placardpt
Sporting venceu Gil e adiou festa do título

Leão não alinhou em festas

2022/05/01 22:42

No dia do trabalhador, o Sporting não se quis meter em trabalhos e não só adiou a festa do FC Porto como garantiu o acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões depois de vencer o Gil Vicente por claros 4-1. Os galos ainda assustaram na primeira parte, mas uma grande segunda parte dos leões travou qualquer esperança de uma surpresa em Alvalade e adiou também as decisões da luta pelo quinto lugar.

Bom de ver

Sem Sebastián Coates (devido a lesão) e novamente sem Paulinho – Amorim voltou a apostar numa frente de ataque mais móvel, com Pedro Gonçalves, Pablo Sarabia e Marcus Edwards -, mas com os nomes das respetivas mães na camisola, numa iniciativa relativa ao dia da mãe, os leões entraram a todo o gás e Nuno Santos obrigou Andrew a uma grande defesa logo a abrir. No entanto, a primeira parte esteve longe de ser apenas Sporting…

©Kapta+
A expetativa, de resto, era elevada e foi correspondida, com uma primeira parte aberta e com oportunidades para os dois lados – o Gil pressionava alto e saía com qualidade, tendo ainda beneficiado de erros de Gonçalo Inácio e Luís Neto nos minutos iniciais. No fundo, foram belos 15 minutos, mas faltavam os golos… só que não por muito tempo. Pouco depois de Pablo Sarabia tirar tinta à barra da baliza gilista com um livre direto, Nuno Santos foi derrubado no interior da grande área e Pablo Sarabia abriu o ativo da linha dos onze metros.

Apesar do golo, a toada manteve-se: Sporting com mais bola, porém, jogo aberto e aproximações perigosas junto das duas balizas – mais da baliza de Andrew, que evitou um golaço de Porro. Só que também se repetiu o golo dos leões, agora por intermédio de Marcus Edwards, que marcou na insistência a um canto, após Neto ter visto Andrew negar-lhe também a ele a hipótese de festejar. O resultado era dilatado para o que se assistia no relvado, mas em cima do intervalo, Fran Navarro, já depois de um primeiro golo anulado por fora de jogo, reduziu a desvantagem e aproveitou da melhor forma um belo passe de Pedrinho – são já 11 assistências na temporada.

Leão não deu hipótese ao galo…

Se a primeira parte, embora com maior ascendente dos leões, foi animada e teve oportunidades para as duas equipas, a segunda foi totalmente dominada pelo Sporting. Sem alterações, mas com outra intensidade, os homens de Amorim mostraram ao que vinham logo ao segundo minuto, com Pablo Sarabia a ameaçar o bis. De resto, o golo não tardou. Pouco depois, Matheus Nunes descobriu Nuno Santos e o médio, depois de um belo trabalho, cruzou forte para um autogolo de Lucas Cunha.

©Kapta+
Desta feita não houve resposta, pelo contrário. Já com Paulinho em campo, o Sporting trocava a bola a seu bel-prazer e criava lances de perigo com facilidade. Andrew ainda voltou a adiar o inevitável com (mais) duas grandes defesas, primeiro a Pedro Gonçalves e depois a Paulinho, só que não conseguiu travar nova grande penalidade, agora por falta de Fran Navarro e cobrada por Pedro Gonçalves, que não marcava há já sete jogos e chegou aos 15 golos na época.

Numa das raras iniciativas do Gil Vicente na segunda metade, Fran Navarro ainda voltou a reduzir a desvantagem, só que o lance foi anulado por posição irregular de Fujimoto. Os minutos finais, já com várias alterações dos dois lados, foram de controlo leonino, agora bem menos intenso. O jovem Rodrigo Ribeiro ainda ficou perto de voltar a levantar as bancadas de Alvalade, mas o remate saiu a rasar o poste e o resultado não voltou a sofrer alterações.

