placardpt
Técnicos também comentaram situação

Caso de racismo com Chiquinho: Famalicão e Farense já reagiram

2024/02/10 20:54

Na sequência do episódio de racismo de um adepto do Farense para com Chiquinho, no duelo entre os algarvios e o Famalicão, ambos os clubes já reagiram ao incidente, em notas oficiais emitidas nas suas plataformas sociais.

No seu comunicado, o emblema minhoto «demonstra a sua solidariedade com o jogador Chiquinho, visado por um adepto com conteúdos racistas e xenófobos», ressalvando que não confunde «as gentes de Faro e os adeptos do SC Farense com um adepto que, tendo em conta o referido comportamento, não demonstra saber estar na sociedade e, por via disso, não merece lugar num qualquer espetáculo desportivo.»

«Seremos voz ativa para que este adepto – tal como outros que adotem este tipo de atitudes e comportamentos – não seja parte integrante do nosso futebol», pode ler-se ainda.

Já o clube algarvio «demarca-se de qualquer comportamento menos próprio que possa ter ocorrido durante o jogo de hoje», referindo que, desde a sua fundação, o Farense prima «pela defesa e valorização dos mais elevados princípios de humanismo, civismo e não discriminação.»

Além disso, os Leões de Faro garantiram cooperação «em conjunto com as autoridades competentes para apurar o que realmente se passou», com o intuito de, ser for o caso, punir «exemplarmente» o comportamento do adepto.

As reações dos treinadores

No final da partida, também José Mota e João Pedro Sousa comentaram o incidente. O técnico dos algarvios garantiu não se ter apercebido, enquanto o técnico dos famalicenses comentou o estado de espírito do extremo português.

«Não me apercebi absolutamente de nada. Estou longe, sentei-me no banco, estávamos a perder e queria que o jogo fosse rapidamente recomeçado. São coisas que ando há tantos anos no futebol e não entendo muito bem se existem, porquê, não sei se existiram. Nem quero opinar sobre isso. Se realmente existiu alguma coisa nesse sentido, tem de ser penalizado, como é óbvio. Mas vocês conhecem o São Luís, as pessoas de Faro são respeitadoras, boas e gostam, adoram futebol. Não vamos tornar um caso, que não sei se existiu, num caso que, se calhar vocês vão realçar mais um caso, no meu ponto de vista, sem grande significado, do que o caso do nosso golo [anulado]», comentou o timoneiro algarvio.

«Ainda não falei com ele, mas está um pouco alterado. Deixe me só dizer que me parece inacreditável que isto aconteça nos estádios portugueses. Vimos de duas semanas consecutivas em que ouvi coisas que acho inacreditáveis. Por um lado e por outro lado não, é o espelho do nosso futebol e não admira que a Liga portuguesa, tirando os jogos dos grandes, tenham assistências ridículas», dissertou João Pedro Sousa.

Portugal
Chiquinho
NomeFrancisco Jorge Tavares Oliveira
Nascimento/Idade2000-02-05(24 anos)
Nacionalidade
Portugal
Portugal
Dupla Nacionalidade
Cabo Verde
Cabo Verde
PosiçãoAvançado (Extremo Esquerdo) / Avançado (Extremo Direito)

Fotografias(52)

Liga Portugal Betclic: Famalicão x Vizela

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
TheBlankSpace
2024-02-12 17h30m por BurroDeBancada
És burro como o ******* meu atrasado.

Acabei de te denegrir e menosprezei não só a tua inteligência, como a deficiência mental que infelizmente afeta muita gente. Sou eu um descriminante de pessoas deficientes ou de gente que opina o contrário de mim?
Qual é a diferença de eu agora te chamar de branco demónio colonizador?

Eis a definição de 'insulto', obtido com uma pesquisa rapidíssima: ''Ofensa feita acintemente com insolência e desprezo''. Wikipédia:...ler comentário completo »
comentarios
2024-02-12 01h24m por TheBlankSpace
insultos e racismo são coisas diferentes. . . nao tentem meter tudo no mesmo no mesmo. . . . acho absurdo virem dizer que é so pra destabilizar o atleta como se isso foisse defesa alguma. . . .

Insultos são ofensas. . . . racismo é crime. . . . essa é uma diferença pra já. . .

