placardpt
FC Porto volta a conseguir uma reviravolta

Tomaram-lhe o gosto

De reviravolta em reviravolta, o FC Porto segue imparável! A equipa de Conceição, que continua a ver jogos desde a bancada, esteve a perder em Vila do Conde, mas conseguiu dar a volta ao marcador com dois golos nos descontos e bateu o Rio Ave por 1-2.

Marcano voltou a ser o herói portista e a esconder as exibições pouco conseguidas da equipa azul e branca, num jogo em que o Rio Ave também não foi capaz de ser um adversário tão complicado como a marcha do marcador sugere.

Que pobreza!

Aqui e ali, o arranque do campeonato português tem-nos brindado com excelentes partidas de futebol. Quem não tivesse visto nenhuma até então, ficaria com uma péssima ideia do nosso futebol. 

45 minutos sem remates à baliza, com uma péssima arbitragem e sem direito a bancada (e adeptos) na transmissão televisiva. Se é isto o «futebol com talento», então o cenário não é bonito.

O rosto de Vítor Bruno diz tudo sobre a partida @Catarina Morais / Kapta +

Com Pepê a fazer de Otávio de forma evidente - recuou para ter bola, tentou o último passe e ocupou espaços centrais -, o FC Porto procurou resgatar uma fórmula de sucesso dos últimos anos. 

À primeira vista ate parecia ter resultado, mas o VAR detetou um fora de jogo de Taremi por sete centímetros. Discutível, mas a não ser que exista um comunicado a dizer o contrário há que confiar na tecnologia. O iraniano, que nas últimas semanas tem sido mais tema de conversa por causa do mercado e do AC Milan do que pelas boas exibições, chegou a fazer o golo frente à antiga equipa no melhor lance do FC Porto em todo o primeiro tempo.

Pressionante, o Rio Ave tentou chegar-se à frente, mas também não conseguiu trazer coisas positivas à partida. A equipa de Luís Freire precipitou-se nas saídas com bola e abriu espaço às transições portistas.

Pepê desperdiçou oportunidade flagrante e assim o FC Porto voltava a chegar ao intervalo sem golos marcados, o que aconteceu em 75 por cento das partidas disputadas esta época. Um sinal da pouca produção ofensiva dos portistas.

Marcano, um apaixonado pelos descontos

Houve golos. Os primeiros dois de penálti, porque só desta forma (sem defesas pela frente e sem obrigação de fazer um passe) as equipas conseguiriam ter oportunidade para marcar.

O Rio Ave marcou primeiro, depois de um desvio de Guga ao poste e de uma falta evidente de Galeno. Costinha não desperdiçou a oportunidade de rematar à baliza (foi o primeiro em campo a fazê-lo) e abriu o marcador.

O rosto de Vítor Bruno diz tudo sobre a partida @Rogério Ferreira / Kapta+

Uma vez mais, o FC Porto estava obrigado a correr contra um prejuízo ao qual, também uma vez mais, se colocou a jeito. Uma hora com poucas ideias e pouco rasgo. Até que o banco portista acabou por mudar a partida.

As entradas de Namaso (primeiro jogador dos azuis e brancos a rematar à baliza) e de Gonçalo Borges trouxeram coisas novas à equipa, mas foi mesmo o penálti de Costinha sobre Borges que relançou o jogo.

Galeno não vacilou e a partir daí foi ver um dragão de alma renovada à procura dos três pontos. Nos Arcos como no Dragão, Marcano, a passe do também suplente André Franco, voltou a ser o herói portista.

Feitas as contas, apesar do sofrimento, já são nove pontos em nove possíveis.

U Segunda, 28 Agosto 2023 - 20:15
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Fábio Veríssimo
1-2
Costinha 52' (g.p.)
Wenderson Galeno 90' (g.p.)
Iván Marcano 90'
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Lotação5 300
Medidas105x68
Inauguração1984
FaseCampeonato
JornadaJornada 3
Lances Capitais
12´
GOLO INVALIDADO FC Porto
Fora de jogo assinalado a Taremi, que parece em posição regular
52´
GOLO Rio Ave
Costinha marca de grande penalidade!
90´
+1
GOLO FC Porto
Wenderson Galeno marca de grande penalidade!
Execução bem colocada
90´
+4
GOLO FC Porto!
Iván Marcano marca
Iván Marcano marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
A Chave

As mexidas portistas após o golo sofrido trouxeram melhorias evidentes, não só pelos golos, mas pela maior apetência para criar perigo no último terço. 

