placardpt
    Sporting bate Casa Pia no Jamor

    O dia em que Trincão desbloqueou

    «Se Trincão desbloquear, será imparável».

    A frase é de Rúben Amorim, quase ao jeito do seu famoso «e se corre bem?», e cinco dias depois o atacante registou a sua melhor exibição de leão ao peito. Um hat-trick inesquecível num palco histórico, para contrariar os pontos perdidos a meio da semana com uma vitória por 3-4 sobre o Casa Pia.

    Em plena Páscoa, os adeptos que foram à bola foram presenteados com um cesto cheio de golos. Não se pode dizer que tenha existido chocolate, já que os verde e brancos tiveram algumas dificuldades (o resultado indica isso mesmo), mas houve, ainda assim, momentos de futebol muito satisfatório neste santo domingo de Liga Bwin.

    Matador improvável

    O leão entrou em campo no Estádio Nacional do Jamor sem tempo a perder, como quem queria desmoer um almoço de exageros. Velocidade e verticalidade, antes de uma trinca à marca dos 20 segundos de jogo: passe de Pedro Gonçalves e golo de Francisco Trincão, com o pé direito. Não se podia exigir melhor início.

    Pote também foi figura @Kapta+
    Já o Casa Pia não teve qualquer facilidade para sair da pressão nesses minutos iniciais, mas a verdade é que na primeira vez que o fez, chegou ao golo. Rafael Martins, numa bela finalização à meia volta, restabeleceu o empate num lance em que o VAR teve longa intervenção. Coates, que já tinha falhado o primeiro corte, colocou o avançado brasileiro em jogo.

    O Sporting tentou e quase sempre conseguiu assumir o jogo, mas cometeu alguns erros que permitiram ao Casa Pia assustar. Diomande falhou alguns passes e outros, como Chermiti e Matheus Reis, falharam lances que podiam ter facilmente dado golo. Foi só ao 39º minuto que se deu novo suspiro de alívio verde e branco.

    Esgaio fez um passe inteligente entre dois defesas e Francisco Trincão, confiante, puxou a bola para o pé esquerdo e fez um golaço de levantar as zonas mais preenchidas do Jamor. Bis, imparável. 

    Hat-trick de herói @Kapta+

    Soma e subtrai, com banco

    Não foi, no entanto, o fim dos problemas do Sporting, que voltou a colocar-se em sarilhos. No lance que encerrou a primeira parte, erros foram cometidos e Adán foi forçado a fazer uma defesa de média dificuldade, mas nada pôde fazer em relação à recarga de Yuki Soma.

    Amorim viu-se forçado a mexer. Principalmente na defesa, onde renovou dois terços do trio de centrais, mas também tirou Chermiti e colocou Morita, de forma a adiantar Pote para o setor mais ofensivo.

    Felippe teve impacto positivo...e negativo @Kapta+
    O impacto foi imediato. Pedro Gonçalves já estava a ser possivelmente o melhor em campo, mesmo a atuar na dupla do miolo, mas só precisou de três minutos na sua posição predileta para voltar a colocar o Sporting em vantagem. Se faltasse confirmação de que a substituição foi certeira, houve, ainda por cima, assistência de Morita.

    Filipe Martins quis provar esse doce sabor de mexidas certeiras, e por isso lançou Felippe Cardoso, goleador que, à semelhança de Soma, chegou em janeiro. Seis minutos depois, Leonardo Lelo aproveitou um lance em que o leão adormeceu e serviu o dianteiro brasileiro para o 3-3. O Sporting, que não sofria há cinco jornadas, já começava a acumular números infelizes.

    Ressurreição, três golos depois

    Aos 3-3, a história ainda estava longe da sua conclusão, já que foi uma tarde de intermináveis twists no enredo: Felippe Cardoso, herói minutos antes, viu o segundo amarelo por uma cotovelada na face de Pedro Gonçalves.

    Isso gerou protestos nas bancadas, mas também um ascendente do leão que se sentiu cada vez mais na obrigação de sair desta partida com os três pontos. No fim (85ª minuto) foram os protagonistas do jogo que voltaram a combinar para o resolver. Pedro Gonçalves bateu um livre e Trincão finalizou, de primeira, o primeiro hat-trick da sua carreira. Imparável, diria Amorim.

    Curiosamente, os minutos entre o 3-4 e o apito final foram os melhores do Sporting em toda a partida. Bom futebol, caracterizado por qualidade técnica, e muitas oportunidades criadas. Não houve mais golos porque não calhou, nesse curto período em que o leão pareceu uma equipa capaz de bater a Juventus já esta quinta-feira.

