placardpt
    Benfica goleou Vizela

    Rolo compressor encarnado cilindrou la Barrera

    Entre jogos importante europeus, o Benfica dificilmente podia ter pedido melhor cenário e não teve quaisquer problemas em golear confortavelmente um Vizela aflito, apático e cada vez mais em perigo por 6-1. A rotação de Roger Schmidt correu às mil maravilhas.

    No intervalo de jogos europeus decisivos na qualificação para a fase a eliminar da Liga Europa, o Benfica recebia o aflito Vizela e Roger Schmidt promovia uma revolução no onze inicial, com cinco mexidas no onze inicial, em relação à última jornada, entrando Tomás Araújo, João Mário, Tiago Gouveia, David Neres e Tengstedt para os lugares que pertenciam a António Silva, Kökçü, Aursnes, Di María e João Mário. Já no Vizela, Rubén de la Barrera fazia duas alterações, com Ledebenko e Abdul Awudu a ocuparem as vagas dos castigados Samu Silva e Petrov.

    Parecia uma brincadeira

    Perante tantas mexidas no onze inicial, havia curiosidade para perceber como se apresentaria o Benfica, mas a principal mudança até foi do lado do Vizela, que assumia um 3x4x3 a atacar, reforçando a sua defesa com Tomás Silva - e por vezes Matheus Pereira na esquerda também - a defender. De resto, a larga maioria do tempo do Vizela na 1ª parte foi mesmo a defender, visto que, além de demonstrar escassa (ou nula) capacidade de ter e construir com bola no pé, estavam a ser completamente «engolidos» pela boa pressão alta do Benfica, bem mais dinâmica com Neres, Gouveia, Rafa e Tengstedt a pressionar em bloco.

    Em ataque organizado, o Benfica demorou um pouco mais a encaixar as novas dinâmicas da equipa. Os encarnados iam chamando a pressão do Vizela para ter espaço para correr e João Neves tentava «fazer de Kokçu» ao nível de passes de rutura e variações de corredor. Contudo, foi a tal pressão alta que abriu o jogo e resultou mesmo no golo inaugural do Benfica, por Neres (depois de até ter feito uma grande falha com baliza deserta), aos 16'. Nove minutos depois, Ruberto saiu lesionado, entrou Buntic, mas o substituto nem teve tempo de aquecer e Otamendi ampliou, de canto.

    A perder por dois golos, o Vizela abandonou quase definitivamente a tal linha ocasional de cinco defesas e passou a tentar criar pelo miolo, mas as perdas de bola eram uma constante e em zonas proibidas, especialmente contra uma frente de ataque onde qualquer jogador era uma arma na transição. Chegada a meia hora, Tiago Gouveia fez o gosto ao pé, numa transição rápida conduzida por Rafa, depois de Tengstedt ter acertado no poste, mas o Benfica não se ficou aqui e continuou, sem acelerar propriamente muito, a sufocar o Vizela, que apenas dava vislumbres de vida pelos pés de Domingos Quina (embora curtos).

    Rafa e Neres aterrorizaram defesa @Kapta+
    A equipa do Vizela tremia em cada ataque encarnado e os comandados de Roger Schmidt não iriam para o intervalo sem chegar à mão cheia de golos. Primeiro foi Neres a fazer o 4-0 aos 45+1, em nova transição rápida conduzida por Rafa, que assistiu o brasileiro. Depois foi Rafa a fazer também o gosto ao pé, aos 45+5, num lance onde deixou Jota Gonçalves completamente desnorteado. Rafa e David Neres (e o Benfica) faziam o que queriam e o jogo estava resolvido com a 2ª parte toda por jogar.

    Um treino confortável

    Com tamanha diferença, qualitativa e no marcador, entre as duas equipas, levantavam-se questões sobre como apareceriam as duas equipas para a 2ª parte. Schmidt deixou Rafa no balneário para este descansar, depois de «desfazer» a defesa adversária, e a intensidade coletiva baixou drasticamente - como seria de esperar com este resultado -, ao ponto do Vizela aproveitar uma asneirada de Trubin e reduzir, por Essende, logo aos 48'.

