placardpt
Braga opera reviravolta perto do fim

Descer cinco minutos ao inferno vermelho e branco

2023/01/11 20:49

Quando tudo parecia terminar a preto e branco... Terminou em vermelho vivo. O Braga venceu o dérbi minhoto por 3-2 e qualificou-se para os quartos de final da Taça de Portugal numa partida com um final absolutamente épico. Em cinco minutos, o conjunto de Artur Jorge virou a partida a seu favor e o Municipal entrou em autêntica erupção. O Vitória, que parecia confortável na pele de underdog, acusou muito o primeiro golo e acabou por não conseguir lidar com a avalanche final. Daqueles que ficam eternizados na memória.

Marcar a dominar e a ser dominado

Os momentos dos eternos rivais chocavam à entrada desta partida histórica. O descontentamento em Guimarães havia subido de tom com os cinco jogos consecutivos sem vitórias e, sobretudo, com a pesada derrota em Vizela (3-0). Pelo contrário, o Braga, tirando o desaire desapontante em Alvalade (5-0), vivia tempos de maior fulgor, com sete vitórias em oito partidas. Uma, em particular, deixou os gverreiros bastante satisfeitos: o 3-0 na receção ao Benfica.

Curiosamente, essa discrepância verificou-se enganadora sobretudo nos primeiros 20 minutos. Muito mais Vitória, muito mais alma, muito mais raça. A defender num 5-4-1, a formação de Moreno desenhava-se num modelo quase perfeito em termos de posicionamento, relegando a posse bracarense para um vazio de ideias.

Vitória vencia por 0-2 ao intervalo �Catarina Morais / Kapta +
Os vimaranenses parecem, obviamente, mais confortáveis quando oferecem a iniciativa ao adversário. A poção mágica passava por recuperar a bola com agressividade e iniciar o processo de transição, que deixou Jota Silva em grande plano.

O baixinho extremo ganhou uma dimensão superlativa nos primeiros instantes, vagueando pelo campo e desviando-se, com uma força notável, dos marcadores. Depois de uma primeira ameaça que evidenciara as dificuldades da dupla Paulo Oliveira-Bruno Rodrigues, o camisola 11 não vacilou na cara de Matheus quando assistido magistralmente por André Silva.

Um balde de água fria tremenda na Pedreira que castigou a apatia dos anfitriões. A vantagem deixou os vitorianos mais cautelosos e o Braga assumiu, declaradamente, o controlo. As dificuldades continuaram evidentes e o trio Amaro-Bamba-Mikel passou a assumir protagonismo.

As chegadas à área de Celton Biai - desastroso nos pontapés longos - intensificaram-se, embora só um livre de Iuri Medeiros e um cabeceamento de Abel Ruiz tenham sido notas de destaque. Antes do intervalo, quando mais se perspetivava o empate, André Silva descobriu o compatriota Anderson na profundidade: a velocidade deixou os centrais contrários para trás e a finalização, com classe, estabeleceu um 0-2 confortável no marcador.

Tiago Silva teve de ser substituído ao intervalo �Catarina Morais / Kapta +

O «vira» bracarense

A resposta era urgente pela corrida contra o tempo. Resultado desfavorável, moral afetada e emoções aos trambolhões. Artur Jorge colocou Vitinha, deu mais poder de fogo ao ataque e o Braga deixou de ameaçar para efetivar.

 

Abel Ruiz bisou e foi destaque �Catarina Morais / Kapta +
Faltava, pois, que Celton Biai se agigantasse e o jovem guardião não demorou dizer presente. Horta, Banza e Vitinha esbarraram nas suas luvas e o Vitória passava por períodos de maior aperto.

A solidariedade coletiva não tirou o discernimento e as saídas rápidas com critério até aconteceram - sem efeitos práticos - como pequenos raides no meio das investidas arsenalistas. 

As sensações de poucos lances não aproveitados acabaram por ferver com o golo de Abel Ruiz em cima do minuto 80. O Braga galvanizou-se e não demorou a empatar por intermédio de Vitinha, com um golaço que abrilhantou o espetáculo também nas bancadas.

Ora, 80', 82'... 85'! Abel Ruiz subiu ao Olimpo e, aproveitando facilitismo na área contrária, fez o 3-2 e selou um triunfo absolutamente memorável e carregado de loucura. Épico, senhoras e senhores!

jogos históricos
U Quarta, 11 Janeiro 2023 - 18:45
Estádio Municipal de Braga
Artur Soares Dias
3-2
Abel Ruiz 81' 85'
Vitinha 82'
Jota Silva 16'
Anderson Silva 45'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Braga
Lotação30 286
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
Lances Capitais
16´
GOLO Vitória SC!
Jota Silva marca
Jota Silva marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
45´
+7
GOLO Vitória SC!
Anderson Silva marca
Anderson Silva marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
81´
GOLO SC Braga!
Abel Ruiz marca
Abel Ruiz marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
Abel Ruiz marcou o seu 24º golo na equipa (118 jogos)
82´
GOLO SC Braga!
Vitinha marca
Vitinha marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
Vitinha marcou o seu 26º golo na equipa (65 jogos)
85´
GOLO SC Braga!
Abel Ruiz marca
Abel Ruiz marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
Abel Ruiz marcou o seu 24º golo na equipa (118 jogos)
Positivo
Minutos finais loucos

Que reta final, que emoção, que festa! O Braga, em desvantagem por dois golos, virou o jogo dentro do minuto 80 e deu, num ápice, a volta a um cenário que não era nada favorável. 

