placardpt
Benfica passa no Bessa

À velocidade da luz

Parecia estar a jogar em casa, mas não. O Benfica passou com distinção no exigente terreno do Bessa, onde há um ano tinha sido derrotado, com muito apoio nas bancadas, mas sobretudo com uma grande intensidade e entrosamento entre os seus jogadores, um cenário que costuma ser comum na Luz, mas que acontece bem menos vezes nas idas ao norte do país nos tempos de Rui Vitória.

Desta vez, e apesar do bom início do Boavista, a águia foi competente e nem sequer teve de passar por qualquer susto para ganhar o segundo jogo do campeonato, em vésperas do dérbi com o Sporting.

Boa saúde traída por Carraça

Houve arrojo inicial do Boavista e essa é a primeira nota de destaque do jogo. Quem tem acompanhado esta equipa de Jorge Simão sabe que não é só nestes jogos que as panteras querem revitalizar de alguma forma o Boavistão, que tantas alegrias deu aos seus adeptos. E, mesmo na adversidade financeira (novamente o orçamento mais baixo da Liga), as distâncias encurtam-se sempre em campo. Sobretudo no Bessa.

Benfiquistas em bom número no Bessa ©Catarina Morais / Kapta +
No 4x4x2 que começou a época, Jorge Simão pretende com a mobilidade na frente fazer a diferença, sob o apoio de um meio-campo experiente (Idris) e muito sábio (David Simão). Foi dessa maneira que quis surpreender o Benfica, o que conseguiu e quase com golo: Falcone teve a primeira soberana ocasião.

Só que a equipa de Rui Vitória não se mostrou totalmente surpreendida. Sabia ao que ia (na época passada tinha sido o Boavista a ganhar) e não se desmobilizou, até porque a maior rotação deste início de época dá vantagem no entrosamento e na confiança dos jogadores, nomeadamente dos dois construtores, Gedson e Pizzi, mas também da ala esquerda, onde há um motivadíssimo Cervi, após a chamada à seleção.

Ferreyra sacudiu os fantasmas ©Catarina Morais / Kapta +
Sem problemas, o Benfica pegou na batuta e o Boavista encaixou-se. Fábio Espinho andava cada vez menos ao lado de Falcone na frente e ajudava os médios a estancar as investidas encarnadas. Em suma, a equipa da casa tinha o jogo fechado e só permitia às águias remates de meia distância ou bolas longas.

Mas houve um erro fatal. Carraça não tirou uma bola inofensiva, Ferreyra insistiu, ganhou e marcou. Libertou o pequeno fantasma que pairava sobre si e, mais do que isso, deu outro rumo ao jogo.

O intervalo não tardaria e dos balneários veio a intenção encarnada de resolver rápido o jogo para pensar no duelo com o PAOK. Salvio apareceu mais em jogo e levou a equipa com a sua mensagem.

Mesmo com uma disposição de pressão alta e de regresso ao 4x4x2, o Boavista sucumbiu à maior qualidade individual do adversário, muito por culpa da incapacidade de fechar as entradas da lateral para o meio. Veja-se o segundo golo e a forma como Salvio passou pela avenida criada do seu lado antes de dar para Pizzi, para já o improvável goleador do campeonato.

Evitar sustos desnecessários

Pantera desapareceu depois do segundo ©Catarina Morais / Kapta +
Não foi semelhante, até porque durante meia hora não houve um domínio absoluto, mas a forma como o Benfica se colocou em vantagem e a aumentou fez lembrar o jogo contra o Vitória de Guimarães, na primeira ronda. E, ao lembrar esse jogo, facilmente vinha à memória os últimos minutos para a equipa de Rui Vitória, que passou de 3x0 para 3x2 e que depois teve de sofrer.

Alertados para a necessidade de nunca desmembrar a equipa em termos defensivos, os jogadores do Benfica usaram a melhor estratégia que há para evitar esse cenário: posse, posse e mais posse, quase sempre no meio-campo contrário.

Mais um menino a estrear-se
Segunda ronda, segunda estreia de um jovem da formação encarnada. Depois de Gedson Fernandes, desta vez foi João Félix a aparecer, nos últimos minutos.
As substituições de Jorge Simão pouco ou nada conseguiram acrescentar e o Boavista não conseguiu voltar ao jogo, que significou três pontos importantes para as águias.

