placardpt
    Sporting triunfa em difícil teste

    Explosivo, artístico e com «traição»: a vitória do leão em Guimarães

    Ferveu. Muito. O clássico entre Vitória SC e Sporting, esta sábado à noite, foi escaldante, dentro e fora das quatro linhas. Estupiñán deu vantagem aos homens da casa, Sarabia, Paulinho e Edwards viraram para dar três pontos (1x3) aos leões na luta pelo título.

    Luta intensa sem dominador

    Esteve caro o metro quadrado no D. Afonso Henriques. Poucos espaços ficaram por pisar, poucas bolas ficaram por disputar. O Vitória SC x Sporting foi tudo aquilo que define um clássico; no bom e no mau. Pepa foi expulso ainda antes da meia hora e os ânimos estiveram quase sempre no limite da explosão. Foi quente, quentinho, sem dominador claro.

    O Sporting teve mais ações, mas nem todas foram do agrado de Rúben Amorim. O treinador campeão desesperou, não raras vezes, junto à linha, sobretudo na primeira parte. O comportamento defensivo do leão esteve longe de ser exemplar. O golo de Estupiñán, aos 23 minutos, é um exemplo disso, entre o bom que os vitorianos fizeram na produção da vantagem.

    Primeiro na iniciativa de André Almeida, depois na maior agressividade com que Rúben Lameiras e o colombiano disputaram a bola com Coates. O capitão do Sporting foi mole na abordagem e quem sofreu foi o coletivo, que passou a correr atrás da desvantagem. Difícil falar de (in)justiça, porque o jogo estava dividido, embora a bola passasse mais tempo nos pés do leão.

    O golo galvanizou o Vitória – e a plateia. André Almeida viveu, por aí, os melhores minutos do jogo; a arrancada aos 25 minutos foi de craque, a finalização de Estupiñán nem por isso. Era parada e resposta na cidade-berço. E Bruno Varela tirou o «pão da boca» a Slimani (27’). O lance nasceu pela esquerda, o lado que o Sporting privilegiou quase sempre na hora de atacar.

    Leão empatou, leão virou

    No calor do jogo, o penálti que deu o empate, aos 42 minutos. Alfa Semedo deu o peito à bola, mas a mesma resvalou para o braço aberto. Fábio Veríssimo decidiu, o VAR confirmou. Três minutos depois do apito, a conversão: Sarabia enfrentou o tremor das bancadas e não sucumbiu.

    Empatou do campeão antes do repor de energias. Tempo para Rúben Amorim corrigir os defeitos e potenciar as virtudes, embora os primeiros sinais da segunda parte sugerissem outra coisa. O Vitória SC entrou possante e rondou a baliza de Adán com perigo relativo. Depois, o jogo ficou com o tal dominador que se procurava desde o apito inicial.

    As mudanças fizeram bem ao Sporting, que reposto do assalto vitoriano nos instantes iniciais depois do descanso passou ao ataque. Foram vários os lances de perigo real junto a Bruno Varela, que aos 62 minutos voltou a assinar uma defesa importante. No entanto, o caudal leonino foi-se intensificando até que a «cambalhota» no marcador se confirmou.

    Corria o minuto 70 em Guimarães. Pedro Gonçalves, entretanto lançado em campo, tratou de fabricar a assistência e Paulinho fez o resto: calcanhar perfeito em espaço apertado e golo do Sporting. Por essa altura, justiça aplicada, porque a equipa de Alvalade há largos minutos que era melhor.

    Depois, o pior de futebol. Desacatos nas bancadas, uma multidão a mover-se, qual arrastão para escapar à carga policial. O jogo esteve parado largos minutos, retomou depois num clima de «cortar à faca» e a tempo de uma «traição». Marcus Edwards, lançado nos minutos finais, fez uma obra de arte na antiga casa e sentenciou a partida bem para lá do minuto 90. 