Negativo
Como explicar?

E tudo o primeiro golo levou... O Vitória parecia confortável no jogo, mas o 1-2 deixou a turma de Guimarães abalada e desconcentrada. A partir daí deu-se um descalabro... E daqueles que custam a engolir.

Forma
SC Braga
2022/2023
28J
20V
2E
6D
58-28G
Vitória SC
2022/2023
25J
11V
7E
7D
28-26G
O Árbitro

Num jogo de emoções à flor da pele, Artur Soares Dias manteve o critério de início ao fim e manteve a ordem.

Fotografias(36)

Taça de Portugal: SC Braga x Vitória SC
Taça de Portugal: SC Braga x Vitória SC
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SC BRAGA
EMPATE
VITÓRIA SC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Jorusescu
2023-01-13 10h15m por redlegion
Lembro-me que eras um user assíduo nas notícias do Braga há uns anos e deixaste de aparecer, daí a estranheza. É bom ver-te por aqui.
Saudações braguistas.
redlegion
2023-01-13 09h50m por Jorusescu
É, por aqui ainda, já não me dou ao trabalho de comentar mas continuo a utilizar o ZZ diariamente.
MisticaEncarnad a
2023-01-12 21h26m por redlegion
Nenhum braguista com bom senso e na posse das suas capacidades mentais vai estar a comparar o palmarés do Braga e do Sporting, porque isso nem sequer tem cabimento ou faz sentido. E em termos de troféus ainda estamos a trás do Boavista e apenas nos falta ser campeão para igualar os boavisteiros e Belenenses nesse aspeto (até porque no resto já vamos à frente destes últimos).
De resto, é perfeitamente aceitável dizer que atualmente o quarto grande desportivamente somos nós, porque nen...ler comentário completo »
AdeptoSporting1 906
2023-01-12 16h46m por MisticaEncarnada
Mesmo que seja campeão, não será quando tiverem 2 ou 3 títulos de campeão nacional que se pode comparar o palmarés deles e do Sporting que é o 3º com uma quantidade considerável de títulos em Portugal. A Roma tem 3 campeonatos em Itália e não é nenhum grande, pelo menos no meu entender.
Só que o Braga está a fazer um bom caminho, está a crescer, é muito mais estável do que era há uns anos, financeiramente parece ter uma boa gestão, e é candidato a engordar o palmarés nos próximos...ler comentário completo »
SCBraga
2023-01-12 16h36m por Sirius_13
Tenho a dizer o seguinte. . Até agora sempre defendi o treinador. Começou bem, com bom futebol e resultados e discurso minimamente coerente. . Veio a pausa, os resultados inverteram, sempre o defendi. Pior que os resultados foram as exibições, mas ok. . . Veio nova pausa para o mundial, mudou-se a tática com resultados imediatos e pensei que a coisa ia encarreirar. . . Sempre a defender AJ. Depois de ver o jogo de ontem não posso continuar. A diferença de qualidade do plantel é dema...ler comentário completo »
AdeptoSporting1 906
2023-01-12 16h24m por MisticaEncarnada
O Braga não é o 4º grande porque não é um grande em Portugal. Para isso tem de ter títulos e o palmarés do Braga não é nada por aí além. Mas um dia hão de ser campeões, o Braga desde 2010 tem sido um clube sustentável e nunca há grandes oscilações em termos desportivos, creio que nunca ficaram abaixo do 4º lugar desde essa altura. Discordo que o campeonato será sempre dos 3 grandes.
Braga vs Vitória
2023-01-12 16h18m por MisticaEncarnada
Só vi o resumo do jogo, aquele falhanço na área que podia ter originado o 0-3 mesmo a denotar excesso de confiança foi importante e se tem entrado podia ter acabado com o jogo pois animicamente podia fazer mossa na equipa do Braga, mas em 5 minutos sofrer 3 golos foi muito pior.
tjy
2023-01-12 16h08m por MisticaEncarnada
Creio que o Vitinha já fugiu do bico dos 3 grandes. Com uma cláusula de 30M€ o mais provável é sair diretamente para um clube Espanhol, Francês, Alemão. . . por aí. E não deve sair por menos do valor cláusula, ainda para mais sendo PL.
redlegion
2023-01-12 15h49m por AdeptoSporting1906
Então mas há adeptos do braga que dizem que o braga é o 4 Grande em Portugal e não gostam de comparar os 2 palmarés
fcpflaw06
2023-01-12 15h46m por redlegion
Infelizmente já e a única coisa que sabe fazer é comparar o palmarés do Braga e do Sporting. E fá-lo repetidamente em vários comentários seguidos até à exaustão, daí a alcunha.

