real Madrid 2x6 FC Barcelona (Campeonato de Espanha, 2009)

Se perguntarem ao comum adepto do Barcelona qual é o jogo do clube que mais recordam, a maioria lembra sempre a célebre vitória sobre o Sampdoria em Wembley, mas haverá muito adepto culé que vai recordar os famosos 2x6 com que os catalães brindaram os merengues em pleno Santiago Bérnabeu.

Nessa tarde inspirada, o Barcelona ainda esteve a perder, mas em momento algum o resultado esteve em causa. Para os jornalistas e colaboradores que escolheram este jogo, a vitória do Barcelona representa um marco na ascensão do Tiki y Taka ao topo do futebol, além que a força dos números por si só, já merecia um lugar no top. 

2.º lugar: Barcelona 5x0 Real Madrid (Campeonato de Espanha, 2010)

29 de novembro de 2010, no Nou Camp, o Barcelona foi magistral e deu um recital de futebol ofensivo, perante a incapacidade manifesta do Real Madrid. 

No banco, Mourinho assistia - sem poder fazer nada - à uma derrota em toda a linha, às mãos da equipa superiormente orientada por Pep Guardiola.

Infeliz, o português prometia que «não iria chorar», mas a derrota marcou profundamente a forma como encarou os jogos com o Barcelona nos encontros seguintes.

Por sua vez, Guardiola via o seu Barcelona ser consagrado - se tal fosse preciso - como uma das mais impressionantes equipas da História.

1.º lugar: Liverpool 3x3 AC Milan (Liga dos Campeões, 2005)

Se o Portugal 2x2 Inglaterra foi o vencedor incontestável, o Liverpool 3x3 Milan foi o único jogo em que não participaram equipas portuguesas a chegar ao top três. Aliás, o Barça x Real só ficou num distante 8º lugar. 

Nessa histórica noite em Istambul, quem viu não esquece, os reds recuperaram de uma derrota de 0x3 ao intervalo, para baterem os milaneses no desempate através de grandes penalidades.

Foi uma recuperação épica, ao nível das mais históricas vitórias do Liverpool dos anos setenta e oitenta, que ajudou a coroar a equipa da cidade dos Beatles como a rainha da Europa, nessa época de 2004/05.

 

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
nao concordo 2
2013-10-22 14h56m por king_jose
Outros jogos: Deportivo 4 - Milan 0. O Milan apenas o campeão europeu em titulo . . . Barcelona 4 - Bayern 0, um jogo que escandalizou o Bayern. Barcelona 4 - Arsenal 0, em que se não me engano o Messi marcou um poker. O Arsene Wenger ficou rendido ao Messi na conferencia de impressa depois deste jogo.
nao concordo
2013-10-22 14h53m por king_jose
Axo k há demasiados jogos da liga espanhola. Faltou o PSV 10 - Feyenoord 0. Falta por exemplo, o Chelsea 5 - Milan 0, jogo realizado nos estados unidos. Para jogos do campeonato portguês, gostei do Sporting 5 - Benfica 3. Adorei este jogo. Uma sugestão para a edição com jogos nacionais.
AZ
Em falta
2013-10-22 13h55m por Azigoth_2
Penso que esta em falta aquela mitica final na Taça UEFA que o Liverpool venceu ao Aláves por 6-5. . .

Ou foi ha mais de 10 anos?
MO
chansler_Moz
2013-10-21 23h04m por monkeyze
Tens razão mas nesse jogo o que estava em causa era uma passagem à 4ª eliminatória da Capital Cup para aí . . . Estás a ver o que foram aqueles minutos para os adeptos do City? Num ano em que ganham em old trafford 6-1, tinham vindo de uma vitoria contra o united em casa 1-0 e de uma vitoria em st james' park num ano em que o newcastle estava em 5º e iam perder o momento de uma vida em casa com o QPR. . .
CH
sim
2013-10-21 22h58m por chansler_Moz via mobile
Entendo, mas para mim o jogo que deveria estar no top, é o jogo de Reading Vs Arsenal 5-7, um jogo a contar para a Capital One, na época passada, esse em que o Arsenal tava levando 4-0 e revirou, foi incrivel
MO
City vs QPR
2013-10-21 22h56m por monkeyze
Digam o que quiserem . . . como este jogo não há!
Depois de um ano em que o City faz uma grande época, numa prova de regularidade ia deitando tudo a perder num jogo. . . Grande jogo, grande ambiente, a cidade de Manchester pára para aclamar um City que não era campeão há para aí 50 anos . . . a tão esperada emancipação dos citizens frente aos black devils.
Mark Hughes tinha outros planos. O City era uma espinha na garganta do técnico galês e o QPR precisava do jogo para não...ler comentário completo »
VD
zz
2013-10-21 21h08m por vdef
mais um bom artigo, presumo que esteja inserido nas comemorações dos 10 anos do zerozero. Concordo perfeitamente com o 1º lugar deste ranking!
coiso_91
2013-10-21 19h56m por Kurika
Os jogos que envolvem clubes portugueses ou a selecção portuguesa estão noutra votação, que deves encontrar mais abaixo nas notícias.
LS
Excelente artigo.
2013-10-21 19h39m por LSCP
Quanto à votação, acho que se aceita perfeitamente. O 1º foi um hino ao futebol.
CO
na minha opiniao falta pelo menos 1
2013-10-21 19h35m por coiso_91
Pessoalmente gosto de todos, sobretudo os jogos entre o Liverpool vs Milan e o Uruguai vs gana. . . . este ultimo meteu-me pena, pois o gana merecia estar nas meias finais do campeonato do mundo desse ano. Foi uma infelicidade do Asamoah Gyan mas prontos, aconteceu.

