placardpt
FC Porto vira jogo em Moreira de Cónegos

Na raça de um turbulento Dragão

Mais que a vitória, uma importante injeção de confiança, pois há muito ainda a melhorar. O FC Porto passou por sérios problemas na visita ao Moreirense, mas encontrou forças e foi à raça do Dragão buscar uma importante reviravolta (1-2), conseguindo os três pontos na estreia em nova edição da Liga Portugal Betclic.

Um desfecho duro para os cónegos, que mostraram argumentos para realizarem uma época mais tranquila em relação à última passagem no escalão. Da bancada, Conceição não pode estar satisfeito com o rendimento dos seus homens, mas é sempre melhor trabalhar com o suporte de vitórias. Nenhum candidato ainda conseguiu convencer nesta jornada.

Dragão de pouco lume

Frente a um adversário com uma base sólida da última época, Conceição, castigado, optou por reforçar os dragões a meio-campo, com Taremi sozinho na frente de ataque. As laterais também foram refrescadas e João Mário teve oportunidade de ser titular, após ter falhado grande parte do período de preparação.

Adeptos com mensagem para Sérgio Conceição @Rogério Ferreira / Kapta+

Era esperada, como é ADN azul e branco na resposta a desaires, uma entrada forte, porém, não foi isso que aconteceu. Faltaram ideias e problemas apareceram para controlar as saídas rápidas do Moreirense, confortável em apostar na transição.

O primeiro lance de princípio, meio e fim aconteceu já depois da meia-hora, com Galeno a rematar em excelente posição contra um adversário. Até ao intervalo, os dragões tiveram capacidade para encostar a equipa da casa a zona recuada, contudo, estiveram perto de ser surpreendidos: Kodisang falhou isolado, após André Luís - muito solicitado neste aspeto - ganhar de cabeça.

Difícil, muito difícil..

O futebol de qualidade não aparecia para os dragões e Otávio, por exemplo, estava visivelmente insatisfeito e constantemente a corrigir posicionamentos dos companheiros. A tónica seguiu na segunda parte e Moreirense aproveitou para mexer com o marcador, num lance em que conseguiu subir em bloco até ao ataque.

Um cruzamento do lado direito acabou chegar ao segundo poste, com o lateral Frimpong a ser feliz na finalização. O momento que acabou por fazer o FC Porto mostrar a fibra e na raça ir em busca de um desfecho positivo.

Infeliz, pois saiu lesionado pouco tempo depois de entrar, Romário Baró ficou ligado ao 1-1 num bom passe para área cónega. Fábio Cardoso descobriu Toni Martínez e o espanhol, lançado ao intervalo, empatou a partida. O Moreirense não desistiu de procurar também a vitória, mas sofreu novo golpe na sequência.

Lance trabalhado pela direita e, em resposta a um ressalto, Wendell acabou por ser um inesperado herói ao finalizar colocado. O brasileiro até foi expulso na compensação por acumulação de cartões, contudo, a vitória ficou para o conjunto da Invicta. Missão cumprida, mas alertas de alguma preocupação.

U Segunda, 14 Agosto 2023 - 18:45
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Hélder Malheiro
1-2
Godfried Frimpong 51'
Toni Martínez 67'
Wendell 74'
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Portugal
Moreira de Cónegos - Guimarães
Lotação6 153
Medidas104x68
Inauguração2002
FaseCampeonato
JornadaJornada 1
Lances Capitais
51´
GOLO Moreirense!
Godfried Frimpong marca
Godfried Frimpong marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
67´
GOLO FC Porto!
Toni Martínez marca
Toni Martínez marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
Toni Martínez marcou o seu 29º golo na equipa (116 jogos)
74´
GOLO FC Porto!
Wendell marca
Wendell marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
90´
+2
Cartão vermelho para Wendell (FC Porto) Wendell vê o seu 1º vermelho na prova (1 jogos)
A Chave

O FC Porto estava em sérios problemas a perder, no entanto, o 1-1 apareceu na altura certa e catapultou os dragões para a reviravolta. Toni Martínez, novamente decisivo a sair do banco.

O Árbitro

Critério nem sempre regular, mas procurou deixar jogar e resistiu a estragar o jogo com excesso de apito. Contribuiu também, por isso, para uma partida disputada a um excelente ritmo.