O Árbitro

Benifício da dúvida no golo anulado pelo VAR (a tecnologia aponta aos 7 centímetros, mas as imagens não dão certezas), ficou cartão vermelho por mostrar a Eustaquio, por entrada duríssima no início da partida. A partir do estádio, ficam também dúvidas sobre o penálti assinalado a Costinha, uma vez que Gonçalo Borges parece forçar o contacto com o lateral vilacondense.

O Melhor
Banco portista

Namaso faz o primeiro remate, Borges sofre o penálti e André Franco assiste. À partida, os três nomes não entusiasmam, mas foram suficientes para mudar o jogo a favor do FC Porto.

O Pior
Jogo sem balizas

Não duvidamos que o objetivo das duas equipas passava por vencer a partida, mas é difícil ganhar jogos quando não se remata à baliza. Os vilacondenses fizeram o primeiro remate no lance do penálti, já na segunda parte. O FC Porto visou a baliza adversária apenas ao minuto 70. Assim é complicado.

Forma
Rio Ave
2023/2024
5J
2V
0E
3D
6-6G
FC Porto
2023/2024
4J
3V
0E
1D
6-5G
Sabia que...by playmaker stats
2.ª reviravolta do FC Porto neste campeonato (Moreirense e Rio Ave)
As 3 vitórias do FC Porto neste campeonato foram todas pelo mesmo resultado: 2-1

Fotografias(49)

Liga Portugal Betclic: Rio Ave x FC Porto
Liga Portugal Betclic: Rio Ave x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIO AVE
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Zlatan
2023-08-29 17h36m por petitor
Eu concordo plenamente que o Eustáquio devia ser expulso sem dúvida, pelo menos amarelo em ambas as jogadas.

No entanto o VAR só pode intervir para vermelho directo não para amarelo.

De qualquer forma na minha opinião a segunda falta seria para vermelho directo.

Foi extremamente imprudente.

Agora nos demais lances o árbitro teve bem.
Stelio_Kontos
2023-08-29 17h33m por Aquaman
Katsouranis jogou no Benfica de 2006 a 2009, faz sentido ainda falar nisso?

O ano passado o Uribe lesionou dois jogadores com "tesouras", acho que só viu um amarelo, o jogador do Benfica não jogou o resto da época.

Mas se quiseres ainda podemos desenterrar o caso da cotovelada do Paulinho Santos vs João Vieira Pinto, ainda menos sentido faz. . .
Depressão futebolistica
2023-08-29 17h15m por DanielCruz
Não sei o que foi mais deprimente, o jogo de futebol de ontem ou o choro que se viu no chat desta crónica.

Acho que vou ter que marcar consulta no psicólogo, não estou a aguentar tanta tristeza. xD
Eustáquio
2023-08-29 16h19m por zlatan_21
Incrível como não é expulso. Eu nem falo em vermelho direto, mas tem de levar amarelo nas duas faltas que faz. Na primeira, pontapeia o adversário. Seja ou não sem querer (pois estava a olhar para a bola e o do Rio Ave saltou-lhe à frente) tem de ser amarelo e, depois, aos 7:15 tem de dar amarelo por acertar com os pitons no gêmeo do adversário.
É inacreditável. O árbitro de frente e o VAR não intervém. É triste mesmo.
JO
Tomaram-lhe o gosto
2023-08-29 14h24m por JoaoSousaaa
Assim é fácil. . . podem encomendar já as faixas e entregar o título!
Jogo FCP
2023-08-29 13h43m por Sir_jaof
Como tinha referido antes do jogo. . . Motor da equipa novo e mudado durante a corrida. . .

. . . Alertei que devíamos jogar em 4-3-3 até à equipa estabilizar o novo meio-campo, aí já se podia dispensar um dos médios e introduzir um avançado.

