placardpt
    Sporting bate Arouca em Leiria

    Paulão!

    O Sporting está na final da Taça da Liga. Os leões marcam presença no derradeiro jogo da competição pelo terceiro ano consecutivo e vão defender o título no próximo sábado. Pelo caminho fica o surpreendente Arouca (1-2), que deu muito trabalho à equipa de Rúben Amorim.

    Golo, VAR e... golo

    A emoção do futebol ganhou uma nova dimensão com a introdução da tecnologia. O vídeo-árbitro (VAR) chegou com o objetivo de conferir maior justiça ao jogo, já não sendo novidade para ninguém, mas esta noite em Leiria o VAR assumiu contornos muito particulares. É golo? É e não é. Confuso? Já lá iremos.

    Muito bem organizado a nível defensivo, como tem sido, aliás, apanágio esta temporada, o Arouca apresentou-se de forma híbrida frente ao último campeão de inverno. Uri Busquets baixava para junto dos centrais no momento da perda e juntava-se à linha de meio campo no momento da construção. Compactos.

    A nível de oportunidades, foi o Arouca que criou a primeira ocasião clara de golo, com Basso a forçar Adán a uma ótima defesa, com o Sporting a responder de imediato por intermédio de Paulinho, um dos homens do jogo, a par de Nuno Santos, que esteve diabólico no primeiro tempo.

    Maior domínio dos leões, perante uma maior contenção por parte dos arouquenses, no entanto viria a ser o Arouca a festejar primeiro. Calma. Lembra-se da conversa sobre o VAR? É aqui que entra. Antony anotou um golo de antologia, que viria a ser anulado por suposta falta de João Basso no início da jogada.

    Ou seja, o golo do Arouca transformou-se em falta a favor do Sporting junto da área contrária e no seguimento do livre o Sporting marcou por intermédio de Paulinho. Muita contestação nos bancos, mas decisão final. 0-1 ao intervalo.

    �Catarina Morais / Kapta +

    Dia de João Paulo

    Inconstante. Uma das palavras que melhor define o Sporting de Amorim na presente temporada. Em vantagem, o conjunto verde e branco surgiu um pouco desligado para a segunda parte. Ainda assim, ironia das ironias, Matheus Reis festejou o segundo, o golo viria a ser anulado com auxílio do VAR e pouco depois Dabbagh restabeleceu a igualdade, superiormente assistido por Alan Ruiz.

    O avançado palestiniano, autor de dez golos na presente temporada, soltou-se da marcação de Matheus Reis e anotou o 1-1. Um golo justo para aquilo que o Arouca tinha feito até ao momento, no entanto o dia era de João Paulo Dias Fernandes.

    Paulinho! Tantas vezes colocado em xeque, o camisola 20 vestiu o fato de herói e voltou a festejar, desta feita muito bem assistido por Nuno Santos, colocando assim o Sporting na final.

    U Terça, 24 Janeiro 2023 - 19:45
    Estádio Dr. Magalhães Pessoa
    Fábio Veríssimo
    1-2
    Oday Dabbagh 58'
    Paulinho 45' 82'
    Estádio Dr. Magalhães Pessoa
    Lotação23 888
    Medidas105x68
    Inauguração1958
    FaseMeias-Finais
    Lances Capitais
    45´
    +7
    GOLO Sporting!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 7º golo na prova (5 jogos)
    Paulinho marcou o seu 27º golo na equipa (83 jogos)
    53´
    GOLO INVALIDADO Sporting
    Matheus Reis, na sequência de um pontapé de canto, introduziu a bola no fundo das redes arouquenses. O brasileiro estava em posição irregular, ao primeiro poste, quando recebe o passe de cabeça de Coates
    58´
    GOLO FC Arouca!
    Oday Dabbagh marca
    Oday Dabbagh marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
    82´
    GOLO Sporting!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 8º golo na prova (5 jogos)
    Paulinho marcou o seu 27º golo na equipa (83 jogos)
    A Chave

    Minuto 82: Cruzamento de Nuno Santos na esquerda e Paulinho a soltar-se de marcação para finalizar para o 1-2.

