placardpt
    Taça de Portugal

    Reviravolta e FC Porto na Final

    2011/04/20 22:14

    O FC Porto conseguiu a qualificação para a final da Taça de Portugal, depois de dar a volta à meia-final frente ao Benfica no Estádio da Luz. A equipa de Villas Boas havia sido derrotada por 2-0 no Dragão, mas na segunda mão bateu os encarnados por 1-3, conseguindo mais uma vitória no terreno das águias nesta temporada. Moutinho, Hulk e Falcao marcaram para o FC Porto, Cardozo de penálti reduziu para os encarnados.

    Ambas as equipas iniciaram a partida com surpresas no onze inicial, com Jorge Jesus a optar por Franco Jara em detrimento de Pablo Aimar, enquanto no FC Porto Villas Boas deu a titularidade ao uruguaio Cristián Rodriguez.

    Os primeiros 45 minutos foram de grande equilíbrio, ainda que fosse o Benfica a equipa com mais posse de bola, conseguindo contrariar o habitual jogo dos azuis e brancos, que ainda assim conseguiram mais uma vez contrariar o futebol mais rápido por parte do Benfica. A primeira grande ocasião de golo pertenceu aos encarnados, que por intermédio de Javi garcia estiveram muito perto do 1-0, num lance de bola parada em que o espanhol cabeceou à vontade no coração da área portista, fazendo a bola passar muito perto do poste esquerdo de Beto.

    Numa partida também marcada por alguns erros de passe de parte a parte, o FC Porto quase marcou perto do final dos primeiros 45 minutos, depois de uma grande arrancada de Hulk que, com Júlio César em desequilíbrio, rematou para defesa do guardião brasileiro, e na recarga fez a bola passar por cima da baliza do Benfica.

    O nulo ao intervalo era o resultado mais justo, face à produção das duas equipas em campo, que dividiam o domínio e não conseguiram superiorizar-se ao adversário de forma clara.

    Sem alterações nos dois onzes, o encontro manteve a mesma toada com que terminara os primeiros 45 minutos, com o Benfica a tentar gerir o resultado conquistado no Dragão, enquanto o FC Porto procurava um primeiro golo que recolocasse os azuis e brancos na discussão da eliminatória.

    À passagem do minuto 64, João Moutinho coloca o FC Porto em vantagem. Ainda no seu meio campo, Fernando efectua um corte em carrinho, impedindo a progressão de Franco Jara e colocando a bola em Álvaro Pereira. O lateral esquerdo serve Cristian Rodriguez que, flectindo para o centro do terreno endossa a bola a João Moutinho para o remate forte e colocado do internacional português.

    Seguiram-se 10 minutos de domínio da equipa do FC Porto, com a equipa de André Villas-Boas a marcar mais 2 golos, operando completamente a reviravolta na meia final. Primeiro foi Hulk, que em posição de fora de jogo, recebeu um passe de Álvaro Pereira para bater Júlio César, para 2 minutos volvidos Falcao ampliar a vantagem beneficiando de um desvio em Javi García.

    Duas semanas depois a falange de apoio dos «dragões» voltava a festejar nas bancadas da Luz, e com os golos fora a poderem ser decisivos em caso de empate era necessário o Benfica marcar por duas vezes para marcar presença na Final.

    Aos 78 minutos, Carlos Xistra assinala falta de Sapunaru sobre Saviola dentro da área portista, apontando para a marca de grande penalidade. Chamado à conversão, Cardozo não desperdiçou apesar de Beto ter estado muito perto de conseguir a defesa, já que o remate saiu para o meio da baliza.

    Estava feito o 1-3, mas o FC Porto continuava em vantagem na eliminatória, faltando 10 minutos por jogar. Até final o jogo foi mais frenético que bem jogado, com o Benfica a tentar marcar o golo que lhe permitiria a passagem, mas com o FC Porto a conseguir em contra ataque aproveitar os espaços deixados no sector mais recuado da equipa de Jorge Jesus.

    Com o apito final de Carlos Xistra, nova festa azul e branca no relvado da Luz, depois da festa do título. O FC Porto encontrará na Final do Jamor o Vitória de Guimarães, partida que se repetirá no início da próxima temporada na decisão da Supertaça.

