placardpt
Sadinos com lugar marcado no jogo decisivo

Com eficácia (e pouco mais) se vai à final

2018/01/23 22:47

Pouco brilhantismo, uma dose considerável de sorte, um guardião inspirado e um avançado letal. A receita para o Vitória carimbar a presença na final da Taça da Liga não foi a mais apelativa em termos estéticos, mas o triunfo por 2x0, com golos de Gonçalo Paciência e Allef, carimba um lugar sadino em mais um jogo decisivo. Para os homens de Oliveira de Azeméis ficam três bolas no poste...e um afastamento bem amargo. 

Mais desperdício era impossível...

Antes do jogo, muito se falou de um maior domínio sadino, até pela questão da diferença de escalões, mas o início do encontro mostrou precisamente um contrário: um Vitória nervoso, errático, com a Oliveirense a aproveitar para criar três ocasiões de golo. Riascos era a referência...

Com o decorrer do primeiro tempo, as insuficiências do Vitória foram sendo cada vez mais evidentes. A equipa de José Couceiro mostrou-se incapaz de assumir as rédeas da partida e nem mesmo a capacidade de jogar de costas para a baliza de Gonçalo Paciência foi disfarçando evidentes limitações coletivas. 

Pedreira despida
O dia da semana não convidava, mas pode-se falar mesmo de um ambiente desolador no Estádio Municipal de Braga. Uma meia-final e um estádio despido de adeptos

Do outro lado, a vontade aliava-se à disciplina tática e criatividade atacante, mas a última foi  incapaz de ser materializada em golo. Na primeira meia hora da partida, foram seis ocasiões claras, com três bolas ao poste pelo meio - numa ocasião, João Amorim e João Mendes, na mesma jogada, enviaram a bola aos ferros; Diogo Valente na sequência de uma grande penalidade, fez estremecer a barra. Mas era o Vitória quem marcava, pelo inevitável Gonçalo Paciência. Intervalo. 

Apenas mais organização

Pedia-se mais à equipa sadina, depois de um primeiro tempo a roçar o sofrível. Com uma alteração em relação à equipa inicial - Arnold entrou para o lugar de Patrick -, os sadinos apresentaram-se mais competentes no aspeto defensivo, ainda que a criatividade continuasse a ser pouca. Do outro lado, a mesma vontade, acompanhada agora com menos oportunidades. Apesar disso, Trigueira era o único guardião a brilhar...

Pedro Miguel mexeu na equipa, colocou gente na frente, mas a ineficácia da União matava qualquer boa intenção. É verdade que o guardião sadino mostrou inspiração ao longo dos 90 minutos, mas os homens de Oliveira de Azeméis só se podem queixar da falta de clarividência no último terço. Oliveira trouxe intensidade e criatividade, Fabian deu presença, mas o empate não chegou. 

Já quando poucos acreditavam nas grandes penalidades, Gonçalo Paciência voltou a fazer das suas, inventando um lance no lado esquerdo do ataque, com Allef a finalizar sem problemas. Há dias assim...

U Terça, 23 Janeiro 2018 - 20:45
Estádio Municipal de Braga
Manuel Mota
2-0
Gonçalo Paciência 27'
Allef Andrade 90'
Estádio Municipal de Braga
Lotação30 286
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseMeias-Finais
A Chave

Penálti falhado - Não é que o desperdício da Oliveirense se tenha cingido com a grande penalidade, mas o pontapé ao ferro de Diogo Valente é um espelho do azar que a equipa de Pedro Miguel sofreu. 

O Árbitro
Apesar de ter permitido um ou outro excesso no que às perdas de tempo diz respeito, a arbitragem de Manuel Mota foi positiva. Decidiu bem o lance de grande penalidade a favor da Oliveirense. 
O Melhor
Sem receios
Que bela exibição da Oliveirense. A equipa de Pedro Miguel mostrou que na Segunda Liga há qualidade e talento escondido, com destaque para os desempenhos de Riascos e, principalmente, João Amorim e João Mendes. Os dois últimos preconizaram a boa postura da União. 
O Pior
Casa vazia
É verdade que Setúbal e Oliveira de Azeméis não são propriamente colados à cidade de Braga. Ainda assim, foi pouco menos do que desolador encontrar a Pedreira minhota vazia, numa meia-final histórica para Oliveirense e importante para Vitória de Setúbal. 
Forma
V. Setúbal
2017/2018
26J
7V
9E
10D
30-42G
UD Oliveirense
2017/2018
28J
8V
9E
11D
28-35G

