FC Porto vence no Bessa

Porto seguro

Não vamos debitar versos de Rui Veloso. Podíamos falar de uma cidade, de uma rivalidade, de um orgulho tripeiro de quem marca presença neste jogo, em campo ou na bancada. Tudo forte, tudo intenso, tudo apaixonante. Mas é sobre futebol, superioridades e sustos, classificações intactas e bancos que fazem a diferença, mesmo antes do apito inicial, que se tratam estas próximas linhas. O FC Porto passou no Bessa, num jogo que teve adversidades iniciais e finais para o líder do campeonato, mas que foi resolvido lá pelo meio. Com muito Fábio Vieira.

O português marcou, a passe de Evanilson, ganhou um penálti que o brasileiro desperdiçou e ainda o viu atirar uma bola ao poste. Já se percebeu quem foram os destaques do jogo e também assim se percebe que um foi mais decisivo do que outro na dupla do impreviso, mas que tem muito pouco de desconhecida.

Banco de rendimento precoce

Este foi um jogo onde os bancos tiveram de funcionar bem cedo. Javi García sentiu problemas a meio da primeira parte e deu vez a Nathan, numa altura em que Pepê já estava no chão depois de choque com adversário: também não recuperaria e foi Galeno para o campo. Estava fértil, sem dúvidas, mas a mais frutífera das mudanças tinha acontecido bem antes. Taremi acusou positivo à covid-19, Fábio Vieira foi recurso de emergência e rapidamente mostrou a Sérgio Conceição que continua a ser candidato ao onze.

Num posicionamento de 4x3x3, em que muitas vezes foi o homem do meio e Evanilson o da direita, seria pela esquerda, qual demonstração de dinamismo, que o brasileiro furaria para dar ao português o golo da vantagem, após 32 minutos de ascendência comedida.

Bracali defendeu penálti ©Kapta+
O FC Porto entrou melhor, teve logo grande oportunidade por Vitinha (ainda reflexos de Lyon?) e tomou conta do jogo, embora a uma velocidade pouco recomendada. Queriam ver de frente em que zonas o Boavista abria espaços, o que normalmente acontecia pela asa esquerda do dragão, só que a intensidade imprimida nem sempre era grande. Vitinha, Fábio Vieira e Otávio eram exceções, curiosamente nenhum deles no onze em França. Aliás, nada de «curiosamente», a explicação é clara: numa equipa desgastada fisicamente, com a grande sucessão de jogos, a viagem com percalços no regresso a Portugal, as contrariedades no começo do jogo, tudo isso era mais do que expectável. Deu para estar a ganhar, não deu para transmitir sensação de vitória na mão.

Assim, podia estar reunido o contexto ideal para o Boavista. A equipa de Petit conseguia ter regra ao lançar os ataques, normalmente com bolas esticadas para Musa, impressionante a segurar e a dar para quem vinha a seguir - Sauer e Makouta melhor que os restantes. Porém, a capacidade de entrar na área portista era muito curta.

No Bessa, já é quase uma inevitabilidade: as primeiras partes da equipa costumam ser mais fracas e a reação vem nas segundas. Petit já foi questionado pelo zerozero sobre isso, não soube responder, mas certamente soube escolher as palavras ao intervalo. O que não quer dizer que os atos lhes tenham correspondido...

Sérgio Conceição também terá trabalhado a questão "perigo do resultado + perigo do desgaste" e ordenado uma subida de intensidade para resolver cedo. Podia ter acontecido, que Fábio Vieira ganhou um penálti a Abascal (ingénuo), só que aí já faltou Taremi... Evanilson até colocou bem, mas Bracali agigantou-se para manter a equipa viva no jogo na última meia hora.

Mesmo assim, era um FC Porto superior, já que Sauer ia perdendo frescura e discernimento e não havia quem desfocasse a equipa dessa referência para o contra-ataque e lhe desse outra luz. Do banco veio Gorré, que até dispôs de grande oportunidade numa bola parada, embora estivesse em posição irregular.

Assalto sem efeito

Quando Vitinha saiu, ainda com 0x1 no marcador, a equipa deixou de mandar no jogo. O Boavista cresceu e, naturalmente, o encolher do relógio desinibiu a equipa de Petit. Tinha de ir à procura de melhor, e foi. Sauer baixou para trinco, Gorré deu-se mais ao jogo e, ao ritmo da chuva miudinha que se começava a sentir, pareceu tudo mais incerto.

©Kapta+
Quando Musa atirou à trave (já depois de Evanilson chutar ao poste, num excelente contra-ataque de João Mário), parecia que tinha sido ali o grande momento axadrezado para pontuar. Não foi, houve mais, numa dupla oportunidade mesmo a acabar que foi negada por pernas aleatórias e mãos identificadas de Diogo Costa.