U Domingo, 01 Maio 2022 - 20:30
Estádio José Alvalade
Miguel Nogueira
4-1
Pablo Sarabia 21' (g.p.)
Marcus Edwards 36'
Pedro Gonçalves 63' (g.p.)
Fran Navarro 45'
Lucas Cunha 53' (p.b.)
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 32
Lances Capitais
21´
GOLO Sporting
Pablo Sarabia marca de grande penalidade!
Pablo Sarabia marca o seu 12º golo na prova (27 jogos)
36´
GOLO Sporting!
Marcus Edwards marca
Marcus Edwards marca o seu 9º golo na prova (28 jogos)
Marcus Edwards marcou o seu 2º golo na equipa (13 jogos)
40´
GOLO INVALIDADO Gil Vicente
45´
+2
GOLO INVALIDADO Gil Vicente
Novamente fora de jogo de Fran Navarro. Vamos ver o que diz o VAR
45´
+2
GOLO Gil Vicente!
Fran Navarro marca
Fran Navarro marca o seu 16º golo na prova (30 jogos)
53´
GOLO Sporting
Lucas Cunha marca na própria baliza!
63´
GOLO Sporting
Pedro Gonçalves marca de grande penalidade!
Pedro Gonçalves marca o seu 8º golo na prova (25 jogos)
Pedro Gonçalves marcou o seu 38º golo na equipa (76 jogos)
71´
GOLO INVALIDADO Gil Vicente
Fran Navarro marca mas fica a ideia que Fujimoto está em fora de jogo antes de assistir o espanhol
A Chave

Entrada na segunda parte: depois de uma primeira parte aberta e que até terminou com o Gil Vicente a reduzir a desvantagem, o Sporting entrou com tudo na segunda parte e acabou com as dúvidas.

O Árbitro

O lance da primeira grande penalidade levantou a questão se aconteceu dentro ou fora da grande área, mas a responsabilidade seria sempre do VAR. Quanto a Miguel Nogueira, nota para o lance de Antoine Léautey, que também deixou dúvidas.

O Melhor
Cumprir e garantir os milhões

Será uma grande surpresa se o Sporting ainda conseguir chegar ao título, mas os leões não entraram em facilitismos e voltaram a adiar a luta. Mais do que isso, os homens de Rúben Amorim asseguraram mais uma vez o acesso direto à Liga dos Campeões, algo fundamental para o projeto leonino.

O Pior
Acabaram as pilhas

A primeira parte do Gil Vicente foi muito positiva e mostrou o porquê de tantos elogios e da quinta posição. No entanto, a segundo ficou aquém da expetativa. Os gilistas, também por mérito do Sporting, foram-se abaixo e revelaram-se incapazes de lutar pelo resultado até ao apito final.

Forma
Sporting
2021/2022
51J
37V
5E
9D
102-47G
Gil Vicente
2021/2022
36J
14V
13E
9D
51-39G
Sabia que...by playmaker stats
Gil Vicente aumenta para 6 os jogos sem ganhar na Liga ? isto, depois do melhor registo da história do clube (12 jogos sem perder)
2.ª vitória consecutiva do Sporting, ambas por 3 golos de diferença
10.ª vitória consecutiva do Sporting em Alvalade frente ao Gil Vicente na Liga
6.ª vitória consecutiva do Sporting frente ao Gil Vicente
Sporting marcou 4 golos em Alvalade pela 1.ª vez neste campeonato
O Sporting chegou aos 66 golos na Liga: mais do que em todo o último campeonato (terminou com 65 golos)
O Sporting garantiu, pelo menos, o 2.º lugar na Liga e a entrada direta na Champions: 10.ª presença dos leões na competição, a 2.ª consecutiva

Fotografias(20)

Liga BWIN: Sporting CP x Gil Vicente FC
Liga BWIN: Sporting CP x Gil Vicente FC
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
GIL VICENTE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
3D
SomosPorto1989
2022-05-03 13h25m por 3dA
Então se achas que é o Paulinho que faz falta nesse lance, pouco mais há a dizer. O penalty foi unânime.

