placardpt
Santa Clara trava FC Porto nos Açores

Dragão volta a dar-se mal com 'águias'

2022/10/29 17:45

A derrota no Clássico pareceu ultrapassada em Bruges, no entanto a ressaca europeia foi pesada para os dragões. No regresso às lides domésticas, num jogo que parecia bem encaminhado, o FC Porto tropeçou e empatou 1-1 na visita ao Santa Clara.

Para a receção aos portistas, Mário Silva optou por repetir a fórmula que deu frutos em Vizela. Já Sérgio Conceição, que  foi substituído por Vítor Bruno no banco, apostou em Bruno Costa para fazer dupla com Matheus Uribe, em detrimento de Marko Grujic, uma vez que Stephen Eustáquio cumpre castigo.

Simplificar desde cedo

O encontro não podia ter começado melhor para as hostes azuis e brancas. A pressão alta resultou num livre lateral, que Bruno Costa bateu diretamente para o cabeceamento eficaz de Fábio Cardoso, que assim marcou à sua antiga equipa. Este tento simplificou bastante o jogo dos dragões, que tinham iniciativa total, perante um Santa Clara demasiado expectante.

A permeabilidade da defesa açoriana e a visão de Bruno Costa e Otávio geraram situações aflitivas junto da baliza de Gabriel Batista. o guardião brasileiro teve muito trabalho, mas também contou com o desacerto de Evanilson e Wenderson Galeno.

�Catarina Morais / Kapta +
Já perto do intervalo, os insulares deram um ar da sua graça. Finalmente capazes de desequilibrar em transição, sobretudo através da velocidade de Bruno Almeida e Ricardinho, Gabriel Silva esboçou a primeira tentativa e MT obrigou Diogo Costa a uma defesa complicada.
 

Sentença ficou por assinar

Com segurança e sem se desequilibrarem, os portistas foram gerindo o resultado e, posteriormente, a equipa, tendo em vista o embate com o Atlético de Madrid. Quanto ao espaço no último terço açoriano, continuou a existir, só que os executantes azuis e brancos não foram capazes de o capitalizar em mais golos.

Do lado oposto, Gabriel Silva, pouco antes de sair de cena, tentou a sorte de longe, no entanto Diogo Costa respondeu com nova defesa. Sem conseguirem sentenciar o jogo, os forasteiros deram esperanças ao emblema dos Açores e... a surpresa aconteceu mesmo: na sequência de um canto batido pelo recém-entrado Xavi Quintillà, Kennedy Boateng saltou e desferiu uma cabeçada letal.

�Catarina Morais / Kapta +
Com o empate no marcador, os pupilos de Sérgio Conceição tentaram o forcing final para levar os três pontos para o continente. Na melhor chance de golo, Gabriel Silva agigantou-se e defendeu o cabeceamento de Mehdi Taremi. Até ao apito final, o marcador não voltou a sofrer mudanças e o 1-1 imperou.

Depois da derrota no Clássico, o FC Porto voltou a perder pontos e, caso o Benfica vença o GD Chaves, a liderança pode ficar a oito pontos. Já o Santa Clara subiu provisoriamente ao 15.º posto, em igualdade pontual com o Gil Vicente, que tem menos um jogo.

U Sábado, 29 Outubro 2022 - 15:30
Estádio de São Miguel
Artur Soares Dias
1-1
Kennedy Boateng 83'
Fábio Cardoso 3'
Estádio de São Miguel
Lotação12 500
Medidas105x70
Inauguração1930
FaseCampeonato
JornadaJornada 11
Lances Capitais
GOLO FC Porto!
Fábio Cardoso marca
Fábio Cardoso marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
Fábio Cardoso marcou o seu 2º golo na equipa (29 jogos)
83´
GOLO Santa Clara!
Kennedy Boateng marca
Kennedy Boateng marca o seu 1º golo na prova (10 jogos)
A Chave

83 minutos: Golo de Kennedy Boateng - acabou por ser decisivo e o culminar da crença dos açorianos, que não desistiram e acreditaram, apesar da pressão portista.

O Árbitro

Jogo tranquilo e de fácil gestão para Artur Soares Dias. O juiz portuense puxou da cartolina amarela cinco vezes, as suficientes para controlar as incidências. Sem casos polémicos, nota apenas para o tempo de compensação um pouco excessivo e para uma mão não assinalada, num cruzamento de Rodrigo Conceição.

