placardpt
    Dérbi da invicta termina empatado

    Emotivo, vivo e em tons de crise azul

    Emotivo, vivo, com q.b espetáculo e em claros tons de crise azul. Assim se fez o dérbi da Invicta que resultou no empate entre Boavista e FC Porto (1-1) - o segundo empate esta época dos dragões para o campeonato - e que ficou sublinhado pela contestação dos adeptos portistas no final do jogo [veja aqui o vídeo].

    Com este resultado, os dragões deixam escapar a possibilidade de ultrapassar o Benfica e permanecem no terceiro posto, de forma provisória (35 pontos). Do lado da casa, o Boavista salta para o nono lugar (17 pontos).

    Em relação ao jogo, fruto das várias ausências, Conceição e Ricardo Paiva - no momento do reencontro - apresentaram onzes distintos e com várias mudanças. Nota para os regresso de Pepe (não jogava desde a derrota diante do Sporting) e Sasso (não jogava desde outubro).

    Vivo!

    Lourenço marcou o golo do empate para o Boavista @Catarina Morais / Kapta +

    Falou-se muito em «morte» nas conferências de imprensa, de ambos os lados. Sérgio Conceição negou acusações de «matar» jogadores (n.d.r: técnico referiu-se a jogadores como Navarro ou Carmo) e Vítor Murta rejeitou a ideia do Boavista «estar morto».

    Quentinho, intenso e, pois claro, bem vivo: o dérbi da Invicta, sem grandes surpresas, apresentou uma bela casa e ainda melhor ambiente. Apesar disso, dentro de campo, nem sempre foi espetacular.

    Toni abriu o marcador ao minuto 23 @Catarina Morais / Kapta +

    Sem grandes oportunidades numa fase inicial, o jogo - apesar de bem disputado - apenas avivou com o golo de Toni Martínez. Num lance desenhado por Eustáquio - tremenda classe do internacional canadiano -, assistiu Pepê e o brasileiro, isolado perante João Gonçalves, assistiu Evanilson que, aos trambolhões e com alguma sorte à mistura, acabou por deixar a bola para Martínez: com a baliza escancarada o espanhol não facilitou.

    A partir daqui, o FC Porto procurou congelar o jogo, mas a resposta dos axadrezados foi quase imediata. Ao minuto 28, a sequência de uma bola parada, Tiago Morais colocou a bola redondinha para Bruno Lourenço que, de cabeça, voltou a colocar tudo na estaca zero.

    Com o golo, o Boavista cresceu no jogo e foi Róbert Bozeník - primeiro, de cabeça atirou ao lado, depois, com um remate forte de longe, esteve perto de surpreender Diogo Costa - quem esteve mais perto de voltar a marcar. Nota para a incapacidade portista em desmontar a defensiva azul e branca - Franco apresentou-se uma nulidade no momento de criação.

    Muita emoção... pouco futebol

    No segundo tempo, o FC Porto entrou mais forte - João Mário, num lance semelhante ao golo que fez na jornada transata, atirou ligeiramente por cima -, mas continuou com as mesmas dificuldades no último terço.

    Namaso falhou perto do fim @Catarina Morais / Kapta +

    Posto isto, Sérgio Conceição mexeu - Francisco Conceição, Galeno e Nico entraram - e os dragões voltaram à carga (e ao desperdício). Nico, já dentro de área, tentou um golaço - remate forte e colocado -, mas saiu centímetros por cima.

    Numa fase de maior desespero e urgência para chegar ao golo, Iván Jaime e Namaso procuraram desatar o nó, mas acabou por ser tarde demais. O jovem inglês - já em tempo de compensação - esteve perto do golo, mas o remate saiu ao lado. 

    Antes disso, de sublinhar ainda o rebuliço entre Camará e Galeno que resultou na expulsão do médio axadrezado.