O Paulinho (no lance do Portimonense) não disputa a bola mas também não é tudo o que ouvi por aí. Paulinho deixou-se levar pela frustração e atinge o adversário mas não é uma agressão a meu ver. Mas também quem diz que o N. Santos tenta dar ''uma patada no focinho'' do Gilberto eheheh tudo dito. Quanto ao lance de Sarabia concordo, se considero a não expulsão do Mbemba ...ler comentário completo »
SO
3dA
2022-05-03 00h07m por SomosPorto1989
"Tu, no teu perfeito juízo, consegues dizer que é o Paulinho que faz falta sobre o guarda redes naquele lance?"

Sim apesar de o GR do Estoril o derrubar imprudentemente ele ainda lhe dá um chuto antes.

"Em ambos os casos há conduta anti desportiva é verdade, mas ambos são para cartão amarelo no máximo. "

No caso do Paulinho ele nem estava a disputar a bola assim como o Nuno Santos literalmente tinha a intenção de dar uma patada no focinho do Gilbe...ler comentário completo »
Ricardo Soares
2022-05-02 20h57m por Aquaman
Peço desculpa por ser um pouco off-topic, já que não tenho grandes comentários a fazer à arbitragem do jogo Sporting - Gil Vicente.

Só queria dizer que acho muito bem que o Sr. Treinador do Gil Vicente venha falar que não gosta que os seus jogadores façam fitas, simulações, queimem tempo, no fundo tenham comportamentos anti - desportivos, mas esqueceu de referir a torpe simulação do seu jogador no Benfica - Gil Vicente, que se atirou para o chão sem sofrer qualquer falta e...ler comentário completo »
3dA
2022-05-02 17h10m por OJ_Silva
Pelo menos dizias que o taremi é piscinas e mantinhas coerencia no discurso
3dA
2022-05-02 17h07m por OJ_Silva
Nao se queixa? que belo argumento!
Ontem nao valeu de nada ao lino queixar-se
L0L
3D
SomosPorto1989
2022-05-02 17h04m por 3dA
Bem, fui rever o resumo do nosso jogo na Amoreira em que ganhamos 0-1 para ver o tal penalty em que é o nosso jogador que faz falta. Tu, no teu perfeito juízo, consegues dizer que é o Paulinho que faz falta sobre o guarda redes naquele lance? Se é isso, então não há muito mais a dizer.

E dizer que o Paulinho ''pontapeia'' o jogador do Portimonense está quase ao nível dos que disseram que o N. Santos pontapeou a cabeça do Gilberto, quase. Em ambos os casos há conduta anti ...ler comentário completo »
3dA
2022-05-02 16h54m por Ultras-__FCP
Então o golo que nos foi anulado um ou dois jogos depois, EXATAMENTE igual, contra a B Sad, também foi mal anulado?
3D
OJ_Silva
2022-05-02 16h50m por 3dA
A cotovelada foi tal que o próprio Taremi não cai no chão (repito, o Taremi) nem sequer se queixa da mesma. O 3-1 anulado ao Estoril contra vocês é limpíssimo, numa liga de topo se anulassem um golo por aquilo seria um escândalo.
Keyser_soze
2022-05-02 15h47m por OJ_Silva
Pois. . . mas se os arbitros tivessem o mesmo patrocinio que o porto nas camisolas ja nao era blablabla. . .
Eram cassetes dos 40 anos, do apito dourado e tudo mais que dizem por aí
Portugal nunca será mais do que isto! Apontar o dedo aos outros é que é fácil
3dA
2022-05-02 15h34m por Ultras-__FCP
É só ridículo dizeres que o 3 golos do Estoril é limpo, o Taremi tem um golo anulado contra a B Sad, literalmente uma ou duas semanas depois desse jogo igualzinho.

