placardpt
Vitória nas meias-finais frente à Noruega

O sonho aqui tão perto, Portugal!

2023/07/13 18:50

Falta apenas um passo para o sonho. Concluída a meia-final do Campeonato Europeu, Portugal venceu a Noruega por 5-0 e está na final da prova pela quinta vez. Destas, apenas venceu por uma ocasião. Agora, segue a oportunidade de conquistar tudo novamente.

Foram nove as alterações promovidas por Joaquim Milheiro nesta meia-final, em relação ao duelo frente a Malta. Gabriel Brás e Gonçalo Esteves foram os únicos que se mantiveram no onze inicial.

Construção

Má saída de bola na primeira fase de construção e Gustavo Sá, na sequência da pressão alta, aparece para desviar a bola para dentro da baliza, depois de uma má tentativa de passe do guarda-redes Magnus Ree. Foram precisos apenas quatro minutos. Quatro minutos para construir o palco para chegar ao sonho.

As equipas jogam o que as outras deixam jogar e, neste caso, Portugal foi implacável. A Noruega pouco ou nada conseguia criar ofensivamente. As poucas investidas mostravam-se travadas, de forma constante, pela defesa dos jovens portugueses.

Gustavo Sá foi um jogadores mais influentes de Portugal @UEFA

As equipas também jogam o que os próprios jogadores fazem jogar. Hugo Félix é um destes nomes. Aumentou a vantagem - de grande penalidade - e o palco tinha mais um degrau.

A Noruega tentou aproveitou a largura total do campo, mas, depois do susto no primeiro golo sofrido, começou a «bater bombo». Depois do sufoco que se mostrou sair com bola de pé para pé, tentaram os passes em profundidade - também não correu assim tão bem.

Não houve dois sem três. Gustavo Ribeiro também fez a sua parte, servido por Gustavo Sá - como pode ler no acompanhamento ao minuto elaborado pelo zerozero.

A Noruega precisava ostensivamente do intervalo. Precisava de respirar.

Consolidação

A respiração ao intervalo de pouco ou nada resultado. Podiam tentar amenizar os danos, mas só os adensaram. Rodrigo Ribeiro destrocou magia, com Carlos Borges a assinar o quinto golo.

A potência ofensiva portuguesa mostrou-se completamente imparável perante uma Noruega totalmente inofensiva em todos os parâmetros. A partir daqui, Portugal tinha na mão o rumo de um jogo onde poderia fazer o que bem entendesse.

O ritmo abrandou até final, mas os comandados de Joaquim Milheiro faziam o que queriam da turma de Luís Pimenta - sim, foi um duelo de selecionadores portugueses nesta meia-final.

Foram minutos de gestão de tempo e gestão de jogadores para Portugal e, pelos vistos, a Noruega também o achou, ao substituir guarda-redes a cinco minutos do final do encontro.

Algo que não pode ser esmorecido é mesmo a gestão de expectativas. Agora, a ambição tem de estar no máximo. O próximo passo é a final do Campeonato Europeu e o poder alcançar um troféu que tem fugido. O adversário é conhecido esta noite. Espanha ou Itália? Venham eles.

jogos históricos
U Quinta, 13 Julho 2023 - 17:00
Hibernians Stadium
Yael Falcón Pérez
5-0
Gustavo Sá 4'
Hugo Félix 17' (g.p.)
Rodrigo Ribeiro 31' 66'
Carlos Forbs 69'

ESTÁDIO

Hibernians Stadium
Lotação2 968
Medidas105x68
Inauguração1986
Lances Capitais
GOLO Portugal!
Gustavo Sá marca
Gustavo Sá marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
17´
GOLO Portugal
Hugo Félix marca de grande penalidade!
Hugo Félix marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
31´
GOLO Portugal!
Rodrigo Ribeiro marca
Rodrigo Ribeiro marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
66´
GOLO Portugal!
Rodrigo Ribeiro marca
Rodrigo Ribeiro marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
69´
GOLO Portugal!
Carlos Borges marca
Carlos Borges marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
Positivo
Ofensiva portuguesa

Fizeram o que quiseram. A defesa norueguesa também o permitiu, mas a toada ofensiva portuguesa foi o fator mais dinamizador deste duelo, sem sombra de dúvidas. Inspirados, criteriosos e pressionantes.

Negativo
Pouco discernimento norueguês

Não houve espaço para mais. Dificultados pela toada ofensiva portuguesa, a seleção da Noruega mostrou-se inofensiva no decorrer do duelo. Faltou cabeça e discernimento para enfrentar o jogo.

Forma
Portugal
2023/2024
Noruega
2023
10J
6V
2E
2D
25-17G
O Árbitro

Sem grandes casos de análise, para além da grande penalidade favorável a Portugal que não mereceu qualquer tipo de contestação, o árbitro teve uma boa exibição nesta meia-final.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
NORUEGA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Parabéns, rapazes
2023-07-14 10h34m por Torinha
Dá muito gosto ver estes sub-19 jogar. Fazem pressão alta, metem imensa gente na frente sem nunca dar a sensação de vulnerabilidade na defesa, e a bola é bem tratada passe por onde passe. Uma pena só poder disfrutar de 5 jogos destes sub-19.
Vamos lá trazer esse caneco para casa!
nerf
2023-07-13 23h47m por simaoandrade1997
Atenção, reconheço bastante qualidade ao Diogo e com os pés é muito bom para a idade e não é um erro num jogo daqueles que o marca. Errou no jogo em que "podia errar", digamos assim. Mas acho-o menos seguro que o Gonçalo, principalmente nas saídas da baliza. Mas atenção, bem trabalhado, está ali um guarda redes de muito futuro.
Grande jogo!
2023-07-13 23h27m por Triper
Quem viu os sub-21 e quem vê os sub-19 nem pensa que é tudo do mesmo país tal é a diferença de qualidade.