U Sábado, 18 Agosto 2018 - 19:00
Estádio do Bessa Séc. XXI
Manuel Mota
0-2
Facundo Ferreyra 35'
Pizzi 62'
Estádio do Bessa Séc. XXI
Lotação28 263
Medidas105x68
Inauguração1910
FaseCampeonato
JornadaJornada 2
Lances Capitais
35´
GOLO Benfica!
Facundo Ferreyra marca
Facundo Ferreyra marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
62´
GOLO Benfica!
Pizzi marca
Pizzi marca o seu 4º golo na prova (2 jogos)
A Chave
Minuto 35 e a incapacidade para, naquele momento, a defesa axadrezada conseguir tirar a bola da sua área, o que foi aproveitado, com muito mérito, por Ferreyra. Um lance que desbloqueou todo o jogo.
O Árbitro
Arbitragem com uma ou outra falha, mas globalmente bem, sem comprometer nos lances principais e, posto isto... com nota positiva.
O Melhor
Andamento do Benfica
Começou a época mais cedo, tem tido mais jogos e maior exigência, mas este parece ser um Benfica bem diferente do de há um ano. A equipa está ligada à corrente, Salvio e Cervi estão em grande e os dois motores do meio-campo (Pizzi e Gedson) estão inesgotáveis.
O Pior
Laterais axadrezados
Não foram assim tantos erros, mas foram fatais e ficam ligados à derrota do Boavista. Carraça e Talocha, também por alguma falta de competência dos colegas na hora de fechar, foram várias vezes ultrapassados e ficaram mal nos golos.
Forma
Boavista
2018/2019
3J
1V
0E
2D
3-4G
Benfica
2018/2019
4J
3V
1E
0D
7-3G
Sabia que...by playmaker stats
O último jogador português do Benfica a marcar 4 + golos nos 4 primeiros jogos da época tinha sido Simão, em 2002/03
15.º jogo invicto do Benfica fora de casa na Liga. A última derrota foi precisamente no Estádio do Bessa, em setembro do ano passado
Benfica continua invicto fora de casa no ano de 2018 (13 jogos sem perder)
Benfica invicto na temporada, após 4 jogos (3V 1E)
Sete meses e nove jogos depois, o Boavista volta a perder em casa. A última derrota tinha sido em janeiro, frente ao SC Braga
Benfica volta a vencer no Bessa, onde não tinha conquistado os três pontos nas duas últimas épocas (empate e derrota)

Fotografias(25)

Liga NOS: Boavista x Benfica
Liga NOS: Boavista x Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BOAVISTA
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Por favor. . .
2018-08-19 12h40m por Rik2703_YNWA
Não me venham agora dizer que o Benfica não jogou bem e só ganhou porque aproveitou os erros do Boavista (que faz parte). O Salvio na primeira parte depois do 1-0 aparece isolado e não faz golo porque o gr faz uma boa defesa. No início da segunda parte outra vez o Salvio sozinho e remata contra o guarda redes. . a equipa jogou muito bem, saímos bem a jogar, saímos das zonas de pressão com muita qualidade e pressionamos o adversário bastante bem. Mesmo sem os erros do Boavista tivemos boas ...ler comentário completo »
PE
Benfica
2018-08-19 11h37m por PedroFCP_Returns
Gostava de ver os comentários se fosse com o Porto seriam "lá estão os vizinhos a abrir as pernas novamente" atenção não estou a insinuar nada mas com o Vagner insinuou-se que estava comprado e que fez o passo propositadamente para o Herrera então pela mesma lógica o Carraça também fez o passe para o Ferreyra no 1º golo e depois Neris que perdeu de propósito a disputa de bola para o Salvio no lance do 2º golo.



