placardpt
Sporting goleia Santa Clara na última jornada

De cabeça erguida

Não havia nada em jogo, num confronto entre um Sporting que já não perderia o estatuto de vice e um Santa Clara condenado a terminar em sétimo lugar, mas mesmo assim houve uma boa dose de futebol para os adeptos que optaram por passar esta noite de sábado no estádio.

Em dia de despedida, da época e de atleta(s), o Sporting não abrandou e bateu oposição insular por uns expressivos 4-0. Apesar do título não ter sido renovado, algo que era objetivo assumido, o leão fez o melhor que podia ter feito nesta derradeira jornada e saiu de 2020/21 de cabeça erguida

Sentimento de nostalgia

Ao som da última marcha da temporada, e antes dos adeptos cantarem tudo o que o Mundo sabe, os jogadores entraram no relvado do Estádio José Alvalade. Terá sido para alguns desses atletas a última vez que isso aconteceu. Para Pablo Sarabia, artilheiro leonino que vê o seu período de empréstimo a terminar, o aplauso das bancadas ao 17º minuto, repetido na hora da substituição, foi símbolo de um jogo com vincados contornos de despedida.

Possivelmente afetado por essa nostalgia, o leão entrou em campo bem longe da sua versão mais feroz. Dominou, como é natural, mas a dupla de Palhinha e Bragança demorou muito tempo a aparecer e, enquanto isso, foram acumulados alguns erros na fase de construção, que deram a Lincoln e Ricardinho o espaço necessário para criar algumas jogadas de perigo.

Sarabia despediu-se com golo ©Kapta+

Foi a partir de um desses lances que surgiu a primeira grande ocasião da partida, clamorosamente desperdiçada por Mohebi, mas 10 minutos depois surgiria o primeiro rugido do leão. Bruno Tabata, com uma finalização contra o relvado, marcou pelo terceiro jogo consecutivo e levou o Sporting para o balneário a vencer.

Golear antes das férias

Houve pouco desbastar do terreno durante os primeiros 45 minutos, mas mesmo assim pareceram existir novos trilhos para a baliza adversária logo a partir do início da segunda parte. O primeiro, encontrado por Sarabia, foi encerrado por uma boa defesa de Ricardo Fernandes, mas o segundo, navegado por Nuno Santos, foi dar direitinho ao golo do 2-0, marcado por Pedro Porro.

Segunda parte de luxo ©Kapta+
A partir do segundo golo, a normalidade já estava restaurada em Alvalade, com uma exibição ao nível da equipa que há um ano festejava o título. Isto porque cinco minutos depois já havia um terceiro, a coroar o adeus do espanhol emprestado pelo PSG. Pedro Gonçalves também viveu o seu novo normal, com ligação às assistências e sem ferramentas na hora de finalizar, mas houve espaço para o sangue novo brilhar.

Marcus Edwards, claro. O inglês saltou do banco e, mesmo não tendo a mesma influência que em Guimarães, fez aquilo que sabe em cada interação com a bola. Ao 78º minuto deu mais um exemplo de porquê que não o podem deixar ter espaço, quando assinalou o 4-0 com um tiro do meio da rua. Rodrigo Ribeiro ainda tirou o ar aos adeptos com uma excelente chance, mas o resultado já não mudaria.

Apesar do objetivo principal não ter sido cumprido, a plateia de Alvalade viveu o último jogo de 2021/22 entusiasmo,  e encerrou a época em cânticos que duraram até para lá do apito final.

U Sábado, 14 Maio 2022 - 20:30
Estádio José Alvalade
Hugo Miguel
4-0
Bruno Tabata 41'
Pedro Porro 51'
Pablo Sarabia 56'
Marcus Edwards 78'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 34
Lances Capitais
41´
GOLO Sporting!
Bruno Tabata marca
Bruno Tabata marca o seu 3º golo na prova (21 jogos)
Bruno Tabata marcou o seu 8º golo na equipa (52 jogos)
51´
GOLO Sporting!
Pedro Porro marca
Pedro Porro marca o seu 4º golo na prova (23 jogos)
56´
GOLO Sporting!
Pablo Sarabia marca
Pablo Sarabia marca o seu 15º golo na prova (29 jogos)
78´
GOLO Sporting!
Marcus Edwards marca
Marcus Edwards marca o seu 10º golo na prova (30 jogos)
Marcus Edwards marcou o seu 3º golo na equipa (15 jogos)
A Chave

Minuto 30´: depois de uma perda de bola de Coates, Ricardinho isolou Mohebi e este desperdiçou o golo quando ainda havia um nulo no marcador. Uma finalização melhor poderia ter significado também um desfecho distinto.