Só esperava mais dos Noruegueses pois estavam a ser a Seleção sensação, mas 2 golos cedo meio que parece que os desmotivaram por completo.
Simão Andrade
2023-07-13 22h20m por nerf
Sim, o erro do Diogo foi penoso, e não é desculpa, mas o estado do relvado também ajudou.
Eu acho o Diogo superior, mesmo ao Callai, mas lá está, se calhar são gostos, o Diogo é muito superior com os pés e isso agrada-me.
O Gonçalo acho bom redes, mas ainda é novo, maturou muito cedo
Vamos dar tempo ao tempo
nerf
2023-07-13 22h15m por simaoandrade1997
Talvez o Gonçalo Ribeiro seja melhor guarda redes, digo eu. . . E o Diogo Pinto depois daquele erro contra Malta é normal não jogar mais. Nada contra o Diogo Pinto, mas acho que o Gonçalo Ribeiro é mais guarda-redes, é só a minha opinião.
S19
2023-07-13 21h37m por nerf
Estão de parabéns, que tragam o caneco para casa.
Nem quero imaginar com o chermiti, Diego, essugo, Mateus, João neves, Mateus, Muniz e André Gomes.
Muitas ausências, mas muita qualidade na mesma.
Só não percebo o porquê de não ser o Diogo Pinto o titular na baliza, mas mesmo assim, estamos bem servidos.
Boa sorte para a final, rapaziada.
MI
Uau!. . .
2023-07-13 21h22m por Miguelstb
Assim sim, é um verdadeiro prazer ver esta selecção sub-19 jogar. Aquilo é do género pegar na bola, ver onde é que está a baliza adversária e. . . vamos a isto. Acho que são 14 golos marcados e 2 sofridos em apenas 4 jogos, o que mostra bem o espírito desta equipa. Talvez não fosse má ideia pôr os "A" e os "sub-21" a verem estes jogos dos sub-19 a vêr se aprendem alguma coisa, porque aquilo do passe-para-trás e passe para-o-lado até dá sono.
Sub19
2023-07-13 21h06m por Jorge-Fernandes
Estão de parabéns. Imagino como seria esta seleção com o João Neves, Essugo, Meteus Fernandes, Muniz e Chermiti
Sub19
2023-07-13 20h24m por matrioska_russa
A viver um estado de graça com boas exibições e ainda melhores resultados. Há talento, desde os dois Félixes, Carlos Borges, Rodrigo Ribeiro, João Vasconcelos, Gustavo Sá, etc, mas é o grupo que está a brilhar.

Boa sorte para a final, os rapazes merecem ganhar.
GS
Seleção Sub-19
2023-07-13 20h15m por GSCGrandeamor
Grande jogo, grande resultado!!!!
Que belo jogo de futebol, a seleção Portuguesa foi superior em todos os momentos do jogo e este resultado e completamente justo.
Grande Europeu que estes jovens estão a realizar, na final já estamos!!!!
Agora é acreditar que o título pode vir para Portugal, aliás temos qualidade para acreditar!!!!

Saudações
Portugal
2023-07-13 19h49m por simaoandrade1997
Quem nos dera que os sub-21 tivessem jogado com esta qualidade e GARRA principalmente. E quem nos dera sobretudo que a seleção A jogasse assim, talvez fizéssemos algo mais nas grandes competições.
Dá gosto ver esta seleção de sub-19 jogar
DI
RR9
2023-07-13 19h35m por dialmaro
3 Golos 3 assistências MVP ate o momento para mi.
ZY
Portugal
2023-07-13 19h20m por zyxw4321
Pena que os mesmos que criticaram a seleção de Sub-21 em cada jogo não estejam a vir aqui aplaudir o caminho desta seleção. 5-0 numa meia final é obra! E vão ter mais descanso que a outra equipa finalista, seja qual for. Parece-me que Portugal é mesmo favorito a ganhar o torneio. Parabéns à rapaziada!
2023-07-13 19h15m por El_matad0r
Bom jogo claramente superiores não só neste jogo como em todos os jogos até agora disputados, têm sido a melhor seleção deste europeu como muitos jogadores em destaque… quanto ao jogo resolvido muito cedo e com bastante facilidade, no entanto algumas notas também sobre este jogo, pensar num jogador burro a jogar e em 90% das ações completamente inconsequente é pensar em Gonçalo Esteves enfim hoje com 2 ações burras sacou 2 amarelos à própria equipa um deles ao Nuno Felix e outro a ele mesmo e...ler comentário completo »
Sub19
2023-07-13 19h03m por moumu
Bom jogo, muito superiores à Noruega destaque para Ribeiro 2 golos e uma assistência para Borges fechar o marcador, disseram no canal 11 que a Espanha é superior à Itália mas seja qual for o adversário vamos tentar trazer esse caneco para Portugal.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...