placardpt
    Benfica vence Sporting por 0-2

    De Alvalade para o Dragão: águia transporta as faixas

    Festejam os benfiquistas, festejam os portistas e caem os sportinguistas. Em dia de Páscoa, não houve celebração leonina no dérbi que o Benfica desempatou e que serviu para praticamente entregar as faixas ao FC Porto no que à questão do título diz respeito (0-2).

    Nélson Veríssimo montou uma estratégia que o Sporting de Rúben Amorim nunca conseguiu ultrapassar e contou com a inspiração de Darwin, contrastante com a desinspiração coletiva da equipa leonina, para resolver a partida. 

    Leão apanhado na teia

    De um lado a necessidade de continuar a pressionar o FC Porto depois de uma goleada azul e branco por 7-0, do outro lado a motivação após o empate em Anfield, apesar da eliminação na Liga dos Campeões. Em comum, uma rivalidade que obriga a vencer qualquer dérbi em qualquer altura. Este mais interessante por estar empatado em todas as vertentes: golos marcados e sofridos, vitórias, derrotas e empates.

    Na tabela a distância é significativa e para o Benfica havia essa obrigação de vencer para manter viva a esperança, ainda que ténue, de lutar pelo segundo lugar que dá o acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões e permite começar a época mais tarde. 

    Sem Rafa, Nélson Veríssimo aproveitou para se adaptar ao Sporting e pode dizer-se que o resultado foi positivo. Não só pela vitória, mas pela forma como o Benfica conseguiu condicionar o Sporting de tal forma que se sentiu sempre um maior conforto do lado encarnado do que na equipa leonina.

    O golo cedo contribuiu para esse conforto, até porque depois o Sporting sentiu a necessidade de ir atrás do resultado e mostrou aí as suas principais fragilidades, mas o mérito do Benfica esteve mais além do que no processo defensivo.

    Águias festejaram cedo ©Kapta+

    As águias ainda não tinham permitido qualquer lance de perigo e quando Darwin (que confiança!) ganhou em velocidade a toda a defesa leonina e bateu Adán os benfiquistas perceberam que esta seria uma noite bem diferente daquela que se viveu na Luz, na primeira volta do campeonato.

    O Sporting não estava confortável e o golo pesou ainda mais. Os leões apostaram muito nos duelos e dependeram sempre de Porro para criar desequilíbrio pela direita. O espanhol levou a melhor em várias ocasiões, mas o resultado final era sempre o mesmo: um cruzamento aliviado pela defesa do Benfica.

    Pedia-se mais ao Sporting. Havia jogadores em subrendimento (Pedro Gonçalves e Palhinha estão muito abaixo do habitual), mas acima de tudo havia um coletivo que não estava a funcionar, pelo menos da maneira como seria suposto acontecer. Um deserto de ideias e um leão amarrado por uma teia bem montada pelo estratega Veríssimo e bem interpretada pelos seus escudeiros, claramente confiantes nas ideias do seu treinador. 

    Nem o poste causou desconforto

    Talvez seja algo que a partida em Anfield tenha trazido, mas a verdade é que este Benfica pareceu, em Alvalade, uma equipa imperturbável. No lado oposto, o Sporting foi sempre uma equipa com os nervos à flor da pele, a tentar chegar à solução por atalhos que não iam dar a lado nenhum.

    Quando Sarabia cabeceou ao poste, logo nos primeiros cinco minutos da segunda parte, o Sporting podia começar a crescer e empurrar o Benfica ainda mais para a sua área, mas o que aconteceu foi o seu oposto.

    Sarabia atirou ao poste no início da segunda parte ©Kapta+

    A equipa de Nélson Veríssimo começou a sair cada vez com mais frequência para a área leonina e o Sporting, além de precipitado nas suas ações ofensivas, começou a abrir cada vez mais espaço às investidas encarnadas.

    Os minutos foram passando e o jogo ficou cada vez mais de feição. Paulinho, Sarabia, Porro, Edwards, todos tentaram com o coração e sem cabeça. Nada feito.

    Aproveitou o Benfica para matar o leão, quase literalmente. Darwin conduziu e entregou ao surpreendente Gil Dias, que apareceu onde ninguém contava para fechar o resultado e, muito provavelmente, as contas do título. Quanto às contas da Champions...