Curioso como é a terceira vez que o vejo por cá, sempre em noticias do Braga, nunca do clube dele. . .
AdeptoSporting1 906
2023-01-12 14h51m por Maxaqueen
Jogou com 6 mudanças no onze, em relação ao jogo seguinte, e para a Taça da Carica.
Alguns sportinguistas só dão importância a isso porque a temporada do Sporting está a ser uma miséria.
braguinha
2023-01-12 14h48m por AdeptoSporting1906
Este braguinha deve pensar que esta a jogar alguma coisa

Em Alvalade para a Taça da Liga perderam 5 a 0
Jorusescu
2023-01-12 11h45m por redlegion
Jorusescu por aqui? Pensei que tinhas ficado sem conta 😅
coolstreamm
2023-01-12 11h37m por Jorusescu
Dizer que o Vitória só joga bem contra o Braga é conversa de estarola "ah e tal, o Braga só joga bem contra o Sporting/Porto/Benfica, contra Sporting/Porto/Benfica até comem relva" já ouço isso aos anos . .

O grande problema do Vitória neste momento é que se acham no mesmo nível do Braga, em que na realidade estão muito mas muito longe. Digo isto porque na pré época li muitos comentários de vimaranenses (e anti braguistas) do gênero "Braga este ano acaba em 6°/7° porque fora...ler comentário completo »
OJaime_Pacheco
2023-01-12 11h01m por zirel
"Braga a perder por 2 e depois em 10 minutos marca 3.
Sempre vai ser Porto vs Braga na final"

Então quer dizer que é garantido que o Braga ganha ao Benfica na Taça só porque ganhou para o campeonato? Cada jogo é um jogo amigo, e esse jogo foi um dia bom do Braga em que tudo lhes correu bem e um dia menos bom para o Benfica.

Mas gosto de ver essa bazófia, cá estaremos para confirmar ou não o teu prognóstico à Zandinga.
O DERBY MINHOTO FOI UM HINO AO FUTEBOL
2023-01-12 10h33m por mario1953
Jogo grande dos oitavos de final da Taça de Portugal Placard, no Estádio Municipal de Braga, entre o Sporting Clube de Braga e o Vitória Sport Clube. SC Braga, que já conquistou a Taça de Portugal, nas épocas de 1965/66; 2015/16 e 2021/22. Vitória Sport Clube, que conquistou este troféu na época de 2012/13. Que jogo. Um Vitória SC, que tomou conta do jogo até aos 80 minutos, quando vencia por 2-0, certamente os jogadores dos conquistadores, pensariam que tinham o passaporte para os ...ler comentário completo »
As pessoas
2023-01-12 08h02m por wureincarnod
Culpam o Moreno mas o treinador não é culpado se há jogadores displicente que jogam na brincadeira e falham golos que comprometem a equipa. O Nelson LUZ não quis marcar o 3-0 e agora quem paga é o treinador.
Agora se este jogador continuar a jogar agora assjm o moreno tb é culpado
Braga
2023-01-12 01h46m por moumu
Realmente mostraram muito coração, acho que ainda não são equipa para vencer a liga portuguesa mas quiça para vencer uma das taças.
EN
redlegion
2023-01-12 00h44m por EnormeSCB
Aos 80 já só estava à espera da crónica do Zerozero :) teve de o guardar.
EnormeSCB
2023-01-12 00h09m por redlegion
Esse só está à espera da nossa próxima derrota para largar tudo o que lhe vai na alma. Até já deve ter o texto pronto. . .
Jogo
2023-01-12 00h07m por redlegion
Vou ficar com a voz rouca o resto da semana depois disto 😅. Contudo, tivemos erros defensivos que são imperdoáveis e que iam dando uma cabazada histórica, não fosse o Luz borrar a pintura a falhar escandalosamente o 0-3. O Bruno Rodrigues precisa de ganhar ritmo, nem que seja na equipa B. Valeu-nos o Musrati (que fez um jogaço) a limpar tudo nas horas de maior sufoco,
Vejo pessoas a dizer que o Vitória só abanou depois de sofrer, mas notou-se claramente que aquela defesa a...ler comentário completo »
Avalanche27
2023-01-11 23h53m por redlegion
Na época passada em casa 🤷🏼‍ϓ 4;️
Braga
2023-01-11 23h45m por EternoRossoBianco
Boa segunda parte e bom ambiente.
Venha o Boavista.
A título de curiosidade
2023-01-11 23h32m por Avalanche27
Qual foi a última vez que o Vitória venceu o Braga?
lvr1vsc
2023-01-11 22h15m por SCB1375
Entendo o teu ponto de vista. No entanto, o que me parece é que atendendo às características dele, fica algo vulnerável e susceptível ao erro naquela posição. Ou então falta gente ao lado dele que o compense quando ele sai a jogar. Daí julgar que aquela posição não será a indicada para ele. Uma coisa é certa, ele tem muita qualidade, e com uma margem de progressão enorme. Não me espantaria vir algum clube de fora buscá-lo buscá-lo.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
A análise à derrota com o Farense
Sérgio Vieira analisou a derrota frente ao Farense, por 0-3, considerando que a sua equipa fez o suficiente para vencer, apesar do resultado.