    U Sábado, 19 Março 2022 - 20:30
    Estádio D. Afonso Henriques
    Fábio Veríssimo
    1-3
    Oscar Estupiñán 23'
    Pablo Sarabia 45' (g.p.)
    Paulinho 70'
    Marcus Edwards 90'
    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 27
    Lances Capitais
    23´
    GOLO Vitória SC!
    Oscar Estupiñán marca
    Oscar Estupiñán marca o seu 12º golo na prova (22 jogos)
    45´
    +1
    GOLO Sporting!
    Pablo Sarabia marca
    Pablo Sarabia marca o seu 8º golo na prova (22 jogos)
    70´
    GOLO Sporting!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 11º golo na prova (26 jogos)
    Paulinho marcou o seu 17º golo na equipa (56 jogos)
    90´
    +8
    GOLO Sporting!
    Marcus Edwards marca
    Marcus Edwards marca o seu 8º golo na prova (23 jogos)
    Marcus Edwards marcou o seu 1º golo na equipa (7 jogos)
    A Chave

    Calcanhar de Paulinho. O Sporting já estava por cima do jogo quando o avançado puxou da nota artística para consumar a reviravolta no resultado.

    O Árbitro

    Jogo difícil, muito difícil. Deu sempre a sensação de não conseguir controlá-lo pelo diálogo, por isso começou cedo a puxar dos cartões; a jogadores e elementos da equipa técnica do Vitória SC. Isso contribui para exaltar ainda mais os ânimos. Decisão difícil também na grande penalidade de Alfa Semedo, mas aí foi resguardado pelo VAR.

    O Melhor
    Golos de Paulinho e Edwards

    Duas obras-primas. Não há outra forma de descrever os golos que deram o 1x2 e o 1x3 ao Sporting em Guimarães. Primeiro o calcanhar de Paulinho, em espaço apertado, depois o remate em arco do inglês na antiga casa. 

    O Pior
    Confusão nas bancadas

    O jogo esteve interrompido, já nos últimos 20 minutos, depois de desacatos e alguma confusão nas bancadas. Chegou a temer-se uma escalada imparável, mas o jogo acabou mesmo por recomeçar. O clima, esse, manteve-se tenso até final. 

    Forma
    Vitória SC
    2021/2022
    33J
    14V
    7E
    12D
    50-44G
    Sporting
    2021/2022
    45J
    33V
    5E
    7D
    90-42G
    Sabia que...by playmaker stats
    Rúben Amorim conquista a 2.ª vitória consecutiva em Guimarães.

    Um treinador vencer duas vezes consecutivas em Guimarães era algo que não acontecia desde 2002/03 com Lazlo Boloni
    Há 13 anos que o Sporting não vencia com reviravolta no D. Afonso Henriques.

    2008/09 Vitória 1-2 Sporting: Roberto 56' / Derlei 80' Liedson 88'
    Marcus Edwards estreia-se a marcar pelo Sporting e logo contra a ex-equipa.

    Dos 23 golos apontados em Portugal, este foi o 3.º fora da área

    Fotografias(30)

    Liga BWIN: Vitória SC x Sporting
    Liga BWIN: Vitória SC x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    YH
    joa-opereira612
    2022-03-20 17h16m por Yharnam
    Parabéns, esse foi provavelmente o comentário mais ridículo que já li no zerozero. . . a sério estou pasmado com a tua falta de noção
    jsilva77
    2022-03-20 16h47m por Maxaqueen
    O Alfa Semedo tira partido da posição do braço para dominar a bola, por isso, o lance parece ser bem ajuizado.
    Quanto ao lance do Paquetá, por causa desse lance temi que não fosse assinalado o penalty neste lance mas, tal como aqui, acho que deveria de ter sido marcado um penalty porque o brasileiro tira partido da posição do braço para manter a bola sob controlo.

    Por isso, acho que seria penalty para o Porto nesse jogo, sem dúvida.
    A luta continua!. . .
    2022-03-20 15h06m por SportingCP_1906
    Uma noite de magia em Guimarães. Num campo muito difícil, o Sporting esteve a perder, mas fez o empate ainda na primeira parte e depois puxou dos galões de campeão e conseguiu fazer a reviravolta com golos magníficos de Paulinho e Marcus Edwards. Uma vitória justíssima!
    Pelo campeonato e pela Taça de Portugal. A luta continua!. . .
    JS
    Estamos na Páscoa e podemos
    2022-03-20 14h33m por jsilva77
    Fazer um mandamento para os comentários dos artigos do Sporting . . .