    Jogo acalmou, como esperado @Kapta+
    Numa primeira fase, o golo até deu nova vida ao Vizela e os minhotos aceleraram um pouco o seu jogo, aproveitando o espaço extra que agora havia, fruto da menor pressão do Benfica, mas rapidamente o jogo caiu no ritmo que a maioria esperaria de um encontro que estava 5-1 no arranque da 2ª parte e entrou quase em regime de treino. O Vizela, a espaços, e elementos como Neres ou Tiago Gouveia ainda aceleravam o jogo, mas longe de um bom nível competitivo.

    Apesar disso, os comandados de Rúben de la Barrera ainda beneficiaram de uma grande penalidade, aos 71', por falta desnecessária de Morato, mas Trubin emendou a asneirada anterior e defendeu o remate de Essende. Este acabou por ser um dos últimos pontos de interesse na partida, mas esta não acabaria sem que o Benfica chegasse á meia dúzia e Marcos Leonardo fizesse o gosto ao pé. Neres voltou a conduzir a transição e serviu o compatriota, para este fechar a goleada em 6-1. Jogo mais do que fácil para o Benfica.

    U Domingo, 18 Fevereiro 2024 - 18:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    João Gonçalves
    6-1
    David Neres 16' 45'
    Nicolás Otamendi 25'
    Tiago Gouveia 30'
    Rafa Silva 45'
    Marcos Leonardo 88'
    Samuel Essende 48'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 22
    Lances Capitais
    16´
    GOLO Benfica!
    David Neres marca
    David Neres marca o seu 2º golo na prova (14 jogos)
    David Neres marcou o seu 14º golo na equipa (66 jogos)
    25´
    GOLO Benfica!
    Nicolás Otamendi marca
    Nicolás Otamendi marca o seu 2º golo na prova (21 jogos)
    Nicolás Otamendi marcou o seu 6º golo na equipa (161 jogos)
    30´
    GOLO Benfica!
    Tiago Gouveia marca
    Tiago Gouveia marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    Tiago Gouveia marcou o seu 3º golo na equipa (16 jogos)
    45´
    +1
    GOLO Benfica!
    David Neres marca
    David Neres marca o seu 3º golo na prova (14 jogos)
    David Neres marcou o seu 15º golo na equipa (66 jogos)
    45´
    +4
    GOLO Benfica!
    Rafa Silva marca
    Rafa Silva marca o seu 10º golo na prova (22 jogos)
    Rafa Silva marcou o seu 87º golo na equipa (311 jogos)
    48´
    GOLO FC Vizela!
    Samuel Essende marca
    Samuel Essende marca o seu 11º golo na prova (21 jogos)
    71´
    Samuel Essende (FC Vizela) falha a grande penalidade!
    88´
    GOLO Benfica!
    Marcos Leonardo marca
    A Chave

    As muitas mexidas fizeram levantar a curiosidade, mas correu bem desde início. A nova frente de ataque encarnada pressionou perto do nível da época passada e resolveu o jogo cedo, expondo todas as muitas fragilidades de um Vizela sem qualquer capacidade de ter bola. Foi tudo fácil.

    O Árbitro

    O árbitro João Gonçalves teve um jogo fácil para ajuizar. Assinalou algumas faltas desnecessárias, mas nada relevante para o jogo e foi bem auxiliado pelo VAR.

    O Melhor
    Muitas e boas soluções

    Se dúvidas existisse sobre a qualidade e profundidade do plantel do Benfica, foram todas dissipadas. Metade da equipa mudou, mas responderam da melhor forma todas as novidades e aproveitaram a fragilidade adversária para se mostrar e ganhar pontos.

    O Pior
    A caminho da queda...

    O Vizela já está no último lugar da classificação e o futuro não se avizinha nada risonho, especialmente com exibições como esta. A exibição foi paupérrima e não houve quem fizesse os adeptos sorrir um pouco. Faltam muitas jornadas, mas assim fica difícil.