    U Domingo, 09 Abril 2023 - 18:00
    Estádio Nacional do Jamor
    Fábio Veríssimo
    3-4
    Rafael Martins 7'
    Yuki Soma 45'
    Felippe Cardoso 62'
    Francisco Trincão 1' 39' 85'
    Pedro Gonçalves 47'
    Estádio Nacional do Jamor
    Lotação37 593
    Medidas105x68
    Inauguração1944
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 27
    Lances Capitais
    GOLO Sporting!
    Francisco Trincão marca
    Francisco Trincão marca o seu 6º golo na prova (27 jogos)
    GOLO Casa Pia AC!
    Rafael Martins marca
    Rafael Martins marca o seu 5º golo na prova (22 jogos)
    39´
    GOLO Sporting!
    Francisco Trincão marca
    Francisco Trincão marca o seu 7º golo na prova (27 jogos)
    45´
    +1
    GOLO Casa Pia AC!
    Yuki Soma marca
    Yuki Soma marca o seu 2º golo na prova (11 jogos)
    47´
    GOLO Sporting!
    Pedro Gonçalves marca
    Pedro Gonçalves marca o seu 13º golo na prova (26 jogos)
    Pedro Gonçalves marcou o seu 56º golo na equipa (120 jogos)
    62´
    GOLO Casa Pia AC!
    Felippe Cardoso marca
    Felippe Cardoso marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
    64´
    Cartão vermelho para Felippe Cardoso (Casa Pia AC)
    85´
    GOLO Sporting!
    Francisco Trincão marca
    Francisco Trincão marca o seu 8º golo na prova (27 jogos)
    A Chave

    Minuto 85: o Sporting colocou-se em vantagem pela quarta vez no jogo, com hat-trick de Trincão. Esse foi, também, o golo da vitória.

    O Árbitro

    A grande decisão, e aquela pela qual o árbitro foi mais criticado, foi a expulsão de Felippe Cardoso. Ainda assim, não há muito a dizer quando um jogador já amarelado faz uma falta para novo amarelo.

    O Melhor
    Francisco e Pedro

    O Sporting vence e há justiça nesse triunfo, mas não foi propriamente o maior esforço coletivo dos leões, que tanto pecaram na defesa e foram salvos pela inspiração individual de dois elementos. Francisco Trincão e Pedro Gonçalves foram, do início ao fim, os melhores. O camisola 17 foi herói, com a sua melhor prestação pelos leões, mas o que Pote fez este domingo é de um jogador de enorme categoria.

    O Pior
    Feitas contas, impacto negativo

    Felippe Cardoso marcou o terceiro golo do Casa Pia, dando continuidade à sua veia goleadora desde que aterrou em Portugal e também alguma esperança aos gansos que, pela terceira vez, empatavam o jogo. Ainda assim, não se pode dizer que tenha tido um bom impacto no jogo, já que foi expulso minutos depois e condenou a turma de Filipe Martins a meia hora em inferioridade numérica.

    Forma
    Casa Pia AC
    2022/2023
    34J
    15V
    6E
    13D
    35-38G
    Sporting
    2022/2023
    44J
    26V
    7E
    11D
    92-43G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Casa Pia sofreu 4 golos num jogo pela 1.ª vez neste campeonato
    Sporting não marcava 4 golos fora de casa desde fevereiro do ano passada: 1-4 à B SAD
    Sporting marcou 4 golos fora de casa pela 1.ª vez neste campeonato
    Sporting não perde há 11 jogos
    Sporting invito frente ao Casa Pia há 20 jogos
    4 jogos entre Casa Pia e Sporting na Liga, com a 4.ª vitória dos leões

    Fotografias(32)

    Liga BWIN: Casa Pia AC x Sporting CP
    Liga BWIN: Casa Pia AC x Sporting CP
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CASA PIA AC
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Schmeichel_TeAm oSpor
    2023-04-10 15h25m por moumu
    Fran Navaro podia ser acessivel e era capaz de fazer melhor do que os actuais 2 PL,
    GS
    Casa Pia 3 Sporting 4
    2023-04-10 12h47m por GSCGrandeamor
    Vitória justa do Sporting, foi a melhor equipa e a que teve mais oportunidades. O Casa Pia esteve bem também mas foi muito eficaz e conseguiu responder por 3 vezes a desvantagens, algo que não é para qualquer equipa. Seja como for a vitória não sofre contestação.

    Saudações
    AnalistaVerde
    2023-04-10 00h49m por grove_street
    Não concordo com a parte de morita ser inferior ao guga , mas sim , guga é um belissimo jogador e se for para o Porto só vai ajudar o rival . . . Nem falo no Navarro , esse vai fazer 30 golos numa só época do FCP . . .

    Quanto ao Coates concordo , Hoje naquele 3 golo diz muito da lentidão .

    Mas pronto , é como dizes , é não iludir e só avaliar o mercado . Agora é termos todos na máxima força para a juve . Ugarte não vai contar mas espero que os restantes façam um grande jogo .
    AnalistaVerde
    2023-04-10 00h10m por grove_street
    Jogadores que eu gostava de ver no sporting dentro do possível . . .

    Iván Jaime .
    Jean Lucas e Al musrati
    Lucas joão, se o clube dele descer de divisão pode facilitar o negocio.
    E e defesa direito , ai não sei muitos de jeito , mas cabe aos nossos olheiros pesquisar e bem e depois um GR , o adán precisa de ser "apertado " .

    Quantos as saídas , creio que vão sair o Ugarte ( muito falado em Espanha ) e Gonçalo inácio . Penso que Marcus Edwards ainda fica mais 1 época a não ser que faço uns 10 golos agora na reta final . . .
    JOGO
    2023-04-09 23h50m por grove_street
    Estava a ver um jogo parecido ao da 1 jornada (3-3 contra o Braga) mas conseguimos o 3 pontos neste jogo de hoje .