    U Sexta, 05 Janeiro 2024 - 20:45
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Manuel Oliveira
    1-1
    Bruno Lourenço 28'
    Toni Martínez 23'
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Lotação28 263
    Medidas105x68
    Inauguração1910
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 16
    Lances Capitais
    23´
    GOLO FC Porto!
    Toni Martínez marca
    Toni Martínez marca o seu 3º golo na prova (11 jogos)
    Toni Martínez marcou o seu 31º golo na equipa (128 jogos)
    28´
    GOLO Boavista!
    Bruno Lourenço marca
    Bruno Lourenço marca o seu 2º golo na prova (14 jogos)
    Bruno Lourenço marcou o seu 8º golo na equipa (51 jogos)
    89´
    Cartão vermelho para Ibrahima Camará (Boavista) Ibrahima Camará vê o seu 1º vermelho na prova (7 jogos)
    A Chave

    Golo do empate de Bruno Lourenço (Boavista), ao minuto 28: não permitiu ao FC Porto respirar no jogo e deu outro alento ao conjunto da casa.

    O Árbitro

    Manuel Oliveira teve uma partida razoável, apesar de nem sempre manter um critério congruente. Benefício da dúvida no momento da expulsão de Camará, uma vez que foi o médio quem provocou todo o desacato.

    O Melhor
    Ambiente

    Vivo, intenso e quentinho, como se gosta. O dérbi da Invicta não desiludiu e a boa casa (cerca de 14 mil adeptos) no Bessa foi o espelho disso mesmo. Faltou mais espetáculo dentro de campo.

    O Pior
    O confirmar do mau momento

    Apesar das vitórias contra o Leixões e Chaves, o FC Porto voltou a a exibir-se a um nível abaixo do razoável e, com exceção aos últimos 10 minutos, foi demasiado notória a incapacidade dos dragões em encontrarem soluções no último terço.

    Forma
    Boavista
    2023/2024
    19J
    5V
    7E
    7D
    27-33G
    FC Porto
    2023/2024
    27J
    18V
    2E
    7D
    47-26G
    Sabia que...by playmaker stats
    O FC Porto em relação à temporada anterior, à 16.ª jornada, os dragões somam 'apenas' menos um ponto.

    2023/24: 35 pontos, 3.º lugar, -17 golos marcados e +1 sofrido
    Há 37 anos que um treinador do FC Porto não triunfava em épocas consecutivas no primeiro jogo do ano:
    Artur Jorge (1985/86 e 1986/87) vs Benfica x2
    Sérgio Conceição (2022/23 e 2023/24) vs Boavista e Casa Pia
    É a primeira vez com Sérgio Conceição que o FC Porto não vence, em épocas, consecutivas, o primeiro jogo do ano:
    E 1-1 Boavista [F], Liga
    E 0-0 Casa Pia [F], Liga
    O FC Porto sofreu o primeiro golo na Liga Betclic 2023/24 após cabeceamento.
    O FC Porto sofreu o primeiro golo de livre indireto na Liga Betclic 2023/24.

    Golos sofridos pelo FC Porto nesta edição da Liga através de lances de bola parada:
    2 penáltis
    1 recarga penálti
    1 livre direto
    1 livre indireto
    0 canto
    Os boavisteiros depois de invictos nas 5 primeiras jornadas da Liga Betclic 2023/24, com 4 vitórias e 1 empate, não vencem há 11 jogos consecutivos.

    Sporting e SC Braga conseguiram vencer no Bessa os axadrezados, enquanto que FC Porto [E] e Benfica [D] perderam pontos.
    Nos últimos 66 dias o Boavista conquistou apenas 3 empates em 9 partidas:
    vs FC Porto, 1-1 [C]
    vs Vitória SC, 1-1 [C], marcou aos 90'+3
    vs FC Arouca, 1-1 [F], eliminado da Taça nos penáltis
    O FC Porto não vence fora de casa há 3 jogos consecutivos (1 empate e duas derrotas), o pior registo desde setembro 2021 (3 empates)
    Desde o regresso do Boavista à Liga Portuguesa em 2014/15, esta é a primeira vez que pontua no Bessa frente ao FC Porto.