    Forma
    Benfica
    2023/2024
    36J
    25V
    6E
    5D
    75-32G
    FC Vizela
    2023/2024
    27J
    7V
    7E
    13D
    26-43G

    Fotografias(25)

    Liga Portugal Betclic: Benfica x Vizela
    Liga Portugal Betclic: Benfica x Vizela
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC VIZELA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Augusto_SLB
    2024-02-20 17h34m por AngelEyes
    Pois, o Enzo deles é o Gyokeres. A diferença é que não saiu no inverno. É pena, gostava muito do Enzo, mas preferiu outro rumo.
    Augusto_SLB
    2024-02-20 15h20m por AngelEyes
    Partilho de tudo. O Gyokeres é fundamental para o nível que este Sporting está a apresentar. Basta ver os anos anteriores e percebe-se a diferença. Eu sempre gostei da forma como o Sporting joga desde que o Amorim chegou. O Gyokeres é essencial, mas como equipa, o Sporting é superior a nós. Resta saber se vai existir essa continuidade da boa fase e se a nossa equipa vai melhorar, porque depender de individualidades não dá segurança nenhuma ao Benfica. O Sporting tem dependido disso em a...ler comentário completo »
    Augusto_SLB
    2024-02-20 11h40m por AngelEyes
    Eu acho que se o Sporting perder um jogo a jogar mal (como o Benfica o ano passado na Luz com o FCP), pode quebrar. A questão é se o Benfica tem a capacidade para aproveitar, caso isso aconteça.
    Record
    2024-02-19 18h32m por PedroBorgas
    Não tarda estamos no nível do record.

    Obrigado 0-0
    Mais um
    2024-02-19 14h00m por futebol11fc
    Troll, não bastava o cao raivoso, agora temos um Felix. Realmente parece que o zerozero ajuda à festa, como estavam a dizer abaixo
    Benfica
    2024-02-19 13h23m por Hugo79Felix
    Que fácil que é já dominar a liga de forma isolada nem dá pica jogar neste campeonato. Já são mais 6 pts que o verídicas e nem falo dos azulados e mais uma goleada das antigas, que futebol que o meu Benfica respira
    Augusto_SLB
    2024-02-19 12h55m por AngelEyes
    Eu tbm não quero que ele saia e partilho de tudo o que dizes. É um treinador limitado, mas tem as suas qualidades, como já vimos o ano passado. Só espero ver mais dessas qualidades, porque senão vai ser improvável ganhar alguma coisa. Não vamos ganhar o campeonato a apresentar esta irregularidade exibicional.
    João Neves
    2024-02-19 12h49m por AngelEyes
    Os meus sentimentos a ele e ao António. Já sabia da perda do António, mas não sabia da perda do Neves. Espero que o miúdo consiga viver o luto em paz, sem que ninguém o apresse ou pressione. Tem 19 anos e perder uma pessoa tão importante com essa idade é muito complicado. Sei bem porque já passei pelo mesmo com o meu pai, quando tinha 18, há 10 anos.
    B1TW
    2024-02-19 12h38m por PotentEagle
    O avô materno do João também faleceu o ano passado, aliás, ele dedicou-lhe o golo ao Sporting. É um golpe a dobrar. O facto de já estar inserido num contexto estável e que decerto o apoiará tremendamente é sempre positivo, impedindo que ele se vá abaixo. De resto, isso das perdas esperadas é muito relativo. Eu tenho cá os meus quatro avós, vários tios avós e até tios bisavós, mas não o meu pai. Dói sempre mais perder um dos pais, como é evidente, até porque há o sofrimento dos avós-...ler comentário completo »
    João Neves
    2024-02-19 12h33m por Vic-54
    A. minha solidariedade a este extraordinário jogador (e que também parece já ser um Homem muito crescido). É uma perda irreparável mas que ele terá que saber viver com ela. Parece que é uma Homem com muita cabeça e personalidade e que saberá ultrapassar a tragédia.
    Neves e Antonio
    2024-02-19 12h05m por B1TW
    mta força aos 2 miudos pelo que estao a passar