Como um user disse mais em baixo, para os rivais, quem ganha, é sempre a pala dos árbitros, nunca é justo campeão e aqui incluiu adeptos do Porto também. O Porto vai ser campeão porque é a melhor equipa e tem os melhores jogadores e só não o fomos mais cedo porque a nossa Sad decidiu reacender a esperança do Sporting em Janeiro.
SO
3dA
2022-05-02 15h31m por SomosPorto1989
Da mesma forma que vocês venceram na Amoreira com um penalti em que é o jogador do Sporting a fazer a falta? Ou o Paulinho que pontapeia o jogador do Portimonense quando perdiam 0-1 e no final ganham com 3 golos precisamente marcados por um jogador que já não deviam estar em campo? Ou isso também foi para encobrir os "erros" a favor do Porto?

E se o cartão para o Coates foi o mais hediondo então o que dizer do cartão para o Pepe nesse mesmo jogo e já nem falo no Evanilson a ser po...ler comentário completo »
SO
zirel
2022-05-02 15h18m por SomosPorto1989
"Todos contentes sim, basta leres aí os comentários dos teus comparsas. "

O que alguns portistas apenas estão a ressalvar é que se fosse o Porto a ter uma arbitragem como o Sporting teve ontem a seu favor a caixa de comentários já ia nos 200 comentários à vontadinha e o conteúdo dos comentários seria os chavões do costume: “Apito Dourado”, “sempre o colinho a favor dos mesmos”, “corruptos”, etc. e em que muitos desses jogos que não tiveram erros ao nível de alguns que vimos o...ler comentário completo »
3dA
2022-05-02 15h04m por OJ_Silva
O estoril faz o 3-1 num lance em que o taremi leva uma cotovelada tipo a que o samuel lino ontem levou do neto. L0L
Siga! Que vale tudo!
feliscosta
2022-05-02 15h02m por zirel
"meu caro, quando vocês foram campeões, nós e os sportinguistas dissemos, se calhar, com as mesmas palavras aquilo que escreveste aí em baixo.

Ano passado o Sporting foi campeão e nós em conjunto com vocês, repetimos o discurso. "

Não concordo porque não o fiz nem o ano passado nem em outros anos, mesmo com o Porto a ser campeão. Somos todos de puxar a brasa à nossa sardinha mas o Benfica perde justamente muitas vezes, tenho olhos na cara e sei ver. Sei ve...ler comentário completo »
3D
Bolas
2022-05-02 15h01m por 3dA
Não está nada fácil por aqui. . .

Uma crónica de um jogo do Sporting e só vejo comentários de adeptos rivais, é sempre engraçado. Isto num jogo em que o Sporting ganha 4-1, domina o jogo por completo e podia ter marcado pelos menos mais 3 golos à vontade. O único lance duvidoso é o penalty sobre N. Santos, no lance de Adán o espanhol chega primeiro à bola e depois dá-se um choque aparatoso porque o jogador do Gil Vicente vai em velocidade. Já li aqui que era VERMELHO para ...ler comentário completo »
Jogo com o Benfica
2022-05-02 14h17m por Ultras-__FCP
Se o Conceição for inteligente, como foi contra o Sporting, não faz o jogo que o Benfica quer, não precisamos da vitória. Se não formos para cima deles feitos doidos, deixando as costas completamente abertas, acho muito difícil este Benfica conseguir ganhar a este Porto.
Portistas
2022-05-02 14h06m por zirel
Todos contentes por poderem dizer "ah ah, falam de nós mas vocês também têm umas arbitragens manhosas a favor".

Tenham calma, a escandaleira de ontem não é caso único neste campeonato. Claro que os sportinguistas estão calados hoje, pudera né?