Não sei a lista dos jogos disponíveis para voto, porque só soube desta votação tarde demais, infelizmente, mas na minha opinião falta aqui um jogo que diz muito ao povo português, e não vou ser clubista, por...ler comentário completo »
ZZ 4ºlugar
2013-10-21 18h47m por mikel332
O jogo da vitoria do man. city por 6-1 prente ao united e o video é de outro jogo ate pk ao min 3 ta 2-2.
Kurika
2013-10-21 18h25m por golden_lynx
Eram tempos diferentes em que os melhores eram aplaudidos por serem os melhores e não por rivalidades mesquinhas como acontece agora. Sem dúvida que o Barcelona dominou os finais da década passada/princípio desta época, quer gostamos quer não. Tinham um futebol excelente, de controlo absoluto sobre o adversário. A táctica perfeita. Tinham também os melhores jogadores para executarem tal táctica.

Há muitos jogos que poderiam estar no top 10. Para mim outro jogo que podia e...ler comentário completo »
pokersoul93
2013-10-21 18h11m por Kurika
Esse foi um grande jogo e podia ter estado no top dos jogos portugueses que o ZZ publicou anteriormente, mas acho que a contabilidade começou no início da época 2003/04, portanto já não podia.
golden_lynx
2013-10-21 18h06m por Kurika
Bom post. Bem lembrado esse Real-Barça.

Lembraria também outro grande jogo do Ronaldinho, o Chelsea-Barça de 2005 (1-2), além do Atlético-Barça (4-3) de 2009, e a final da LC de 2011, (só mesmo pela extraordinária e rara superioridade de uma equipa na final da LC)

Isto tudo para dizer que, gostemos ou não (e há coisas neles de que eu não gosto), o Barça foi de longe a equipa mais marcante dos últimos 10 anos. É que nem há a mínima comparação!
PO
Não sei se devia ser neste top
2013-10-21 17h49m por pokersoul93
Mas o Porto-Celtic na final da taça UEFA até que é jeitoso eheheh
Correcção
2013-10-21 17h48m por golden_lynx
3-0 para o Barcelona, não para o Real Madrid
1º Lugar
2013-10-21 17h28m por golden_lynx
Sem dúvida o melhor jogo que já tive o privilégio de ver e aproveitar. Desde a vantagem muito cedo de 3 golos para o Milan até à histórica recuperação do Liverpool até às defesas impossíveis do Dudek (lembro-me que o Shevy até ficou com um ar incrédulo do género "como isto é possível?") passando pelo erguer da taça pelo GRANDE Gerrard! Que jogo. Isto é só a minha opinião mas acho que o jogo Real - Barcelona que ficou 3-0 (o tal jogo em que o Ronaldinho foi aplaudido de pé pelos adeptos madrili...ler comentário completo »
PR
ZeroZero
2013-10-21 17h28m por previously
Atenção, o jogo entre Itália e França foi no Mundial de 2006, não no de 2010.
Agradecimento
hm por zerozero.pt
Corretíssimo! Muito obrigado pela retificação.
TI
erro
2013-10-21 17h27m por TiagoCarvalho25
o 8º. Itália França foi em 2006 no campeonato do mundo não em 2010
erro
2013-10-21 17h20m por JoaoPedroPT
n era neste post, era no outro xD
na minha opiniao
2013-10-21 17h19m por JoaoPedroPT
podia tar em 10, ou em 9, o jogo da academica, em 2011/2012 contra o sporting, com aquele golo a academica festeja 70 anos depois a taca de portugal e marca o inicio da instabilidade no sporting, pois com o Sa Pinto, na epoca a seguir, coisas n foram bonitas

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Técnico boavisteiro insatisfeito
Jorge Simão, técnico do Boavista, analisa derrota no Dragão (2-1) e admitiu estar com uma mala «cheia de entusiasmo» para o último jogo da época.

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

JS
jsilva77 13-05-2024, 07:48
hugoviseu881 13-05-2024, 07:45
AS
ASNL 13-05-2024, 07:38
davidesantos321 13-05-2024, 07:17
JAM79 13-05-2024, 06:53
moumu 13-05-2024, 04:26
moumu 13-05-2024, 04:22
moumu 13-05-2024, 04:19
moumu 13-05-2024, 04:17
moumu 13-05-2024, 04:07
RI
RicardoHGoat21 13-05-2024, 03:52
SP
SpineRock 13-05-2024, 03:45
moumu 13-05-2024, 03:27
moumu 13-05-2024, 03:26
moumu 13-05-2024, 03:25
moumu 13-05-2024, 03:23