placardpt
A evolução do clube sensação de Itália

As etapas do sucesso: Como a Mapei deixou o ciclismo para dar pedalada ao Sassuolo

2020/11/06 11:38
E3

*Com Rui Jacob

Quem espreitar, desprevenidamente, para a classificação da Serie A, depressa se depara com um nome pouco habitual a cuscar a liderança: o Sassuolo. A equipa de De Zerbi tem despertado, aos poucos, o interesse internacional com um futebol atacante e de posse ao estilo de Pep Guardiola e Marcelo Bielsa.

Esta pequena equipa tem conquistado adeptos e recebido elogios um pouco de toda a parte. Da familia que investiu no ciclismo antes do futebol, ao treinador do momento em Itália, eis como o Sassuolo tem sido a grande surpresa do principal escalão do futebol italiano.

Uma família nas rédeas do clube e um estádio que nem todos têm

Para os fãs de futebol, uma viagem a Itália é um éden para visitar os grandes Coliseus futebolísticos. Do Olímpico de Roma a San Siro, de Turim a Nápoles, sem esquecer uma escala em Florença e na devastada Bergamo, onde está a Atalanta, poucos roteiros irão indicar uma passagem na pequena cidade de Sassuolo.

É uma urbe pacata do norte de Itália, na província de Modena, que conta com cerca de 40 mil habitantes. É considerada o ponto industrial da região e, tendo isso em conta, é normal que os donos da equipa sejam uma empresa de produtos químicos para a construção civil: A Mapei.

Mapei, uma empresa com muita história no ciclismo ©Getty / PATRICK KOVARIK
É uma empresa que perdura há três gerações, herdada por Giorgio Squinzi, em 1976, após a morte do pai, que a fundou. O empresário era um ávido fã de ciclismo, sendo ele próprio um ciclista amador e, nos anos 90, decidiu patrocinar uma equipa, com o mote que seria um grande impulso publicitário para a empresa.

Durante 10 anos, colecionou cerca de 600 vitórias em provas, como dois Giros d'Italia e 15 etapas do Tour de France. Em 2002, continuou a patrocinar eventos e projetos de ciclismo, mas deixou de comandar a equipa devido aos casos de doping, preferiu lutar à parte, criando uma associação onde futuros atletas possam atingir o seu potencial sem recorrerem a substâncias ilícitas.

Sassuolo
1 títulos oficiais

Em 2005, o futebol entrou nas contas. A empresa adquiriu o US Sassuolo e aqui começou o sucesso do clube. Levou a equipa local do 4º escalão italiano até à Serie A em apenas oito anos e, em 2015, após um sexto lugar na liga principal, até à fase de grupos da Liga Europa. Além das conquistas, o Sassuolo tem algo que só apenas mais três clubes têm em Itália: um estádio.

O Mapei Stadium - Città del Tricolore pertencia à Regianna – que entrou em falência em 2005 -, mas foi adquirido pela Mapei, em 2013, quando estava sob a tutela do Tribunal de Reggio Emilia. Só Juventus, Udinese, Atalanta e Sassuolo são donos do seu próprio estádio, sendo que todos os outros são propriedade do Estado italiano.

Em 2019, Giorgio Squinzy faleceu devido a doença prolongada, tendo uma pneumonia ditado o seu último suspiro. Os filhos tomaram conta da empresa e do clube, onde ambicionam a continuação do legado e continuar a levar a formação cada vez mais longe.

Um banco sempre bem preenchido

Em 2007, a equipa negroverdi encontrava-se na série C1 de Itália (3ª divisão) e apostou no desconhecido (na altura) Massimiliano Allegri. Depressa colocou a equipa no topo da classificação, garantido a promoção à Serie B pela primeira vez na sua história. Allegri voou para o Cagliari na época seguinte e o Sassuolo procurou novos comandantes: seguiram-se Andrea Mandorlini, Stefano Pioli, Daniele Arrigoni, Angelo Gregucci e Fulvio Pea, mas nenhum conseguiu o plano de subida pretendido.

Em 2012/2013 chegou Eusebio Di Francesco, vindo do Lecce e, com ele, o destino sonhado: A Serie A. O italiano, cujo nome é inspirado no português Eusébio, trouxe um futebol atacante e atrativo e acabou a Serie B como campeão.