Para finalizar, foi uma vitória justa embora não ten...ler comentário completo »
RN
Jogo
2018-08-19 11h13m por RN123
Boa vitória do Benfica no Bessa!
Dragao_Etron
2018-08-19 11h01m por MisticaEncarnada
O Benfica jogou bem, dada a dificuldade do jogo e o contexto de início de época em que a equipa se insere. Agora se me pedires uma comparação entre o jogo de ontem e por exemplo o início da segunda volta do ano passado, diria que o andamento era outro mas temos de perceber que o Ferreyra não fazia parte da equipa, o Pizzi não é o jogador mais trabalhador que podíamos ter para o meio campo (mesmo que marque golos), o Gedson não estava. . . ou seja, o Benfica não jogou bem bem, o Benfica j...ler comentário completo »
Quanto ao jogo
2018-08-19 10h59m por TheFCPorto
Acabou por ser uma vitória fácil do Benfica. O Boavista até conseguiu disputar bem o jogo em determinadas fases, mas erros infantis mataram a equipa e podiam ter sofrido mais senão fosse o guarda-redes. Cada um dos 4 jogadores da linha defensiva cometeram um erro defensivo absurdo. Carraça a ser anjinho e a tentar sair a jogar na sua própria área perde para Ferreyra, e ainda perde o ressalto. Neris tenta fazer um chapéu a Salvio que consegue intercetar, e depois ainda tenta dominar a bola...ler comentário completo »
Pedro Henriques
2018-08-19 10h50m por TheFCPorto
Até pode ser benfiquista mas gosto bastante dele, observa o jogo de forma pragmática e é crítico com todos os jogadores, só não gosto quando se amarra a falar das arbitragens. Gosto também do sentido de humor que coloca em muitos lances, e tem graça as suas reações a determinados lances como os "ufs" que eu também tenho a assistir em casa.
Quanto ao LFL, sinceramente nunca reconheci que fosse portista ou anti-benfiquista. Lembro-me de várias fases em que ele criticava de forma dura...ler comentário completo »
FU
Comentadores
2018-08-19 04h48m por Furiosovp
Luís Catarino- Totalmente imparcial, um senhor a comentar!

Pedro Henriques - Claramente Benfiquista mas não é doente , só se percebe que vê o Benfica de uma forma mais ambiciosa e o Porto de uma forma mais resignada, com o Benfica começa muitas vezes a queixar-se do RV e do Porto põe se com eufemismos e nos jogos que não envolvem estes clubes ele adora dar descascas aos árbitros, diga-se que bastantes vezes sem razão!

LFL- para além das “Freitas Lobices” a agrad...ler comentário completo »
Jogo
2018-08-19 01h57m por Rubro_Negros
Não tive oportunidade de ver mas penso que foi uma boa vitória. 2:0 num campo difícil é sempre bom.

O flopeyra lá marcou um golinho para ver se anima para os próximos jogos.


Eu à espera de ver comentários sobre o jogo em si e os melhores e os piores. As melhores jogadas. As piores. E afinal falam sobre arbitragem e comentadores desportivos. Heheheh
Gedson
2018-08-18 23h40m por CreedEinsteinBratton
Já agora, foi uma pouca vergonha o que fizeram hoje ao miúdo. Fartou-se de levar porrada muitas vezes desnecessária e perigosa. E nem sempre foi bem ajuizado essas porradas que foi levando.
Mas claro. . .
2018-08-18 22h51m por unihark
Poderíamos discutir outras coisas, como, entra um um miúdo que para mim vai ter um futuro brilhante, e nem um comentário????
BXTW_
2018-08-18 22h44m por Onil
Vi o Helton pela primeira vez em moreira de cónegos na pré-época e fiquei logo impressionado, fez uma defesa do outro mundo e tanto em portimão como hoje esteve muito bem. Só tem um problema: tem de melhorar o jogo de pés.

Quanto ao Raphael hoje ia dando um golo ao pizzi(?) mas fez no geral uma boa exibição imo. Efetuou 2 ou 3 cortes cruciais e gostei de o ver a jogar com os dois pés(algo raro para um central no bessa). Quando o Sparagna estiver a 100% deve ser o francês a acompanhar o Raphael na defesa, parece-me melhor que o Neris.
Mais. . .
2018-08-18 22h39m por unihark
Ainda para os Senhores que gostam de dizer das faltas, podemos falar da história de dois que vão a um restaurante e mandam vir um frango, mas só um come, logo é um frango para dois. Sendo assim o Boavista fez 12 faltas com 4 amarelos, 12/4=3. O Benfica fez 21 faltas 1 amarelo, 21/1=21. Se não me falha nada não sei, mas pelo menos dá para perceber que as faltas do Boavista são muito mais graves(ou falta de critérios) e que se calhar (mas só se calhar o Benfica tinha de ter mais um amarel...ler comentário completo »
Boavista
2018-08-18 22h21m por Onil
Dois golos oferecidos pela defesa e mais uns quantos que não entraram por causa do Hélton(grande guarda-redesa). Enfim, um aspecto a rever já no próximo jogo na vila da feira.
Não pondo em causa o resultado do jogo, que foi justo, caso o falcone tivesse marcado logo aos 4 minutos tenho a certeza que a exibição seria muito diferente.
É lá. . .
2018-08-18 22h15m por unihark
Adeptos de Benfica e dizer que os do Boavista deu porrada, é verdade sim Sr. Mas agora expliquem por favor porque é que o árbitro acaba a primeira parte num canto do Boavista. Depois amarelo para o talocha e bem, chega tarde e pisa. depois lance de Cervi com o defesa direito do Boavista exatamente igual e nada. . . . ????? Ok expliquem se conseguir. Primeira parte ainda a quando da confusão junto do árbitro, e porquê??? Lance para o Boavista amarelo e antes uma entrada por trás e nada, l...ler comentário completo »
Braguilha_comed ia
2018-08-18 22h05m por joaogalo
Emais??? nada supera o famoso "apito dourado" que envergonhou Portugal por esse mundo fora. . .
Olha, fim de treta. . .
BITW
2018-08-18 21h49m por ACastro6
Vi isso em qualquer lado, já nem sei bem onde, mas também posso tar enganado xd
BITW
2018-08-18 21h37m por ACastro6
Digamos que quando o Corona entrou lhe deu um mim à la Brahimi. . . e sim, tanto o Talocha como o Carraça entram a matar, duvido muito que não seja propositado mas pronto. .