    sobretudo ao Neves, nao que a perda do Antonio seja menos grave mas é mais "esperada". Ja o Joao, perder uma mae aos 19, é algo terrivel. . . Faz lembrar outro Joao ha uns anos (Cancelo). Que esta tragica situaçao lhe dê tanta força e motivaçao cm deu ao Cancelo.
    Benfiquista_N1
    2024-02-19 10h40m por AngelEyes
    Infelizmente, acho que tens razão. Provavelmente vai ser como foi com o jogo do Gil em casa. Tenho sempre esperança que ele abra os olhos e perceba que é preciso rodar mais a equipa como fez ontem, mas tenho as minhas dúvidas.
    Vale lembrar
    2024-02-19 10h38m por AngelEyes
    Que este Vizela, mesmo com desfalques, apresentou-se da mesma forma na Taça e foi o que foi. A grande diferença neste jogo foi o Benfica, que pressionou muito a saída de jogo dos visitantes. Forçaram o erro e lucraram com isso. Na segunda parte relaxaram e permitiram ao Vizela o domínio durante um bom bocado.
    Benfica
    2024-02-19 10h37m por Benfiquista_N1
    Pessoal, não fiquem admirados nem criam expectativas porque estas mudanças surgiram por causa da liga Europa. . . Com todo o respeito pelo vizela, mas o roger aproveitou que o vizela é uma equipa fragilizada para rodar, contra o toulouse volta JM para a linha, kokcu para o meio, di Maria para a direita, e jogara de novo com o Morato. . . a única dúvida é no PL, com jeitinho mete de novo o casper no 11 tirando a motivação ao arthur. . .
    Cr7goat
    2024-02-19 10h33m por Benfiquista_N1
    Com este vizela e o casa pia. . . .
    PedroBorgas
    2024-02-19 00h41m por jorgemartins575
    Completamente de acordo
    JS
    Muito sinceramente
    2024-02-18 23h52m por jsilva77
    E apesar de não estar aqui em questão a vitória do SLBenfica e por estes mesmos números expressivos, penso que não foi uma exibição tão avassaladora como isso . . . Ou antes, a exibição até pode ser avassaladora mas, a postura aberta, apática e displicente do Vizela, principalmente durante a primeira parte, foi a chave para o sucesso deste SLBenfica. Há que dizer que o SLBenfica marca o primeiro golo em dois erros crassos de vários jogadores do Vizela, até parecia futebol amador e, tam...ler comentário completo »
    Jorge
    2024-02-18 23h50m por PedroBorgas
    Ganhamos e parece que fomos goleados :D (na 5a)

    Este Benfica é um caso de estudo. Quer dizer, o Rogério.
    Benfica
    2024-02-18 23h22m por jorgemartins575
    E esqueci-me de mencionar que vi o jogo da Liga Europa ao vivo e aquilo foi uma miséria o jogo todo
    Benfica
    2024-02-18 23h19m por jorgemartins575
    Espero que isto seja o início da mudança e que o onze estabilize de vez mas só com uma alteração, a saída do Morato e a entrada do Carrerras no lado esquerdo da defesa
    Mas também não me deixo iludir com este resultado porque se na quinta e no domingo voltarmos a jogar como jogamos contra o Toulouse em casa e não houver melhorias, de nada valeu este jogo
    Pessoalmente o onze no início causou estranheza, a entrada do Tomás e principalmente do Tiago Gouveia que nem estava á espera q...ler comentário completo »
    Benfica
    2024-02-18 23h02m por Ispeaksempolemicas
    Excelente vitória hoje e uma primeira parte de sonho, pena é mais uma vez estas desconcentrações que já falei muitas vezes e que tem sido recorrentes, mais um golo sofrido que acaba por estragar a nossa média.
    Di Maria
    2024-02-18 23h00m por Ispeaksempolemicas
    Retira capacidade de pressão à equipa mas dá outras coisas e nos jogos grandes ele está lá para além de já ter decidido vários jogos ou desbloqueado outros, talvez pudesse ser poupado num ou outro jogo ou ser substituído mais vezes agora também os adeptos não podem ser ingratos e ter memória curta, Di Maria é talvez o jogador mais decisivo do futebol dada as vezes que já deu títulos as equipas por onde passou.
    Zhar
    2024-02-18 22h47m por PedroBorgas
    Pode ser que o treinador perceba
    ZH
    PedroBorgas
    2024-02-18 22h24m por zhar
    O problema é que para as tais 1-2 assistencias falha 10 cruzamentos , perde 10 bolas , lança-se para o chao que dá aso a contra ataques porque os arbitros não vao na conversa , por "sorte" não foi ja expulso 3 ou 4 vezes por mau comportamento , o corredor direito esta sempre descompensado defensivamente , puxa sempre para o meio , os cantos são constantemente inuteis , ocupa o lugar de jogadores com muito mais vontade e que dão mais a equipa , os livres igualmente inuteis e tem que os ma...ler comentário completo »
    Errata
    2024-02-18 22h04m por futebol11fc
    12 jogos e não 10 jogos que faltam*