    Fotografias(42)

    Liga Portugal Betclic: Boavista x FC Porto
    Liga Portugal Betclic: Boavista x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BOAVISTA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    GI
    ramiroo
    2024-01-08 13h22m por Giggs_11
    Pois fica. O nick de um grande jogador de futebol a pertencer a um grande comentador de futebol ;)
    CO
    HOMESCOUT
    2024-01-08 12h00m por ColorBlue
    Cansadinho do mito grande Sérgio que faz omeletes sem ovos.
    Se não tem ovos, foi porque os deitou fora.

    Basta ver que de há quase 7 anos para cá, não pode ser coincidência que jogadores entraram, jogadores saíram, mas houve sempre uma preponderância por ir buscar um "certo tipo" de jogadores se calhar mais talhados para o atletismo e que os poucos que vinham (ou que já cá estavam) com mais talento, eram invariavelmente sempre preteridos a menos que fossem tão superl...ler comentário completo »
    AmoFutebolAmoSL B
    2024-01-08 10h49m por mikev
    Só agora estamos a acabar a primeira metade do campeonato. Ainda ninguem ganhou ainda ninguem perdeu e quem pensa pela grande forma que o SCP tem apresentado já ganhou o campeonato está muito, mas muitooo enganado. Basta o azar do Gyokeres se lesionar durante 1 mês e a dinâmica da equipa "muda".

    Agora, o Benfica está na luta com o Sporting a fazer a sua caminhada ganhando os seus pontos e nota-se fio de jogo na equipa. Pode ter um azar aqui, uma escorregadela acolá, mas no...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a. . .
    2024-01-08 10h13m por AmoFutebolAmoSLB
    Mas, e para não andarem já ofendidos com aquilo que eu escrevi. . . porque como escreveu o Giggs_11 em baixo, estamos na presença da geração woke, eu não coloquei o FCP fora do titulo, apenas respondi aos comentários que colocavam o SCP como o vencedor justo deste campeonato, só porque o FCP está a 5 pontos. . .

    Se o FCP's insistem em remover o FCP da luta, quem sou eu para dizer o contrário. . . ?!?
    MisticaEncarnad a
    2024-01-08 10h09m por AmoFutebolAmoSLB
    Confundiste o destinatário. . . eu escrevi precisamente isso lá em baixo, o SLB e o Braga ainda estão na luta pelo titulo e se o avançado do SCP for vendido em janeiro, ainda mais em conta fica.