O Melhor
Espírito de vencedor

Mais que a desvantagem, o otimismo não podia ser grande no Dragão perante uma exibição tão cinzenta. Contudo, muito na base do coração, o FC Porto encontrou o caminho da reviravolta. O desfecho não apaga os sinais preocupantes, mas os pontos vão sendo conquistados.

O Pior
Necessárias mudanças

Mais que dinâmicas, como Sérgio Conceição alterou para esta partida, o FC Porto precisa da afirmação e oportunidade a caras novas. Jogadores como Grujic e Taremi estão muito abaixo do que já produziram, ficando também a nota de nenhum reforço ter voltado a ser titular. Pena a lesão de Romário Baró, que agitou no pouco tempo que esteve em campo.

Forma
Moreirense
2023/2024
2J
0V
1E
1D
2-3G
FC Porto
2023/2024
2J
1V
0E
1D
2-3G
Sabia que...by playmaker stats
Há 5 anos que um jogador do FC Porto não marcava o golo da vitória e era expulso no mesmo jogo:
2023 v Moreirense (Wendell)
2018 v Feirense (Felipe)
2008 v Dynamo Kyiv (Lucho)
2004 v VItória FC (Jorge Costa)
1992 v Sporting (Kostadinov)
1991 v Famalicão (Paulo Pereira)
Desde 2015 que o FC Porto não vencia dois jogos consecutivos em Moreira de Cónegos.
O FC Porto não perde em Moreira de Cónegos há 7 jogos, a melhor série dos dragões.

Fotografias(29)

Liga Portugal Betclic: Moreirense x FC Porto
Liga Portugal Betclic: Moreirense x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MOREIRENSE
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FC
Stelio_kontos
2023-08-15 13h09m por Fcpflaw2506
Não respondeste à minha pergunta. Qual é a dinâmica que ajuda o Pepê a defender ? O homem não sabe defender como é natural pois é extremo de origem. O SC não libertou coisa nenhuma, simplesmente fazer pior que a primeira parte era impossível.
FC
Stelio_kontos
2023-08-15 12h33m por Fcpflaw2506
Importa a posição claro, então qual é a dinâmica que vai safar o Pepê a defender ? Ele não é para jogar a defesa direito e é muito lindo o que disseste mas na primeira parte a equipa TODA foi uma nulidade ofensiva, criamos 0.
GerrardandRonal dinho Cont.
2023-08-15 12h33m por ikercasillasbestgk
Disseste aí uma coisa bastante interessante. O Porto têm de começar a olhar para outros campeonatos mais "periféricos" não só porque existe lá talento, mas também porque são valores mais baratos (Exceto a segunda liga inglesa onde claramente os preços são altos). Eu gostava que o Porto olhasse para o campeonato japonês, belga e grega. Íamos encontrar talento nessas ligas por preços mais aceitáveis.
FC
Konstanting_Dir iovel
2023-08-15 12h31m por Fcpflaw2506
Criticar o Eustaquio quando na época passada fez uma boa época e hoje quando passou para a sua posição foi dos melhores em campo, é de quem tem birra com o homem. Se há alguém a culpar naquele meio campo é Grujic que foi um autêntico 0 e quando jogas sozinho num meio campo a dois fica muito difícil.
Stelio_Kontos
2023-08-15 12h26m por ikercasillasbestgk
Tens toda a razão apenas afirmo que o Pêpe a defender é uma nulidade autêntica e não há nada a fazer em relação a isso.
GerrardandRonal dinho
2023-08-15 12h22m por ikercasillasbestgk
São bons argumentos e concordo contigo agora não podemos esperar que o Pêpe vá fazer um bom trabalho a nível defensivo, isto é, para termos um lateral que consiga atacar de forma eficiente temos de sacrificar o lado defensivo.
Correção
2023-08-15 12h09m por GERRARDandRONALDINHO
*Ele acrescenta a isso
JS
Esta defesa é uma desgraça
2023-08-15 12h02m por jsilva77
E o nosso campo não tem criatividade . . . Cartilha é dizer ano após ano dizer que temos uma grande equipa e que não há dinheiro nem possibilidades para mais, isso é que é seguir uma cartilha, a cartilha desta Direção.