Custou. Custou mais do que a certa altura se podia pensar. Mas deu. O FC Porto vai para abril com mais seis pontos. A liderança permanece intocável.

U Domingo, 20 Março 2022 - 20:45
Estádio do Bessa Séc. XXI
Artur Soares Dias
0-1
Fábio Vieira 32'
Estádio do Bessa Séc. XXI
Lotação28 263
Medidas105x68
Inauguração1910
FaseCampeonato
JornadaJornada 27
Lances Capitais
32´
GOLO FC Porto!
Fábio Vieira marca
Fábio Vieira marca o seu 4º golo na prova (21 jogos)
Fábio Vieira marcou o seu 8º golo na equipa (69 jogos)
63´
Evanilson (FC Porto) falha a grande penalidade! Grande defesa de Bracali
A Chave

Multiplicação final: Quando o FC Porto baixou no campo, nos minutos finais, valeu à equipa uma boa eficácia defensiva e também o desacerto de Musa. Meteu-se a jeito, mas conseguiu adiá-lo bastante no tempo, só passando por apuros durante poucos minutos.

O Árbitro

Arbitragem com uma mancha clara: Mbemba devia ter sido expulso. Soares Dias foi alertado pelo VAR, foi ver e mandou seguir. Parece-nos ter sido um equívoco. No resto, bem. Aceita-se que não tenha dado segundo amarelo a Vitinha, apesar de este ter arriscado num lance ainda na primeira parte, e não há dúvidas no penálti. Muito bem na condução do jogo.

O Melhor
Responder à chamada de emergência

Grande jogo de Fábio Vieira, que foi chamado no começo do aquecimento para um jogo onde não contava ser titular. Os grandes jogadores também se veem assim e o português foi excelente na forma como se notabilizou no encontro. Decidiu-o, no fundo.

O Pior
Podia ter tentado mais cedo

Petit mexeu tarde na equipa. No caso da saída de Seba Pérez, era algo que há muito se percebia, mas o técnico só o tirou quando este se estendeu no relvado. Claro que o Boavista cresceu quando o FC Porto baixou (saída de Vitinha explica isso), mas a equipa já mostrou ser capaz de melhor, mesmo em jogos grandes.

Forma
Boavista
2021/2022
33J
8V
16E
9D
42-47G
FC Porto
2021/2022
44J
31V
8E
5D
97-41G
Sabia que...by playmaker stats
O FC Porto igualou o seu máximo de jogos sem perder na Liga Portuguesa:
55 FC Porto 2010-12 e 2020-???

Está a uma de igualar o máximo da Liga Portuguesa: 56 Benfica entre 1976 e 1978
FC Porto soma mais 10 pontos em relação à época passada (73 pontos, 1.º lugar).

Com 6 pontos de vantagem para o Sporting (2.º) tem três deslocações complicadas: Vitória SC, SC Braga e Benfica
O FC Porto vence no Bessa o Boavista há 9 jogos consecutivos, a maior sequência dos dérbis entre as duas equipas.

Desde o regresso do Boavista em 2014, os dragões estão 100% vitoriosos no Bessa.
Há 10 jogos consecutivos que o Boavista não marcar ao FC Porto no Bessa, a maior seca dos boavisteiros.

Zé Manuel a 28 Abril 2007 foi o último axadrezado a marcar ao FC Porto (V 2-1)
Fábio Vieira marcou o primeiro golo que valeu a vitória ao FC Porto.

Mais golos da vitória azuis em 2021/22:
3 Evanilson
2 Toni Martinez
2 Luis Díaz
1 Taremi
1 Pepê
1 Francisco Conceição
1 F. Vieira
1 Wendell
1 Sérgio Oliveira

Fotografias(41)

Liga BWIN: Boavista x FC Porto
Liga BWIN: Boavista x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BOAVISTA
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Gscgrandeamor
2022-03-21 18h20m por ramiroo
Sabes o que tem falhado? Os árbitros.