    U Domingo, 17 Abril 2022 - 20:30
    Estádio José Alvalade
    Fábio Veríssimo
    0-2
    Darwin Núñez 14'
    Gil Dias 90'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 30
    Lances Capitais
    14´
    GOLO Benfica!
    Darwin Núñez marca
    Darwin Núñez marca o seu 25º golo na prova (25 jogos)
    Darwin Núñez marcou o seu 47º golo na equipa (82 jogos)
    39´
    GOLO INVALIDADO Benfica
    Otamendi estava fora de jogo quando Ramos tocou a bola
    90´
    +2
    GOLO Benfica!
    Gil Dias marca
    Gil Dias marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    Gil Dias marcou o seu 1º golo na equipa (16 jogos)
    A Chave
    O Árbitro

    Fábio Veríssimo e os típicos jogos difíceis de gerir. Fica difícil perceber o critério sobre o que é falta ou não, o que é amarelo ou não e até o que é vermelho. Sarabia e Nuno Santos arriscaram, embora a situação a envolver o jogador português também seja aproveitada em demasia por Gilberto.

    O Melhor
    Organização encarnada

    Muito mérito para o trabalho de Nélson Veríssimo, que, face à ausência de Rafa, aproveitou a titularidade de Diogo Gonçalves para tirar largura ao Sporting. A defender, Gilberto foi central e as águias pareceram sempre confortáveis quando tiveram de lidar com a equipa leonina. Ofensivamente não houve muitos momentos brilhantes, mas a capacidade individual bastou para fazer a diferença.

    O Pior
    Previsibilidade leonina

    A jogada repetiu-se inúmeras vezes: jogada na esquerda para atrair o adversário e bola longa para a direita, à procura do desequilíbrio de Porro. Com o Benfica a proteger-se bem, a equipa de Rúben Amorim mostrou uma evidente falta de criatividade que fez com que acabasse por usar o cruzamento como recurso principal. 

    Forma
    Sporting
    2021/2022
    48J
    35V
    5E
    8D
    95-45G
    Benfica
    2021/2022
    51J
    30V
    11E
    10D
    109-58G
    Sabia que...by playmaker stats
    3.ª derrota do Sporting neste campeonato, a 2.ª em Alvalade
    O Sporting ficou em branco pela 1.ª vez neste campeonato
    Benfica volta a ganhar vantagem nos duelos frente ao Sporting em Alvalade na Liga: foi a 34.ª vitória dos encarnados, contra 33 triunfos dos leões (88 jogos)
    1.ª vitória do Benfica em Clássicos esta época: os encarnados tinham perdido os 4 Clássicos realizados esta época

    Fotografias(19)

    Liga BWIN: Sporting CP x SL Benfica
    Liga BWIN: Sporting CP x SL Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Quem
    2022-04-19 09h23m por FanecasMad
    Com ferros mata, com ferros morre. O Sporting perdeu este jogo contra uma equipa que jogou como o Sporting jogou o ano passado, e algumas vezes este ano, contra o Porto e Benfica. O Sporting teve frutos o ano passado, agora provou do mesmo veneno. Tudo tem validade, ninguém anda a dormir e vai aprendendo com os erros. O RA não mudou nada, e foi apanhado pelos adversários. Um pouco como Mourinho. Nesse contexto, é ver como SC tem mudado a forma de jogar ao longo os anos, ajustando a...ler comentário completo »
    zirel
    2022-04-18 16h06m por Aquaman
    Concordo com quase tudo, está bem explicado como muitas coisas acontecem.
    Agressividade
    2022-04-18 15h40m por zirel
    Por vezes são pormenores que fazem a diferença. No ano passado, o Sporting ganhou muitos jogos nos descontos com o que foi apelidado de crença e raça, outros apelidaram de sorte. Este ano o Benfica foi claramente prejudicado pelas arbitragens com critérios penalizadores enquanto que outros viram esses critérios moldados para seu beneficio.

    Ontem foi mais um exemplo com o pisão claro no gémeo, por trás, de Sarabia a Vertonghen. Se o árbitro visse corretamente tinha expulsad...ler comentário completo »
    CA
    Minnowrk
    2022-04-18 13h30m por campodashortas
    O Varandas era apenas o yesman que os donos do scp precisavam na altura. Teve o mérito de ir buscar o RA, mais porque queira dar um chega para lá ao scb, do que por outra coisa.

    Este (RA), conseguiu montar um excelente plantel que, juntando os factores que já abaixo mencionei, conseguiu aquilo que nem os sportinguistas mais optimistas imaginavam. Atenção que acho RA uma excelente pessoa e um líder nato e penso que foi mais por aí do que por qualidade profissional que levou...ler comentário completo »
    Benfica
    2022-04-18 13h06m por JHendrix
    O regresso do Jorge Jesus foi um erro colossal, que apenas e só serviu de tentativa de salvar a pele do Vieira. Nem correu bem para um, nem para outro. E quem saiu a perder foi o Benfica, que ao longo da época foi-se perdendo em exibições anedóticas e deprimentes. Só se salvou a passagem aos 1/8's da Liga dos Campeões, e os resultados contra o Barcelona.