Porque o Benfica não será campeão este ano, obviamente que não estou contente. Mas estas exibições magníficas dos árbitros em jogos dos rivais apaziguam um bocado o sentimento. Quer dizer, um gajo fica mais revoltado ...ler comentário completo »
JS
O silêncio dos críticos Sportinguistas
2022-05-02 12h40m por jsilva77
E até benfiquistas sobre esta arbitragem é ensurdecedor, um dia passou e temos uma caixa de comentários com . . . Pouco mais de 50 comentários, não há insultos desmedidos . . . não há insinuações a não ser em tom irónico . . . Não há doutas análises de arbitragem e exposição de regras . . . Estou abismado, até que sabemos quais os adeptos e de que clube que usam e abusam destas prática e . . . Não os vi, nem vejo, por aqui . . .

Atenção que não vou formular juízos de v...ler comentário completo »
KA
festa???
2022-05-02 10h49m por kalka
leão não alinhou em festas ou equipa de arbitragem não alinhou? Penalty inventado para o sporting para desbloquear o jogo, adan abalroou jogador do gil na área, siga. . . . na primeira parte o gil foi gamado à força toda, mas não se passa nada
jsilva77
2022-05-02 10h45m por FanecasMad
Perdão pelo meu engano.
Nesta altura do campeonato eu já me acredito em tudo.

Acima de tudo, acredito-me na dignidade dos jogadores e de uma equipa técnica, que ninguém deve por em causa.
E acredito-me que o Porto, jogando com dois resultados na Luz, sabendo que para perder o campeonato, tem que perder em casa com o Estoril, algo que já não acontece há 32 jogos (quase 2 épocas) no campeonato, o Porto pode e deve entrar na Luz sem medo, para ganhar.
...ler comentário completo »
Gil Vicente
2022-05-02 10h20m por moumu
Convinha vencer o próximo jogo em casa contra o Tondela já que a ultima jornada é fora contra o Vitória de Guimarães.
Lindo
2022-05-02 09h52m por zirel
Como benfiquista só me dá vontade de rir ver, mais uma vez, uma mãozinha por baixo dum rival quando este precisa. Está-se a tornar um bocado previsível, já se está a perder o factor surpresa mas ainda me dá para rir.

Este campeonato foi mesmo engraçado, estes lances dos penalties são mais um exemplo do forrobodó que esta época foi. Portistas e sportinguistas, este ano foi top para vocês.

Esperemos que para o ano as coisas mudem. . .
JS
FanecasMad
2022-05-02 09h50m por jsilva77
Eu sou portista, tem calma rapaz . . . A próxima jornada acho que se vai jogar na mesma :) mas, sinceramente, não acredito que o SLBenfica se arrisque a ver o FCPorto campeão em sua casa, mais uma vez . . . Será um jogo complicado e, tal como o Braga, aquele que vi a possibilidade de perdermos, mas vamos ver, há que estar preparado para essa hipótese e não rejubilamos com títulos antecipados e que matematicamente não ganhamos.

Quanto ao Portimonense, claro que vai jog...ler comentário completo »
jsilva77
2022-05-02 08h20m por FanecasMad
Decidido na última jornada porquê? Não se joga a jornada 33. Ou vai haver alguém a perder por falta de comparência, e eu não sabia?

Já agora, depois do CA ter feito aquele processo ao Portimonense por causa do 7x0, e agora o Sporting vai a Portimão, deves estar à espera que o Paulo Sérgio e os jogadores do Portimonense vos estendam a passadeira. . .

Sim, há futebol até ao fim. Mas quando fala de muitas certezas, vejo-vos com mais certezas de que os vosso jo...ler comentário completo »
vale tudo
2022-05-02 02h10m por dragon_football
penalty for uma falta fora de área, penalty perdoado ao guarda-redes e ainda uma cotovelada maldosa do luis neto no samuel lino enquanto o VAR foi ao wc. se fosse o Porto a ganhar assim. . . ui ui

12

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga 3
Para esta temporada, o zerozero vai continuar com o acompanhamento ao minuto de TODOS os jogos, assim como com a eleição do Homem do Jogo. Uma iniciativa que se ...