Ontem, mais uma vez, não ganhamos pela nossa qualidade, pelo bom futebol e um vendaval ofensivo e cheio de criatividade . . . Ontem, ganhamos mais uma vez na raça, lábios cerrados e lá vamos nós aos atropelos . . . Assim como é um atropelo dizer que Pêpê ...ler comentário completo »
ikercasillasbes tgk
2023-08-15 11h50m por GERRARDandRONALDINHO
A conclusão é simples e óbvia: para o SC, esses jogadores não dão à equipa (sobretudo OFENSIVAMENTE) o que o Pepê pode dar MESMO quando parte da posição de lateral-direito (até porque o Porto usa, sobretudo nos grandes jogos, alas assimétricas e por isso tem um DEFESA-lateral que quase não sobe e dá apoio ao extremo, normalmente o esquerdo e um lateral-ALA que faz o corredor todo e faz de extremo também - papel sobretudo de Pepê) e MESMO sabendo que isso implica não ter o Pepê tantas vezes à...ler comentário completo »
Stelio_Kontos
2023-08-15 11h10m por ikercasillasbestgk
Ok certo, mas lá está ele foi fundamental no processo ofensivo porque a defender ele é fraquíssimo.
Porto Plantel
2023-08-15 08h57m por petitor
Desculpem os comentários extensos mas agora que começou a seria e apesar do mercado ainda aberto está e minha análise ao plantel

Que eu gostava que fosse

Diogo Costa, Cláudio Ramos e Samuel
Costinha, João Mário
Bruno, Leonardo Lello
Pepê, Diogo Carmo, Fábio Cardoso e Marcano
6 Alan Varela, Nico
8 Eustáquio, Guga e Romário Baró
MO Otávio, Ivan Jaime
EE Pêpê, Galeno
ED Verón, Gonçalo Borges
PL Evanilson, Fran Navarro, Toni Martinez e Namaso
Porto Ataque II
2023-08-15 08h52m por petitor
Falando nos trio atras do PL

No meio seria Otávio, para todo o jogo passar muito por ele, pois é o melhor jogador da equipe a par de Pêpê.

Na esquerda Pêpê, e onde brilhou no Brasil com mais eficácia no remate e no passe que Galeno

Na direita gostava de ver Verón porque eu vejo qualidade no jogador, mas também e muito propenso a lesões, então apostaria no Gonçalo Borges

Para este tridente apostaria no Ivan Jaime que poderia jogar ...ler comentário completo »
Porto Ataque
2023-08-15 08h46m por petitor
Eu gosto do sistema com 1 PL, mas com 3 médios atrás com muita criatividade, não sou fã de ter dois PL, queimar linhas em passes logos e andar atrás da segunda bola, embora em determinados momentos, e importante como se viu ontem com Toni Martinez.

Taremi não vai renovar, portanto apesar de toda a qualidade apartir de 15 milhões era aceitar na hora.

Toni Martinez importante para o banco, para quando precisamos de ter mais 1 PL e jogar mais directo
ler comentário completo »
Porto Defesa
2023-08-15 08h39m por petitor
No comentário anterior falei no meio campo, mas a defesa e onde tenho mais preocupações nomeadamente as laterais.
Na direita eu gosto do João Mário, está a regressar de lesão mas é bom jogador, também tem alguma tendência a lesões, para aqui Costinha é o meu predileto, aliás acho que tirava o lugar ao João Mário, ataca e defende com intensidade, se for para o Sporting ou Benfica, vamos torcer a orelha.

Na esquerda ontem vi o Bruno com atenção, forte fisicamente, ...ler comentário completo »
Nico
2023-08-15 08h27m por petitor
Não entendo as críticas ao jogador, não me lembro de ter falhado um passe, mas entrou tarde não teve tempo para mostrar.

Agora do que eu me lembro de ver jogar o Nico, confesso que vi alguns jogos dele no Barcelona, no Valência não vi nada, ele jogava a 6, no lugar do Busquets, não me lembro de ter características de transporte, mas os comentadores especialistas em futebol na TvI disseram que o jogador era excelente a 8 etc etc etc