    A chegada do Veríssimo trouxe mudança de táctica, e uma visão mais realista das coisas face às tamanhas lacunas present...ler comentário completo »
    Manuel Fernandes
    2022-04-18 12h58m por Boomslang666
    Alguem sabe se tem algum cargo no clube?É que está sempre no camarote e a dar palmadinhas no presidente.
    Se não tem continuem a dizer que a JL é que chulava o clube!
    JS
    Não percebo as críticas a Veríssimo
    2022-04-18 12h57m por jsilva77
    Neste jogo . . . Depois de um jogo intendo em Liverpool a meio da semana, onde consegue com esta estratégia arrancar um empate contra uma das melhores equipas do mundo, queriam uns dias depois ir a Alvalade jogar de peito aberto ??? Até porque parece que Veríssimo encontrou a fórmula para potenciar a equipa e Darwin com este sistema, se assim é, nada a dizer, a não ser dar os parabéns pela estratégia que assentou como uma luva e a vitória do SLBenfica . . . Sim, apesar de ser adepto do F...ler comentário completo »
    Minnowkr
    2022-04-18 12h52m por Boomslang666
    Sem duvida. Eu já o digo à muito tempo e a brigada do Varandas cai logo em cima de mim(embora eu não lhes ligue pevas)
    Só um cego é que não vê e ainda lhe deram mais 4 anos para continuar a acabar com o clube!
    Os tais 71. . . . . . . .
    Sporting
    2022-04-18 12h48m por The_Knick
    As virgens não falam agora? Este ano não pediram recurso do amarelo do Palhinha?? Porquê? Não interessava, certo?

    E quanto ao jogo de ontem. . . Liga da mentira, sem dúvida. Como é que expulsões passam completamente em claro. Ainda se queixam de haver um critério diferente para o Nuno Santos?? Santa hipocrisia deste Varandas, o menino de Cascais.

    Quinta-feira cá vos esperámos.
    Cont
    2022-04-18 12h36m por Minnowkr
    E estou curioso para ver o que o Varandas vai fazer para colmatar as saidas de Sarabia, Matheus Nunes, e talvez ainda do Palhinha.

    Como o Abel Ferreira diz, chegar ao topo é fácil, o difícil é manter-se lá em cima, penso que agora é que se vai ver se o Varandas realmente tem uma estratégia assim tão bem delineada.
    Campodashortas
    2022-04-18 12h30m por Minnowkr
    Falaste ai de uns pontos interessantes, e especialmente sobre o Pote, nem tenho visto muita gente a falar, mas o Pote deste ano é/está uma sombra do que fez o ano passado. Cheira me que o Sporting se vai arrepender de nao o ter vendido no fim da época passada pois podia ter feito um bom encaixe financeiro, ainda o pode fazer mas depois desta época qualquer clube vai pensar duas vezes antes de pagar por ele.

    Em relação à estratégia delineada da direcção do Sporting já todos ...ler comentário completo »
    Objectivo nº 2. . .
    2022-04-18 12h25m por Thirteenth
    . . . o objectivo nº 1 era conquistar a Champions League.
    . . . o objectivo nº 3 era conquistar a Taça da Liga.
    . . . o objectivo nº 4 era conquistar a Taça de Portugal.
    . . . o objectivo nº 5 era tentar não ficar atrás dos 3 Grandes no Campeonato Nacional.
    Cem milhões=sem títulos.
    3D
    Derby
    2022-04-18 12h20m por 3dA
    Vitória justa do Benfica, anulou-nos completamente. O Sporting sempre teve dificuldades em jogar contra blocos baixos, se às vezes contra Tondela, Santa Clara, Moreirense etc já é complicado desbloquear o jogo, contra um Benfica compacto a defender nos últimos 25/30 metros, quase numa linha de 6 com Gilberto a central, D. Gonçalves a fechar à direita e Weigl a juntar-se aos centrais, torna-se ainda mais difícil. Mas foi a estratégia que o Benfica escolheu e resultou, a nós faltou-nos...ler comentário completo »
    CA
    Foi o único clássico que vi
    2022-04-18 11h58m por campodashortas
    dos estarolas este ano. Adivinhavam-se umas boas gargalhadas e o espetáculo não desiludiu.