    Não comentarás as arbitragens a não ser que seja para dizer que são justas e isentas defendendo sempre a apregoada verdade desportiva

    Já agora, gostaria apenas para fins informativos, de saber a vossa análise ao lance de ontem e ao lance de Paquetá no Lyon - FCPorto e tão comentado e defendido pelos ilustres Sportinguistas, só para futuramente saber traçar as diferenças e avaliar melhor, muito obrigado . . .
    3D
    malavikaisback
    2022-03-20 13h22m por 3dA
    Tantos argumentos num só comentário, ui. . .
    Arbitragem habilidosa porquê? Qual é o amarelo na 1ª parte que é mal mostrado e qual é a dúvida no penalty? E no lance de Adán, querem o quê, penalty? Um guarda redes que soca claramente a bola em cima da pequena área e depois choca com um adversário que também está na jogada? É que nem é um choque violento, isto não é penalty em lado nenhum do mundo.
    Compararem com o lance do guarda redes do Farense da época passada é legítimo, e...ler comentário completo »
    PO
    La fora, como ja se viu, nunca seria pen
    2022-03-20 12h08m por PORTOTUGA2
    Quanto à corrupcao está mais do que provado mais a sul. . .
    Caloteiros. . . idem aspas
    Ileteracia. . . idem aspas
    E calimeros tambem
    Porque nao se calam? So dizem asneiras. . .
    UD
    Mais respeito
    2022-03-20 12h04m por UDScampeao
    Pelas gentes do Norte, pessoas genuínas e autênticas! Toda a gente que consiga pôr os clubismos de lado gosta de vir a esta região
    JS
    joa-opereira612
    2022-03-20 11h54m por jsilva77
    Sim, já a sul temos . . . VMOCs dadas . . . Perdões de dívidas . . . Mala Ciaos . . . Vouchers . . . Emails . . . Cashballs . . . Ataques a academias . . . Palhinhas . . . Dívidas a fornecedores de dezenas de milhões de euros . . . Um verdadeiro paraíso . . . Venha de lá essa francesinha . . .
    Arbitragem
    2022-03-20 11h49m por joa-opereira612
    Portistas a falar de arbitragem dá-me vómitos. O único lance roubado que vi neste jogo foi o penalty não mercado sobre o Sarabia, enfim, limpinho limpinho
    Depois do peito as asinhas
    2022-03-20 10h47m por batenarede
    Eu quando costumo comer frango até gosto de começar pelo peitinho, mas não descuro terminar com as asinhas.
    Foi o caso esta noite, depois do peito ha uma mão que desvia a bola.
    Depois disso foi uma segunda parte dominada pelo Sporting e a claque do Guimarães que não são nem mais nem menos do que o pior que nas claques há, incluido as do Sporting.
    JS
    Parece-me uma vitória justa
    2022-03-20 10h37m por jsilva77
    Do Sporting, que ontem, se valeu mais do aspeto individual e da inspiração de alguns jogadores, até Paulinho, imagine-se, há dias assim . . .

    Mas depois de ver alguns comentários e a forma como se mudam as regras conforme a cor do equipamento / equipas que jogam . . . E a forma polida como se comenta na sua zona de comentários, mas depois vão para os outros clubes insultar, denegrir e destilar ódio, é cá uma coisa . . .

    Só queria deixar aqui uma achega ....ler comentário completo »
    . . .
    2022-03-20 10h34m por rayman
    E para os esquecidos de verde. O Sporting a época passada venceu o Farense em casa 1-0 com um penalti numa falta igual à que hoje não foi assinalada entre Adan e Jorge Fernandes quando o jogo estava 1-2. Esta nem a VAR foi. E ainda conseguem dizer que o campo não inclinou. A clubite é mesmo tramada.
    jdveloso99
    2022-03-20 10h28m por rayman
    Felizmente nunca precisei de óculos. Mas o que se passou não cabe na narrativa da comunicação social.
    E engraçado que os que armam problemas em Guimarães são sempre as mesmas 4/5 equipas. Curioso não achas?
    Segredo para o título
    2022-03-20 05h19m por luissilva275
    FABIOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    VERÍSSIMOOOOOOOOOOOOOO
    Matheus Reis
    2022-03-20 03h59m por OneWinner
    Atenção a este jogador ele têm se exibindo a um nível altíssimo ele corre 90 minutos ataca defende sem dúvida um dos melhores da liga
    Critérios
    2022-03-20 03h58m por rravv
    No Porto-Lyon a bola salta do corpo para o braço. O arbitro assinala penalty e o VAR reverte pois diz a lei que não é penalty.
    Agora foi a mesma situação, o arbitro marcou penalty mas o VAR não o revertou. Porquê?
    As leis de jogo não são as mesmas? Será que na Europa temos umas leis de jogo e em Portugal outras?
    fica à reflexão de cada um. . .