    Depois desta derrota que não estava certamente nas cogitações de Jorge Jesus, o Benfica tem agora «mais uma» final pela frente, discutindo no Sábado em Coimbra o jogo decisivo da Taça da Liga frente ao Paços de Ferreira.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Quadro completo (Meias-Finais):


    Taça de Portugal Millennium 2010/2011: veja aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Correção da imagem
    2020-04-20 15h54m por gona-alofaria
    Zerozero, a imagem correspondente a este artigo é referente ao jogo na luz na época 11/12, na altura com vitória do Porto por 2-3, e não ao jogo da taça de Portugal da época 10/11, com a tal vitória por 1-3.
    Cumprimentos.
    loool
    2011-04-21 23h23m por PR__FCP
    os benfiquistas têm que ter calma porque ainda nao ganharam ao paços xD
    LA
    . .
    2011-04-21 22h00m por lamerpt
    Luz = salão de festas do FCP
    bibooporto_
    2011-04-21 20h31m por sandrojesus
    o Lonly esta a ler o que escrevemos aqui mas. . . nao se atreve a comentar. . . esta a roer as unhas looooooooooooooooool
    MC
    Enormes
    2011-04-21 18h12m por MCrespo
    Foi maravilhoso, lindo, épico!
    Só mesmo o Porto para conseguir uma vitória assim!
    Mais uma festa portista e uma humilhação para os pardais na sua própria gaiola!
    Quando formos ao Jamor requisitamos o estádio deles para celebrar outra conquista!
    PO
    a_chama_imensa
    2011-04-21 18h10m por portocampeao97
    isso do cebola e verdade mas se estas a sonhar em ganhar a liga europa akorda depressa

    tenho bues amigos benfiquistas e doume bem com tdos eles. sabemos discutir mas tu es ganda iludido
    A_
    Antis
    2011-04-21 18h04m por a_chama_imensa
    Não esperava outra reacção do anti-benfica. Já estão tão habituados a ganhar com a ajuda do senhor do apito que para eles o que aconteceu ontem é perfeitamente normal. Também a Cebola devia ter sido expulsa mas não mencionam isso. Na final da liga Europa falamos.
    a_chama_imensa
    2011-04-21 17h55m por Dra2gon
    Vocês nem à bola sabem jogar, rennie é bom para esse teu problema, muda mas é de clube!
    A_
    malaiko
    2011-04-21 17h52m por a_chama_imensa
    É mentira que passaram á custa de um golo em fora de jogo? Bastou esse golo para mudar completamente o rumo do jogo. Passaram á custa do BENFICA ser prejudicado e ainda ficam contentes. Nada de novo.
    a_chama_imensa
    2011-04-21 17h47m por malaiko
    porto sorte?

    que dizes do lance do falcao que falhou com a baliza aberta???

    que dizes do lance do porto em que eram 5 do porto para 2 defesas do benfica que dava o 0-4?

    que dizes do fora de jogo assinalado ao alvaro pereira e ao falcao quando estes iam marcar um golo? e foi o mesmo fiscal de linha que validou o 2 golo do porto :S que dizes a isto?

    que dizes do penalti fantasma do benfica?

    é preciso ter lata para dizer que o porto ganhou por sorte ou a custa do arbitro
    A_
    . . .
    2011-04-21 17h44m por a_chama_imensa
    fora de jogo milimetrico? Queres que te empreste uma régua? milimetricos eram os fora-de-jogo do Cardozo e nunca falhavam. . o do hulk passou e foi suficiente para passarem. Passaram á custa de um fora de jogo e de um golo com sorte que desviou num jogador do BENFICA, mas há quem chame a isso exibição de gala. . . enfim portistas remetam-se á vossa insignificância, quero ver como vão fazer na Europa sem Xistra e companhia. . .
    PO
    benfiquistas
    2011-04-21 17h35m por portocampeao97
    estes gajos só olham para a sua equipa n conseguem olhar para o jogo, tudo bem k o hulk tava fora de jogo embora milimetricamente mas aquele penalti, . . . foi só rir, nao havia necessidade de INVENTAR uma coisa dakelas
    semmailnenhum
    2011-04-21 17h26m por pedroknot
    eh bem no fim vao dizer XAU JESUS
    melhor jogador chines
    2011-04-21 17h01m por pedroknot
    o 5lb apresnetou hoje o melhor jogador chines. . . . roubou-o ao scp e chama-se TXAU TAÇA
    CH
    Robalhice
    2011-04-21 16h55m por chiquili
    Hulk marca golo fora de jogo e não é assinalado nenhum fora de jogo os tem a bandeirola para que para enfeitar????

    Vitória muito injusta!!