Di Francesco fez história no Sassuolo ©Getty / Mario Carlini / Iguana Press
Na estreia no principal escalão, os resultados teimavam em aparecer e Di Francesco acabou mesmo por ser despedido em janeiro de 2014. Até março, a música foi a mesma sob a batuta de Alberto Malesani e a direção voltou atrás, retornando a Di Francesco para liderar a orquestra da província Modena.

O regresso de Eusebio Di Francesco foi mais tranquilo. Com uma sequência 13 pontos em sete jogos, a equipa conseguiu a manutenção na Serie A, da qual não saiu até hoje. O império do treinador italiano incluiu uma presença inédita na Liga Europa, em 2016, onde conseguiu a primeira vitória internacional do clube por 3x0 frente ao Athletic Bilbao. Embora a presença histórica, o Sassulo acabou por ficar em último lugar do grupo, com apenas 5 pontos. No final da época, a cobiça pelo treinador era grande, e acabou por viajar para a capital italiana, onde a AS Roma o aguardava.

A época de 17/18 serviu de transição. Christian Bucci aguentou a equipa até novembro, mas acabou substituído por Giuseppe Ianchini. Embora o 11º lugar não fosse escandaloso para a equipa do norte de Itália, havia um nome que estava a dar que falar num outro clube, diga-se, pequeno. Era De Zerbi e o futebol atrativo do Benevento.

A era de De Zerbi

Embora o Benevento tenha acabado a época de 2017/2018 no último lugar, a equipa foi muito elogiada pelo seu futebol atacante, de posse e pelo modelo de transferências. Isso chamou a atenção do Sassuolo para o cabecilha da equipa e, em julho de 2018, assinou contrato com o técnico.

A pandemia não nos permite sentir de perto as sensações do bom momento do Sassuolo (ou de provar uma bela Carbonnara em qualquer Centro Storico, mas isso ficará para mais tarde), mas, de acordo com o jornalista do jornal La Stampa, Nicolo Foto, o futebol de De Zerbi destaca-se pela positiva.

Roberto de Zerbi
2020/2021

6 Jogos
4 Vitórias
2 Empates
0 Derrotas

18 Golos
9 Golos sofridos

ver mais »
«Está-se a tornar num dos treinadores mais mediáticos de Itália, além do bom trabalho no Sassuolo, tem tido reconhecimento internacional e foi mesmo dar palestras aos treinadores da academia do Barcelona. Ele joga num 4x3x3, com extremos de pés trocados, defesa de 4 em linha, com laterais que sobem muito, mas por vezes também recorrem a um 3x4x2x1, como no jogo em Nápoles, e conseguem bons resultados na mesma. É muito ousado no seu futebol e tem dado frutos» disse ao zerozero, em conversa telefónica.

O treinador de 41 anos tem merecido comparações com Pep Guardiola e «El Loco» Bielsa. Uma delas por Maxime López, reforço do Sassuolo (que foi orientado por Marcelo Bielsa no Marselha). Em declarações à RMC, após a (nada) surpreendente vitória em Nápoles, no passado sábado, o jogador afirmou que «ele (De Zerbi) é louco por detalhes, tem que ser tudo perfeito, vai ao detalhe em tudo o que adversário faz. Nesse aspecto faz-me lembrar Bielsa» afirmou.

Ora, as declarações surpreendem apenas quem não tem estado atento ao percurso do Sassuolo. Nicolo Foto diz-nos que este ano «é um reflexo da continuidade do trabalho feito nos últimos três anos» além de ser «um plantel estável, com quem está a construir algo muito bom», disse.

«É uma equipa rica, basta observar os lucros da Mapei. Não precisaram de vender face aos problemas do último mercado e mantiveram a base da época passada. Deram-se ao luxo de pedir 40 milhões pelo Locatelli à Juventus, um valor alto que a Juve não se dispôs a pagar. Depois têm a perfeita noção do seu contexto, são uma equipa pequena, não podem obter muito lucro com camisolas, por exemplo, por isso investem mais na manutenção daquilo que têm de bom e não entram em loucuras. É uma gestão consciente», acrescentou.