Fotografias(30)

Final Four Taca CTT: V. Setubal x UD Oliveirense
Final Four Taca CTT: V. Setubal x UD Oliveirense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
VITÓRIA FC
EMPATE
UD OLIVEIRENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Taça que ninguém quer mas todos choram. .
2018-01-24 10h25m por blametheskies
Bem. . Vejo aqui comentários. . Jesus
Para começar, sei bem que o VFC este ano está mau, é um facto!
Mas vejam pelo menos os resumos e não só os resultados. . Já nem falo de muitos jogos apenas os últimos 3 para o campeonato. . A Ganhar 2 a 0 ao Estoril empatou a 2 nos 90. . A ganhar 2 a 0 ao Moreirense, deixou-se empatar nos 90 a 2 novamente! Ou seja muito azar (Para não falar de VARs e arbitragens manhosas se não isto não tem fim)
O SCP que pode estar na final conn...ler comentário completo »
BR
Alemão
2018-01-24 00h03m por Briosa_Amor
Já conheço este Jogador desde 2012/2013 quando o vi jogar no jogo da Académica contra o Tourizense e fiquei encantado. Belíssimo jogador, podia chegar à primeira liga.
BR
Parabéns Oliveirense
2018-01-24 00h01m por Briosa_Amor
A avaliar pelo resumo, o Oliveirense deu um grande banho de bola. Sem querer desrespeitar o Setúbal, que é uma boa equipa, mas é verdade.
moises_21
2018-01-23 23h50m por ovascoepanuco
Tinha o Marega hipótese de ser referência no Porto. . .

O Gonçalo para mim é o melhor PL português e não há muitos com a técnica dele. Espero que faça parte do plantel do próximo ano. Jogador com mobilidade, drible, capacidade de passe e, este ano revelando, instinto finalizador. Vejo-o como um grande 2ºPL com capacidade de render e fazer esquecer Marega, numa eventual saida.
Rsoares67
2018-01-23 23h44m por ovascoepanuco
Costumo concordar contigo, mas esse argumento é desmedido. Estás a comparar um clássico com um jogo do Vitória que tem uma massa adepta fiel contra uma equipa da segunda.
Achas que se fosse um Porto - Oliveirense estava cheio? Ou o ultimo Vit. - Sporting estava cheio (sendo que este foi em Setubal e não em Braga)?

-A distância não ajuda
-Jogos à semana e a estas horas também não.

Para mim esta competiçao faz muito menos sentido desde o alargamento de participantes da liga, o que nao significa que nao possa vir a funcionar.
Vitória FC
2018-01-23 23h30m por Jorusescu
ou muito me engano ou esta equipa não vai sequer ameaçar o vencedor da outra mão, verdade que a defesa era toda de suplentes com ambos lateral/extremo esquerdo adaptados (porquê já agora? xD) mas chiça, se esta equipa vai sofre o que sofreu hoje com o Oliveirense contra um grande está lixado.

A meterem o Pedrosa a lateral e o Nuno Pinto a extremo porque é que não estrearam o Djaló? opção muito mais valida
Que massacre
2018-01-23 22h53m por Onil
Da oliveirense ao vitórria, quando não era o trigueira a defender os postes salvavam, não mereciam esta eliminação. Destaque para os laterais da formação de oliveira de azemeis, principalmente o Alemão.
Gonçalo Paciência
2018-01-23 22h52m por moises_21
Embora sem qualquer hipótese de ser referência no ataque do FC Porto, espero que prossiga a sua carreia e cresça numa equipa de meia tabela em Inglaterra.
Jogo
2018-01-23 22h51m por 4lfredo
Resultado que acaba por ser exagerado e cruel para a Oliveirense, o Oliveirense acabou por ser superior ao longo do jogo, faltou mesmo eficácia que o V. Setúbal teve. Uma palavra há Oliveirense, pois fez uma excelente partida e caiu de pé e parabéns ao V. Setúbal pela passagem há final!

OUTRAS NOTÍCIAS

Taça de Portugal
com video
A emoção para receber o troféu
A subida e descida da escadaria do Jamor para receber o troféu da Taça de Portugal do FC Porto teve vários protagonistas e uma mistura de emoções. Zaidu, Pepe e ...