placardpt
Sporting bate o FC Famalicão

Há sempre motivos para sorrir

De brilhou fugaz, mas competente. Numa fase da temporada em que há pouca urgência por pontos, fruto da distância para os rivais, o Sporting conseguiu somar três pontos na receção ao FC Famalicão.

O génio de Edwards foi a diferença entre as duas equipas, num jogo que acabou com Alvalade a aplaudir um dos seus habituais patinhos feios. Para os visitantes, que ainda tentaram reentrar no jogo na reta final, é um golpe duro que vale, para já, a perda do sexto posto na tabela da Liga Bwin.

Passa a bola ao inglês

Estádio meio vazio e copo meio cheio na mão de Amorim. A exibição estava longe de impressionar, mas o leão, ainda assim, conseguiu fazer algo que o treinador já disse ser muito importante para a tranquilidade da equipa: marcar cedo.

Corria o 18º minuto quando Morita, oportuno, apareceu no interior da área para marcar o seu sexto golo da temporada - tantos como tinha marcado na carreira até assinar pelos leões. Mérito para Marcus Edwards, que driblou o seu adversário direto antes de assistir o japonês.

@Kapta+
O extremo inglês seria a luz do jogo leonino. O futebol do Sporting, com ainda menor urgência depois do golo, passou sempre pela aposta no desequilíbrio pela via de Edwards, enquanto Trincão e Pote passavam ao lado do jogo. Oportunidades resultantes dessa aposta? Poucas.

Também o FC Famalicão mostrava dificuldades, num jogo ao qual chegou com oito peças diferentes das apresentadas a meio da semana. Somou alguns remates, quase sempre sem perigo, assustando apenas num lance em que Diomande escorrega e obriga Adán a travar Colombatto.

Uma primeira vez e uma quinta

O segundo tempo, por sua vez, trouxe uma dose mais satisfatória de entretenimento. Bola mais perto das balizas, especialmente a do FC Famalicão, com Morita a aproximar-se do bis logo num dos lances iniciais, depois dos famalicenses terem tentado aproveitar mais um erro de Diomande na saída.

@Kapta+
Também Nuno Santos tentou o golo, mas seria o ala oposto a levar o estádio à erupção. A jogada nasce em Chermiti, é aprimorada por um remate de Marcus Edwards (quem mais?) e concluída, à recarga, por Ricardo Esgaio. Felicidade denunciada do jogador formado em Alcochete, depois de marcar, aos 29 anos, o primeiro golo pela equipa principal do Sporting.

2-0 era sinal de ainda maior tranquilidade, mas não foi um resultado que durou no marcador. Nem 10 minutos depois, o FC Famalicão reduziu sem sequer ter de rematar à baliza de Adán: Sanca cruzou, à procura de Cádiz, mas em vez disso encontrou um corte de Coates na direção da baliza. Quinto auto-golo com as cores do Sporting!

Ficou no ar de Alvalade a sensação de que o jogo ainda não estava resolvido. O Sporting ameaçou o 3-1 em mais do que uma ocasião, à procura de fechar as contas, mas também precisou de uma boa intervenção do seu guardião para não ver pontos a fugir. Conseguiria guardar a vantagem e somar três pontos que pouco significam nesta fase da temporada, enquanto os famalicenses deixaram cair o sexto lugar, o último de acesso às competições europeias.

U Domingo, 30 Abril 2023 - 20:30
Estádio José Alvalade
Manuel Oliveira
2-1
Hidemasa Morita 18'
Ricardo Esgaio 60'
Sebastián Coates 69' (p.b.)
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 30
Lances Capitais
18´
GOLO Sporting!
Hidemasa Morita marca
Hidemasa Morita marca o seu 6º golo na prova (25 jogos)
60´
GOLO Sporting!
Ricardo Esgaio marca
Ricardo Esgaio marca o seu 1º golo na prova (22 jogos)
Ricardo Esgaio marcou o seu 1º golo na equipa (123 jogos)
69´
GOLO FC Famalicão
Sebastián Coates marca na própria baliza!
A Chave

Minuto 60: a bola sobra para o caminho de Ricardo Esgaio, depois de um remate de Edwards, e o ala direito coloca o Sporting com dois golos de vantagem na partida.

O Árbitro

Ligeiras dúvidas acerca do lance em que Chermiti cai no interior da área. De resto, nada a assinalar.

 
O Melhor
One man show

Não é o jogador mais consistente do Sporting, mas quando está em forma, como parece ser o caso, Marcus Edwards é a aposta favorita de todos os seus colegas. Passar a bola ao inglês é o caminho favorito para o ataque à baliza adversária... e funciona! Está a viver a melhor época da carreira, o ex-Vitória.

O Pior
Desaparecido em combate

No passado, Pedro Gonçalves mostrou alguma tendência para ser anónimo dentro de campo e mesmo assim ter enorme impacto com uma ou dois ações geniais (golos, geralmente). Hoje foi esse o cenário, mas com a agravante de que não pareceu ter uma única gota de genialidade no tanque. 55 minutos de nada, antes de dar o lugar a Chermiti.