    O Árbitro

    Não foi uma noite fácil para Fábio Veríssimo. Muitos casos a deixarem algumas dúvidas.

    O Melhor
    Avançado = golos

    Foi noite para os avançados das duas equipas fazerem o gosto ao pé. Uma noite particularmente feliz para o avançado do Sporting, que certamente ganhou aqui uma força extra para a segunda metade da temporada.

    O Pior
    Quebra constante

    Tem faltado alguma consistência ao Sporting e, esta noite, mesmo com a vitória, isso voltou a ser visível. Os jogadores tiveram vários momentos de quebra, alguns deles que quase resultaram em golo do adversário.

    Forma
    FC Arouca
    2022/2023
    26J
    12V
    7E
    7D
    38-36G
    Sporting
    2022/2023
    29J
    17V
    3E
    9D
    61-30G
    Sabia que...by playmaker stats
    Sporting continua 100% vitorioso na Taça da Liga frente ao FC Arouca: 3 vitórias.
    Sporting marcou sempre 2 golos nos últimos três jogos, mas sofreu sempre. As duas última vitórias foram sempre pela margem mínima.

    Fotografias(41)

    Allianz Cup: Arouca x Sporting
    Allianz Cup: Arouca x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC AROUCA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TR
    Zirel
    2023-01-25 17h03m por tranquilissimo
    Sim, e em caso de dúvida devia ser bola ao solo para evitar controvérsia, ainda por cima quando no desenrolar da jogada dá golo. E os árbitros em Portugal por regra geral até se "protegem" destas situações, apitando faltas ao mínimo toque, marcando foras de jogo quando a posse até fica no GR, etc. Decisões que até vão contra o bom senso. Acho estranho que numa situação duvidosa com clara interferência do árbitro não se tenha aplicado a regra geral e se tenha deixado o golo contar. Isto ...ler comentário completo »
    tranquilissimo
    2023-01-25 16h42m por zirel
    A bola bater no árbitro está contemplado nas leis de jogo: se a bola bate no árbitro e o sentido de jogo for invertido (presumo que isto signifique mudança de posse de bola de uma equipa para outra) o jogo tem de ser interrompido, para que uma equipa não recupere a posse da bola fruto da intervenção do árbitro.

    A questão nesse lance seria saber quem tinha a posse da bola quando o árbitro tocou nela: a bola foi intercetada pelo jogador do Vizela que a rouba ao jogador do Sporting...ler comentário completo »
    TR
    Bom senso
    2023-01-25 15h59m por tranquilissimo
    Ao ler os comentários vejo muitos a pedirem bom senso e a dizer que o golo ou não devia ter sido anulado ou devia ter sido falta do coates, é engraçado que este bom senso não tenha sido defendido no último jogo do campeonato onde a bola bate no árbitro e ia, provavelmente seguir para o Inácio, e em vez de ser bola ao chão como tem sido a regra, num lance onde a posse de bola gera dúvidas, o árbitro decide não anular o lance, onde é que está o bom senso nesse lance então?
    zirel
    2023-01-25 15h30m por pedrinho_dgl
    Mas isso torna-se redundante porque o bom senso não é algo confiável. É algo que parte de quem o tem e como não se pode obrigar ninguém a ter, existem regras. Nada pode ser gerido com base no bom senso pois não é fiável.
    pedrinho_dgl
    2023-01-25 15h21m por zirel
    "O bom senso não pode ser aplicado no futebol, porque é preciso existir por parte de todos. As regras têm que ser claras e objetivas senão o bom senso ia sempre servir de desculpa para beneficiar ou prejudicar uns e outros. "

    Isto não faz sentido, o bom senso seria precisamente para evitar prejudicar fosse quem fosse. Neste caso, o prejudicado foi o Arouca pois viu um golo anulado por causa dum pormenor que não teve influência na jogada. O Sporting não pode dizer que o toque...ler comentário completo »
    zirel
    2023-01-25 12h08m por pedrinho_dgl
    Não interessa se tem influência na jogada quando um toque com a mão é claramente intencional. O 1º toque dele com o braço tem muito mais influência na jogada mas como não foi intencional o lance prosegue.
    O bom senso não pode ser aplicado no futebol, porque é preciso existir por parte de todos. As regras têm que ser claras e objetivas senão o bom senso ia sempre servir de desculpa para beneficiar ou prejudicar uns e outros.
    redlegion
    2023-01-25 12h03m por AdeptoSporting1906
    Por aqui a comentar os Jogos do Sporting

