placardpt
FC Porto vence Sporting em Alvalade por 1x2

Um passo à frente

Round 1: vantagem FC Porto. Tal como no campeonato, vantagem também na Taça de Portugal. No primeiro jogo das meias-finais, a equipa de Sérgio Conceição arrancou uma reviravolta (1x2) e uma vantagem importantíssima para sonhar com a final. 

Num jogo bem mais calmo do que o Clássico no Dragão, mas nem por isso bem jogado, um grande golo de Sarabia adiantou os leões no marcador, mas a reação azul e branca não podia ter sido melhor. Taremi e Evanilson dão uma vantagem importante para o jogo no Dragão, onde o Sporting sabe que precisa de marcar pelo menos dois golos. 

Pacto de não-agressão

Pelo que se passou no último Clássico, esperava-se que este fosse mais um jogo de faca no dente, muito físico, pouco tático e pouco técnico. Não se pode dizer que tenha sido totalmente diferente, mas os primeiros 45 minutos em Alvalade apresentaram o pacto de não-agressão entre leões e dragões.

As balizas andaram distantes da vista, especialmente a de Adán, que no resumo da primeira parte não aparece uma única vez. A de Marchesin, titular no lugar de Diogo Costa, aparece mais vezes, mas com a bola a passar-lhe ao lado, nos raros momentos em que o Sporting conseguiu ultrapassar a defesa portista.

Sérgio Conceição fez alterações para travar o adversário e a verdade é que o plano resultou na perfeição. Uribe foi a sombra de Paulinho, mas até foi nos pés do internacional português que começou uma das jogadas do primeiro tempo, finalizada por Matheus Nunes, num remate que serviu para animar as bancadas de Alvalade.

Paulinho pediu penálti neste lance ©Kapta+

Não estava a ser um encontro particularmente bem jogado, mas no limite da agressividade as duas equipas souberam respeitar-se. No fundo, o tal pacto de não-agressão que quase caiu quando Pedro Porro apareceu a rematar de pé esquerdo já na pequena área portista, após erro de Marchesin na reposição de bola.

Claro que, num pacto de não-agressão, a primeira parte tinha de acabar sem golos. Sporting mais perigoso, sim, mas a vacilar nos momentos decisivos. Os portistas sabiam que ainda tinham o jogo no Dragão, mas com a importância dos golos fora (sim, a Taça de Portugal mantém essa regra que desapareceu quase por toda a parte) esperava-se muito mais ação na segunda parte. E assim foi!

Ação-reação

No que mais importa, as tréguas entre leões e dragões continuaram de pé. Na segunda parte, a agressividade baixou, até porque era difícil manter aquele ritmo intenso durante todo o jogo, mas os golos, apesar das poucas ocasiões, estavam à porta.

A superioridade na primeira parte justificava que o primeiro golo viesse do lado sportinguista. Lance de laboratório a contar com o talento superlativo de Sarabia, a receber do compatriota espanhol e a rematar num jeito banana para acabar com o pacto junto às balizas. 

Sarabia marcou um golaço, mas a resposta portista foi quase imediata ©Kapta+

A resposta portista não se fez esperar.

Conceição foi rápido a chamar Otávio, Pepê e João Mário, que assistiram ao golo de Sarabia desde a zona de aquecimento, mas mesmo sem fazer substituições já se via muito mais FC Porto.

Matheus Reis e Neto festejaram cortes importantantes, pois sentiam a importância de um momento onde qualquer erro pode ser fatal. E foi mesmo.

Num lance aparentemente inofensivo, Porro foi com demasiada sede ao pote e acabou por cometer grande penalidade. A conversão certeira de Taremi não mudou as ideias do seu treinador e os três nomes supracitados acabaram por entrar. Era a melhor fase do FC Porto e a pior do Sporting. Resultado: reviravolta orquestrada na perfeição pelo precioso toque de Taremi, que tanto marca como assiste.