Insultos são ofensas pra destabilizar. . . . racismo é uma menosprezação de outro indivíduo achando que somos superiores por termos um tom de pele que consideramos superior. . . . é um pensa...ler comentário completo »
O_Oraculo
2024-02-12 01h13m por TheBlankSpace
xenofobia também é grave que eu saiba. . . descriminação de qualquer forma seja por cor de pele, religião, orientação sexual, cultura, terra de onde vem ou o que seja. . .

ou achas bem um argentinos andarem a chamar monos a brasileiros?? se achas isso bem so pq nao envolve cor de pele. . . . então está tudo dito da tua parte. . .

Nem na escola
2024-02-11 16h04m por Rollifero
Nem nos meus tempos de escola que não foi assim há tanto tempo se faziam queixinhas destas, mas se é para fazer, porque é que só quando se trata de teor racial se faz alguma coisa? Se a mãe de algum jogador for senhora da vida e lhe chamarem filho da "mãe" também vão agir ou vão assobiar para o lado? O objetivo das palavras que são insultos é esse, distabilizar a cabeça para quem foram proferidas, se vão choramingar, quem as disse já ganhou. Sejam homens pá.
😴ԅ 64;😴 28564;😴
2024-02-11 11h27m por BurroDeBancada
Este tipo de situações nem se devia dar corda.
Qual é a diferença de chamar macaco ou preto para [. . . ] , cabr** do cara***, deficiente/atrasado mental, insultos a linhas sanguíneas inteiras, ameaças de espancamento e até de morte? Nenhuma, são palavras que saem da boca dos adeptos para entrar na cabeça do jogador adversário, acontece em literalmente qualquer desporto, em qualquer faixa etária e em qualquer lugar. Se é para castigar 1 tipo de insulto, ou castiga-se todos ou n...ler comentário completo »
O_
Theblankspace
2024-02-11 10h59m por O_Oraculo
Não se podem misturar alhos com bugalhos. O Pepe não foi alvo de racismo coisa nenhuma, até porque(mas não só) o Colombatto partilha mesma etnia que ele; no limite esse episódio foi um caso de xenofobia mas, mesmo aí, nem sequer ficou comprovado que o jogador do Famalicao utilizou mesmo a palavra que o Pepe julgou ouvir

Este caso é bem mais grave: vem da bancada, vem da boca de mais do que uma pessoa (foi uma estratégia concertada) e é utilizada uma característica distintiva ...ler comentário completo »
Declarações
2024-02-11 10h34m por TheBlankSpace
A comecar pelo Jose Mota,

Declaracoes boçais, ignorantes e que ficam muito mal. . . se nao estavas la. . . se nao ouviste nada. . . entao calas-te. . . dizes "nao sei, nao ouvi pq estava do outro lado do campo" e ficavas por aí. . agora dizer "nao vamos fazer disto um caso". . . ou que "o nosso golo anulado é mais grave" é só ridiculo. . . a nao ser que o tipo racista da bancada seja teu familiar ou amigo pessoal nem sei pq estas a defende-lo. . . so pq é adepto do clube onde t...ler comentário completo »
PO
Pois claro
2024-02-11 04h38m por Polish
Racismo da onça, é a cor dele, que a assuma. A adjetivação ou comparação de alguém tendo por base uma característica física desde quando é racismo? Eu sou branco, por vezes fico rosa com a má circulação, e quando fico envergonhado ou enervado viro vermelho, podem-me chamar a cor que quiserem, compararem-me com leite ou malagueta, não tem problema. Quando alguém é apelidado de coxo ou cego, já ninguém diz nada.
Racismo ocorre quando alguém é discriminado tendo por base a raça, ponto!!!
ES
Triper
2024-02-11 02h19m por Esi
O que dizes não é verdade. O insulto de macaco quando aplicado a um negro tem a mesma conotação hoje que tinha há 30 anos atrás. Tinha e tem o intuito de desumanizar um negro e sugerir que cognitivamente é inferior. O que relembro-te foi a base da justificação para tudo o que se fez no continente africano e com as pessoas de que de lá vieram. Não passou a ser um insulto grave recentemente, pelo contexto histórico sempre o foi. Agora a parte ofendida apenas tem uma plataforma para se fazer ...ler comentário completo »
.
2024-02-11 01h39m por dmartins18
Já agora, gostava de saber como vão as "investigações" ao ataque que os adeptos do Farense foram alvo após a partida com o Lank Vilaverdense, pois. . não vai e toda a gente sabe quem foi e estavam identificados e continuam a frequentar recintos desportivos.
O pessoal fala do passado
2024-02-11 01h39m por Triper
mas a palavra macaco só passou a ser um insulto grave bem recentemente por conta do nosso país ser cada vez mais multicultural. Antigamente tinha o mesmo nível que o normal palhaço, estúpido, animal, etc e o povo não ligava nem mais nem menos, nem sequer à cor para a usar como insulto. E o pessoal de cor que ficava ofendido com a palavra também usavam a expressão "branco de m***a" e acabava tudo na mesma: passado uns minutos cada um ia para o seu canto e já tinha passado o momento ou andav...ler comentário completo »
.
2024-02-11 01h33m por dmartins18
Caso seja comprovado esse tal alegado insulto racista, apoio que seja tomada medidas para tal situação, porém também dizer que antes e após este incidente o tal jogador Chiquinho e Cádiz começaram a instigar a bancada do Farense e a mandar boquinhas para os adeptos, inclusive o Cádiz a mandar beijinhos de forma provocatória, quem não sente não é filho de boa gente, para quando também repreensão para estas atitudes provocatórias com o publico?
Já não surpreende
2024-02-11 00h57m por Indargorri
Mais um que vai votar no Chega daqui a um mês. Siga para bingo
BenDavid
2024-02-10 23h29m por _FCPortoPower_
Ridiculo esse comentário. Retrata-te, que vergonhoso. Informa-te o que é que os negros sofreram ao longo da história - eles e outras minorias. Talvez aí percebas o que "macaco" significa