Ainda ontem logo no primeiro minuto falhou um cartão vermelho para o João Mário, jogávamos o jogo todo com mais um. . . Dez pontos a mais e estávamos em sexto; menos ladroagem e se calhar o nosso investidor deixava aqui ficar os melhores jogadores; mas como ele vê as palhaçadas que nós vemos todas as semanas, percebe-se . .
SO
Azia
2022-03-21 18h10m por SomosPorto1989
Para os que ainda vêm com a cartilha que o ASD é amigo do Porto é tão amigo que expulsa o Corona em Braga da forma que se viu (os mesmos que se indignam com o 1º amarelo ao Coates no Dragão já não se indignam com este lance), na Luz se não fosse a intervenção do VAR o Benfica teria ganho por 4-1 com 3 golos ilegais e está época para a Taça em Alvalade manda repetir um livre inicialmente defendido por falta ofensiva e deixa passar um penalti do tamanho da Torre Eiffel sobre o Pepê mas aí claro q...ler comentário completo »
GS
Jogo no Bessa
2022-03-21 17h50m por GSCGrandeamor
Previa um empate ou mesmo uma derrota do FC Porto, mas enganei-me. A equipa do SC ganhou mas o Boavista também fez um jogo agradável, também não se pode pedir mais.
O FC Porto muito dificilmente vai perder o campeonato, mesmo que venha a perder pontos o Sporting também irá perder, por isso eu diria que o Porto tem já uma mão no troféu.
O Boavista precisa é de ganhar para dar moral, porque até estão a jogar bem, mas falha sempre qualquer coisa, é verdade que têm somado pon...ler comentário completo »
Eduardonlirio
2022-03-21 17h35m por ramiroo
A parte boa é que quando estás habituado a ser sempre gamado, contra os três grandes e contra as restantes equipas do Jorge Mendes, já te passa ao lado e nem ficas irritado
. . .
2022-03-21 17h22m por Dragaoazulebranco
Como diz o outro, mais um frango virado.

Futebol português
2022-03-21 16h19m por eduardonlirio
Antes do jogo, mandei os meus sentimentos ao Boavista e não é que estive bem? Mais uma roubalheira em mais uma jornada.
felisbertocosta
2022-03-21 14h34m por zirel
Meteste-te na conversa para dizeres que o que a comunicação social escreve/diz tem influência nos resultados finais dos jogos.

Está certo.
da_ni82
2022-03-21 14h30m por zirel
Exacto, eu não estou (nem nunca estive) a falar da influência dos jornais ou programas de televisão, isso é outra coisa completamente diferente. Estou a falar de lances objetivos, que analiso eu com a minha cabeça, não com o que me disseram os jornais. Não é porque os analistas da sport tv, dos programas dos paineleiros, dos jornais desportivos disseram isto ou aquilo que eu deixo de pensar.

Tu é que vieste falar nisso, não sei porquê. Eu pergunto uma coisa simpes, tip...ler comentário completo »
da_ni82
2022-03-21 12h55m por zirel
"Eu respondi à pergunta, se não entendeu a resposta lamento. "

Não, tu respondeste à pergunta "qual a influência que tem o que os jornais escrevem?"

E eu tinha perguntado "o que os jornais escrevem tem influência no resultado dos jogos?"

A mim parece-me diferente. A minha pergunta pede uma resposta de sim ou não.
WE
El-Patron
2022-03-21 12h49m por Weezard
Desses lances de que falas já deu para me rir um bocadinho. Concordo com o do Evanilson e com tenho dúvidas no do Vlachodimos.
E esse de que falas do Evanílson não foi o jogo em que o Fabio Cardoso deixa o Darwin a escorrer sangue do pé e nem leva amarelo? Num lance muito pior do que o tal de que falas do Otamendi?
Só neste jogo do Boavista tens duas expulsões perdoadas.
Tiveste a explusão do Coates com duas faltas inexistentes contra o Porto;
tiveste a mãozinha m...ler comentário completo »
felisbertocosta
2022-03-21 12h35m por Ultras-__FCP
Oh ainda perdes tempo a responder a essa criança? Um gajo que vem para aqui dizer que Porto e Sporting foram super beneficiados, não tiveram méritos nas vitórias e na mesma frase diz que o Benfica nunca foi beneficiado e teve todo o mérito, pah conversa de puto mesmo.
da_ni82
2022-03-21 12h28m por zirel
Caraças, davas um bom político dada a forma como contornas as perguntas respondendo a outras coisas que ninguém perguntou.