O Eustáquio também e um 6...ler comentário completo »
FCP
2023-08-15 06h46m por moumu
Boa reviravolta num terreno que vai ser dificil para toda agente, as alterações surtiram efeito, também acho estranho Fran Navarro não jogar mas SC deve estar ainda a pensar na sua melhor linha para a frente, e aguardemos por Nico e Varela.
Stelio_Kontos
2023-08-15 05h52m por ikercasillasbestgk
Eu reli o meu comentário e até posso estar a ter uma falta de interpretação de todo o tamanho, mas não vejo onde fui contraditório. Obrigado pelo o elogio do Nick.
GerrardandRonal dinho
2023-08-15 05h43m por ikercasillasbestgk
É um facto que a falta de jogadores para a posição implica ter de colocar um jogador que não jogue lá para a posição, mas e na época passada quando tínhamos o Manafá, que não era nenhum craque e continua a não ser, mas ao contrário do Pêpe jogava a lateral direito. Se o Sérgio precisa de laterais porque é que ele não aposta em jogadores da equipa B como o Rodrigo Pinheiro enquanto um jogador com mais credências não chega. No passado ele arriscou no Diogo Dalot que ainda era jovem e a coisa ...ler comentário completo »
ikercasillasbes tgk
2023-08-15 05h15m por GERRARDandRONALDINHO
Culpar o SC??? Então se ele não tem mais ninguém para fazer a posição. . . Até o Manafá venderam, quando finalmente podia fazer falta, graças às constantes lesões do João Mário. . .
Joga o Pepê tantas vezes a lateral porque já há muito tempo que não há ninguém melhor disponível e não se dignam a comprar ninguém decente para o SC pôr a jogar, infelizmente. Nem sequer o Malheiro. . .
Sempre o mesmo discurso. . .
2023-08-15 05h00m por GERRARDandRONALDINHO
«pouco lume». . . «difícil». . . «vence mas não convence». . . «raça». . . «ADN azul e branco». . . Sempre a reduzirem o Porto de SC a isto. . .

Mais uma vez, Wendell a provar que é muito superior ofensivamente a Zaidu mas, infelizmente, não consegue fazer 2 jogos seguidos no Porto. . . O Porto precisa de consistência e de continuidade. . . Uma expulsão que não ajuda nada. . . O mesmo se aplica a João Mário. . . Com tantas lesões e expulsões é impossível crescer e sintonizar a...ler comentário completo »
Romário Baró
2023-08-15 03h46m por nicolas_gaitan
Muita força e rápida recuperação. Gosto muito dele e esta vai ser a sua época de afirmação!
Drone
2023-08-15 00h13m por ikercasillasbestgk
Claro que teve azar, o homem não é lateral direito! Ele é extremo e é a extremo que ele desiquilibra e muda um jogo completamente. Se não gostas do Pêpê por não ser bom o suficiente quando joga mais recuado, poupa-me. Culpa o Conceição por ter esta tara estúpida de que ele têm de jogar a lateral. Podes não gostar do Pêpe, tens todo o direito, mas dá-me bons motivos para não apreciares o seu talento. Em relação ás equipas estrangeiras o Pêpe já teve clubes europeus atrás dele há uns tempo...ler comentário completo »
HA
Jogo
2023-08-15 00h06m por Halibut
Mais uma vez deu para ver bem a falta que faz Uribe no meio campo, espero que o Nico e Varela sejam mesmo bons pois Grujic e Eustáquio servem mas para o banco, não gosto dos nossos laterais e hoje foi mais uma prova, dúvido que vê há um lateral esquerdo mas lateral direito é para ontem. . .

Já agora temos 5 avançados e alguém tem que sair, o Taremi parece estar a jogar pausado e à espera para ser vendido.
PO
Pois. . . o Pêpê a lateral direito. .
2023-08-14 23h35m por PORTOTUGA2
Tem azar!
Mas a ala direito ou esquerdo, om as costas quentes, pelos defesas, traz muita qualidade, como se viu por exemplo naquele sprint contra o slb na luz que deu a marcar ao Zaidu. . . pois. . .
Jogo
2023-08-14 23h18m por Johnnythecreator
Complicado, muito preso na primeira parte, com poucas oportunidades de golo, e até a mais flagrante foi do Moreirense ao fim da primeira parte.
Na segunda parte entramos mal logo com aquele golo sofrido, mas com as mudanças na equipa o Porto ganhou personalidade e conseguimos virar o resultado. O que não pode acontecer é quando estamos a ganhar pela margem mínima, entregarmos o jogo ao adversário, sempre foi assim neste Porto do Conceição, algo que não estamos a conseguir mudar ...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
com video
Novo presidente do FC Porto
Durante a semana, há sempre muitos assuntos para debater. No zerozero, escolhemos um que esteja a marcar a atualidade e um dos nossos jornalistas chega-se à frente para responder a ...