Os golos foram golpes dos quais o leão teve muitas dificuldades a recuperar. O risco foi assumido e o FC Porto acabou por ter várias boas para fechar a eliminatória, enquanto a equipa de Rúben Amorim começou cedo a apostar num chuveirinho desmedido. A entrada de Slimani procurou responder a esta pronta urgência sportinguista, mas só a cabeça de Coates chegou para ameaçar e obrigar Marchesin a uma intervenção milagrosa. 

Ainda não está fechado, mas o caminho para o Jamor já começou a ser traçado e é o Dragão que parte na frente.

U Quarta, 02 Março 2022 - 20:45
Estádio José Alvalade
Artur Soares Dias
1-2
Pablo Sarabia 49'
Mehdi Taremi 59' (g.p.)
Evanilson 64'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseMeias-Finais
Mão1ª Mão
Lances Capitais
49´
GOLO Sporting!
Pablo Sarabia marca
Pablo Sarabia marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
59´
GOLO FC Porto
Mehdi Taremi marca de grande penalidade!

Mehdi Taremi marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
64´
GOLO FC Porto!
Evanilson marca
Evanilson marca o seu 7º golo na prova (5 jogos)
Evanilson marcou o seu 20º golo na equipa (56 jogos)
A Chave

O penálti de Pedro Porro serviu para acordar ainda mais um FC Porto que despertou de imediato depois do golo de Sarabia. Os dragões capitalizaram bem e conseguiram chegar ao 1x2, aproveitando o desnorte leonino.

O Árbitro

Jogo difícil e em que, não raras vezes, tentou ser protagonista. Interrompeu um ataque muito prometedor ao Sporting, mas nos lances chaves não se pode dizer que tenha feito um mau trabalho.

O Melhor
Reação azul e branca

Logo depois de sofrer, Sérgio Conceição chamou três jogadores dos exercícios de aquecimento, mas até chegou à igualdade antes de fazer as alterações. A equipa azul e branca reagiu muito bem ao golo de Sarabia e mesmo a jogar fora de casa conseguiu alcançar a reviravolta. 

O Pior
Para o relvado, não!

Uns gostarão mais do que outros e não é isso que está em discussão, mas atirar tochas e petardos para dentro do relvado não é um bonito espetáculo, pelo contrário. Interrompe o jogo e quebra o ritmo de forma desnecessária. Há melhores formas de apoiar.

Forma
Sporting
2021/2022
41J
30V
4E
7D
83-41G
FC Porto
2021/2022
39J
28V
7E
4D
87-37G
Sabia que...by playmaker stats
Histórico: o FC Porto venceu em Alvalade com reviravolta no marcador pela 1.ª vez
Desde que a Taça de Portugal é disputada a 2 mãos (2008/09), 86% das equipas que venceram na 1.ª mão fora de casa seguiram em frente
2.ª vitória de Sérgio Conceição sobre Rúben Amorim (9 jogos)
2.ª vitória do FC Porto em Alvalade na Taça de Portugal (15 jogos):
1991/92: 0-1
2021/22: 1-2
FC Porto volta a vencer o Sporting, depois de 5 jogos sem ganhar aos leões (4E 1D)

Fotografias(25)

Taça de Portugal: Sporting CP x FC Porto
Taça de Portugal: Sporting CP x FC Porto