    Bem, entretanto o Braga empatou e na próxima jornada vai haver confronto 3º frente ao 4º. . . a luta parece mesmo restringir-se apenas a SLB e SCP, porque no caso do FCP são 9 pontos para ganhar a ambos e cada vez que escorregar, perde o dobro.
    AmoFutebolAmoSL B
    2024-01-07 11h29m por MisticaEncarnada
    Tem calma, o Sporting não é nenhum bicho papão. E o campeonato não acaba à jornada 16. Se o Sporting tivesse ganho na Luz, aí a coisa estaria complicada nesta altura porque eram 7 pontos de diferença e não havia mais margem, era preciso fazer ganhar para aí 17 dos 18 jogos que faltam para ter a oportunidade de ganhar o título. A 1 ponto, a qualquer altura a classificação pode mudar.
    Porto sempre
    2024-01-06 23h18m por HOMESCOUT
    Não concordo. A defesa do Porto não está nas 4 melhores, não fosse o Diogo e seria uma catástrofe. O meio campo até o do Famalicão é melhor. No ataque com o atual taremi, há várias equipas mais produtivas. Portanto, não têm recursos como os outros. A falta do equilíbrio do marcano na defesa, a força e criatividade de uribe e Otávio no meio campo e o taremi da época passada fazem toda a diferença para a qualidade do plantel e do jogo deste porto
    Porto sempre
    2024-01-06 23h17m por HOMESCOUT
    Não concordo. A defesa do Porto não está nas 4 melhores, não fosse o Diogo e seria uma catástrofe. O meio campo até o do Famalicão é melhor. No ataque com o atual taremi, há várias equipas mais prudutivas. Portanto, não têm recursos como os outros. A falta do equilíbrio do marcano na defesa, a força e criatividade de uribe e Otávio no meio campo e o taremi da época passada fazem toda a diferença para a qualidade do plantel e do jogo deste porto
    Sem solução à vista
    2024-01-06 23h03m por HOMESCOUT
    Não virão reforços, a não ser que se faça uma grande venda. A situação financeira do Porto é gravíssima. Mas se conseguirem algum dinheiro até era melhor não comprar nenhum passe de jogadores porque não acertam uma na escolha e mesmo que acertem não conseguem jogar, para o banco ou para a bancada, é o destino. O Sérgio está cansado de remar contra a maré
    Giggs
    2024-01-06 16h32m por ramiroo
    Tens razão, deixa ficar, esse nick fica bem com os teus comentários
    Fcp
    2024-01-06 15h47m por fmn_69
    Ao menos a claque está abrindo os olhos. Esta época só na champions fizemos algumas boas exibições.
    Mas este ano O Conceição está a conseguir queimar tanta gente no plantel como nunca vi. Basta ver os emprestados, Carmo na B, Nico e Baró apesar de se ver que dão coisas diferentes ao jogo não jogam a titular. Zé Pedro que tem jogado a força mostrou ser o melhor central não joga, etc
    Giggs_11
    2024-01-06 14h50m por O_Pestinha666
    Resposta 5 estrelas.
    Parabens!
    Giggs_11
    2024-01-06 14h47m por reginacosta
    Amigos do Porto? Mas está tudo bem? É de cá? Da cidade do Porto? Vizinhos nunca serão amigos, desportivamente falando. São rivais e serão sempre.
    . . .
    2024-01-06 14h45m por Portosempre
    Que moral tem SC para exigir reforços neste momento? Quando lhe dão algum vai para a bancada.
    Não sei de onde surgiu a questão dos poucos recursos, mas nesta liga tirando o Benfica (depois da venda milionária do Felix) ninguém tinha tantos recursos a disposição como SC. . . Até Ruben Amorim tem feito muito mais com muito menos.
    Tem sabotado o clube, isso sim, ao recusar ver sair jogadores valorizados quase em fim de contrato e a desvalorizar todos os outros ativos do clube po...ler comentário completo »
    GI
    ramiroo
    2024-01-06 14h37m por Giggs_11
    É um nick com 20 anos, referente ao desportista que foi (aliás até tenho o número 11 no nick). O que ele fez ou não fez na sua vida pessoal pouco me diz, deixo essas questões para a geração woke que adora o big brother.
    yogamaster
    2024-01-06 14h31m por Tobin
    Parabéns, conseguiste meter-me palavras na boca que eu não disse.

    Vai ler os meus comentários e vais ver que eu próprio afirmei que o FCP foi o melhor clube português dos últimos 40 anos. Ninguém fez comparações, o único que o fez foste precisamente tu.
    petitor
    2024-01-06 14h26m por Vic-54
    petitor, posso ter-me expressado mal, em Janeiro não gastava nem um tostão. Ia assim até ao final da época. O que queria dizer é que preparava a alteração do plantel (na altura devida), a alteração da estrutura técnica e a substituição da direção para ser possível um início da próxima época com alguma perspectiva de sucesso. É que com estes não vamos lá e esta época acabou. São mais dois jogos da CL, tentar fazer alguma coisa na taça e arrastarmo-nos ni campeonato.
    Sérgio Conceição
    2024-01-06 14h05m por lucasroque
    Estava a dar a minha perspectiva de fora, não sendo adepto do Porto, não sei tão bem esses pormenores, e pelo que estou a ver esta época, tenho que concordar convosco, porque este ano não parece haver um fio de jogo, é bola nas individualidades e eles que resolvam, com o problema de uma defesa que depende de um Pepe com 40 anos, um Marcano que até à lesão era o melhor, um David Carmo queimado até ficar carbonizado pelo SC, um Fábio Cardoso que não é titular de um Porto. . . E as laterais pronto, são o que são. . .
    Giggs
    2024-01-06 13h49m por ramiroo
    No Bessa não há amigos do Porto, tens que ir tratar essa mania da perseguição. E na volta muda de Nick que isso é nome de uma pessoa que engravidou a própria cunhada semanas antes dela se casar com o irmão
    FCP. . . acabou a época
    2024-01-06 13h48m por Sir_jaof
    Com a casmurrice de Sérgio Conceição, o FCP irá lutar pelo 3º lugar, e nem sei se conseguirá esse lugar. . .
    . . . É certo que não será Campeão nem tão pouco irá à Liga dos Campeões, lutará para ir à Liga Europa.