    Falasse muito no Jean Lucas para o Sporting , mas o meu receio é perder ugarte e não vir depois mais ninguém e andarmos 23/24 nestes improvisos com Pote no meio-campo . . .

    Espero uma boa Resposta contra a juve , principalmente na defesa que já não sofria golos algum tempo . Quanto ao trincão , este rapaz se deixar de fintinhas e rematar mais é um extremo para ir jogar na seleção !

    FO
    AnalistaVerde
    2023-04-09 23h38m por Formiga1979
    Dizes que no tempo do Bruno a formação não estava nas ruas da amargura?!! Foi ele que correu com o diretor da academia e muitos dos treinadores da formação. . . esse mesmo diretor da academia foi contratado pelo nosso rival e, desde então, tem nos dado 10-0 no que diz respeito à formação!!! Foi no tempo do Bruno que a formação levou a machadada final!!!
    Felizmente, temos dado alguns passos na recuperação da formação, mas, arrisco dizer que, até o Braga atualmente tem melhor formação...ler comentário completo »
    Stardog_Champio n
    2023-04-09 23h05m por pedrinho_dgl
    A diferença é que um é junior e o outro está a chegar à fase final da carreira. Há que ter um pouco de noção das coisas
    Sporting dos croquetes, obrigado 71
    2023-04-09 22h54m por AnalistaVerde
    Deram cabo do clube, não é que gostasse da falta de equilíbrio mental do "maluco", mas ao menos havia exigência, ambição e paixão no clube, o Sporting podia ter sido melhor gerido, mas nunca ficámos atrás do Braga, havia mais critério nas contratações e não se gastava tanto como agora.

    Nas modalidades eramos reis, a formação não andava nas ruas da amargura como é agora, não há 1 escalão de formação em que o Sporting esteja bem, até nas modalidades, só ganhamos no futsal...ler comentário completo »
    SO
    Momento chave
    2023-04-09 22h53m por Soldado_9
    Bem o árbitro a estragar o jogo e a aproveitar o teatrinho do Pedro Gonçalves para expulsar o Felippe Cardoso. Parabéns
    TI
    Título
    2023-04-09 21h25m por tink
    Estava à espera de HáTrincão
    SCP
    2023-04-09 21h23m por moumu
    Bom teste para Turim mas vai ser preciso um pouco melhor, felicidade para Trincão que tinha aparecido pouco esta época, acho que o Casa Pia sempre foi um osso duro de roer esta época. Força SCP para a Juventus que eles já não são os tubarões de outrora.
    Jogo
    2023-04-09 20h57m por pedrinho_dgl
    Resultado justo, mas muita passividade defensiva e tudo a correr mal. As transições defensivas foram horríveis, o Esgaio vem sempre atrasado quando é para recuperar defensivamente, e no lance do 3 golo andava a passo, totalmente desconcentrado. O Matheus Reis também continua a mostrar algumas dificuldades no posicionamento, e hoje cometeu um erro colossal ao cortar uma bola para dentro da própria área. Com os bons centrais que temos, o Matheus Reis não tem vida fácil, será sempre um jo...ler comentário completo »
    sa-rgioserrano
    2023-04-09 20h44m por Nenja
    Já nos aconteceu mais que uma vez. Não vale a pena celebrar ante do tempo.
    Jogo
    2023-04-09 20h43m por Judgement
    Bem, defensivamente equipa muita passiva, Casa pia com processos bem trabalhados causou muitos problemas. Chermiti, por favor Amorim, tentaste. . Já chega. . . Que jogador horrível. . . Reconheço enorme capacidade no processo sem bola, a pressionar. . . Mas morre ali. . . Ofensivamente é sobretudo com a bola nos pés e inacreditável como este rapaz é o avançado do Sporting. . . Enfim. . . Valeu a expulsão e um Trincão mais assertivo no remate ou isto era anedótico hoje.
    ZY
    Sporting
    2023-04-09 20h40m por zyxw4321
    As dores de cabeça que causam a uma pessoa. . . Não se pode perder uma vantagem três vezes no mesmo jogo. A defesa andava bem ultimamente, mas claramente se sente a falta do St. Juste lá atrás.
    Alta fé
    2023-04-09 20h30m por Zeruelas
    OJaime_Pacheco andas com uma fé que não falas de outra coisa. Na tua cabeça o benfica perde os jogos todos até ao fim.
    Estava mesmo a ver
    2023-04-09 20h12m por OJaime_Pacheco
    O Sporting a não ganhar este jogo.
    Senão é a expulsão olhem que não sei se não ficava empatado.

    Mas é bem que continuem a vencer com esperança de apanhar o Braga e para chegar ao penúltimo jogo e oferecer o bi ao Porto eheh

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Andebol
    Terceira jornada da prova
    O título é elucidativo o suficiente: se não é decisivo, anda lá perto. Muito perto. Falamos do duelo entre FC Porto e Sporting, os dois primeiros classificados da ...