Forma
Sporting
2022/2023
49J
28V
9E
12D
98-47G
FC Famalicão
2022/2023
39J
18V
5E
16D
48-46G
Sabia que...by playmaker stats
Mais autogolos de jogadores do Sporting frente à mesma equipa:
Beto vs Benfica (2, no mesmo jogo)
Sebastián Coates (2) vs Famalicão

Os únicos jogadores dos leões a fazerem 2+ autogolos a favor da mesma equipa.
Nas 3 épocas completas de Rúben Amorim, o Sporting somou sempre 20+ vitórias em 30 jornadas.

Este é o melhor ataque do Sporting em 30 jogos numa edição da Liga Portuguesa desde 2015/16: 61 golos (2022/23)
Há 7 meses que o FC Famalicão não sofria duas derrotas consecutivas: FC Porto (Taça) e Sporting (Liga).
Sporting de Rúben Amorim continua com a mesma 'performance', em Alvalade, nas últimas 3 épocas completas: 8 pontos perdidos em cada uma.

Falta receber o 'aflito' Marítimo e o Benfica na penúltima jornada do campeonato.
Sporting volta a vencer duas partidas consecutivas quase dois meses depois: Vitória SC > FC Famalicão

Fotografias(24)

Liga BWIN: Sporting CP x FC Famalicão
Liga BWIN: Sporting CP x FC Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
JS
moumu
2023-05-01 11h24m por jsilva77
Sporting sem CL e a cumprir os seus compromissos de dívidas com fornecedores e afins terá de vender, e bem, no final desta época, isto se se confirmar a não ida à CL . . . Ou seja, não terá de comprar só 3 ou 4 jogadores, terão de ser mais, a meu ver . . . Um GR, um central, um lateral, um médio, um avançado e, para dar mais profundidade e qualidade, um extremo . . . Isto, sem vender quase ninguém, o que, a meu ver, não é sustentável para qualquer clube português, principalme...ler comentário completo »
Morita
2023-05-01 10h46m por moumu
Boa época, o SCP precisa de uns reforços, um central mais forte, alguém melhor que Esgaio e alguém para a frente.
Diomande
2023-05-01 10h35m por Master-of-Puppets
Esqueci me dele, acho que é um jogador com enorme potencial, acredito mesmo que no futuro pode ser dos melhores centrais do campeonato, mas ontem fez um mau jogo, demasiados erros para um jogador de equipa grande, ainda vai a tempo de corrigir e de melhorar.
Jogo
2023-05-01 10h30m por Master-of-Puppets
Nada a ganhar, nada a perder, mais um jogo para cumprir o calendário. Não foi um jogo espetacular mas penso que a vitória do Sporting é justa pelo o que as equipas fizeram. Bom jogo de Edwards que se estiver concentrado no jogo é o melhor da equipa, péssimo jogo de Pote, dos piores jogos que o vi fazer pelo Sporting. Parabéns a Esgaio pela estreia a marcar, um prémio merecido para um jogador em que nem sempre lhe correu tudo bem. E o que dizer de Chermiti, é a prova de que é urgente a ...ler comentário completo »
Esgaio
2023-05-01 09h30m por DMT
Demorou a marcar mas também não é o seu trabalho, não é jogador que aprecie, tem tido uma época bastante atribulada e criticada, no meu ponto de vista, críticas justificadas (menos por parte de alguns idiotas que são heróis atrás de um ecrã), é pena ter demorado tanto a encarrilar, boas exibições eram precisas a época inteira, não só algumas no fim. Parabéns pelo golo, foi merecido depois do que tem passado.
Fama
2023-05-01 06h42m por moumu
Compreende-se a decisão porque foram vários jogos seguidos, de qualquer forma para o 6º lugar ainda há Casa Pia e VSC por isso vamos ver.
JS
Tempos houve em que
2023-05-01 01h41m por jsilva77
Mudar a equipa para poupar jogadores para outros jogos, objetivos e / ou competições causava um enorme desconforto às pessoas e formularam-se enormes teses sobre o assunto.

Sinceramente, a gestão do plantel é da inteira responsabilidade do treinador e da forma como quer gerir a equipa em função dos objetivos, e ninguém tem nada a haver com isso, a não ser os sócios e simpatizantes desse clube, que podem discutir isso e achar, ou não, lógico . . . .

Quanto ...ler comentário completo »
Fama
2023-05-01 00h50m por ikercasillasbestgk
Deram o seu melhor. Continuamos na procura pela Europa, menos contra o Porto, . #VivaoFamalicao
Os 71 podem sorrir
2023-05-01 00h18m por AnalistaVerde
Só mesmo este grupo pode estar feliz com o regresso do Sportinguezinho, mais um jogo deprimente, em que só vejo até ao fim, porque sou mesmo "doente" por este clube, porque vontade é pouca.

O jogo de hoje é a confirmação, que metade do plantel está a mais no Sporting, que este foi o pior planeamento de época que vi neste clube, é fácil fácil não é Varandas, com pernas, tronco e ups. . .

O futuro infelizmente, será mais do mesmo, tinham tudo para criar a...ler comentário completo »
Famalicão
2023-04-30 23h22m por Koemanout
Que burrice completa rodar os melhores jogadores todos quando tanto precisa dos pontos .
Focarem se num jogo em que tem de ir ao dragão ganhar ao invés de apostar na liga onde tem hipóteses reais de ir a Europa não tem qualquer sentido .
Não vi o jogo
2023-04-30 23h18m por OJaime_Pacheco
Resultado perfeitamente normal.
Espero que o Famalicão vença os jogos todos até ao final excepto contra o Porto a ver se consegue a qualificação para a Europa.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...