    Saudações (des)portistas
    JD
    Rayman
    2022-03-20 02h30m por jdveloso99
    Engraçado a tua abordagem no que toca à hostilidade da equipa visitante. . A partir do momento em que os adeptos da casa começam a agredir guardas policiais com bancos e depois organizam esperas a diversos adeptos visitantes, acho que está dito quem serão os culpados. . . Basta ver que geralmente quem vai jogar a Guimarães não é própriamente alvo de uma receção aprazível. SL
    amo-te-vitoria
    2022-03-20 01h07m por Maxaqueen
    Tentaram aplicar a mesma fórmula que aplicaram como Braga, ou seja, pressionar e intimidar os jogadores do Sporting com um jogo duro e ainda criando escaramuças.
    Faz lembrar quando o Jorge Fernandes tinha como única tarefa azucrinar a cabeça ao Vitinha do Braga.
    Os amarelos que vi foram bem mostrados, por isso, acho que não há motivo para vir com essa ladainha.

    Mais uma vez, quando se é faccioso não se vê as evidências. . .
    El-Mago-10
    2022-03-20 01h03m por Maxaqueen
    É preciso ser muito faccioso para não se ver as evidências. . .
    amo-te-vitoria
    2022-03-20 00h53m por pedrinho_dgl
    Esqueceste te de dizer que os centrais do Vitória foram bem amarelados, sem dúvida alguma. Aliás, os 4 amarelos são bem mostrados na 1 parte.
    Concordo que o árbitro errou ao não mostrar o amarelo ao Ugarte.
    A expulsão do Pepa também foi exagerada, o árbitro podia ter mostrado amarelo primeiro, mas não foi a primeira vez que o Pepa tinha saído da zona técnica a reclamar, e isso pesou.
    O campo inclinou porque uma equipa foi mais forte que a outra, as diferenças vira...ler comentário completo »
    JOGO
    2022-03-20 00h39m por grove_street
    O pessoal a falar de um suposto penalti . . . Mas não falam da expulsão para Mumin na primeira parte !

    Siga , 3 pontos contra um adversário forte . Sabemos respeitar os adversários .

    E quanto ao golo do inglês , o Bruno Varela nunca acreditou que ele ia chutar de pé direito e saiu um golaço !
    VARANDAS
    2022-03-20 00h37m por amo-te-vitoria
    Sabes quando é que em Alvalade num jogo contra o Vitória, o árbitro em dois minutos amarelava a dupla de centrais e expulsava o treinador do sporting?
    NUNCA!
    O Gaijo
    2022-03-20 00h35m por killer_move
    Era isso que estava a querer dizer, se o Esgaio tivesse levado amarelo no lance que referes (não vi o lance) muito provavelmente teria abordado o lance em que levou o amarelo de maneira diferente.
    Fábio VERDÍSSIMO
    2022-03-20 00h34m por amo-te-vitoria
    Nem voi falar do penalti, porque já vi que o pessoal não entende as regras ou não quer entender.
    O melhor em campo, num espaço de dois minutos, repito dois minutos, amarelou os dois centrais do Vitória e expulsou o treinador.
    O futebol Português continuará a ser medíocre enquanto os 3 eucaliptos continuarem a secar tudo.
    FO
    O_gaijo
    2022-03-20 00h33m por Formiga1979
    Esse lance que falas do GR do Farense não seria penálti. . . a questão é que nessa mesma jogada há um agarrão ao Coates (se não estou em erro), que seria penálti. Ou seja, o penálti acabou por ser bem assinalado, se bem que pela falta errada. A única razão de queixa nesse lance foi a expulsão do GR, que não o seria.
    SL
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Destaque
    Dia decisivo no FC Porto
    É um dia decisivo para o FC Porto. O ato eleitoral já começou e André Villas-Boas, candidato à presidência do clube, exerceu o direito de voto pelas 12 horas ...