    O scp cada vez mais se percebe porque ganhou o campeonato o ano passado. O factor surpresa táctica, o calendário e a falta de adeptos nos estádios, foram uma combinação única e irrepetível.

    É uma equipa que só sabe jogar de uma maneira, sem plano B e sem versatilidade. Estranho o ainda estado de graça do RA, de facto mais vale cair em graça do que ser engraçado. As s...ler comentário completo »
    Benfica a pensar no FCP
    2022-04-18 11h22m por Sir_jaof
    Viu-se como o Benfica jogou motivado a pensar no FCP. . . Em como não queria que a Luz fosse novamente Salão de Festas do FCP. . .
    . . . Assim, FCP deve ser Campeão antes de ir a Luz. . . Desde que não perca com o Braga e depois ganha o jogo em casa!
    Arbitro
    2022-04-18 11h18m por jogasimples
    Vários cartões por dar aos jogadores do Sporting, nada de novo.
    Jogo
    2022-04-18 11h17m por jogasimples
    Slb jogou com o Gonçalves na linha defensiva de 5 por forma a cobrir o Nuno Santos. O scp queria atacar por esse lado, pela construção do g Inácio e trocar a bola em espaços curtos, mas o Benfica estava muito coeso. Ao atrair para esta zona, o scp queria , e muito bem, virar o jogo diretamente para o porto quer para fazer o 1 p 1 com o Grimaldo para cruzar ou rematar. E foi precisamente aqui que o slb tbm esteve bem. Caso o Everton estivesse próximo, era ele que caia 1o no porto, se nã...ler comentário completo »
    Porto
    2022-04-18 10h23m por petitor
    40 anos disto!

    Com jeitinho o Benfica ainda vai ficar em segundo e o Varandas volta a enfrentar a Juve Leo
    strangeatmosphe re
    2022-04-18 10h20m por Taument_da_Silva
    A questão é que o Sporting era claramente favorito. Estão muito à nossa frente no campeonato, ainda estavam a lutar pelo título, não estão a jogar a meio da semana e, acima de tudo, tinham a vantagem psicológica pois já nos tinham ganho duas vezes este ano sem grandes dificuldades. Essa conversa do "50%-50%" é absurda dado o que tem estado a acontecer nesta temporada.

    Além de ser claramente superior neste momento, toda a gente sabia que o Sporting ia assumir o jogo - então...ler comentário completo »
    GS
    Sporting 0 Benfica 2
    2022-04-18 09h13m por GSCGrandeamor
    Vitória justa da melhor equipa em campo e que mereceu vencer totalmente. É verdade que esta época não deixou nenhum Benfiquista feliz mas com o Veríssimo a equipa melhorou e o resultado está aí para todos verem. O Benfica atravessa atualmente o melhor momento da época, talvez fosse boa ideia melhorar o plantel (mandar embora malta que não está a fazer nada e contratar jogadores para os setores mais fracos) ou seja o Benfica não precisa de investir milhões, precisa é de contratar bem e apenas...ler comentário completo »
    SLB
    2022-04-18 07h44m por darkrevenge16
    Benfica de Veríssimo descobriu uma fórmula que o mantém à tona, e olhem lá, funciona muito bem quer internamente quer lá fora. Oxalá o Benfica tivesse jogado sempre assim ao longo da época
    FCP
    2022-04-18 06h29m por moumu
    Era o resultado que mais lhes convinha!
    strangeatmosphe re
    2022-04-18 04h09m por tenshi
    Que hipocrisia vir aqui dizer isso quando o scp só joga assim contra o Porto.
    BL
    strangeatmosphe re
    2022-04-18 03h36m por blablabla96
    Claramente só deves ter visto alguns excertos . . . o benfica esteve varias vezes em ataque posicional criando inclusivamente mais oportunidades de perigos neste tipo de ataque que o próprio Sporting
    Estratégia de Veríssimo
    2022-04-18 03h19m por strangeatmosphere
    Eu aceito que o Benfica use esta estratégia contra o Liverpool, o Man. City ou Real Madrid por exemplo, agora frente ao Sporting? Lol, isto basicamente foi um assumir por parte de Nélson Veríssimo que a sua equipa neste momento é bastante inferior ao seu próprio rival, é a conclusão que chego.

    E volto a dizer, é um plano de jogo totalmente válido, mas sejamos sinceros, para jogar um dérbi, este plano de hoje do Benfica em Alvalade foi de uma equipa pequena .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Andebol
    Terceira jornada da prova
    O título é elucidativo o suficiente: se não é decisivo, anda lá perto. Muito perto. Falamos do duelo entre FC Porto e Sporting, os dois primeiros classificados da ...