    O problema não é dos jogadores, é mesmo do treinador que tem a idiologia que no meio campo é para correr e lutar, não há lugar para pensar jogo. . .
    . . . e que os reforços vêm para apre der e não para jogar, assim sendo, quem vier em Janeiro só ...ler comentário completo »
    Portosempre
    2024-01-06 13h42m por lucasroque
    Eu não gosto do Sérgio Conceição, muito por causa de como ele é (agressivo demais, etc. . . ), mas tem que se dar os méritos de ter feito o que fez no Porto sem grandes recursos. . . acho que o problema é mesmo ele estar cansado de estar no Porto, já são 7 anos em que na maioria teve que fazer um plantel com pouco mais que nada, mas também concordo a dizer que a culpa de não jogarem bem, é parte dele
    lucasroque
    2024-01-06 13h08m por Portosempre
    O facto do Porto continuar a ser competitivo é mérito total e completo dos jogadores e não do cozinheiro.
    Apesar de serem completamente desvalorizados pelo destreinador, por não se adaptarem à única ideia de jogo que ele tem, continuam a lutar e a dar tudo o que podem.
    Podiam dar ovos de ouro a este treinador que ele não sabia o que fazer com eles, só tem uma receita para fazer omeletes.
    Não é preciso jogadores
    2024-01-06 12h50m por Sir_jaof
    Para jogar melhor é ser campeão, o FCP não precisa de novos jogadores. . . Ajudava e muito, mas não precisa.

    Se a equipa precisa de alguém a organizar o jogo ofensivo e Conceição não aceita isso. . . De que vale mais reforsos!?

    Defender melhor, OK, aí davam ajuda. . Melhor do que ir buscar jogadores formados e que eram da 2ª equipa, e ser metade da melhor defesa actual - o que diz muito da qualidade actual. . .

    . . . Mas ofensivamente, ond...ler comentário completo »
    Invicta
    2024-01-06 12h20m por lucasroque
    Dramático? Não concordo, eu vendo de fora o que se passa no FCP, estou mesmo a temer que o que disse seja verdade. . . Não falo de jogo jogado, se bem que aí também não está a correr bem (a parte do porquê tem várias questões que davam para outro comentário, a meu ver, e nem tenho visto jogos do Porto para ter opinião). . .
    O meu comentário prende-se muito mais com a vossa situação a nível financeiro, e a nível de plantel face ao desastre financeiro no qual estão e, lamento dizer...ler comentário completo »
    GI
    Kurika
    2024-01-06 12h10m por Giggs_11
    Pois, até tiveram alguma sorte nesse jogo, mas indepentemente disso a garra, vontade e concentração comparada com este jogo é tipo dia e noite. Se o Benfica tivesse jogado contra este Boavista de hoje tinha espetado 3 batatas.

    A imagem de clube amigo do Porto, essa já niguém vos tira pelo menos nos próximos tempos já que isto são "feridas" que demoram a sarar. Imbecis são os cegos e os que andam contentes com isto

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...