Início de sonho para De Zerbi ©US SASSUOLO
Além da preponderância de Locatelli no meio campo, o jornalista italiano destaca-nos mais alguns elementos de referência da equipa: «Juntaram Maxime López, que marcou um grande golo no sábado. É um jogador de grande talento que só veio acrescentar ainda mais qualidade à equipa. Além dele, o Ayhan tem sido outra novidade agradável, assim como o Djuricic que encaixa como uma luva na equipa», referiu.

«Depois há o Ciccio Caputo, que chegou à seleção italiana aos 33 anos (estreando-se com um golo). O ano passado chegou aos 21 golos na Serie A e nesta edição já leva cinco. Mas também tem do lado dele o Berardi e o Jeremie Boga que são extraordinários. Estes três fazem a diferença na frente, mas o Locatelli, é inacreditável e o Milan não o potenciou. O Sassuolo vai ganhar muito dinheiro com ele», exaltou Nicola em relação aos melhores jogadores da equipa negroverdi.

Quanto ao futuro da formação e do técnico, Foto diz-nos que «a nível interno» sabe que «será uma questão de tempo até chegar a um grande», mas que não se admirava de o ver no Barcelona devido «aos contactos que conseguiu obter enquanto deu lá cursos».

Veterano Caputo é o goleador da equipa ©US SASSUOLO
«Depende muito de como se quiser impor na Serie A. Se continuar a apostar numa defesa a quatro, de certeza que vai prosperar no futebol europeu; se fizer uma linha de três, provavelmente terá futuro na mesma, mas em Itália», adiantou.

Concluindo, o Sassuolo esta época pode afirmar-se no top-7 (equipas com acesso à europa) dos clubes italianos, basta manter o bom momento e o agradável futebol que tem conseguido praticar ao longo dos últimos três anos, que parece estar a atingir o seu auge este ano. É raro uma equipa de uma cidade tão pequena conseguir chegar tão longe, mas esse é o paradigma do futebol moderno.

Com bons investimentos e gestão realista daquilo que é o clube, depressa se consegue algo positivo. Numa Itália tão habituada a uma hegemonia constante, sem dúvida que o Sassuolo é uma lufada de ar fresco. Promessas, essas, leva-as o vento, mas estará a pequena equipa da província de Modena à altura de superar o vendaval que se avizinha?

Itália
Manuel Locatelli
NomeManuel Locatelli
Nascimento/Idade1998-01-08(26 anos)
Nacionalidade
Itália
Itália
PosiçãoMédio (Médio Defensivo)

Fotografias(23)

UEFA Europa League: Sporting CP x Juventus

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
CA
Futebol
2020-11-06 15h34m por Cabare
Quando se gere com rigor tudo é mais fácil. Não só o Sassuolo é exemplo o Athletic também é um exemplo interessante.

No dirigismo futebolístico existe muito más gestões, o que faz com que os clubes entrem em declínio e não cresçam. Num passado não muito recente em Portugal, , grande parte dos clubes estava dependente dos dinheiros do estado, mais especificamente das autarquias e o que fazia com esse dinheiro e de todos os seus patrocinadores, nem vale a pena afirmar, exist...ler comentário completo »
R_
Mapei
2020-11-06 13h24m por R_Pinto
Gostava bem mais de is ver no ciclismo. Eram a melhor equipa do mundo, no futebol são. . . O Sassuolo. . . Lol

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Técnico refletiu sobre derrota
Sérgio Vieira destacou o momento atual do clube e o que é preciso fazer até final para garantir a manutenção na Primeira Liga.

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

rubenferreira877 30-04-2024, 09:19
AfonsoDosSantos 30-04-2024, 09:00
Vic-54 30-04-2024, 08:38
rubenferreira877 30-04-2024, 07:23
ricardocunha251 30-04-2024, 07:08
moumu 30-04-2024, 05:55
moumu 30-04-2024, 05:51
moumu 30-04-2024, 05:48
PE
Pennywysepistola 30-04-2024, 04:56
dmartins18 30-04-2024, 01:38
AfonsoDosSantos 30-04-2024, 01:34
ikercasillasbestgk 30-04-2024, 00:58
Tobin 30-04-2024, 00:27
tipmaster 30-04-2024, 00:17
TI
tink 30-04-2024, 00:12
AmoFutebolAmoSLB 30-04-2024, 00:11