4-3-3 os processos são mais fáceis de implementar, a equipa podia se "encontrar", temos alas para isso, e juntar um médio criativo nas costas do ponta-de-lança. . . Ficavam 3 criativos a criar oportunidades para o pon...ler comentário completo »
Jam79
2023-08-29 13h23m por Palhacitos
O Van Basten acabou a carreira devido a um lance muito semelhante a este. E independentemente de onde toca é uma entrada por trás e com os pitons, vermelho mais claro n existe
Arbitragem. . .
2023-08-29 13h19m por Sir_jaof
Aos 3min. . . São desonestas as análises, as únicas imagens que interessam são as que mostram o lance de longe, aí vemos Eustaquio SOZINHO, a olhar para a bola que está no ar, indo na sua direcção, e "chuta a bola" de forma normal. . .
. . . "" no chuta a bola, porque acerta apenas no jogador que vem em velocidade pelas costas, partindo vários metros atrás - sem que Eustaquio o pudesse ver ou até sonha que ia disputar a bola.
É um lance banal, a "espectacularidade" suge...ler comentário completo »
Curta análise
2023-08-29 12h15m por davoli
Do jogo, resumindo:
1a parte morna com mt falta de eficácia. A perdida do Pepê é inacreditável.
2a parte péssima, horrível, deu dó só de ver. Não há um fio de jogo, bolas perdidas à toa, chuta pra frente de qualquer maneira, que pobreza.
Do plantel:
- Taremi é uma sombra de si mesmo, já não está com a cabeça cá vendam por favor enquanto vale algo pq rendimento desportivo não vai dar esta época
- Zaidu não é, nunca foi e nunca será jogador com o míni...ler comentário completo »
yellow_label
2023-08-29 12h08m por Avalanche27
Ter dois centrais titulares que juntos têm 76 anos é um risco pra uma época tão longa
FCPorto
2023-08-29 11h59m por Avalanche27
Continuamos a passar pelos pingos da chuva, resta saber até quando…
Nossa. . .
2023-08-29 11h47m por Taremisu
Vi este jogo e minha nossa senhora que duas equipas péssimas se apresentaram ontem em campo. . . Eu não li os comentários para baixo, mas imagino que haja muita preocupação por parte dos adeptos do Porto em relação à qualidade da equipa e à qualidade de jogo da equipa. . . Há muito tempo que não via uma equipa a jogar assim, sem nexo algum. . . Processos lentos, e nem a forma aguerrida com que sempre jogam disfarçou a manifesta falta de qualidade da equipa. . . Zaidu perdeu + de 20 vezes ...ler comentário completo »
10
jsilva77
2023-08-29 11h46m por 10Valdo
Ultimamente, raramente tenho comentado e apenas o faço em notícias do marítimo. Também escolho responder a ti, pois, dos teus comentário que já li, pareces ser alguém com quem é possível discutir.
A meu ver, intelectualmente desonesto, é o que algumas pessoas andam a fazer e citar o jogador do rio ave para corroborar que o penalti foi bem assinalado, quando na verdade ele refere que há um toque, mas sem intensidade para derrubar o jogador. Quanto ao lance em si, para mim, é c...ler comentário completo »
BR
Conselho de arbitragem
2023-08-29 11h45m por Bronco10
Estão esses infelizes não se pronunciam agora sobre os lances de expulsão ignorados pelo árbitro e pelo pelo VAR?
Porto
2023-08-29 11h42m por petitor
Tem muitos PL, acho que se Ivan Jaime sempre vier podíamos alterar o sistema para 4 2 3 1

Aí podemos abdicar de 1 ou 2 PL

Taremi vendido
Namaso emprestado

Ficando com Toni Martinez, Evanilson e Fran Navarro para uma posição

Atrás do PL pode jogar Ivan Jaime ou Pêpê mais solto (já o fez no passado)

Agora e necessário um meio campo forte com Alan Varela e Nico como opções principais

Vamos ver o que a...ler comentário completo »
Porto
2023-08-29 11h37m por ago
Neste momento o porto tem que jogar .
Diogo Costa
João Mário
Pepe
Marcano
Zaidu
Varela
Nico
Pepê
Gonçalo Borges
Galeno
Toni Martinez
Costinha
2023-08-29 11h30m por sadabadabada
O Costinha era primeira opçao do Porto, mas como o Rio Ave nao vende até Janeiro (e excelente trabalho da direçao em conseguir manter os jogadores focados no clube durante o mercado), o Porto procurou alternativas.

Reparem que o Porto sempre procurou emprestimos (o jogador do Barcelona e agora o Sanchez). Creio que, caso nao resulte ate Janeiro, e dada que a clausula de compra é opcional, o emprestimo pode ser terminado, e o Porto volte ao ataque do Costinha.
Jogo
2023-08-29 11h26m por sadabadabada
Penalti(s)
Acho os dois penaltis bem marcados, pode-se falar de muita coisa como intensidades, matreirice, etc, mas isso faz parte. O Borges foi inteligente ao conseguir tirar a bola da trajetoria do movimento do Costinha, fazendo com que este só tocasse no jogador e nao na bola. Tocou, desiquilibrou, foi na area, é penalti. Nao sei como ha quem tenha duvidas.