Quanto ao Freitas Lobo que estavam a falar também, tenho ideia que ele é do Sporting.
Só cacetada.
2018-08-18 21h34m por joaogalo
Isto assim não pode continuar, o Boavista deu cacetada de principio ao fim e o árbitro fez de conta que nada se passou. . . isto é o resultado da pressão que a arbitragem está a ter por parte do "fcp", e não está a conseguir gerir com autonomia e autoridade.
Vemos o treinador do fcp a insultar e ameaçar os árbitros, o Brahimi apertou o pescoço a um adversário e o C. D. da Liga tremeu com medo e fez de conta que nada se passou quando há pouco tempo aplicou castigo de 3 jogos ao Samr...ler comentário completo »
BITW
2018-08-18 21h18m por ACastro6
O Boavista joga sempre assim, muitas das vezes faltas demasiado agressivas, ainda há dois anos o Talocha fez uma entrada assassina sobre o Corona que podia ter levado com uma lesão daquelas. .
Jogo
2018-08-18 21h17m por ACastro6
O Benfica foi bastante superior, se o Boavista tivesse marcado naquele lance aos 3 minutos a história poderia ser diferente, mas não é por aí, o Boavista não mostrou argumentos hoje.
O Ferreyra lá marcou, mas mais uma vez não esteve por dentro do jogo da equipa, aproveitou bem um enorme erro do Carraça e do Idris e finalizou bem.
Quanto ao resto dos jogadores, do lado do Boavista o Fábio Espinho ainda ia tentando mas poucos o acompanhavam, do Benfica o Gedson está a afirma...ler comentário completo »
TS
BXTW_
2018-08-18 21h14m por TSO_SLB_1904
Nao te esqueças da entrada do Idris sobre o Pizzi na 1 parte. Para mim e vermelho direto aquilo
Jogo
2018-08-18 21h07m por Somel12
Só vi a 2 parte mas gostei do que vi. Pizzi e Gedson estão num belo momento. O Salvio está a jogar num nível bastante bom, fazendo lembrar o Salvio de outras épocas. Boa solidez defensiva e na segunda parte não houve uma oportunidade para o Boavista. Ferreyra finamente marcou e oxalá tenha afastado o "fantasma" e começa a marcar bastantes golos. Venha o PAOK
Roby_o_analista
2018-08-18 21h06m por CreedEinsteinBratton
Irá ocorrer muitos mais desses "milagres". . .
Cada um adapta-se à sua maneira, o Ferreyra vai ser tremendamente importante.
SL Benfica
2018-08-18 21h04m por CreedEinsteinBratton
Justíssimo! 3 pontos, 0 golos sofridos e nenhuma lesão (que se saiba). Ferreyra a estrear-se a marcar também o que é importante.
Gestão razoável da equipa. Talvez o Yuri pudesse ter ido para o banco e entrado aos 75min para o lugar do Grimaldo.
Ferreyra
2018-08-18 21h02m por DuckTape
Que este seja o primeiro de muitos.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
A análise à derrota com o Farense
Sérgio Vieira analisou a derrota frente ao Farense, por 0-3, considerando que a sua equipa fez o suficiente para vencer, apesar do resultado.