O Melhor
Crença açoriana

Apesar da boa organização defensiva, o Santa Clara concedeu muitos espaços aos portistas, que tiveram várias chances para sentenciar o jogo. Sem essa machadada final a aparecer, os açorianos acreditaram, atacaram cerebralmente e acabaram por ser felizes.

O Pior
Golos fizeram falta

Os dragões não precisaram de muito esforço para abrir a defesa contrária. Criaram espaços e várias situações de finalização, com Evanilson e Wenderson Galeno à cabeça, no entanto falharam na concretização. Acabou por custar caro.

Forma
Santa Clara
2022/2023
12J
2V
3E
7D
8-14G
FC Porto
2022/2023
18J
12V
2E
4D
42-14G
Sabia que...by playmaker stats
O Santa Clara não perde na Liga há 2 jogos, registo que acontece pela 1.ª vez esta época
FC Porto volta a perder pontos frente ao Santa Clara: até agora, só por uma vez não tinha ganho aos açorianos na Liga: derrota por 2-1, em 2001/02
FC Porto 2 jogos sem ganhar na Liga: não acontecia desde 2020/21
FC Porto soma o 2.º jogo consecutivo sem ganhar neste campeonato

Fotografias(35)

Liga BWIN: Santa Clara x FC Porto
Liga BWIN: Santa Clara x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SANTA CLARA
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Dragon4rce
2022-10-30 18h11m por Redfoo_16
O Evanilson está mais fraco porque a qualidade de jogo diminuiu. Não é jogador de bola para a frente, é de bola no pé, e o ano passado fez a época que fez porque o estilo de jogo era muito mais adequado a ele. É o avançado com mais qualidade técnica do Campeonato, e temos muitas jogadas de golo onde ele dá aquele toque essencial para desbloquear a jogada.
Drifter1
2022-10-30 14h29m por Redfoo_16
Em 20/21 jogadores como Luís Diaz, Fábio Vieira, Evanilson, Toni Martínez, Diogo Leite eram meros suplentes (não esquecer Felipe Anderson também, que é estranho como agora está a dar tão bem na Lazio e aqui não deu nadinha). O Marega por exemplo era titular.

Isto por si só já diz tudo sobre a teoria do "faz omeletes sem ovos". Quem dera aos nossos rivais e a muitos clubes com mais dinheiro que nós alguns dos nossos "ovos"
Drifter1
2022-10-30 14h25m por Redfoo_16
O Plantel mesmo com os defeitos que tem (e parte deles são culpa do treinador como comprovei em baixo) tem obrigação de jogar bem mais que o que jogamos.

Temos um dos melhores GR do mundo e o melhor ataque da Liga. O Benfica joga o que joga com o Gonçalo ramos no ataque e com Musas, Chiquinhos, Pinhos, Diogos Gonçalves como alternativas às posições de ataque. Quem dera ao Roger ter um Toni Martínez, um Verón e até mesmo um Gonçalo Borges e um Loader.