Fora de Jogo de Taremi
Eh pah, este aqui ha umas semanas diria, se o VAR disse é pq foi, poi...ler comentário completo »
HA
Futuro
2023-08-29 11h18m por Halibut
Gostei bastante da exibição do Costinha que já por diversas vezes foi falado para o Porto, caso não se confirme o Jorge Sanchez não me importava que tentassem o Costinha.

O Eustáquio é um sarrafeiro de primeira, já na época passada lixou o jogo que nós estávamos por cima contra o Benfica ao ser expulso, espero que o Varela seja um craque e que arrume de vez o Eustáquio no banco. . .

Falta alguém que saiba construir jogo, criativo e cerebral para o lugar o Otáv...ler comentário completo »
jsilva77
2023-08-29 11h04m por pedrinho_dgl
Não deve ser fácil tirar jogadores do Rio Ave pois eles estão impedidos de inscrever jogadores.
Provavelmente os jogadores estão (e bem) comprometidos com o clube até ao final desta fase. Penso que em Janeiro já têm a suspensão levantado e aí já pode haver negócios.
Guga e Costinha provavelmente serão os alvos mais desejados.
jsilva77
2023-08-29 11h00m por FanecasMad
Eu acho inacreditável como é que alguns adeptos só olham para o seu umbigo e não raciocinam. Põe-te no lugar do Rio Ave. Não pode inscrever jogadores há quase 3 anos.
A suspensão só acaba em Janeiro do próximo ano.
Há 3 anos, armado em galispo, e embora já estivesse sob a alçada da UEFA, depois de uma boa época, pôs-se a vender os melhores jogadores (Nuno Santos, Taremi, por exemplo) sem poder reforçar-se. Resultado: desceu de divisão.
Achas que o clube, depois ...ler comentário completo »
JS
Acho inacreditável como
2023-08-29 10h49m por jsilva77
O FCPorto não contratou Costinha, ou qualquer outro grande português, apesar de o Sporting ter garantido um jogador fantástico a preço de saldo e que em breve irá valer dezenas de milhões de euros . . . Mas o SLBenfica e o FCPorto ??? Incompreensível, e ele aqui tão perto . . . Costinha . . .

Quanto ao meio campo, Nico é um excelente jogador, sem dúvida e . . . Alan Varela, não tardará a ser titular e arrumar um pouco mais a casa . . . Agora, precisa-se do tão criativo...ler comentário completo »
JS
Outro ??? Mas está gente é como os jogos
2023-08-29 10h47m por jsilva77
Só vê os highlights e vem comentar . . . Assim como as notícias, vê os cabeçalhos, ou então, é outra coisa, mas não entro por aí . . .

Mais uma vez, e espero que seja a última, uma vez que estão a colocar em causa um jovem e a sua personalidade, como já disse, em abono da verdade: Comentário desonesto e descontextualizado, infelizmente só demonstra o caráter das pessoas que por aqui comentam e o que pretendem. O que ele disse é que foi tocado dentro da área e havendo t...ler comentário completo »
Desonestidade
2023-08-29 10h13m por JAM79
É o que se vê aqui, vou repetir: no jornal Record mostra a penalidade que é falta, lance do Eustaquio não é nada semelhante ao de Musa, o tendão de aquiles fica acima do calcanhar e não no gémeo, onde Eustaquio toca de raspão, Musa quase partiu a perna ao adversário, Boateng ficou bom passados segundos, não há qualquer lance para vermelho ontem.
A propósito, espero que o João Felix venha para o Benfica, mais um para destabilizar, que é óptimo para a concorrência
Se o Ben...ler comentário completo »
fervedOr
2023-08-29 10h13m por nunosilva913
Estás enganado. É com este tipo de jogo que perdemos campeonatos. Este tipo de jogos é parar acontecer de 10 em 10 jornadas. . . Não é em três jornadas seguidas. Agora temos que ver outro ponto de vista. Jogar em Moreira e em Vila do Conde, é quase certo o Porto perder pontos, e nesta temporada não os perdeu.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Treinador do FC Porto dissertou sobre momento
Treinador do FC Porto puxou dos galões para falar dos sete anos ao serviço do clube e ainda falou do «timing» da sua renovação, antes do ato eleitoral