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Viciosemaisqual quercoisa
2022-03-03 22h52m por OJ_Silva
Dwayne johnson jackie chan e van damme. Mais actores para o sporting? Ja tem la o PAUlinho
Moruga
2022-03-03 14h07m por Minnowkr
Mesmo que o Sporting ganhe ao Arouca, o que ainda tenho algumas duvidas pois vai ser o 3º jogo deles numa semana, a meio da semana é quase certo que perde com o City, e no melhor das hipóteses passa para 7 jogos com 2 vitórias. . A moral da equipa vai estar em baixo nessa altura. Já o Benfica é o contrário a moral tem vindo a subir (isto não quer dizer que não possa baixar outra vez) mas tem tido as semanas livres para treinar, está fresco fisicamente, os jogadores têm cabeça limpa pois j...ler comentário completo »
CA
zerozero
2022-03-03 13h37m por Carago10
Mais uma vez é uma vergonha a vossa análise a arbitragem. Criticam o ASD, mas só evidenciam um erro, "curiosamente", a favor do Porto.
Relembro que ainda na 1a parte o Porto também saiu a jogar e ele parou para marcar falta e não mostrar sequer amarelo ao jogador do Sporting.
Na 2a parte, há um penálti escandaloso do Ugarte sobre o Pepê. Omitir isso ou dizer que foi uma opção correta é de uma desonestidade intelectual tremenda.
SO
ViciosPideemail Topue
2022-03-03 13h35m por SomosPorto1989
No intervalo desse jogo o Porto levava 9 remates contra 4 do Sporting sendo que em 3 enquadrados marcam 2 golos e o Porto apenas 1, se isto não é tocar na xixa. . . E 2 roubos o quê? Penalti por assinalar no Dragão? Livre indireto no último minuto por marcar? Livre repetido por tocha no relvado e falta ofensiva? Penalti escandaloso por marcar? Tadinhos, sois sempre prejudicados fosse a vocês e fazia um apelo para entregarem todas as edições do campeonato ao grande Sporting e lá fora houvesse ...ler comentário completo »
Minnowkr
2022-03-03 13h31m por OJ_Silva
Como o porto vendeu o luiz diaz o benfica ainda pode ser campeão. . . ;)
Arbitro
2022-03-03 13h29m por Minnowkr
Tenho sido muito critico em relação às arbitragens nos jogos do Porto, mas neste em especifico, não têm nada que se queixar, aliás, ficou por marcar um penalti claríssimo para o Porto, penso que foi sobre o Pêpê. . É ridiculo como lances destes o VAR nem sequer diz nada.
Dragon4rce
2022-03-03 13h28m por OJ_Silva
Há pessoas que vivem numa realidade paralela.
Jogo
2022-03-03 13h27m por Minnowkr
Para mim como benfiquista o resultado foi o melhor que aconteceu! Foi bom para quebrar ainda mais a confiança do Sporting. . nos últimos 5 jogos só ganharam 1, sendo que para a semana é quase certo que vão a Manchester levar mais um cabaz. . Um ciclo de jogos destes é ótimo para quebrar uma confiança de uma equipa, e ontem já se notou, especialmente depois de o Porto dar a volta ao resultado, tudo saía mal à equipa.
Tendo em conta que o Benfica tem vindo a crescer e está apenas a 4 pontos do 2 lugar, é ótimo o Sporting esteja assim.
ViciosPideemail Topue
2022-03-03 13h18m por Lazyfox
No Dragão foram 3 vezes à baliza e fizeram 2 golos. Passaram 90 minutos a atirarem-se para o chão e a queimar tempo. E nós é que não "vimos a xixa"? (???) LOL

De certeza que andas a ver jogos do Sporting?

Sabes que no Dragão, aquela equipa que estava com o equipamento parecido com o Dortmund era o Sporting, não sabes? É que provavelmente podias estar a ver Futsal e aí tens razão. Não cheiramos nada.

Já agora, o Fábio Vieira marcou o golo contr...ler comentário completo »
Moruga
2022-03-03 12h34m por cmtcosta
concordo. é fácil fazer tracking e bloquear o IP.
de facto não entendo o que alguém pode ganhar em vir para aqui fazer comentários insultuosos e incitadores de ódio.
é este tipo de atitude que me faz ter pouca paciência para ler comentários. enfim.
MA
Hitler ou ASD [. . . ]
2022-03-03 12h33m por malavikaisback
Não tens mais nada que fazer tu? É triste estares o dia todo a inundar as notícias do ZZ com estrume. Deve ser triste ter uma vida assim.
ArturSoaresDias [. . . ]
2022-03-03 12h26m por Lazyfox
Dou-te os parabéns por finalmente existir um user neste site a dar a cara. Ficaste mesmo bem na foto, aí sentado por cima do glorioso emblema do FCP. LOL
mais uma vez, este jogo provou
2022-03-03 12h19m por Lazyfox
que há uma óbvia táctica de teatralização, provocação, simulação por parte dos jogadores leoninos contra o FCP. O Amorim sabe perfeitamente o temperamento do Sérgio Conceição, a intensidade que este incute aos jogadores, e procura tirar partido disso através deste tipo de abordagem - desonesta - na minha humilde opinião.