Olha, deixa lá, parabéns ao Porto.
da_ni82
2022-03-21 12h26m por Ultras-__FCP
Deixa-os espumar, falta de noção e azia é o que não falta por aqui, agora até sportinguistas, que não são ninguém lá fora, uma equipa sem qualquer palmares no futebol europeu, vêm dar lições de moral quando nem sequer aos quartos de final de uma Champions sequer chegaram.
Romagnoli__30
2022-03-21 12h22m por Ultras-__FCP
Oh homem mas que lá fora? O teu clube passou por apenas duas vezes aos oitavos da Champions e tem um score de 17-1 em quatro jogos, o teu palmarés limita-se a uma Taça da Taças, mas em que planeta é que vocês podem falar de Europa na mesma frase que o Porto? Mas qual é a equipa que mais pontos tem trazido para Portugal? Quando vires o teu clube ganhar uma Champions a cores apita, aliás, nem vou tão longe, quando vires o teu clube ganhar uma Liga Europa apita, aliás, nem vou mesmo tão long...ler comentário completo »
Dá-me um gozo enorme
2022-03-21 12h07m por Ultras-__FCP
Ler os comentários destas virgens ofendidas todos os fins de semana, nunca deixem de existir ahahaha.
yellow_ledbette r
2022-03-21 12h05m por Ultras-__FCP
Coitadinhos, são todos levados ao colo, menos o Benfica, que perseguidos.
Ajudas
2022-03-21 11h59m por elenor
Não sei se é de propósito ou não, mas nos jogos do Porto é casos a favor jornadas e jornadas seguidas. Um dos bons atributos do Porto é ser agressivo, e isso traduz -se em meia duzia de cartões. Depois o VAR é tudo a favor deles. Por favor. Aqui no tugão é um vale tudo. Ao menos que disfarcem 1 vez ou outra agora que o titulo está garantido, ou com 6 de avanço ainda estão com medo? Já são jogos a mais para os outros os critérios são diferentes
felisbertocosta
2022-03-21 11h59m por zirel
Confesso que não vi esse lance, pesquisei agora pra ver se o encontrava na net mas nada.

O do Mbemba eu vi e se esse lance de que falas é igual ao do Mbemba, tem de ser vermelho, é a única coisa que te posso dizer

Como vi o do Taarabt quando foi expulso.

São vermelhos, uns mostrados, outros por mostrar.
da_ni82
2022-03-21 11h53m por zirel
"Claro que não, aparentemente apenas influenciam nos do Porto (quando o Porto é o beneficiado subentenda-se). . . "

O que se escreve nos jornais tem influência nos resultados dos jogos??
Na dúvida é a favor
2022-03-21 11h46m por wantorp
Não sou adepto de nenhum dos 3 estarolas, por isso não estou a justificar o insucesso de nenhum dos derrotados, mas esta época mais do que nunca aplica-se a regra "Em caso de dúvida é a favor do FC Porto". Algo que já não aconteceu por exemplo na Europa. Agora cada um tem olhos e vê a diferença de critérios, mas o que me mais irrita é haver adeptos que atiram areia para olhos para defender o seu clube que coitadinho é prejudicado e os outros é que é. Enfim, ao menos usufruam e não se façam de santinhos que é semana atrás de semana
Pessoal
2022-03-21 11h27m por LebowskiFCP
Que atire a primeira pedra aquele que nunca justificou um campeonato ganho pelo rival com arbitragens. Não adianta estar aqui a discutir lance x e lance y, seja de que clube for vai sempre dar ao mesmo, os portistas vão buscar lances em que houve favorecimento ao Benfica e Sporting este ano ou em anos anteriores e vice-versa da mesma forma que nos tempos do tetra para os benfiquistas estava tudo bem com a arbitragem e para os portistas em caso de dúvida um vermelho ou penalti era sempre tudo ...ler comentário completo »
da_ni82
2022-03-21 11h14m por zirel
"Mas consegue explicar porque outros lances idênticos não têm o mesmo destaque dos do Porto?"

Não sei explicar não, mas visto que isso não tem influência no resultado dos jogos, não me incomoda muito.
da_ni82
2022-03-21 10h53m por zirel
Meu, o que se escreve ou não nos jornais não me interessa. Eu falo pela minha cabeça não é pelo que os jornais dizem ou deixam de dizer. Parece que estás mais revoltado com a comunicação social do que com outra coisa.

Eu fiz-te uma pergunta simples, consegues explicar porque é que o Mbemba não é expulso ou não?
SO
tripeiroFCP
2022-03-21 10h53m por SomosPorto1989
Esse penalti marcado ao Sporting é que me suscita dúvidas se as regras são as mesmas cá e nas competições europeias, no Porto-Lyon a bola ressalta do corpo para o braço do Paqueta e até é assinalado penalti mas depois é revertido porque ele tinha o braço junto ao corpo e por ter ressaltado primeiro no corpo e agora foi exatamente idêntico e já não foi revertido. Só se as regras são diferentes de uma competição para a outra é que consigo distinguir o critério usado para um lance e para o outro.
Petit e o Boavista
2022-03-21 10h52m por ramiroo
Muito bem mais uma vez, parabéns a todos, estou a gostar muito do trabalho feito, podíamos perfeitamente ter ganho ou empatado ontem contra a equipa mais forte do campeonato, como podíamos ter ganho ao Benfica e ao Braga. Dá gosto ver os nossos jogos, a entrega e o espírito de equipa.

Sobre as arbitragens, digo o mesmo que digo sobre o dono da nossa sad: o melhor é não dizer nada

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
A análise à derrota com o Farense
Sérgio Vieira analisou a derrota frente ao Farense, por 0-3, considerando que a sua equipa fez o suficiente para vencer, apesar do resultado.