O Árbitro

Nada a assinalar na exibição de Hugo Miguel. Jogo de poucas faltas, o que se deve ao ritmo de jogo e também ao juiz.

O Melhor
Adeptos em Alvalade

Mesmo que o título não esteja ao alcance, não há motivo para baixar os braços e viver o resto da temporada em melancolia. Os adeptos do Sporting trabalharam com o que tinham nesta jornada, a garantia do segundo posto, e optaram pelo final feliz e por um fim de temporada em festa.

O Pior
Bravura desequilibrada

Também o Santa Clara tinha nada a ganhar ou perder neste jogo, com o sétimo lugar garantido, mas os esforços para fechar a temporada a vencer foram bem mais diminutos. Lincoln e Ricardinho foram, principalmente, os impulsionadores do futebol de uma equipa que atirou a toalha ao chão muito cedo.

Forma
Sporting
2021/2022
53J
39V
5E
9D
109-49G
Santa Clara
2021/2022
46J
16V
15E
15D
56-68G
Sabia que...by playmaker stats
Sporting de Rúben Amorim iguala a pontuação da temporada anterior (85 pontos), a maior da história do clube:
2021/22 - 2.º lugar
2020/21 - Campeão
Sporting alcançou a maior vitória frente ao Santa Clara em Alvalade.

Foi a segunda vez que os leões derrotaram os açorianos por uma diferença de 4+ golos.
Sporting continua invicto frente ao Santa Clara em Alvalade: 7 jogos, 6 vitórias e 1 empate.

Os leões venceram os cinco últimos jogos em Alvalade frente aos açorianos.
Pablo Sarabia despede-se do Sporting:
> Melhor marcador do Sporting (21 golos)
> 2.º dos leões com mais assistências na Liga (7)
> Maior influência em golos do Sporting na Liga (30)
> Segunda vez que marca 21+ numa época por um clube
Sporting conquistou pela primeira vez 39 vitórias numa temporada, uma percentagem de 74% de triunfos em 53 partidas.
Sporting marcou mais golos fora de casa (39) do que em Alvalade (34).

Foi a equipa da Liga bwin 2021/22 que menos golos sofreu em casa (8), quatro deles nas duas derrotas caseiras (vs SC Braga e Benfica).

Fotografias(20)

Liga BWIN: Sporting CP x CD Santa Clara
Liga BWIN: Sporting CP x CD Santa Clara
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
SANTA CLARA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Jogo
2022-05-15 08h46m por Peste666
A feijões é dificil de comentar. Destaco apenas que acho que ninguem se lembrou que o amigo do treinador não marcou presença.
ZY
zerozero
2022-05-15 06h42m por zyxw4321
Dizem que os 85 pontos são o melhor registo do clube, mas em 2015/16 fizeram 86 pontos. Corrijam, por favor.
ZY
Sporting
2022-05-15 06h40m por zyxw4321
Bom resultado no último jogo. E é curioso verificar que, no fim de tudo, fizeram um campeonato igual à época passada em termos de pontos, mas até melhor em termos de golos. A grande diferença passou pelo Porto, e não pelo Sporting.

De registar também que foi a época com mais vitórias de sempre do Sporting.
Sporting
2022-05-15 01h22m por berdinho
Bom jogo a encerrar a época. Se não falhássemos contra Sta. Clara, Braga e Porto (tudo jogos que estivémos a ganhar, um deles por 0-2) a história tinha sido outra.

Há que aprender com o erro.

Sarabia foi um grande jogador, gracias, mas espero que para o ano não haja emprestados. Temos gente no plantel que, sendo curto, acaba por ficar mais unido. Tabat e Edwards merecem mais protagonismo.
Jogo
2022-05-14 23h13m por pedrinho_dgl
Jogo tranquilo, 2ª parte melhor que a primeira. Último jogo bom para as despedidas e estreias. Grande jogo do Porro, quando engata é imparável, espero que fique.
Bom jogo no geral de toda a gente, pela negativa só destaco o Bragança, anda com dificuldades em explodir, pelo contrário, tem sido muito tenrinho no meio campo e perde muitos duelos. O Ugarte será titular com a saída do Palhinha, caso o Matheus saia seria uma boa oportunidade para o Bragança, mas não parece pronto. ...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Destaque
Os destaques da ronda
Tal como aconteceu nas últimas três temporadas, o zerozero volta esta época a reunir as notas do desempenho dos jogadores ao longo das jornadas de Liga Portugal Betclic ...