Porro foi o exemplo mais claro disso. O lance do penalty então é rídiculo. Ele atira-se para as costas do Evanilson, e depois ainda tem a lata de simular...ler comentário completo »
ArturSoaresDias [. . . ]
2022-03-03 12h16m por cmtcosta
Caro user ArturSoaresDias [. . . ] , esse tipo de linguagem não pertence a este fórum.
Há melhores formas de dar vazão às frustrações da vida e a internet, sendo uma das mais fáceis, não é certamente a melhor.
Saudações cordiais
da_ni82
2022-03-03 11h56m por Lazyfox
Também apagaram um comentário meu a criticar um user com nome de Hitler pelo meio, que andava a incendiar. Um comentário sem qualquer tipo de ofensa. No entanto, vejo por aí users com comentários disparatados, e podem comentar as vezes que quiserem
Lê-se com cada comentário
2022-03-03 10h59m por mikev
Que às vezes não consigo perceber se é realmente Troll, ou se são apenas ignorantes em que o conhecimento de futebol é muito nulo. . .
ZeroZero, têm de começar a ser mais duros com as punições, porque à pessoas aqui a fazer "gato sapato", a destilar ódio em cada comentário que fazem. . .
AsMo
2022-03-03 10h55m por OJ_Silva
Pela sombra
AS
Zero zero
2022-03-03 10h48m por AsMo
Mais um órgão da CS comprado pelos da fruta tchau e até nunca
Otávio
2022-03-03 10h26m por GERRARDandRONALDINHO
Podia perfeitamente ter feito o 3-1.
Marchesín a provar mais uma vez que pode perfeitamente "sentar" Diogo Costa.
Taremi mais uma vez a comprovar o seu génio.
De resto, continuam as figuras tristes quer nas bancadas quer no campo. Futebol Português quase sempre no seu pior.
Minuto 69'
2022-03-03 10h21m por GERRARDandRONALDINHO
Penalty por marcar sobre Pepê, tal como já foi afirmado por vários especialistas na TV.

Alguns cartões amarelos ficaram também por distribuir por ambas as equipas (Bruno Costa, p. e. ).

Muito pouco jogo útil, especialmente para +100 minutos de jogo. Nada de novo. . .
SO
OJ_Silva
2022-03-03 10h09m por SomosPorto1989
Mais depressa diria que o Paulinho é que tem 80 anos porque coitado, com um simples toque parecia que lhe tinham partido a perna pela forma como se queixava de "dores" só faltou mesmo chamar uma ambulância, o Robert de Niro ou o Al Pacino com os seus 80 é que ainda aí estão para as curvas.
O_carvalho
2022-03-03 09h49m por OJ_Silva
Enganei-me. Sorry. Erros acontecem.
Footblue
2022-03-03 09h48m por OJ_Silva
Nao viste o paulinho a cair na area que parecia o robert de niro com 80 anos?
SO
AsMo
2022-03-03 09h47m por SomosPorto1989
Estava tão comprado que não assinalou um penalti claríssimo sobre o Pepê que até os jornais foram unanimes mas dou de barato uma vez que não viu essa parte (ou será apenas desculpa para não vir falar desse lance por não dar jeito à sua cartilha?) e mais, foi esse mesmo "mafioso" que expulsa o Corona da forma que todos vimos a época passada em Braga para o campeonato e que na Luz não fosse o VAR a intervir e teria deixado passar 3 golos irregulares para o Benfica, o Porto sabe tão bem comprar á...ler comentário completo »
*
2022-03-03 09h35m por OJ_Silva
Visitados

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
A análise à derrota com o Farense
Sérgio Vieira analisou a derrota frente ao Farense, por 0-3, considerando que a sua equipa fez o suficiente para vencer, apesar do resultado.