Há cada um. . .
KI
BenDavid
2024-02-10 22h14m por KingKrato
Amigo, estás a misturar alhos com bugalhos. É o mesmo que compares um insulto desta envergadura a humor negro.

E eu sou uma daquelas pessoas que concorda que andamos a cair no exagero em relação a muita coisa, mas esse tipo de atos não pode ser ignorado mas sim condenado por mais que o jogador seja um 'Otávio destas vidas'.

Uma coisa é insultares alguém com base na cor/aspeto físico. Outra é uma adjetifivação abstrata como, conforme citaste, 'palhaço' ou 'id...ler comentário completo »
Hipocrisia
2024-02-10 22h03m por BenDavid
Expliquem me uma coisa, o Chico fica ofendido por alegadamente um adepto adversário chamar lhe macaco. Mas não fica ofendido por ter milhares de pessoas a chamar lhe palhaço minutos depois. Isto é que é uma verdadeira macacada
Não Ao Racismo!
2024-02-10 21h27m por ohjuejue
Nascemos e morremos todos iguais! Ninguém é mais nem menos que ninguém! O futebol é para ser uma festa e não um degredo. . .
Miudo
2024-02-10 21h18m por moumu
Castigar o quê? Agora isto é sempre noticia todos os fim de semana, os jogadores estão lá para jogar não para fazer queixinhas ao árbitro de apupos e ruidos estranhos.
SA
José "Não é caso" Mota
2024-02-10 21h18m por santossantos
Mais uma personagem do século passado que não faz a mínima ideia do mundo onde vive e não tem o mínimo respeito pelos seus colegas de profissão.
Chiquinho gosta disto
2024-02-10 21h10m por Miudo
Quem vai aos estádios sabe muito bem que o Chiquinho não é nenhum santo, gosta de responder e picar as bancadas. Mas se houve racismo claro que tem que se castigar

OUTRAS NOTÍCIAS

Sporting
com video
Plantel do Sporting recebido em festa
O autocarro que transportava o plantel principal do Sporting estacionou no Marquês de Pombal, levando a festa dos adeptos, já num nível elevadíssimo, ao seu auge. Foi assim....

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Sir_jaof 06-05-2024, 05:06
BL
Bluetrain 06-05-2024, 04:59
moumu 06-05-2024, 04:28
moumu 06-05-2024, 04:26
moumu 06-05-2024, 04:24
JAM79 06-05-2024, 04:02
Minnowkr 06-05-2024, 01:50
tekmosaic 06-05-2024, 01:32
InfamousFC 06-05-2024, 01:03
TI
tink 06-05-2024, 01:01
JS
jsilva77 06-05-2024, 00:54
anon428 06-05-2024, 00:16
miguelcarvalho244 06-05-2024, 00:03
miguelcarvalho244 05-05-2024, 23:59
pedrinho_dgl 05-05-2024, 23:59
HE
Hermes3megisto 05-05-2024, 23:56