    Olha que na Taça da Liga o Sporting ganhou 5 a 0 ao teu clube

    Na HBO Max também deve estar lá a Série O Massacre dos 5 a 0
    Futebol português
    2023-01-25 11h17m por Jormundgander
    Não compreendo as críticas aos árbitros já que são eles que oferecem o maior entretenimento aos 'adeptos'. . . 75 comentários num jogo de uma competição que dizem não ter qualquer tipo de interesse. Se o jogo tivesse sido outro - vitória clara do Sporting - não existia nem metade do interesse. O que desperta o interesse ao adepto português são as derrotas do clube rival e os erros de arbitragem. É espetacular!
    GS
    Sporting 2 Arouca 1
    2023-01-25 10h44m por GSCGrandeamor
    Já era de prever que o Sporting ganhasse o jogo, até porque tinha essa obrigação.
    O Arouca mostrou mais uma vez que tem um plantel interessante, já o Sporting terá de lutar pelo 4º lugar porque parece que não dará para muito mais.
    Sobre a arbitragem não vou avaliar, prefiro não dizer do que dizer algo que não quero.

    Saudações
    Falta bom senso
    2023-01-25 10h32m por zirel
    Na minha opinião, o golo anulado ao Arouca não devia ter sido anulado por uma questão de bom senso. Não podemos olhar para o futebol como sendo matemática ou apenas para situações de segundos ou milisegundos, mas antes para um contexto mais amplo.

    Quem se lembra do golo anulado ao Taremi contra o Atlético Madrid por este ter tocado ligeiramente na bola com a mão quando esta já ia em diração à baliza?

    Golo mal anulado na minha opinião porque o toque de Taremi não...ler comentário completo »
    pacheco96
    2023-01-25 09h24m por pedrinho_dgl
    Curiosamente, a maior parte dos erros deste jogo prejudicaram o Sporting.
    Gil_Vicente
    2023-01-25 09h21m por pedrinho_dgl
    Tocou ligeiramente, mas em jogo corrido é quase impossível perceber. É por isso que o VAR foi decisivo neste lance, só em câmara lenta é que se percebe.
    A câmara de topo também é bastante esclarecedora, é pena não existir esta câmara na maior parte dos jogos, é muito útil.
    Lance do Busquets
    2023-01-25 09h00m por PEDRO23CUC23
    Seria interessante ouvir a análise “imparcial” dos Benfiquistas sobre este lance só por termos de comparação com analises feitas em em Setembro.
    manias tugas
    2023-01-25 08h52m por PEDRO23CUC23
    Em Portugal há o vicio do jogador cair e agarrar a bola , e desta vez e bem foi ajuizado.
    Sobre o lance em si, o protocolo manda que se veja a jogada desde inicio , ora bem , apartir do momento que há a lei da vantagem e a tentativa de agarrar a bola do Basso a jogada deixa de ser automaticamente a da alegada falta anterior, ora bem recordo-me de um jogo do Sporting ainda com o JJ e acho com este mesmo Arouca em que o Sporting tem um golo anulado em que há falta do jogador do Sporti...ler comentário completo »
    Sporting
    2023-01-25 08h29m por pacheco96
    Impressionante a quantidade de jogos consecutivos em que existem erros a favorecer estes gajos! Tudo bem que o golo do arouca me parece ser bem anulado, agora falta a favor do Sporting?? Ja pra nao falar que no segundo o Paulinho me parece estar claramente adiantado sem margem pra muitas duvidas. Mas pronto percebo que seja de maior interesse ter o sporting na final e ainda não estar de fora na luta pelos 3 primeiros. Mas desta maneira vem embora da europa com o midjtilland que deve ser a equ...ler comentário completo »
    GE
    SchmeichelNaoMe Calam
    2023-01-25 08h24m por GeorgeRussell63
    "Elucidativo"

    Assisti ste a um jogo de futebol ou um torneio de box?
    Quem ler os teus comentários até fica a pensar que estavas por aí na SPorttv4
    GE
    SchmeichelNaoMe Calam
    2023-01-25 08h23m por GeorgeRussell63
    Rapaz, aprende a ver a bola.