Temos...ler comentário completo »
yogamaster
2022-10-30 13h25m por fmn_69
O Benfica pode começar mal e o porto bem. Vamos ver que jogadores serão vendidos ou comprados.
O Porto precisa urgente de 2 laterais. A mim impressiona-me Conceição bater recorde de pontos sem laterais. Mas não dá sempre. As equipas de Conceição sempre defenderam mal, aliás conseguiu perder um campeonato com Telles, Felipe, Militao, Pepe, Danilo, e o adaptado Corona (para ver aos anos que já andamos com adaptações na direita).
Fmn69
2022-10-30 11h22m por yogamaster
E tu crês que a paragem vai ser ma para o Benfica?
Ou seja para o Porto com o Conceição há vários anos e o Amorim no Sporting com os mesmos jogadores e as táticas mais que explicadas e espremidas será melhor uma paragem de dois meses com 8 e 12 pontos de vantagem respectivamente para já, do que para um Schmidt com apenas 4 meses de trabalho sem ter tempo para respirar com o difícil apuramento Champions e sempre dois jogos por semana tendo agora 2 meses para assentar táticas e processos d...ler comentário completo »
Fcp
2022-10-30 08h46m por fmn_69
Ficou aqui demonstrado o porquê não ser fã completo do SC. Falta inteligência a jogar. 1º podia facilmente mudar alguns jogadores: Condição a defesa direito e descansar Galeno, Martinez no lugar de Evanilson. Durante o jogo é a ganhar, porque não meteu o Grujic a 6 e tirar um ponta de lança para termos mais posse e controlo de bola. Falta mesmo muito jogar com inteligência, mas com Conceição é só raça e corrida.
Temos 2 meses de paragem, espero que se encontre 2 laterais (dir e e...ler comentário completo »
AZ
SC
2022-10-30 05h14m por azulado
Uma coisa é certa… só sabe ganhar campeonatos oferecidos pelo Benfica.
Fábio Cardoso. . .
2022-10-30 01h09m por AmoFutebolAmoSLB
Tenho a dizer que me surpreendeu. . . esperava que ele após o golo soltasse umas injurias para com o seu antigo clube. . .
SC e Carmo
2022-10-30 01h01m por jogasimples
SC disse que lhe custava mais a admitir erros como o do Carmo. Mas no jogo a seguir é titular. Sinceramente.
Dragon4rce
2022-10-30 00h50m por Redfoo_16
Conceição tem a aprovação da esmagadora maioria dos adeptos. Nenhum outro treinador do Porto apanhava 0-4 de uns belgas em casa e era aplaudido. Conceição foi. (e não uses o caso do carro da família como exemplo pois foi um episódio triste e isolado que nada tem a ver com o tema).

O que eu disse foi mais no sentido que se criou a teoria que ele faz omeletes sem ovos quando não é verdade, e que parte dos defeitos do Plantel são também culpa dele, e que mesmo com esses defeit...ler comentário completo »
nwone
2022-10-30 00h08m por Redfoo_16
Não tem dinheiro para gastar mas teve 6M para o Waris, 7, 75M para o Loum, 11M para o Zé Luís, tudo pedidos expressos dele e que deram no que toda a gente sabe.

A SAD são os maiores chulos e culpados do estado do clube mas faz me confusão como o treinador é elevado ao estatuto de Deus e pode continuar com estes resultados que nunca é questionado.
BA
nwone
2022-10-29 23h51m por batuko
não digas disparates.
Nunca
2022-10-29 23h11m por yogamaster
Se deve atirar a toalha ao chão, e o Porto e um bom exemplo disso, mas 8 pontos são 8 pontos e com vantagem direta para já. Outra coisa e ver o futebol praticado por o líder Benfica e todos os outros, se em 20 jogos tem 17 vitórias e 3 empates onde 2 foram contra o PSG de Messi, Neymar, Mbappe, Marquinhos, Verratti, Hakimi, Donarruma, N Mendes, Vitinha, etc. . . e nem estes os venceram e agora vão perder 3 jogos e o Porto mais nenhum a jogar desta forma sofrível e com um plantel mu...ler comentário completo »
Porto
2022-10-29 21h47m por estaramosold
O SC anda a fazer muitas omeletes com poucos ovos, reconheço raça e fibra a todos os jogadores do Porto, mas existe ali alguma falta de qualidade em alguns setores. Além disso, falta claramente banco.

Depois de uma jornada europeia, escorregar não é anormal, além disso o Santa Clara é sempre um campo dificil.

O Benfica não vai manter sempre o mesmo nivel, 8 pontos são facilmente recuperáveis, mas o Porto não pode deslizar muito mais. . .

. . .
2022-10-29 21h29m por statudodret
Vim só ler os comentários.
BA
nwone
2022-10-29 21h28m por batuko
Samuel Portugal, Meixedo, para GR suplentes chegam perfeitamente. Moufi se jogasse no Porto, seria o nosso melhor lateral, para o nosso campeonato e para suplente, dá conta do recado melhor que Manafá, Zaidu, João Mário juntos.