    Culpa toda dos arbitros é uma vergonha!
    A_
    enfim
    2011-04-21 16h53m por a_chama_imensa
    Típico de clube pequeno ficarem contentes por ganharem de qualquer maneira, nem que seja com golos em fora-de-jogo. Agradeçam ao larápio do fiscal de linha que sem ele nem cheiravam. Podem ter jogado melhor mas o BENFICA não tem obrigação de jogar extra para compensar os típicos "erros".
    SU
    Malfica
    2011-04-21 16h35m por submerso
    É como diz um ferrenho e conhecido adepto do Benfica…Falam falam falam, mas não os vejo a ganhar nada…Acham-se os maiores e por isso é que dá gozo vê-los perder…São adeptos arruaceiros, provocadores, mal formados, pouco percebem de FUTEBOL (sim, porque futebol é um desporto e não um clube).
    Não vi
    2011-04-21 15h59m por DELPHI
    Não reparei nisso mas tambem te digo que pouco importa, não vamos agora espécular certas coisas que não terão fundamento que correram muito???Sim isso é verdade mas o que posso dizer é que estão melhor preparados que o Benfica do resto não vamos entrar com essas coisas. . .
    MARGEM SUL SEMPRE
    QUASE
    2011-04-21 15h51m por DELPHI
    Vi o jogo quase na totalidade porque???
    MI
    kaiku
    2011-04-21 15h36m por migfcp
    o descurso dele foi perfeito
    criticou o jornais que tao sempre a desvalorizar o porto
    respeitou o jorge jesus
    nao me lembro de mais mas foram coisas magnificas
    grande presidente
    CA
    Grande vitoria
    2011-04-21 15h27m por cafonso74
    Grande vitoria do porto onde demonstrou mais uma vez ser mt superior ao benfica. . mas o ke mais me xateia e um jornal desportivo o titulo ser porto na final com a ajuda do arbitro. . realmente deve haver pessoas ke n percebem nada disto. no ultimos 2 jogos do porto na luz os golos ke marcou o benfica de penaltie nenhum era. . mas prontos o porto e aquela ekipa ke so ganha a roubar, . . ,
    Pinto da costa
    2011-04-21 15h18m por kaiku
    Todos os que tiverem duvidas vejam o que o Pinto da costa disse e depois comentam. . .
    AZ
    Lances de ontem
    2011-04-21 15h15m por Azigoth_2
    O golo do Hulk é claramente em fora-de-jogo, ele apenas tem os pes em jogo, o resto do corpo esta para la da linha. . . É 1 lance igualzinho ao do Barcelona - Real Madrid, que foi bem anulado

    Mas ainda assim, e os benfiquistas nao querem ver isso, o penalty ainda é mais comico

    O Sapunãru vira-se para chutar a bola, mas ve que o SAviola esta no ar e faz claramente o impeto de parar o pe e encolhe-lo, o Saviola cai, nao se queixa, nem pede penalty, Aimar esta mesmo ...ler comentário completo »
    slb ainda em 3 frentes
    2011-04-21 15h06m por nunodrag
    O Benfica ainda está em três frentes !
    - Frente à Repsol
    - Frente à Media Markt
    - Frente ao Colombo

    PI
    culpa própria
    2011-04-21 14h19m por Pirisca
    O que me chatiou ontem como SLB, mto mais que perder o jogo foi a forma como foi perdido.

    A culpa é do JJ que ou é 8 ou 80. Ora a equipa joga desenfreadamente ao ataque mesmo estando em vantagem desguarnecendo-se ou, como ontem à pala dos 2 golos de vantagem entrega a tempo inteiro a bola ao adversário, correndo os riscos q acabou por correr com os resultados que se sabem.

    Toda a segunda parte até aos 0-2, o SLB parecia que estava a 5 minutos do fim do jogo a...ler comentário completo »
    jogos históricos
    U Quarta, 20 Abril 2011 - 00:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Carlos Xistra
    1-3
    Óscar Cardozo 80' (g.p.)
    João Moutinho 64'
    Hulk 72'
    Radamel Falcao 74'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    CPACxCHV em direto!
    Já há onze do GD Chaves: Hugo Souza , Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Sandro Cruz, João Correia, Raphael Guzzo, Kelechi Nwakali, Dário Essugo, Carraça, Héctor Hernández, Rúben Ribeiro Acompanhe aqui ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    GU
    Gunty 27-04-2024, 14:35
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 14:19
    orgulhovermelho 27-04-2024, 14:10
    CH
    Chilli_Billy 27-04-2024, 13:40
    edgarlima 27-04-2024, 13:31
    sparagufas 27-04-2024, 13:27
    lvrs1 27-04-2024, 13:20
    PedroBorgas 27-04-2024, 12:55
    ManchesterIsBlue 27-04-2024, 12:42
    GU
    Gunty 27-04-2024, 09:57
    mario1953 27-04-2024, 09:47
    mario1953 27-04-2024, 09:32
    zlatan_21 27-04-2024, 09:20
    mario1953 27-04-2024, 08:52
    CO
    Convocado 27-04-2024, 08:11