    Ou então procura no site da FPF se tem alguma candidatura a estagiário para var.

    As tuas análises nos comentários abaixo oh, um mimo!! LUXO
    Bluestorm
    2023-01-25 00h38m por champions2004
    Também vejo as coisas dessa forma.
    Há sempre barulho por nada
    2023-01-25 00h21m por champions2004
    Tanto barulho não sei porquê!
    Falta ou não do Coates, deu-se a lei da vantagem.
    O jogador do Arouca dá um toque involuntário com o braço na bola, pela queda, mas vai de seguida com a mão, propositadamente, e dá outro toque na bola.
    A mim parece-me estar tudo normal.
    Ganhando ao Viseu, preferia apanhar o Arouca na final, mas é o que é. . .
    FO
    Tudo o que seja a favor do Sporting
    2023-01-25 00h15m por Formiga1979
    É um escândalo!!! Mesmo que o especialista em arbitragem (e anti-Sporting) da SportTV explique o lance de forma clara e objetiva. . .
    O único lance em que o VAR poderá ter falhado é na agressão ao Pote. . . segundo tal especialista (anti-Sporting) faltou força para ser considerada agressão. Pensava eu que um murro seria sempre agressão, independentemente da força. . . pelos vistos não.
    O "protocolo" porreiro era aquele em que cortes limpos com o peito (fora da área) eram transf...ler comentário completo »
    Oh pá
    2023-01-24 23h53m por redlegion
    O que seria da Taça da Liga sem uma boa dose de polémica xD.

    E já que se fala de séries, a quem tiver HBO Max, aconselho a série sobre crimes e futebol "11 Shots".
    Triper
    2023-01-24 23h46m por pedrinho_dgl
    O pé do jogador do Arouca está a colocar o Paulinho em jogo. Aconselho a veres com mais atenção. E a câmara não está completamente alinhada, logo também tem que se considerar a perspetiva, mas isso parece me óbvio para qql pessoa
    SCP4Lyfe
    2023-01-24 23h39m por Triper
    Mas que raio tem o nick a ver com o resto? A minha conta é mais antiga que sei lá o quê (fui até ver aqui - Registado em 2008) e o nick vem dos tempos de escola, o resto. . . se estás mal, é só não ler ou ocultar com um script de terceiros ou add-on (julgar um livro pela capa dá sempre errado porque estás a fazer a associação errada mas fazer o quê, pessoal parvo há em todo o lado. . . ).

    E não, o Paulinho tem uma pequena parte do corpo à frente do último jogador do Arouca....ler comentário completo »
    Sporting
    2023-01-24 23h38m por berdinho
    Paulinho em grande na taça da Liga. N. Santos é dos jogadores mais abnegados e com resultados que já jogou no SPorting, deixa tudo em campo! A defesa. . . é curta. Aban por todo o lado. Precisamos de mais um centralão como foi o Mathieu, para dar segurança a, par do Coates. E o MAteus reis ir para ala para o N. Santos poder jogar mais vezes no Ataque.

    O PL, já se sabe, Fran Navarro.
    grove_street
    2023-01-24 23h33m por pedrinho_dgl
    Se o Rafa ou o Neres que são jogadores bem superiores não o fizeram, vai ser o Galeno a destruir a defesa do Sporting?
    Preocupo me mais com o Taremi ou com o Otávio que têm muito mais qualidade. Mas quem tem que se preocupar agora é o Porto que tem jogo amanhã e tem que ganhar para estar na final.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sporting
    Destaque
    Antevisão do técnico do Sporting
    Rúben Amorim realizou, este sábado, a conferência de imprensa de antevisão ao clássico no Dragão, contra o FC Porto, abordando a questão da sua ...