Enfim, mas tu és daqueles que gostas de ser sabichão, do bota-abaixo, mas dizer algo de jeito é zero.
Laterais
2022-10-29 21h25m por Redfoo_16
Zaidu está na sua 3ª época seguida a titular na equipa. Pelo meio já vieram Grujic(10M), Pepê(15M), Carmo(20M), Veron(10M). E há mesmo quem ache que o Treinador só o mete porque quer muito outro Lateral mas ninguém lhe dá. Se ele estivesse mesmo desesperado por laterais já os tinha tido (nem que fossem emprestados), senão não tinha feito o investimento no Verón (para nem jogar) e tinha-o feito num lateral, ou tinha contratado um central mais barato e o resto iria para o lateral. Temos o...ler comentário completo »
Inadmissível
2022-10-29 20h59m por GregMiguelCastro
Hoje perdemos pontos por culpa própria. Depois de uma grande exibição a meio da semana e duma boa exibição contra o Benfica apesar das circunstâncias hoje fazem esta figura? Claramente sobranceiros depois do golo inicial, fiaram-se na virgem a achar que estava tudo resolvido e acabaram num resultado inaceitável contra uma das piores equipas do campeonato.
Ao contrário dos profetas da desgraça que hoje saíram todos da toca como é óbvio, eu continuo a acreditar no título, mas isso só a...ler comentário completo »
Problemas do Porto.
2022-10-29 20h48m por nunofilipeoliveira
Atenção que não é por termos passado á próxima fase da LC que os problemas deixaram de existir. Aliás, o Porto tinha mais do que obrigação de passar á próxima fase, tivemos foi um começo degradante porque a passagem tem de ser considerada normal.

Nem um LE nem LD chegaram (não faz sentido nenhum esta lacuna). Nem tão pouco um 10 que venha para ser figura. Três posições que não foram reforçadas, fomos muito amadores. Tanto o Benfica como o Sporting têm laterais que neste m...ler comentário completo »
Nwone
2022-10-29 20h43m por petitor
Não vejo o campeonato brasileiro, pelo que vi no YouTube tem características similares ao Vitinha, agora a valia do jogador em si não conheço, li que o Porto estava a tentar fechar esses dois que estão em final de contrato.
Gostava do Daniel Ruiz pois é novo, esse foi associado ano passado, não temos nenhum canhoto com aquela qualidade.
Espero para ver nunca foi muito pelos nomes, isso não me diz nada o importante é a forma como depois trabalham para evoluir e como se adaptam. Saudações
Porto
2022-10-29 20h33m por petitor
Falta qualidade para rodar o plantel, após uma jornada Europeia o Porto tinha de dar uma resposta na segunda parte a equipe desceu de qualidade e pareceu me tarde as substituições, aliás o Porto estava a perder o controlo do jogo, devia ter tirado o Evanilson e colocado o Grujic para dar mais força ao meio campo e capacidade para ter bola, além de ter tirado o Galeno mais cedo pelo Rodrigo, subindo o Pêpê.

Não vou bater mais nas mesmas críticas, mas espero que em Janeiro o ...ler comentário completo »
Equipa Irregular
2022-10-29 20h00m por Aquaman
SC quis injectar coragem na equipa, mas as vitórias são sempre melhores do que as vitórias morais.

Jogaram melhor com 11 jogadores, porque abusaram na agressividade e depois pagaram a factura, afinal o jogador expulso estava a seguir as instruções tácticas do treinador.

Li vários comentários depois do jogo e os adeptos do FCP achavam que estava tudo bem, "somos melhores, vamos ganhar, bam!".

O problema é que já jogaram contra Benfica, Sporti...ler comentário completo »
JS
Li bem ???
2022-10-29 19h24m por jsilva77
"considero que o António Silva (um Diogo Costa do Benfica só que noutra posição e a meu ver ainda com mais potencial)" . . . Hã ??? A sério ??? Para já estamos a fala de duas posições diferentes, mas Diogo Costa é, a meu ver, um dos Top5 do mundo já com esta idade, lembrar que também ele é ainda um miúdo . . . E atenção que acho que António Silva é, e será ainda, um ótimo central . . .
BA
nwone
2022-10-29 19h23m por batuko
Lixo tem o plantel do Porto neste momento. Se vender por menos de 60 milhões, está a ser burro. Conheces os jogadores que coloquei, já os viste jogar? Eu não coloco ao calhas, vejo os jogos de várias ligas Europeias e da América do Sul.
JS
CFBXBELEM
2022-10-29 19h20m por jsilva77
Permita-me a correção para ser mais justo e avaliar de forma mais honesta . . . O SLBenfica é que pouco cheirou com 11 contra 11, depois já cheirou um pouco mais, mas já em superioridade numérica . . .
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira o nosso Zapping
Aqui pode consultar todas as transmissões dos jogos de hoje.